sábado, 14 de junho de 2025

Estudos do dia 21-06-2025 - PIEDADE

 

 

 

PIEDADE

 

21/06/2025

“A piedade é de fato grande fonte de lucro, mas para quem sabe se contentar.”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – item 107 - Paulo ( I Timóteo, 6:6 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Fala-se muito em piedade na Terra; todavia, quando assinalamos referências a semelhante virtude, dificilmente discernimos entre compaixão e humilhação.

– Ajudo, mas este homem é um viciado.

– Atenderei; entretanto, essa mulher é ignorante e má.

– Penalizo-me; contudo, esse irmão é ingrato e cruel.

– Compadeço-me; todavia, trata-se de pessoa imprestável.

Tais afirmativas são reiteradas a cada passo por lábios que se afirmam cristãos.

Realmente, de maneira geral, só encontramos na Terra essa compaixão de voz macia e mãos espinhosas.

Deita mel e veneno.

Balsamiza feridas e dilacera-as.

Estende os braços e cobra dívidas de reconhecimento.

Socorre e espanca.

Ampara e desestimula.

Oferece boas palavras e lança reptos (provocações) hostis.

Sacia a fome dos viajores da experiência com pães recheados de fel.

A verdadeira piedade, no entanto, é filha legítima do amor.

Não perde tempo na identificação do mal.

Interessa-se excessivamente no bem para descurar-se dele em troca de ninharias e sabe que o minuto é precioso na economia da vida.

O Evangelho não nos fala dessa piedade mentirosa, cheia de ilusões e exigências. Quem revela energia suficiente para abraçar a vida cristã encontra recursos de auxiliar alegremente.

Não se prende às teias da crítica destrutiva e sabe semear o bem, fortificar lhe os germens, cultivar lhe os rebentos e esperar-lhe a frutificação.

Diz-nos Paulo que a “piedade com contentamento” é “grande ganho” para a alma e, em verdade, não sabemos de outra que nos possa trazer prosperidade ao coração.

  

 


 


Mensagem recebida na reunião do dia

14/06/2025 DISCUSSÕES

Livro: Sentinelas de Luz – item 2 - Paulo ( I Timóteo, 6:5)

“Altercações intermináveis entre homens de espírito corrupto e desprovidos de verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro”.

Ao invés de discutir, agir.

Meus irmãos,

No campo das palavras articuladas verificamos diversas situações.

Há aqueles que utilizam a palavra para esclarecer, para ensinar. E há aqueles que a utilizam para a desinformação, para espalhar conceitos equivocados.

Há aqueles que usam a palavra para erguer, para encorajar. E há aqueles que utilizam a palavra para destruir, para desanimar...

Quando dois ou mais encarnados se reúnem para conversar, para discutir, no aspecto positivo do termo, é benéfico, é salutar, porque eles conseguem trocar experiências, haurir novas ideias, aprimorar o entendimento, aprender... Mas quando os ânimos se exaltam, quando a energia fica pesada, o mais certo a se fazer é retirar-se.

Quando isso acontece, quando falamos algo e percebemos que o outro não é capaz de compreender, a caridade e a sabedoria mandam que nos afastemos dessa discussão, a fim de preservar nossa própria paz e para respeitar o tempo e o nível evolutivo do outro, orando para que ele, um dia, possa alcançar o entendimento.

Muitos irmãos na Terra têm essa dificuldade no campo das palavras, mas isso também acontece no campo espiritual. São os duelos mentais.

Quando percebemos que um pensamento menos feliz nos chega, quando sentimos alguém a nos invadir os pensamentos, a recomendação é a mesma: retirar-se da discussão, afastar-se, para que a paz permaneça. Assim, a oração é um instrumento fundamental, porque quando elevamos nossa vibração acima daquele que nos direciona esse pensamento nós nos livramos da zona do conflito e conseguimos nos preservar, preservando também, assim, aquele que nos dirigiu aquele pensamento ou aquela palavra.

O Cristo, quando em passagem pela Terra, diante de Pilatos e também dos fariseus de sua raça, mesmo não tendo pecado algum, não carregando culpa alguma, sendo o Espírito mais evoluído que por aqui passou, preferiu manter-se em silêncio, não porque aceitava as acusações que lhe eram feitas, mas porque sabia que aqueles que estavam ouvindo não eram capazes de entender. E se por meio de seus exemplos eles não compreenderam, não seria, naquele momento, por suas palavras. Por isso, meus irmãos, sigamos o exemplo do Cristo, não desperdiçando nosso tempo e nossa energia em contendas infrutíferas e desnecessárias. 

Muitas vezes, seremos chamados não só para falar, mas para exemplificar. E algumas vezes, em prol de todos, seremos chamados a tomar atitudes.

Assim eu me despeço.

Fiquem todos na paz do Cristo.                                  Etienne

 

Mensagem recebida na reunião do dia

14/06/2025 DISCUSSÕES

Livro: Sentinelas de Luz – item 2 - Paulo ( I Timóteo, 6:5)

“Altercações intermináveis entre homens de espírito corrupto e desprovidos de verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro”.

Maior de todos, não é o que fala mais.

Maior de todos, não é o que acha que sabe mais.

Melhor, é o que sabe ouvir com sabedoria, sem melindrar seu coração.

Melhor, é aquele que segue a palavra na sua luta diária, buscando a transformação de si mesmo e buscando estender o amor do Cristo ao coração de todos ao seu redor.

Melhor, é aquele ouve calmamente a história mais triste sem perder a fé e a confiança de que tudo está nos planos de Deus.

Melhor, é aquele que o sentimento de amor extravasa para além de seu corpo e passa para suas ações em cada detalhe do dia a dia.

Melhor, é aquele que cuida da criança perdida como se cuidasse de si mesmo.

Melhor, é aquele que sabe que mesmo com todo amor do mundo, ele não significa nada além do que a mesma coisa que o seu irmão que inicia a caminhada com Cristo em seu primeiro dia.

É aquele que busca a si mesmo, que busca a Jesus e que busca refletir Jesus.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

14/06/2025 DISCUSSÕES

Livro: Sentinelas de Luz – item 2 - Paulo ( I Timóteo, 6:5)

Abençoados sejam todos os filhos desta casa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

As discussões, as contendas, sempre existiram, desde há muito tempo. Mas é necessário cada um aprender a se envolver com as discussões construtivas. 

Se é para discutir o bem, como vai ser espalhado, bendito seja. Não há o que se preocupar se é longa ou curta. Mas quando é uma contenda que não irá ajudar nem a si próprio, necessário se faz que se cale, não só a palavra, mas que se cale também o coração. Porque o coração é que fala mais alto, dos dois lados.

Não deixe o seu coração se escurecer com o sentimento menos construtivo.

Naquele tempo, Negra Velha fala sempre isso, da Fazenda Grande – é que conforta a Negra Velha e conforta também muitos desencarnados que ainda se afinizam com aquele tempo – e parece que já se passou muito tempo, mas não filhos, passou pouco tempo.

Para a mudança acontecer, ainda será necessário muito e muito. E naquela época, antes da libertação da raça da Negra Velha, havia muitas discussões na sociedade e o Sinhozinho tinha que participar, porque ele fazia parte da sociedade do momento. Não haveria conseguido sobreviver se desse a sua opinião, que era contrária. 

Então ele ouvia, ouvia e não opinava, mas agia diferente, agia com o coração.

No seu lugar, na fazenda, ele agia contrariamente àquelas discussões que a sociedade queria que esperassem, porque eles estavam acostumados com o trabalho gratuito dos irmãos de raça e ninguém queria uma mudança tão grande como aconteceu.

Então filhos, bendito seja não só o Sinhozinho, mas também outros que calavam, mas agiam.

E assim filhos, de lá para cá, espíritos iguais tem reencarnados em todos os lugares, em todas as posições do planeta para que a mudança vá acontecendo, no comércio, na indústria, e nas próprias religiões isso está acontecendo.

Negra Velha pode dizer que está ocorrendo muito, pois  haverá bastante trabalho para acontecer, e demora um pouco, mas vai acontecer, porque Nosso Senhor Jesus Cristo é o principal e maior conciliador. E a palavra principal é dele, que falou “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, e quando nós todos nos propusermos a obedecer aos mandamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, a mudança será uma realidade.

Abençoados sejam todos os filhos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome