sábado, 29 de agosto de 2015

CRUZ E DISCIPLINA - estudos do dia 05-09-2015




CRUZ E DISCIPLINA

05/09/2015
“E obrigaram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre Rufo, que por ali passava, vindo do campo, para que levasse a cruz”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Pão Nosso  – Item 103 Marcos 15:21)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



Muitos estudiosos do Cristianismo combatem as recordações da cruz, dando como explicação que as lembranças do Calvário são uma semeadura de sofrimento que não tem razão de ser.
Dizem ser negativa a lembrança do Mestre, nas horas da crucificação, entre malfeitores vulgares.
Somos, porém, daqueles que preferem encarar todos os dias do Cristo por gloriosas jornadas e todos os seus minutos por divinas parcelas do seu trabalho sagrado, diante das necessidades da alma humana.
Cada hora da presença Dele, entre as criaturas, ganha uma veste de beleza particular e o instante do madeiro afrontoso (cruz) está repleto de majestade simbólica.
Vários discípulos tecem comentários longos, em derredor da cruz do Senhor, e costumam examinar com particularidades teóricas as cruzes imaginárias que trazem com eles.
Entretanto, somente haverá tomado a cruz da redenção (salvação) que a ele cabe, aquele que já alcançou o poder de negar a si mesmo, de modo a seguir nos passos do Divino Mestre.
Muita gente confunde disciplina com iluminação espiritual. Apenas depois de havermos concordado com o jugo suave de Jesus-Cristo, podemos colocar nos ombros a cruz que nos dará asas espirituais para a vida eterna.
Contra os argumentos, quase sempre preguiçosos, dos que ainda não compreenderam a sublimidade da cruz, vejamos o exemplo do Cireneu, nos momentos mais elevados do Salvador. A cruz do Cristo foi a mais bela do mundo, no entanto, o homem que o ajuda não faz isso por vontade própria, e, sim, atendendo a exigência irresistível (ordem). E, ainda hoje, a maioria dos homens aceita as obrigações pertencentes ao próprio dever, porque a isso é constrangido.


Simão Cireneu: da cidade de Cirene.
Jugo: canga, junta de bois (= “fardo”)


 Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 29/08/2015 – A COROA

Senhor.
Vieste até nós para nos salvar das nossas mazelas e ensinar-nos o comportamento espiritual.
Tudo isso ao longo do tempo vamos absorvendo aos poucos, pois que o nosso coração ainda se encontra enfermo de todas as injúrias que fizemos contra a sua dedicação em nosso favor.
Aos poucos Senhor vamos nos libertando, dando ensejo à nossa própria liberdade.
Ainda tropeçamos, Senhor, e muitas vezes caímos, mas ao lembrar de Sua figura Excelsa buscamos nos levantar e continuarmos assim a nossa caminhada.
Diante de sua cruz, que carregaste sem reclamar, dando o exemplo de Sua humildade.
Ousamos te pedir: ajuda-nos Senhor a carregar a nossa cruz com humildade, dando assim o exemplo que começamos a aprender.
Sabemos que a jornada é longa e sinuosa, mas a fé que trazemos nos faz mais corajosos para que um dia Senhor possamos estar juntos de vós a dizer: Eis-me aqui Senhor.
Jesus nos abençoe.

  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 29/08/2015 – A COROA

Pai,
Em ti confiamos, em ti nos alegramos.
Sem os dias tristes, sem lágrima e sem dor.
Já carregamos no peito alegria e amor.
Estar na tarefa, nos faz esquecer o ódio e o rancor,
Nos unimos em seu nome, sempre com fervor,
Na oração que eleva, trazendo a paz e o encontro com o Senhor.
Assim, nesta casa bendita nos encontramos,
E agora, nós e os irmãos já nos amamos.
Aprendemos a trilhar o caminho da fé,
da liberdade com Cristo, do trabalho no bem e no amor.
Nesta casa nos alegramos, nesta casa oramos
Nesta casa, a reunião dos corações amigos que nos fazem vibrar sempre,
Na alegria da tarefa, a tarefa do Amor...

  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 10/06/2000
Refugie-se em Paz    (Jesus – Marcos 6:3)

Ontem, o caminhar pelas trevas da ignorância.
Hoje, a oportunidade bendita do aprendizado.
Amanhã, o caminhar sob as luzes do conhecimento.

Ontem, o abandono das doenças incuráveis.
Hoje, as pesquisas da ciência bendita.
Amanhã, a vida na saúde permanente.

Ontem, a lei do mais forte prevalecendo.
Hoje, as mudanças se fazendo dia a dia.
Amanhã, a lei do amor imperando em todos os povos.

Ontem, o orgulho e o egoísmo falando mais alto.
Hoje, o evangelho sendo lido e ouvido nos lares.
Amanhã, o amor ao próximo fazendo moradia nos corações.

Ontem, meus amigos, caminhávamos na ignorância dos ensinos do amor que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe à humanidade e com isto errávamos em demasia, prejudicando principalmente a nós mesmos.
Hoje, meus amigos, temos a oportunidade bendita de dedicarmos nosso tempo ao aprendizado que o Mestre nos trouxe, falando e ouvindo sobre o amor ao próximo, o perdão, a amizade, o respeito e a vida que prossegue após a morte.
E amanhã, com certeza, nossas ações serão diferentes, com certeza nossos pensamentos serão acariciados pelas bênçãos do Mais Alto, pois teremos aprendido a nos sintonizar com o amor que flui do Criador de todas as coisas e estaremos vivendo nossas vidas sob as bênçãos deste amor maior.
Que o amanhã chegue a cada um de vocês o mais breve que for possível.
Com confiança no futuro de todos,       Aníbal de Silas.


sábado, 22 de agosto de 2015

A COROA - estudos do dia 29-08-2015




A COROA

29/08/2015
“E vestiram a Jesus de púrpura, e tecendo uma corda de espinhos, a puseram em sua cabeça”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Caminho, Verdade e Vida  – Item 96 Marcos 15:17)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



Quase incrível o grau de falta de vigilância da maioria dos discípulos do Evangelho, na atualidade, ansiosos pela coroa dos triunfos mundanos. Desde longo tempo, as Igrejas do Cristianismo deturpado (modificado) se comprazem nos grandes espetáculos, através de enormes demonstrações de força política. E forçoso é reconhecer que grande número das agremiações espiritistas cristãs, ainda tão recentes no mundo, tendem para as mesmas inclinações.
Cada um de seus seguidores pretende o bem-estar, o caminho sem obstáculos, as considerações honrosas do mundo, o respeito de todos, o fiel reconhecimento dos elevados princípios que esposaram na vida, por parte dos estranhos. Quando essa bagagem de facilidades não os favorece no serviço edificante, sentem-se perseguidos, contrariados, infelizes.
Mas... e o Cristo? Não bastaria o quadro da coroa de espinhos para suavizar a nossa inquietação?
Naturalmente que o Mestre trazia com Ele a Coroa da Vida; entretanto, não quis perder a oportunidade de revelar que a coroa da Terra ainda é de espinhos, de sofrimento e trabalho incessante para os que desejem escalar a montanha da Ressurreição Divina. Ao tempo em que o Senhor inaugurou a Boa Nova entre os homens, os romanos se coroavam de rosas; mas, deixando para nós a sublime lição, Jesus nos dava a entender que os seus discípulos fiéis deveriam contar com sinais de outro tipo.

Púrpura: de cor vermelha escura.

Recadinho para os Pais:  HISTÓRIAS QUE JESUS CONTOU

Parábola do Semeador

A partir deste mês e até o final do ano, conversaremos com as crianças sobre as histórias que Jesus contava, as parábolas, para facilitar o entendimento daquilo que ele desejava ensinar.
Esse mês contamos a Parábola do Semeador, que é fundamental para o entendimento das outras. A história em si é simples: um semeador que planta sementes em variados tipos de solo e recebe, de cada um, diferentes respostas à semeadura. Assim seríamos nós recebendo os ensinamentos de Jesus. Todos podemos receber a semente, porém cada um a acolherá no coração ao seu modo. Por isso, compreender o que ele quis ensinar através desta parábola, é preparar nosso íntimo para receber sua Palavra, deixando a semente germinar.
Todos somos “solo”; germinando a Palavra, nos transformamos em “semeadores”. É assim, dessa forma, que Jesus conta conosco em sua lavoura divina. O esforço em buscá-lo é nossa tarefa diária, não desperdiçando a semeadura. Reparemos bem nos “semeadores” que ele coloca em nosso caminho, e mantenhamos o bom ânimo garantindo à semente que chega, solo tratado e fértil.
“Haja suficiente cuidado em nós, a cada dia, porquanto o bem ou o mal, tendo sido semeados, crescerão junto de nós, de conformidade com as leis que regem a vida.” – Chico Xavier




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/08/2015 – OLHAI
  
Filhos.
Olhai o que a vida nos oferece e se proponha a fazer o melhor possível dentro das responsabilidades que a vida oferece.
Vigiai. Vigiai a si mesmo nas atitudes a serem tomadas para que o semelhante também se beneficie com o seu proceder.
Orai, mas Orai com fé na alegria de ser ouvido pelo Pai, pois a prece é a renovação da alma. E continue caminhando, pois que Jesus nos oferece todas as oportunidades para que sejam aproveitadas durante a existência.
Filhos.
Aquele que se compromete com o bem será aliviado do próprio sofrimento porque vai lavando a nódoas da alma e se sentindo liberto do mal.
Olhai. Vigiai e Orai, são lições para serem entendidas em todos os momentos de nossa vida.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/08/2015 – OLHAI

Pétalas do Evangelho: Vigiar e Orar

Irmão de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Oremos. Oremos hoje e sempre... Hoje, para pedirmos o amparo para aquilo de que estamos precisando, nós e nossos amigos, pessoas queridas ou mesmo não tão próximas a nós. E sempre, para permanecermos em contato com o Mais Alto, em diálogo constante e sincero.
A prece é uma bênção que o Criador coloca a seus filhos, para que possam participar mais diretamente de seu Plano de Amor e Redenção. A prece, sincera e pura, é levada para aquilo ou aquele pelo qual estamos pedindo a ação mais direta do Bem.
Toda prece é ouvida por Deus e atendida. Não atendida, às vezes, conforme o nosso entendimento, mas atendida conforma a vontade do Pai. Isso porque a vontade do Pai é aquela que trará o melhor para seus filhos, pois só Ele sabe do nosso passado, do presente e do futuro.
Vigiemos. Vigiemos a nós mesmos e as formas de tentação que nos cercam. E uma delas, para a qual precisamos estar atentos continuamente, juntando a nossa prece: “ Guardai-nos, Senhor, da tentação de que podemos nos manter sem o amparo de vossas mãos!”...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/08/2015 – OLHAI

No auge do segundo império brasileiro, o salão palaciano regurgitava (transbordava) com as pessoas da maior alta sociedade.
O baile ultrapassava a simples questão das danças dos casais, ele representava o encontro social mais intensamente buscado pelas altas camadas.
Ricos e nobres ali se encontravam para as conversações formais. O próprio imperador às vezes se fazia presente.
Aquela noite, para o jovem Jorge Henrique, representava muito.
Ali estava acompanhando seus pais e levando consigo a esposa pela primeira vez.
Casara-se recentemente com uma jovem europeia, como era o primor da nobreza da época.
Seus pais, para dar-lhe o amparo no início da nova vida, passaram-lhe a posse de imensa gleba de terras.
E Jorge Henrique, jovem e empreendedor, encomendou dos órgãos de assistência do governo, milhares de mudas de plantas frutíferas.
Terminara o plantio na última semana e agora, no baile, era o centro das atenções de muitos que ali se encontravam.
Seus pais, orgulhosos, acompanhavam o filho a cada elogio que ele recebia de seu empreendimento.
Sua esposa, ainda com alguma dificuldade com a língua portuguesa, apesar dos estudos prévios que fizera para o casamento, se mantinha em silêncio, ouvindo com atenção tudo o que era falado.
Técnicos do governo se aproximavam para exaltar as mudas que tinham sido preparadas com as mais recentes técnicas de plantio, diziam eles que não havia como não dar certo o que ele estava fazendo, pois a Ciência o estava apoiando para o sucesso.
Autoridades religiosas, que foram chamados para abençoar a plantação, diziam que as bênçãos de Deus se faziam em seu benefício, trazendo a certeza do sucesso.
Até o próprio imperador, que acompanhara os acontecimentos, o chamou em determinado momento para parabeniza-lo.
O que mais um jovem poderia esperar?
No retorno ao lar, extravasava sua alegria para os pais e para a esposa.
Depois de deixar os pais na casa deles, recolheu-se no íntimo de seu lar com a esposa.
Foi aí que eles puderam conversar com mais intimidade. Conversa que tinham tido poucas vezes, porque na verdade, seu casamento tinha sido muito mais um arranjo financeiro entre as famílias do que um encontro de corações que se uniam pelo amor.
Ela lhe disse:
− Meu marido, posso lhe falar a respeito da plantação que tanto foi alvo de elogios na noite de hoje?
− Com certeza. Gostaria muito de ouvir sua opinião – disse ele sorrindo, pois esperava novos elogios – afinal agora é o nosso empreendimento familiar, não é só meu empreendimento.
“Aprendi com meus pais – começou ela – que não se pode contar com os ovos antes que a galinha bote. Não podemos contar com a colheita antes que ela nos chegue às mãos.
Também aprendi com os meus pais que muitas surpresas podem estar nos esperando pelo caminho. Temo que os elogios desta noite façam com que você se acomode e acredite que a colheita já chegou, quando apenas fizemos o plantio das mudas.
Precisamos vigiar para que ladrões não nos levem as plantas retirando-as da terra. Precisamos estar atentos para que o mato não cresça e roube a energia da terra que deve gerar os frutos. Devemos estar atentos para os pequeninos bichinhos que podem roubar a seiva das plantas, prejudicando-as.
Ouvi que lhe falaram para confiar na ciência e em Deus. Concordo com eles. Mas a ciência também pode estar presente no adubo que iremos necessitar para realimentar a terra. E Deus, ...
Ah, meu marido, sei muito bem que Deus nos ampara em todos os momentos de nossa existência, mas Ele nos deu a inteligência para a usarmos e nos dá as oportunidades de O ajudarmos todos os dias de nossas vidas.
Não creia que Deus vai fazer a parte que nos cabe no cultivo da plantação. Ele conta conosco para que tudo dê certo.
Deus nos dá as chuvas, mas às vezes nos dá a seca para aprendermos a nós mesmos levarmos a água à planta.
Se fizermos a nossa parte, tenho a certeza que Deus fará a dele. Mas se não o fizermos, qual será o resultado?”.
Jorge Henrique, que não conhecia estes aprendizados da esposa, recebeu estas palavras com um arrefecimento na euforia da noite, mas, dando-lhe o crédito devido pelo alerta, a partir do dia seguinte estabeleceu tarefas de vigilância e acompanhamento em toda a plantação e graças a isso, depois de dois anos começou colher os frutos do trabalho persistente e realmente conseguiu o sucesso esperado pelas pessoas.
Mas acima de tudo, agradeceu ele por ter sido naquela noite a primeira em que sentiu estar construindo um lar ao lado da esposa, onde puderam receber os filhos e os educaram com uma base sólida de respeito e de crença em Deus e no amor. 
Jussara.











sábado, 15 de agosto de 2015

OLHAI - estudos do dia 22-08-2015




OLHAI

22/08/2015
“’Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Vinha de Luz  – Item 87 Marcos 13:33)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




Marcos registra determinada receita de vigilância que revela a nossa necessidade de colocar todos os recursos de reflexão e análise.
Muitas vezes, referimo-nos ao ‘’orai e vigiai’’, sem meditar a sua complexidade (tudo o que isso envolve) e seu alcance.
É indispensável guardar os caminhos, necessário se torna movimentar possibilidades no campo do bem, entretanto, essa atitude não dispensa a visão do entendimento.
O verbo no imperativo colocado por Marcos, no início da recomendação de Jesus, é de valor inestimável para a perfeita interpretação do texto.
É preciso olhar, isto é, examinar, ponderar, refletir, para que a vigilância não seja incompleta.
Discernir (distinguir) é a primeira preocupação da sentinela.
O discípulo não pode guardar-se, defendendo ao mesmo tempo o bem que lhe foi confiado, sem estender a visão psicológica, buscando penetrar a intensidade essencial da situação e dos acontecimentos.
Olhai o trabalho de cada dia.
O serviço comum permanece repleto de mensagens proveitosas.
Fixai as relações afetivas. Elas trazem sugestões que são lançadas ao centro de vossa alma.
Na casa sentimental, reúnem-se as inteligências invisíveis que trocam opiniões convosco, em silêncio.
Ocupemo-nos por um tempo na apreciação do dia ; seus campos de horas e minutos possuem profundos ensinamentos e valiosas oportunidades.
Olhai, refleti, ponderai!.... Depois disso, naturalmente, estareis prontos a vigiar e orar com proveito.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Josias, desde jovem se dedicou à profissão de repórter.
Adorava sair às ruas em busca das notícias para que fossem publicadas nos jornais do dia seguinte.
Sua inteligência no manejo das palavras o ajudava muito, pois conseguia rapidamente colocar em palavras os acontecimentos que observava.
Suas reportagens agradavam os leitores e sua carreira ia bastante a contento, trazendo-lhe o respeito nos meios jornalísticos e o retorno financeiro que ele buscava.
Uma ocasião, fazendo uma reportagem nos meios religiosos, visitou um Templo Cristão e viu escrito em uma das paredes: “Passarão Céus e Terras mas as minhas palavras não passarão. Jesus”.
Aquilo chocou sua inteligência.
Por mais que suas reportagens alcançassem sucesso, sabia ele muito bem que em poucos dias eram esquecidas.
Outros acontecimentos, outros fatos, outras reportagens se sobrepunham e as palavras eram esquecidas rapidamente.
Neste tempo, principalmente quando tinha tempos de espera nos hospitais ou nas delegacias, onde os fatos estavam acontecendo, nestes tempos de espera recordava-se da inscrição e pensava consigo mesmo:
“Como é possível?
Qual o segredo de uma palavra proferida para sobreviver no tempo? Como podem passar Céus e as Terras e as palavras não serem esquecidas? Qual é o segredo disso?
Se eu o descobrisse, escreveria ainda melhor, pois conseguiria ser muito superior ao que faço hoje”.
E por aí iam seus pensamentos, desejando descobrir o segredo das palavras de Jesus.
A religiosidade não fazia parte de seus dias, mas na formação da família, encontrou uma esposa que seguia a religião Cristã.
Muitas vezes, nos tempos de namoro e noivado, buscavam juntos alguma explicação, mas nenhuma o convenceu. Nem explicações filosóficas, nem explicações religiosas. Nenhuma preenchia sua ansiedade de descobrir aquele segredo.
Depois de alguns anos, sua esposa precisou ser internada para o nascimento de sua filha, a segunda de seu casamento.
Sua sogra iria ficar com ela no hospital, combinaram assim para que ele ficasse junto com o pequeno Mateus, que já fizera três anos e que iria se sentir muito sozinho se fossem os dois.
E foi naquela noite, que ele percebeu que nunca tinha colocado seu filho dormir, esta tarefa era da mãe porque geralmente neste horário ele estava no trabalho.
E Mateus lhe falou:
— Papai, precisamos fazer uma oração para que possa dormir!
— E como vocês rezam? Como a mamãe ensinou você a rezar?
— Ela me ensinou a pedir a Deus para proteger o Senhor no seu serviço, para proteger a vovó, o vovô, a Aninha que vai nascer, meu amiguinho Tico e nosso cachorrinho.
— Está bem, então vamos. Você ensina o papai, está bem?
E fizeram a oração.
Josias acreditava que, logo após a oração, Mateus fosse dormir. Mas o menino, talvez excitado pela novidade de ter o pai ao lado de noite, começou a conversar, a falar disso e daquilo e por um longo tempo a conversação se estendia. O próprio Josias já estava cansado e com sono, quando Mateus soltou a pergunta:
— Papai, você me ama?
Surpreso com a pergunta, Josias respondeu.
— É claro filho. Não há dúvida que eu te amo.
— Mas papai, você me ama mesmo?
— Sim, filho. O papai te ama mesmo.
— Papai, você tem certeza? Você me ama muito?
Josias, um pouco surpreendido com a repetição, respondeu meio sem pensar, talvez influenciado pelas suas dúvidas meditadas por tanto tempo:
— Filho, podem passar os Céus e as Terras e eu continuarei te amando.
Mateus, esboçando um sorriso de alegria nos lábios, virou a cabeça para o travesseiro e, quase de imediato, pegou no sono.
Quem despertou foi Josias. Cobriu o menino, levantou-se e deixou o quarto em silêncio.
Sozinho na casa, pensou consigo mesmo.
“Descobri o segredo que tanto procurava. É por causa do Amor que as palavras de Jesus não passarão. Jesus deve amar a humanidade com tal intensidade que suas palavras se impregnaram deste amor e poderão passar os Céus e as Terras que elas não passarão!
Meus amigos, Josias ainda está encarnado nos dias de hoje. Já velhinho dedica-se a reunir os cinco netos para contar-lhes histórias de Jesus, desejando colocar em seus coraçõezinhos o amor eterno que ele descobriu nas palavras de jesus.   Jussara.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Paz de Deus a todos os filhos.
Deus disse: faça-se a luz. E a luz se fez entre nós. Esta luz é Jesus, nosso mestre e amigo.
Jesus é o verbo divino, o grande escritor, que irá modelar as nossas vidas em direção ao bem eterno, à vida eterna.
O amor de Jesus é tão grande, que se fez em carne para melhor nos ajudar na compreensão do Evangelho, que é de Deus, e já está escrito em nossos corações. Basta agora abri-lo e lê-lo em nossa consciência.
Muitos ainda fogem desta Luz, confundidos pelos atos antigos que transformaram a igreja primeira, na igreja das perseguições e morte, da ignorância dos tempos da inquisição.
Foram as trevas e a ausência de Jesus em nossos corações, que a isto permitiu.
São chegados os tempos onde a verdade estará no alto de nossas vidas, nos guiando para Jesus na redenção de nossos espíritos.
A caridade, o perdão e a esperança na fé verdadeira serão os instrumentos da nova era – A era do amor.
Sejamos escritores de vidas melhores, transcrevendo o Verbo Divino em nossas vidas.
Que Jesus abençoe a todos.   Josué.
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Jesus verbo divino,
Ilumine nosso caminho,
Ainda de tantos enganos,
Nas ilusões deste mundo.

O seu exemplo de luz,
Mesmo quando na cruz,
Será sempre verbo divino,
Iluminando nosso caminho.

Novos tempos são chegados,
Na consciência de todos,
Nas dificuldades do agora.

E juntos devemos seguir,
Na caridade temos que ir,
Na busca da nova aurora.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Pétalas do Evangelho – Escribas Modernos

Irmão de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
É colocando em prática o talento que a Providência Divina nos concede, para o movimentarmos dentro do Bem, que cada um encontrará a sua glória. Não simplesmente a glória mundana, mas aquela em que o Espírito se realiza fazendo a parte que lhe cabe.
Terrível a tentação de cairmos, como nos alertou Jesus sobre os escribas do seu tempo, preocupados em causar admiração por suas vestes longas e vistosas, buscando o louvor da turba inconsciente.
Porém, como também nos alertou o Mestre: ”Toda planta que meu Pai não plantou será arrancada pela raiz’, tais escribas modernos terão seu tempo contado e, pela Misericórdia Divina, serão convidados a retirar um por um dos espinhos que semearam nesse período de insensatez...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.
Abençoado seja o coração que carrega dentro de si, o sentimento de que estar na Terra é para o aprendizado, crescimento e desenvolvimento espiritual.
Abençoado seja o coração que já consegue ver e entender, que aquilo que traz com ele é o que irá fazer a diferença em sua vida.
Tudo o que traz consigo, é que poderá construir ou destruir, abrir ou fechar caminhos em sua vida.
O ódio, o rancor e o desejo de vingança não lhe abrirão as portas para a vida com paz, para uma vida com o trabalho e produção em seu favor. A vida sem amor é uma vida em que irá carregar apenas sombras dentro de si e tudo que fizer e produzir nada irá lhe acrescentar ou lhe abrir o entendimento para as coisas do alto.
Com amor é que poderá se manter no aprendizado, na construção do seu caminho, com luz, amor e paz, sempre junto com o Cristo.


sábado, 8 de agosto de 2015

ESCRITORES - estudos do dia 15-08-2015




ESCRITORES

15/08/2015
“Guardem-se dos escribas que gostam de andar com vestes compridas”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 28 Marcos 12:38)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



As letras do mundo sempre estiveram cheias de “escribas que gostam de andar com vestes compridas”.
Jesus fazia referência não só aos intelectuais ambiciosos, mas também aos escritores excêntricos que, com a desculpa de novidade, envenenam os espíritos com as suas ideias doentias, vindas da excessiva preocupação de serem originais (“diferentes”).
É preciso fugir aos que matam a vida simples.
O tóxico intelectual costuma arruinar numerosas existências.
Há livros cuja função útil é a de manter acesa a tocha da vigilância nas almas de caráter já fortalecido nos ideais mais nobres da vida. Ainda agora, quando atravessamos tempos perturbados e difíceis para o homem, o mercado de ideias apresenta-se cheio de artigos deteriorados (estragados), pedindo a intervenção dos postos de “higiene espiritual”.
Podereis alimentar o corpo com substâncias apodrecidas?
Vossa alma, igualmente, não poderá alimentar-se de ideais inferiores, na base da falta de religião, do desrespeito, da desordem, da indisciplina.
Observai os modelos de decadência intelectual e reflitamos com sinceridade na paz que desejamos intimamente. Isso será um auxílio forte, em favor da extinção (fim) dos desvios da inteligência.

Escriba: entre os judeus, lia e interpretava as leis (copiava).
Excêntrico: que se desvia, afasta do centro (normalidade)




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

“Senhor, até quando o mal nos atingirá até a nossa alma?”.
Jesus, com piedade de Pedro respondeu:
“Até ganhares a liberdade”.
“E qual é esta liberdade Senhor?”.
E Jesus respondendo lhe disse:
“Amarás o teu próximo como a Si mesmo”
“Mas Senhor, respondeu Pedro: ainda que o próximo nos queira mal fazendo tudo o que o nosso coração se entristeça?”.
E Jesus, paciencioso, lhe respondeu:
“Pedro, o mal terá fim um dia, quando as criaturas se voltarem para o bem, para o amor do Pai, para o refúgio da alma que se engrandece com a caridade.
Pedro, não importa quanto tempo ainda permanecerá o mal, mas este não foi criado por Deus e tudo o que Deus não criou será arrancado pela raiz.
Para isso Pedro, tens que trabalhar nos corações, primeiramente dos humildes e simples e para que estes se libertem e depois dentro do nosso coração, ganhando condição de trabalhar em favor daqueles que desconhecem a bondade Divina.
Aos poucos, contando com o tempo e também com o sofrimento, pois este trabalho também é em favor do bem.
O sofrimento é válvula que aos poucos a podridão da alma, dando assim a oportunidade de melhora.
Um dia, Pedro, todos, simplesmente todos, voltarão ao hálito do pai de Misericórdia, limpos de todas as nódoas do passado, deixando assim para trás todo o mal.
Para isso, Pedro, trabalhemos em favor do bem agasalhando todos aqueles que desejarem conhecer o amor do Pai de Misericórdia.
Pedro, um dia todos estarão libertos pela sua própria vontade”.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

Veja, filho.
A saudade não existe quando estamos unidos pelo pensamento.
A amizade construída na tarefa feita a quatro mãos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo une os nossos corações por toda a eternidade.
Muitos amigos encarnados ainda sofrem muito com a separação dos entes queridos no momento da morte do corpo físico.
Mas Deus é Deus de vivos e não de mortos.
A vida se estende ao outro plano de vida sob a proteção do mesmo Deus que ampara o plano dos encarnados.
Na verdade, não há dois planos de vida, mas um só, pois é a mesma vida e é o mesmo Deus.
A lição nos pede para crermos em Deus, no único Deus e para que o amemos acima de todas as coisas.
Se compreendermos que Deus é único em todos os planos de vida, Deus é único em todos os planetas que os homens puderem alcançar com seus aparelhos, Deus é único em todos os momentos do passado, do agora e do futuro.
Quando os homens conseguirem compreender a realidade deste Deus único em sua mente e em seu coração, então ele aprenderá a amá-lo acima de todas as coisas, simplesmente porque todas as coisas podemos conhecer foram criadas por Deus.
E, compreendendo isto, meu filho, aprenderemos também a amar aos nossos semelhantes como amamos a nós mesmos, porque também nós, indistintamente todos nós, fomos criados pelo único Deus que existe em todo o Universo.
Saudade? Não mais, meu filho, porque os corações unidos sob os sentimentos de amor que Deus nos deu não estão separados, mas unidos por todo o sempre, estejam onde estiverem.
Dona Aurora.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

Pétalas do Evangelho: Deus único e Pai.

Irmão de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Antes da vinda de Jesus, a crença em vários deuses era algo generalizado. Foi com Ele que a crença judaica da existência de um só Deus se solidificou.
Jesus nos ensinou que Ele não estava distante de nós, apesar de todo o seu poder. Ensina-nos a chamá-lo de Pai, esclarecendo-nos que todos nós, sem exceção alguma, sem preferências próprias dos humanos, somos Seus filhos e candidatos a participarmos de Seu Reino.
E, para participarmos do Reino de Deus, só nos será possível quando aprendermos a vivenciar o amor. Enquanto permanecermos presos às nossas individualidades egoístas, não adentraremos a Seu Reino e continuaremos a criar nossos deuses particulares, conforme nossos interesses próprios.
Até que a vida coloque por terra um a um e sobre para nós o vazio amargo de suas cinzas...

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

Paz de Deus a todos os filhos.
A existência do Deus único é a pedra angular de toda fé que se faz forte e produtiva. Sem esta crença estaremos sempre sujeitos aos ventos dos acontecimentos, ora crendo ora descrendo. Não se pode construir nada de bom sem o alicerce divino.
Esta fé não tem como ser transmitida de um coração a outro, é uma conquista individual.
Os homens ao longo de sua evolução vêm tentando moldar Deus dentro de seus desejos e compreensão, gerando as controvérsias e conflitos religiosos que vimos até os dias atuais.
Deus é Um. Somos filhos de um mesmo Pai, criador também de tudo que existe dentro de nosso entendimento e além.
Refletir com seriedade e profundidade sobre isto é básico e necessário a todos que buscam Jesus como modelo e guia de sua transformação moral. Pois ao longo  desta existência e de outras no porvir estaremos sendo testados de várias formas e circunstâncias da qualidade de nossa fé.
Guardemos este ensino em nossos corações e avaliemos com amor e sinceridade como entendemos Deus em nossas vidas.
Que Jesus abençoe a todos.
Josué.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

Deus! Infinito em versos e amor,
Em sua unidade sublime,
Vivemos todos no time,
Do seu infinito ardor.

Tentamos único ser,
Caindo sempre em temor,
Inferiores em força e poder,
Na busca de Seu amor.

Assim até hoje pensamos,
Sempre nos isolamos,
Do Seu infinito amor.

Mas a vida sempre chama,
Como chama que ama,
Queimando enganos em flor.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 08/08/2015 – OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL

Paz em Deus!
A paz seja com todos os filhos.
Abençoado seja todo aquele que consegue ver em cada um, um irmão na luta, na sua luta interior de vencer a si mesmo, de vencer as suas obrigações, de viver todas as suas necessidades nesta vida na Terra. Que não falte aos filhos a visão do coração, porque vendo com os olhos da alma suaviza o entendimento e a vida, suaviza o trato com a vida. A vida tem o mesmo trato com todos, porém, a intenção da vida na Terra é ensinar. Ai daquele que não entende o idioma da vida em seu coração. Aquele que abre seu coração, suaviza os solavancos do caminho.
O Amor é o grande irmão, é o grande companheiro daquele que quer aprender, trabalhar e estar ao lado do Mestre. Sigamos todos unidos no caminho do Pai, rumo ao mais alto, para que possamos celebrar Hosana nas Alturas, porque juntos somos mais fortes e aprendemos a amar, a doar, a dividir, e depois ensinar.
Que a paz seja no coração de todos.