sábado, 18 de maio de 2013

CRISTÃOS - estudos do dia 25-05-2013





CRISTÃOS


25/05/2013
“Se a justiça de vocês não for maior que a dos escribas e fariseus, de modo algum vocês entrarão no Reino dos Céus”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Vinha de Luz – Item 161 Mateus, 5:20)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


Os escribas e fariseus não eram criminosos, nem inimigos da Humanidade.
Cumpriam deveres públicos e privados.
Respeitavam as leis estabelecidas.
Reverenciavam a Revelação Divina.
Atendiam às normas da fé.
Jejuavam.
Pagavam impostos.
Não exploravam o povo.
Naturalmente, em casa, deviam ser excelentes administradores do conforto familiar.
Entretanto, para o Emissário Celeste (Enviado dos Céus – Jesus) a justiça deles deixava a desejar.
Adoravam o Eterno Pai, mas não vacilavam em humilhar o irmão infeliz. Repetiam orações verbais no culto à prece, porém, não oravam mostrando o coração. Eram corretos na posição externa, mas não sabiam descer do altar de orgulho falso em que se colocavam, para ajudar o próximo e desculpá-lo até o próprio sacrifício. Raciocinavam perfeitamente no quadro de seus interesses pessoais, no entanto, eram incapazes de sentir a verdadeira fraternidade, capaz de conduzir os vizinhos ao regaço do Supremo Senhor.
Eis por que razão Jesus traçou aos aprendizes novo modelo de vida.
O cristão não surgiu na Terra para ficar somente nos limites da pequena casa de sua personalidade; apareceu, com o Mestre da Cruz, para transformar vidas e aperfeiçoá-las com a própria existência que, sob a inspiração do Mentor Divino, será sempre um cântico de serviço aos semelhantes, exaltando o amor glorioso e sem-fim, na direção do Reino dos Céus que começa, sempre, dentro de nós mesmos.

Escribas: “doutores da lei” – copiavam as leis de Moisés e da antiguidade
Fariseus: grupo religioso dos judeus / gostavam de exibir “santidade”


Recadinho para os Pais: GENTILEZA

No mês de Maio, conversamos com as crianças sobre a gentileza e como ela deve fazer parte do dia a dia. Mais uma vez, ressaltamos a importância de incluir em nossas vidas o “por favor”, o “obrigado”, o “com licença”, o “desculpe”, o “bom dia e o até logo”. E, mais uma vez percebemos que as crianças já sabem o que fazer, mas não recebem o incentivo dentro de casa. Se a vida se nos apresenta de forma rude, cheia de problemas, nos tornando insensíveis e amargurados, é preciso lutar contra isso, deixando luz entrar em nossos corações. Um bom começo é sermos mais cordiais com aqueles com quem convivemos e, aos poucos, irmos estendendo essa cordialidade para com todos que passarem pelo nosso dia. A luz se fará em torno de nós e quando nos dermos conta, seremos como uma lanterna acesa a guiar os que ainda procuram por um caminho mais sereno e tranquilo.
Estejamos sempre atentos ao fato de que nossa presença e nossas palavras podem fazer toda diferença no dia de alguém. Podemos trazer a alegria ou a tristeza, o amor ou o ódio para o coração de uma pessoa somente com um gesto, uma palavra ou um sorriso.
“Crê que o pensamento formoso é uma colaboração permanente para com o trabalho de Jesus. Faça a sua parte e fique em paz consigo mesmo.” – Pai Tomé – 21.11.1987




Mensagem do Amadeus recebida pela psicografia na reunião do dia  18/05/2013 – FAÇAMOS NOSSA LUZ

Filhinhos do meu coração.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo se faça em seus corações hoje e por todo o sempre.
Queridos filhinhos, minhas palavras tem um único objetivo, o de ajudar os filhinhos no entendimento da lição que nos é dada para o aprendizado da tarde, que hoje nos fala novamente de brilharmos nossa luz.
Muitos filhinhos ainda se perguntam: O que fazer se ainda não conseguimos conquistar a própria luz?
Compreendendo já a necessidade de construir o aprendizado dentro de si mesmo, mas encontrando dificuldades para conseguir, ficam sem saber como agir.
Vou lhes contar um acontecimento que pude observar na vida espiritual para ajuda-los a responder a esta questão.
Acompanhava eu uma mamãe e seu filhinho, de aproximadamente seis anos de idade.
Pobres, se afastaram muito de suas casas a pedir auxílio na mendicância e foram surpreendidos pela noite fria.
Cansados e com dificuldade de retornar à casa, sentaram-se em um local em que várias pessoas passavam e buscavam angariar recursos para o retorno.
Eu estava ao lado deles, em oração, pedindo auxílio também, mas sem saber o que fazer.
Foi quando o menino falou à mãe:
̶  Mãe, o que é esta luz brilhante que vem ao nosso encontro?
̶  Que luz, filho? Não estou vendo nada.
̶  Mãe, dali, olha...
̶  É só um senhor vindo em nossa direção. Já passou tanta gente por aqui e ninguém nos ajudou.
É só mais um.
̶  Mãe, olha, mãe.
Também eu observei melhor.
Guiado pela mão do pequenino, observei que realmente era um senhor encarnado, de uns 40 ou 50 anos de idade, que caminhava em nossa direção.
Mas vi também a entidade espiritual de mesma luz que lhe abraçava e acompanhava os passos.
Apurei os ouvidos e percebi que a entidade lhe soprava palavras de caridade, recordava-lhe a presença de Jesus na Terra e o encorajava a fazer o bem que lhe fosse possível.
O senhor encarnado não lhe ouvia as palavras, mas seu coração se sentia enternecido, envolvido pelo sentimento amoroso que lhe era endereçado.
Tanto era a sua emoção que quase nos atropelou fisicamente.
Parou muito perto da senhora e de seu filho, e, como uma forma de pedir desculpas, começou a conversar:
̶  Puxa, desculpe-me. Eu não os vi. O que vocês fazem nesta noite fria caminhando pelas ruas? Falou ele ao observar que as vestes rotas do menino não o estavam protegendo do frio.
̶  Nós nos afastamos muito de nossa casa e agora estamos com dificuldades para voltar por falta de dinheiro.
Observando ainda melhor ele perguntou:
̶  E a comida? Vocês já se alimentaram?
̶  Hoje eu não consegui alimentar o meu filho, pois ninguém nos ajudou. Falou a mulher, omitindo parte da verdade, pois ela mesma não se alimentava dignamente há vários dias.
̶  Venham comigo, disse ele, moro aqui perto e estou sendo esperado para a refeição.
Acompanhei-os e a breves passos chegaram a uma casa simples onde uma simpática senhora, ao abrir a porta e ser inteirada da situação, logo acolheu-os e colocou sobre a mesa mais dois pratos, dividindo o que tinham para o jantar.
Queridos filhinhos, mesmo que não tenham luz ainda para distribuir, lembrem-se daquilo que já aprenderam com o Cristo Jesus.
Façam a sua parte e tenham a certeza que outros corações, talvez com uma luz infinitamente maior, se aproximarão e o guiarão.
E, carreguem consigo um novo aprendizado.
Se conseguirmos nos unir a um coração amoroso que venha nos abençoar as ações em favor de alguém, com certeza um pouquinho da luz desse amor se impregnará em nós mesmos e assim estaremos dando um passo para conquistar nossa própria luz.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  18/05/2013 – FAÇAMOS NOSSA LUZ

Paz de Deus a todos os filhos.
Que sejamos perfeitos como perfeito é nosso Pai. Façamos Luz!
Que luz é essa que nos tira das trevas da Terra?
Será um brilho de nosso espírito?
Esta luz fica evidente quando perdoamos uma ofensa, quando oferecemos a outra face, quando amparamos os nossos irmãos em queda... em suma, quando a caridade sai de nossos corações.
Nós nos apoiamos em irmãos mais evoluídos, mas precisamos segui-los no exemplo para que a luz comece também a nascer em nós.
Aqui neste Centro buscamos o nosso orientador espiritual, Pai Tomé, quando precisamos de uma orientação. Mas, se não a seguirmos de que adianta?
Vivíamos uma religião dos favores de Deus, mas sem a obrigação de nos educarmos no bem.
Hoje vivemos a experiência da religião do prato a ser feito por nós. Temos amparo, orientação, recebemos de tudo o que precisamos, mas sempre está claro que os passos de luz serão dados pelas nossas próprias pernas.
Que a Terra é ainda coberta de trevas nós sabemos muito bem, basta ligar a televisão nos noticiários, mas também sabemos que ela é uma grande escola do amor.
Jesus na frente carregando no Seu exemplo a Cruz Maior a nos iluminar o caminho até Deus, e nós a segui-lo, iluminando aqueles que ainda não podem ver, com a vela de nossa boa vontade.
Que Jesus abençoe a todos. Josué.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  18/05/2013 – FAÇAMOS NOSSA LUZ

Pétalas do Evangelho: Responsáveis por nossa luz.

Meu filho, o mundo costuma usar palavras diferentes, expressões que impressionam para, no fundo, referir-se àquilo que Jesus já nos ensinou há dois mil e tantos anos...
Para indicar que um estudante recebe pressão de seus companheiros, desrespeitando-o, usa-se uma palavra estrangeira (Bullying), quando o que realmente falta é a aplicação do “amai-vos uns aos outros” ensinado pelo Mestre Divino...
Se um casal – marido e esposa – não consegue harmonização, não assumindo suas responsabilidades dentro da vida, da família, é costumeiro se dizer que houve a separação do casal por “incompatibilidade de gênios, de sentimentos”...
Onde entra aí o “amai-vos...” de Jesus?
Assim, o “resplandeça sua luz” que Jesus afirmou é direcionado a cada um de nós, onde estivermos e, para os pais, equivale a “brilhe a luz de vocês diante de seus filhos”, para que eles aprendam, pelo exemplo, como é preciso fazer, seguindo o caminho do Bem...
  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  18/05/2013 – FAÇAMOS NOSSA LUZ

Filhos.
A Casa Espírita deve ser sempre refúgio das almas.
Na Casa Espírita deve ser sempre ornamentada com bons pensamentos.
Na Casa Espírita todos que aí comparecem devem ser recebidos com compaixão e gentileza, pois que não vieram a toa e sim buscando abrigo principalmente para o espírito, mesmo que disso não se deem conta.
Na Casa Espírita sempre existe a espiritualidade que encaminha aqueles que chegam, contando com os encarnados que se fazem porta-vozes da espiritualidade.
Na Casa Espírita a harmonia entre os seus membros deve ser sempre um dever de solidariedade e amizade que deve partir do coração.
Na Casa Espírita deve ser sempre o refúgio das almas, pois que para Jesus é também o seu abrigo.
Jesus nos abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome