sábado, 1 de novembro de 2025

Estudos do dia 08-11-2025 - PALAVRA E VIDA

 

 

 

PALAVRA E VIDA

 

08/11/2025

“Recorda todas estas coisas, atestando diante de Deus que é preciso evitar as discussões de palavras: elas não servem para nada, a não ser para a perdição dos que as ouvem”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Bênção de Paz – cap. 6 - Paulo ( II Timóteo, 2:14 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Beneficência para todos os dias e ao alcance de todos: a doação das boas palavras.

Estamos convencidos de que as nossas palavras, em oração, trabalham por nós, diante do Criador, mas é preciso não olvidar que aquelas outras, pronunciadas à frente das criaturas, nas ações diárias, também repercutem.

As frases que articulamos são recursos inteligentes que colocamos em circulação, nos mecanismos da vida, e cujos resultados voltam matematicamente a nós, em forma de auxílio ou prejuízo, conforme o bem ou mal de que nos fazemos portadores, inconscientemente ou não.

O verbo dita modelo à experiência.

Um conselho é uma indicação.

Um discurso é comparável a motor indutivo.

Uma página escrita não deixa de ser um figurino para criações de ordem moral.

Enquanto não nos dispomos a entender o valimento da palavra e a respeitá-la através da disciplina no uso digno e harmonioso dessa tremenda força da alma, muito pouco aproveitamos da bênção de cada reencarnação, porque, via de regra, caímos facilmente sob a hipnose da massa de agentes involuídos, aderindo, de maneira instintiva, aos processos de vampirização em que se comprazem, na esfera da animalidade primitivista.

Reflitamos, pois, na advertência do Apóstolo Paulo a Timóteo, com referência ao assunto: “Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos, perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes”.

 

  01/11/2025 TESTEMUNHOS DE FÉ

Livro: Renúncia – cap. 3 - Paulo ( II Timóteo, 2:11)

“Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos”

O que a humanidade inteira presenciou, foi o testemunho de Jesus na fé que ele tinha no Pai. Jesus testemunhou em todos os momentos de sua vida a sua fé e sua confiança no Pai que o enviou para uma missão, e ele a desempenhou gloriosamente.

Diante dos opressores, ele não vacilou.

Diante do sofrimento físico, ele não reclamou.

Diante da turba que não acreditava, ele não duvidou.

Então, sigamos também o exemplo de Jesus. Todos os dias nós temos inúmeras oportunidades de dar o nosso testemunho, de mostrar se acreditamos ou não, de confiar na providência divina.

Seja nos momentos de dificuldade financeira, seja nos momentos de dificuldade na saúde física, seja no momento de fraqueza diante das tarefas que chegam às nossas mãos, confiemos e guardemos o exemplo de Jesus testemunhando a nossa fé.

 

01/11/2025 TESTEMUNHOS DE FÉ

Livro: Renúncia – cap. 3 - Paulo ( II Timóteo, 2:11)

“Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos”

“Só pode ajudar aquele que possui equilíbrio”

Queridos irmãos,

O processo de transformar o “velho homem” na “nova criatura”, cujo modelo o Cristo nos trouxe, é uma construção, é a tão chamada “reforma íntima”, no dia a dia de cada um. Essa reforma íntima vai tornando possível a melhora do espírito e cada vez que melhora torna-se mais capaz de ajudar, porque só pode ajudar aquele que possui um equilíbrio, o equilíbrio de seu espírito, por isso é preciso primeiro ajudar a si mesmo.

E como ajudar a si mesmo?

Estudando, compreendendo, aplicando, combatendo o mal - dentro e fora de si - e amando. E à medida que a criatura vai compreendendo, vai amando, vai combatendo o mal, a luz vai crescendo. Vai crescendo e vai transbordando para aqueles que estão à sua volta, para aqueles que têm o coração aberto para receber.

Por isso, queridos irmãos, “Brilhai a vossa luz!”, para que cada vez mais se tornem aptos a ajudar, para que possam evoluir e serem cada vez mais úteis.

Eu sou aquela que continua aguardando o final da “reforma”. [Esse Espírito sempre se refere à espera pelo “final da 'reforma', onde o Amor de Deus pode prevalecer”]

Que Jesus abençoe a todos vocês.

“Apenas uma amiga”