sábado, 22 de fevereiro de 2025

Estudos do dia 01-03-2025 - NÃO ENTENDEM

 

 

NÃO ENTENDEM

 

01/03/2025

“Pretendendo passar por doutores da Lei, quando não sabem nem o que dizem e nem o que afirmam tão fortemente”  

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – item 15 - Paulo ( I Timóteo, 1:7 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 Em todos os lugares surgem multidões que abusam da palavra.

Avivam-se discussões destrutivas, na esfera da ciência, da política, da filosofia, da religião. Todavia, não somente nesses setores da atividade intelectual se manifestam semelhantes desequilíbrios.

A sociedade comum, em quase todo o mundo, é campo de batalha, nesse particular, em vista da condenável influência dos que se impõem por doutores em informações descabidas.

Pretensiosas autoridades nos pareceres gratuitos, espalham a perturbação geral, adiam realizações edificantes, destroem grande parte dos germens do bem, envenenam fontes de generosidade e fé e, sobretudo, alterando as correntes do progresso, convertem os santuários domésticos em trincheiras da hostilidade cordial.

São esses envenenadores inconscientes que difundem a desarmonia, não entendendo o que afirmam.

Quem diz alguma coisa, porém, está semeando algo no solo da vida, e quem determina isto ou aquilo está consolidando a semeadura.

Muitos espíritos nobres são cultivadores das árvores da verdade, do bem e da luz; entretanto, em toda parte movimentam-se também os semeadores do escalracho da ignorância, dos cardos da calúnia, dos espinhos da maledicência. Por intermédio deles opera-se a perturbação e o estacionamento.

Abusam do verbo, mas pagam a leviandade a dobrado preço, porquanto, embora desejem ser doutores da lei e por mais intentem confundir-lhe os parágrafos e ainda que dilatem a própria insensatez por muito tempo, mais se aproximam dos resultados de suas ações, no círculo das quais, essa mesma lei lhes impõe as realidades da vida eterna, por meio da desilusão, do sofrimento e da morte.

  

 

Introdução às Cartas a Timóteo

Timóteo foi um dos principais colaboradores de Paulo, citado em Atos dos Apóstolos e em nove das catorze cartas atribuídas a ele, sendo destinatário de duas. Timóteo era de mãe judia e pai grego, vivia em Listra e era tratado por Paulo como um "genuíno filho na fé". Foi enviado a diversas comunidades cristãs, como Tessalônica, Filipo e Corinto, e é coautor de cinco cartas paulinas, além de ser mencionado na saudação de Romanos. As cartas dirigidas a ele, especialmente a segunda, revelam uma relação de confiança e afeto entre ambos.

 A Primeira carta a Timóteo

Essa carta é marcada, sobretudo, por orientações de Paulo em relação ao trabalho que Timóteo deve desenvolver, provavelmente em Éfeso a se depreender que indique os locais de origem e destino da carta, no que diz respeito à estruturação e ao dia a dia da comunidade. Também estão presentes um conjunto de conselhos ao próprio Timóteo.

 Local, data e autenticidade

A autenticidade de I Timóteo é debatida há 200 anos, com dúvidas baseadas em estilo, linguagem e cronologia da vida de Paulo, que não está totalmente estabelecida. No entanto, cristãos como Policarpo, Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano conheciam e citavam a carta, e ela aparece no cânone de Muratori, embora ausente no de Marcião. Para os que a consideram autêntica, sua datação varia entre 61 e 65, e seu local de origem seria a região da Macedônia.

 

Mensagem do Pai Tomé recebida na reunião do dia

22/02/2025 O BEM É INCANSÁVEL

Livro: Pão Nosso – item 11 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo para todos os filhos da Terra!

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento para todos os filhos.

Tem algum filho cansado aqui?

O bem não cansa, porque o bem é do céu. Só se cansa o corpo, porque o corpo é da Terra, mas ainda assim quando o corpo fica cansado por um benefício que foi feito, uma prece faz com que se renove instantaneamente, porque o bem renova, o bem fortalece, se faz em luz, e é o ânimo do coração de todos os filhos que se propõe a fazer o bem.

Então o Negro Velho pergunta, onde está o cansaço?

Porque os filhos pensam que os encarnados se cansam, e o Negro Velho sabe, e por isso que já foi dado para ele o ar que se renova constantemente, como a chuva benéfica que vai caindo e tirando todo o mal.

Se os filhos pudessem saber, e que o tempo virá e vão saber, o quanto a natureza é mãe. Vocês não falam que mãe tudo pode, e tudo sofre?

O ar, a chuvinha, a prece e a convivência, tudo isso são benefícios da natureza para com os filhos encarnados, mesmo aquelas doenças que os filhos ficam sofrendo, estas são por um pouco de tempo, é um barulho para o filho acordar, e quando vem aquela leveza de já passar por isso com vitória porque a doença não vem para aniquilar, vem para fortificar.

O corpo muitas vezes, você vai aprendendo, que uma doença no corpo ainda assim é um benefício para o espírito, porque o corpo fica, e o espírito se vai para eternidade.

Então, que o filho possa agradecer tudo e tudo que esse apóstolo santificado (Paulo) falou – “Em tudo eu dou graças”! E quando ele falou isso, já tinha sido modificado no corpo e ganhado no espírito. O que é mais valioso?

Então, essas palavras foram de coração limpo – “em tudo vos dou graças”!

Que todos os filhos da Terra, todos os filhos que aqui estão encarnados e desencarnados, aprendam com esse amoroso discípulo do céu, “em tudo dou graças”!

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus abençoe todos os filhos da Terra.

Pai Tomé

 














sábado, 15 de fevereiro de 2025

Estudos do dia 22-02-2025 - O BEM É INCANSÁVEL

 

 

 

O BEM É INCANSÁVEL

 

22/02/2025

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – item 11 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

É muito comum encontrarmos pessoas que se declaram cansadas de praticar o bem. Estejamos, contudo, convictos de que semelhantes alegações não procedem de fonte pura.

Somente aqueles que visam a determinadas vantagens aos interesses particularistas, na zona do imediatismo, adquirem o tédio vizinho da desesperação, quando não podem atender a propósitos egoísticos.

É indispensável muita prudência quando essa ou aquela circunstância nos induz a refletir nos males que nos assaltam, depois do bem que julgamos haver semeado ou nutrido.

O aprendiz sincero não ignora que Jesus exerce o seu ministério de amor sem exaurir-se, desde o princípio da organização planetária. Relativamente aos nossos casos pessoais, muita vez terá o Mestre sentido o espinho de nossa ingratidão, identificando-nos o recuo aos trabalhos da nossa própria iluminação; todavia, nem mesmo verificando-nos os desvios voluntários e criminosos, jamais se esgotou a paciência do Cristo que nos corrige, amando, e tolera, edificando, abrindo-nos misericordiosos braços para a atividade renovadora.

Se Ele nos tem suportado e esperado através de tantos séculos, por que não poderemos experimentar de ânimo firme algumas pequenas decepções durante alguns dias?

A observação de Paulo aos tessalonicenses, portanto, é muito justa. Se nos entediarmos na prática do bem, semelhante desastre expressará em verdade que ainda nos não foi possível a emersão do mal de nós mesmos.

 

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

15/02/2025 RENOVAÇÃO EM AMOR

Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

 

 

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

 

"A Lei de Deus é Lei de Amor, a Lei maior que existe"

 

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Esse Negro Velho veio contar da beleza da tarefa na tarde de hoje. Beleza porque se falou de Amor, não é isso, filhos? E onde entra o Amor tudo fica perfumado, fica bonito, filhos. O Amor é a força mais poderosa que existe!

Mas para que o Amor possa se manifestar precisa ir se juntando no coração, juntando e juntando até que transborde, filhos, transborde e alcance quem está em volta, não é isso, filhos?

E quando chega um irmãozinho aqui, que às vezes está acabrunhado, triste, e recebe um abraço, filhos, aquilo desanuvia, não é isso? E às vezes um filho está com uma dúvida na mente e não sabe como agir nessa ou naquela situação, e vem um irmãozinho e fala uma palavra ou outra e essa palavra parece que dissipa a nuvem que se tinha no pensamento, e se acaba encontrando a solução, não é isso, filhos?

Esse é o papel do Amor, filhos, é o Amor que nosso Senhor Jesus Cristo veio trazer na Terra. E é da Lei, filhos, que cresça, floresça e frutifique. Assim foi, assim é e assim sempre será, filhos, porque a Lei de Deus é Lei de Amor, a Lei maior que existe!

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

15/02/2025 RENOVAÇÃO EM AMOR

Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

 

 

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

 

Senti a renovação chegar em meu coração. A partir daquele dia minha vida mudou.

Minha percepção mudou e fez com que eu tivesse tempos melhores e não mais cheios de expectativas que seriam frustradas até o final do dia.

Trilhei um caminho árduo até chegar a este ponto, onde a revolta me acompanhou por muito e muito tempo. Perdi a conta de quantos dias fiquei como que anestesiada perante a bondade de Deus que se fazia todos os dias a minha frente, em formas diversas, sendo a atenção, a principal delas. Recebia atenção, mas não valorizava. Eu era somente revolta e reclamação, até que um dia alguém do alto me trouxe uma espécie de aviso, de que a minha rota, o meu pensamento não fazia sentido e que era necessário escutar a Deus, era necessário buscar algo mais.

Pensei, como buscar a Deus? Achei que não tinha mais saída para mim.

Então naqueles dias em que eu recebia atenção, pois ganhava coisas de primeira necessidade, das quais eu precisava e não conseguia ter pela minha condição mental de revolta, vi aqueles atos, nas ações que as pessoas faziam e que não tinham obrigação de fazer, e isto me chamou a atenção, me perguntei, por que eles fazem isto? Eles não têm problemas para resolver? Eles não têm família?

Então, entendi que a tarefa que faziam era pelo vínculo do coração com o mais alto, pela gratidão, pela caridade em nome de Jesus, pela mudança que tiveram, pelo que decidiram ser. E prestando atenção nisso, minha posição de revolta aos poucos se foi, e eu pude ir me juntando a eles nas tarefas, e hoje somente a gratidão é que atua no meu coração, pois que fora da caridade, fora da gratidão e do amor, nunca estaremos prontos para Deus. Sempre podemos nos juntar ao mais alto. E o coração leve de gratidão e alegria mudou minha vida, e fez com que hoje eu pudesse estar aqui ouvindo a linda lição, o desenvolvimento da lição que começa em nosso entendimento, passa pelo coração e depois nos fortifica no amor.

Fora do amor não avançaremos.

Obrigado irmãos, pela oportunidade de aprender com vocês hoje e sempre.

Deus abençoe a todos.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

15/02/2025 RENOVAÇÃO EM AMOR

Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

 

 

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

 

Evangelho de Amor

 

Quando fazemos o Bem

enchemos o mundo de cor,

levando a cada irmão

o Evangelho de Amor.

 

Foi a semente que plantou

nosso amigo Mestre Jesus,

levando ao mundo inteiro

seu plano divino de luz.

 

E quando vibramos perdão,

alegria e Amor,

vamos todos aos poucos

nos afastando da dor.

Lalinha

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

15/02/2025 RENOVAÇÃO EM AMOR

Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

 

 

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

 

Se quiseres sentir contigo alegria e paz do Divino Amigo, ore, vigie e compreende, pois Ele sempre estará contigo.

  

Mensagem recebida na reunião do dia

15/02/2025 RENOVAÇÃO EM AMOR

Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13)

 

 

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”.

 

O tempo é oportuno para que eu possa falar da minha experiência de amor.

Jovem ainda, estava eu naquela algazarra, brincando, e uma criança perto de mim caiu em uma cachoeira.

Não pensei duas vezes, me atirei e consegui salvar aquela criança. Mas o amor foi tão grande, que olhei naqueles olhos e na hora pensei – eu estou agradando a Jesus.

Passou o tempo, e minha vida foi ficando muito difícil, e pelas facilidades e pelas dificuldades da vida, me entreguei a coisas que não devia, mas assim mesmo a misericórdia divina não me abandonou.

Um dia, atravessando a rua com aquela displicência que o jovem tem, fui atropelado e fiquei no hospital por muito, muito tempo. Mas me chamou a atenção uma enfermeira que ali estava.

Após o trabalho dela, vinha conversar comigo, num amor de irmão que transmitia isso pelos olhos. E as conversações eram sobre nossas vidas, a vida dela era difícil, mas a escolha que ela fez de ser enfermeira. E ela me contou que quando criança, caiu em uma cachoeira e quase morreu, e uma criatura – dizendo ela para mim – que nunca ela conseguiu saber quem era, a salvou. E isto repercutiu tanto na minha vida, na minha consciência que eu quis fazer algo de bom. E é por isso que hoje eu me dediquei a enfermagem.

Muitas criaturas chegam aqui na hora da despedida, e eu sou chamada para aliviar o sofrimento, na conversação ou na prece, ou para aliviar o sofrimento das criaturas que estão chorando pelo desencarne. Tudo isto ela me falava. E aqueles olhos que me ouvia, me falava muito profundamente, até que um dia tive coragem de falar a minha experiência daquele dia em salvar uma criança. E esta criança meus amigos, era ela.

 Aquilo me ajudou tanto no meu desencarne, mas tanto, que quando ela chegava no quarto, parece que uma luz chegava junto, e orávamos juntos. Até que chegou o meu tempo do desencarne. E a última prece que recebi como encarnado foi daquela criatura, que eu ajudei, não pensando naquilo, foi pensando que naquele momento precisavam de mim e ali eu participei do amor divino.

Portanto meus amigos, todas as oportunidades, todo amor que chegar ao seu coração, para que se estenda ao coração de outros, não perca esta oportunidade, pois esta oportunidade é divina.

Que Jesus nos abençoe a todos

 

 


sábado, 8 de fevereiro de 2025

Estudos do dia 15-02-2025 - RENOVAÇÃO EM AMOR

 

 

 

RENOVAÇÃO EM AMOR

 

15/02/2025

“Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”  

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Ceifa de Luz – Cap. 22 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

Quando as crises te visitem, ante os problemas humanos, é justo medites nos princípios de causa e efeito, tanto quanto é natural reflitas no impositivo de burilamento espiritual, com que somos defrontados, entretanto, pensa igualmente na lei de renovação, capaz de trazer-nos prodígios de paz e vitória sobre nós mesmos, se nos decidimos a aceitar, construtivamente, as experiências que se nos façam precisas.

Se atingiste a integração profunda com as bênçãos da vida, considera a tarefa que a Divina Providência te confiou.

Deus não nos envia problemas de que não estejamos necessitados.

Aceitação e paciência, sem fuga ao trabalho, são quase sempre a metade do êxito em qualquer teste a que estejamos submetidos, em nosso proveito próprio.

Se qualquer tempo é suscetível de ser ocasião para resgate e reajuste, todo dia é também oportunidade de recomeçar, reaprender, instruir ou reerguer.

O amor que estejamos acrescentando à obrigação que nos cabe cumprir é sempre plantação de felicidade para nós mesmos.

Onde estiveres e como estiveres, nas áreas da dificuldade, dá-te à serenidade e ao espírito de serviço e entenderás, com facilidade, que o amor cobre realmente a multidão de nossas faltas, apressando, em nosso favor, a desejada conquista de paz e libertação.

 

 

 

 Mensagem recebida na reunião do dia

08/02/2025 SERVIÇO

Livro: Reformador – Pag. 50 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:8)

 

 

“...trabalhamos para não sermos pesados a nenhum de vós”.

 

Alegria nas tarefas

 

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

O que a filharada chama de serviço, nós do lado de cá chamamos de oportunidade, filhos, oportunidade de servir a Deus através do servir ao próximo. E para esse servir ao próximo cada filho vem para a Terra repleto de talentos que nosso Senhor Jesus Cristo deu, e cada um tem uma combinação de talentos que vai criar um jeito de fazer único, de modo que se dois filhos fizerem uma mesma tarefa, farão de jeitos diferentes, filhos, por causa da combinação de talentos de nosso Senhor Jesus Cristo. E quando os filhos colocam esses talentos a serviço do outro é que sentem a alegria no coração. Por isso é importante respeitar a aptidão de cada um, porque cada um veio com uma programação para essa trajetória na Terra, veio para fazer determinadas coisas, filhos. E quando decide fazer... eh! eh! Nosso Senhor Jesus Cristo fica contente, filhos! Por isso que tem que se cultivar sempre a alegria no coração, em cada tarefa, seja na família, seja no trabalho da Terra, seja na tarefa espiritual, não é isso, filhos? Porque quando se tem alegria a tarefa se ilumina, filhos!

Mas quando vai se perdendo a alegria,  filhos, mesmo que já esteja fazendo a tarefa por anos, anos e anos, a tarefa vai perdendo o brilho, filhos... Precisa manter a chama da alegria acesa, filhos.

Por outro lado, filhos, se um filho tem toda a alegria, toda luz e boa-vontade em fazer determinada tarefa, mas não é bem recebido numa casa, filhos... eh! eh! Nosso Senhor Jesus Cristo não falou para os Apóstolos, filhos? Quando bater numa porta onde não for bem recebido, retorne para si a sua paz. E sacode a poeira da sandália [referindo-se a Mateus 10:12-14]. Não é isso, filhos? Porque é sinal para se ir para a próxima tarefa, porque na casa de nosso Senhor Jesus Cristo, filhos, tarefa é o que não falta, não é isso, filhos?

Isso é para a filharada refletir aonde se tem alegria, porque onde começa a ter pesar, onde não se é bem recebido, filhos, é hora de caminhar, filhos, porque tem outras tarefas esperando os filhos. Não é isso, filhos?

- Certamente! [Sr. José Pedro]

Tudo no comando de nosso Senhor Jesus Cristo, filhos, que está acima de todas as tarefas da Terra.

Graças damos a nosso Senhor Jesus Cristo, filhos!

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

 

 

 

 

 


sábado, 1 de fevereiro de 2025

Estudos do dia 08-02-2025 - SERVIÇO

 

 

 

SERVIÇO

 

08/02/2025

“...trabalhamos para não sermos pesados a nenhum de vós”  

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Reformador – Pag. 50 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:8 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

 

Antes de Jesus, o serviço, sem dúvida, constituía abjeção ou miserabilidade.

Excetuadas as lides da guerra e as preocupações da governança que representavam o trabalho honroso da habilidade e da inteligência, qualquer gênero de atividade era considerado esforço inferior que deveria ser relegado aos homens cativos.

O serviço-punição estava em toda parte.

Escravos nas letras.

Escravos no ensino.

Escravos na rotina doméstica.

Escravos nos espetáculos.

Escravos no mar.

Escravos no solo.

Onde estivesse alguém ajudando ao próximo, no uso respeitável dos braços, aí se achava um coração jungido à vontade despótica do senhor, sem qualquer direito à própria vida.

Com Jesus, porém, o trabalho começa a receber o apreço que lhe é devido.

O Mestre inicia o apostolado numa carpintaria singela. Em seguida, é o médico dos desamparados, sem honorários; é o enfermeiro dos aflitos, sem remuneração; o educador ativo, sem recompensa. E, por fim, consagrando o concurso fraterno na máxima expressão, lava os pés aos discípulos, qual se fora deles o escravo e não o orientador.

Desde então, a Terra se renova. Cada cristão abastado ou menos favorecido procura a posição que lhe cabe a fim de agir e ser útil.

Materializando o ensino do Senhor, Paulo de Tarso consome-se de fadiga, no trabalho incessante, a fim de auxiliar a todos, sem ser pesado a ninguém. E, de século a século, sob a inspiração do Amigo Celestial, o serviço é motivo de honra e merecimento, em plano cada vez mais alto, até que o homem aprenda por si mesmo a divina lição que indica por maior aquele que se fizer o servo de todos eles.


Mensagem recebida na reunião do dia

01/02/2025 NÃO É DE TODOS

Livro: Pão Nosso – item 17 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:2 )

 

 

“E para que sejamos livres de homens ímpios e perversos; pois nem todos têm fé”.

 

Abençoados todos os filhos desta casa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A lição da tarde já foi bastante esclarecida, mas esta Negra Velha, com a permissão de Nosso Senhor Jesus Cristo, quer ajudar um pouco mais.

Já foi falado deste tempo do apóstolo Paulo e também do tempo de agora, e já falamos também do tempo da Fazenda Grande.

Este acontecimento da chegada em um lugar, de um irmão menos informado, querendo semear a discórdia, e isto existiu e existe ainda agora. Por isso Jesus falou do “Orai e Vigiai”. Porque, naquele tempo da Fazenda Grande, em um determinado momento, o Sinhô foi ao vilarejo e adquiriu mais um trabalhador que ele estava necessitando na fazenda. E este, quando chegou na fazenda, logo a primeira impressão da Negra Velha, foi ficar preocupada.

Negra Velha pensava em falar com a Sinhá e o Sinhozinho, mas achava cedo ainda. Então, pensou melhor dar um tempo, porque aquele filho que havia chegado tinha alguns costumes que não eram compatíveis com a Fazenda. E Negra Velha pensou, fazer o quê? Se tivesse falado com o Sinhô e ele tivesse ficado preocupado, seria pior. Então Negra Velha pensou, pensou, e pediu ajuda para os antepassados daquele trabalhador, porque todos temos os nossos antepassados que zelam por cada um, e querendo sempre o progresso do espírito. Então, Negra Velha decidiu que tinha que colocar o Sinhô e a Sinhá a par. E então o Sinhô logo de início pensou em se desfazer do trabalhador. Mas a Sinhá falou: - Então, vamos mandar para outro lugar o problema que agora é nosso? – Sábias palavras da Sinhá.

Foi aí que do Alto veio a ajuda que a Negra Velha havia pedido. E a Sinhá falou para Negra Velha: Esta tarefa é sua, você tem condições de ajudar este filho. E como? Com amor. Coloca na sua palavra, o amor, mas tem que falar com ele.

E Negra Velha tinha começado – não falando ainda – a lembrar das tardes, onde todos se reuniam no terreiro para conversação, e conversavam sobre tudo. E convidamos o trabalhador a participar. Mas ele vinha de um lugar onde nada lhe foi ensinado com amor. Ele estava arredio. Falava que estava cansado, e se recolhia, mas Negra Velha não desistia. E no dia seguinte convidava de novo. Até que um dia, ele começou a chegar. Um dia chegou um pouquinho, e noutro dia mais um pouquinho, e foi se enturmando, e começou a se modificar. Porque, no início, na cabeça daquele filho, ele queria incentivar todos os trabalhadores da Fazenda Grande a serem como ele era em outro lugar, rebelde e desobediente. E ali não era assim.

No início ele não queria aceitar, mas entendeu que era o melhor. Ele queria gerar confusão, e isto é muito fácil de fazer. Porque o bem é difícil, é suado. Mas o mal, todos nós trazemos no espírito este resquício, e naquela fazenda não havia anjos, e sim humanos em recuperação espiritual.

Mas, graças a Nosso Senhor Jesus Cristo e aos antepassados daquele filho, não aconteceu nada do que as sombras haviam planejado e ele se tornou um trabalhador tão digno da amizade quanto os outros que ali estavam.

E assim, nos dias atuais, quando chegar em um local, seja na casa de oração, seja no seu ambiente de trabalho, da família, e houver alguém com este sentimento, é necessário muito amor, muita compreensão. Não se deve agir com violência, pois violência atrai violência, e amor atrai amor. É claro que é necessário se colocar limite, é necessário colocar ordem, e às vezes colocar algumas barreiras. Mas estas barreiras não podem ser intransponíveis.

Quando Negra Velha fala de barreira intransponível, se refere àquelas barreiras que não saem do coração, pois quando sai do coração, todo o mal é diluído.

Assim, Negra Velha só pode agradecer a oportunidade de nesta tarde falar aos filhos do coração.

Mãe Joana

 

Mensagem recebida na reunião do dia

01/02/2025 NÃO É DE TODOS

Livro: Pão Nosso – item 17 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:2 )

“E para que sejamos livres de homens ímpios e perversos; pois nem todos têm fé”.

 Paz de Deus a todos os filhos.

A lição bendita fala da fé. A fé que é o tema de nossa meditação diária.

Queremos ter a fé, buscamos, mas não temos muitas vezes a firmeza necessária. Ainda titubeamos e assim como o apóstolo Pedro, negamos a Jesus, negamos nossa fé, uma, duas, três e até quantas vezes forem permitidas. Não somos filhos perfeitos, somos filhos em evolução no caminho pedregoso da fé com Cristo. Lutamos e prosseguimos, e as vitórias virão um pouco por dia, dia por dia. Não se iludam em serem perfeitos porque nenhum dos apóstolos teve o caminho facilitado para a conquista da fé impoluta. E até aqueles que hoje tem maior responsabilidade como líderes mundiais na fé, falham.

Mas, cada erro é uma lição que faz com que o filho se redima de alguma coisa do caminho, de algo que não saiu perfeito, e nova oportunidade virá e esta será alegre para os filhos. A alegria, será a de se recuperar e confirmar a fé em Nosso Senhor Jesus. O caminho é longo e pedregoso, mas o importante é saberem que não estão a sós, e que a conquista da fé virá após os dias de luta. Virão dias alegres de confiança no Pai, confiança nos ensinamentos e poderão verdadeiramente ensinar e exemplificar. Não se desiludam, a fé vem com os percalços que farão com que se aproximem mais e mais de Nosso Senhor Jesus em cada dia, sempre que desejarem estar com Ele.

Muita Paz a todos.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

01/02/2025 NÃO É DE TODOS

Livro: Pão Nosso – item 17 - Paulo ( II Tessalonicenses, 3:2 )

 “E para que sejamos livres de homens ímpios e perversos; pois nem todos têm fé”.

 "Na maioria das vezes é por falta de vontade"

 A fé é verdadeira não é para todos.

A compreensão das verdades eternas não é para todos.

O alegrar-se com a alegria do outro não é para todos.

O compadecer-se da dor do outro não é para todos.

E acreditem, meus irmãos, não é por falta de convite da parte de Jesus e nem é por falta de investimento espiritual. Muitas vezes é por falta de conhecimento, e na maioria das vezes é por falta de vontade...

Mas dia virá em que tudo será para todos, porque é promessa de Jesus que nenhuma ovelha se perderá.

Étienne