sábado, 27 de setembro de 2025

Estudos do dia 04-10-2025 - PONDERA SEMPRE

  

 

 

PONDERA SEMPRE

 

04/10/2025

“O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-lo a outros”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – item 87 - Paulo ( II Timóteo, 2:2 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

Os discípulos do Evangelho, no Espiritismo Cristão, muitas vezes evidenciam insofreável entusiasmo, ansiosos de estender a fé renovada, contagiosa e ardente. No entanto, semelhante movimentação mental exige grande cuidado, não só porque assombro e admiração não significam elevação interior, como também porque é indispensável conhecer a qualidade do terreno espiritual a que se vai transmitir o poder do conhecimento.

Claro que não nos reportamos aqui ao ato de semeadura geral da verdade reveladora, nem à manifestação da bondade fraterna, que traduzem nossas obrigações naturais na ação do bem. Encarecemos, sim, a necessidade de cada irmão governar o patrimônio de dádivas espirituais recebidas do plano superior, a fim de não relegar valores celestes ao menosprezo da maldade e da ignorância.

Distribuamos a luz do amor com os nossos companheiros de jornada; todavia, defendamos o nosso íntimo santuário contra as arremetidas das trevas.

Lembremo-nos de que o próprio Mestre reservava lições diferentes para as massas populares e para a pequena comunidade dos aprendizes; não se fez acompanhar por todos os discípulos na transfiguração do Tabor; na última ceia, aguarda a ausência de Judas para comentar as angústias que sobreviriam.

É necessário atentarmos para essas atitudes do Cristo, compreendendo que nem tudo está destinado a todos. Os Espíritos enobrecidos que se comunicam na esfera carnal adotam sempre o critério seletivo, buscando criaturas idôneas e fiéis, habilitadas a ensinar aos outros. Se eles, que já podem identificar os problemas com a visão iluminada, agem com prudência, nesse sentido, como não deverá vigiar o discípulo que apenas dispõe dos olhos corporais? Trabalhemos em benefício de todos, estendamos os laços fraternais, compreendendo, porém, que cada criatura tem o seu degrau na infinita escala da vida.

 

 

 

27/09/2025 PROCUREMOS

Livro: Vinha de Luz – item 95 - Paulo ( II Timóteo, 1:17)

“Ao contrário, quando chegou a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar”

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Que formoso é que os filhos um a um vão chegando e chegando para ouvir a palavra que foi dita há 2.000 anos.

As criaturas humanas precisam se reunir porque ninguém vive feliz sozinho. É muito difícil, porque sozinho é como uma varetinha que se quebra ao menor esforço, e quando as varetinhas se juntam – seja de qualquer tamanho – quando elas se juntam em um feixe, se constituem uma fortaleza. As pequenininhas, as maiorzinhas, mas todas juntas.

Os seres humanos, a criatura humana e divina, precisam também se aconchegar uns para com os outros. Como Jesus disse – “Onde houver dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estarei” – porque isto é a fortaleza de um ajudando o outro, e o outro, aprendendo e agradecendo. Que se dirá quando se juntam mais e mais filhos para ouvirem a palavra santificada.

Nem todos absorvem tudo o que foi falado, mas só a imagem do Lar de Oração no coração dos filhos já é um grande passo. Porque quando não tiver onde recorrer, ele irá se lembrar que pode e deve recorrer à esta imagem e ao alto, e as bênçãos divinas sempre vêm, e vêm correndo ajudar. Porque você ainda pode pensar, será que minha prece “chega”? “Chega” filho, de toda forma chega, porque o filho pensa – “Vivo só, não tenho ninguém para me ajudar”, e fica entristecido. Mas o Negro Velho fala que ninguém está só.

Veja você que Nosso Senhor Jesus Cristo tinha o poder de abrandar a humanidade, mas ele escolheu mais doze, para ter amigos para se encontrar e o trabalho se fez. Quando você puder se juntar a outros para ouvir e também falar da vida espiritual, aproveite este momento como um momento divino em sua vida. Todo momento na Terra é divino, mas os filhos com as preocupações materiais se distanciam do bem para ficar na indecisão. E assim os filhos perdem tempo.

O trabalho material é uma necessidade, mas os filhos devem se lembrar que o dia foi repartido em manhã, tarde e noite. E, em três partes, não há um tempinho para o filho se dedicar? Os filhos precisam, porque está encarnado por um tempo, mas o filho é eterno. E é eterno, não como encarnado, mas como espírito. Então, cuidado com o corpo, cuidado com o que você faz de bem e de mal.

O bem é luz no seu caminho, e o mal é a pedra que você tropeça. A escolha é de cada um. A espiritualidade ajuda e ajuda muito, mas o livre arbítrio tem que ser respeitado, porque o livre arbítrio não foi criado pelos encarnados. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo que nos deu para evolução de cada um.

Então, agora que você sabe, busque, sempre dentro do possível, o bem, e não o mal. Porque o mal escurece a alma, e o bem ilumina seu caminho.

Paz em Deus!

Negro Velho quer falar, que muitos filhos saíram de coração feliz, alegres e iluminados.

O dever de todo Cristão que se encontra muito esclarecido é que faça isso, que leve a luz a quem está na Terra. E a Terra saiu para a luz no coração de cada um.

Paz em Deus!

Muitas curas espirituais e materiais foram feitas, porque quando se cura o espírito, o corpo resplandece.

Paz em Deus!

Deus abençoe a todos os filhos da Terra.              Pai Tomé

 

27/09/2025 PROCUREMOS

Livro: Vinha de Luz – item 95 - Paulo ( II Timóteo, 1:17)

“Ao contrário, quando chegou a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar”

Procurar, buscar, é diferente de apenas desejar

Meus irmãos,

Em primeiro lugar precisamos diferenciar o procurar, o buscar, do desejar. Desejamos muitas coisas, porém será que estaremos buscando?

Quando, por exemplo, procuramos, buscamos aprender, é preciso nos dedicar ao conhecimento.

Quando desejamos trabalhar, precisamos nos dedicar a estudar, nos preparar.

Quando desejamos e buscamos a felicidade, precisamos nos dedicar a plantar flores em volta de nós, de nossos passos, sorrindo, abraçando, dando uma palavra de encorajamento, de incentivo...

Vejam, por exemplo, as pessoas que vêm até esta Casa em busca de alimento, elas precisam vir até aqui, e é certo que aqui encontrarão esse alimento.

Aquele que vem em busca do alimento, mas também de se aproximar um pouco mais de Deus, do Cristo, esse vai precisar se dedicar a ouvir a palavra que está sendo dita e se esforçar para guardar essas palavras em seu coração, para que mais tarde consiga aplicar.

Em toda parte, em todo momento, estamos desejando algo, mas precisamos refletir se estamos fazendo alguma coisa para conseguir.

Jesus nos disse: "Buscai e achareis". Mas o buscar, o procurar, não é uma espera passiva, é o se colocar a caminho para encontrar aquilo que busca.

Continuem buscando e se esforçando, para encontrar.

Fiquem todos na paz do Cristo.                                 Étienne



sábado, 20 de setembro de 2025

Estudos do dia 27-09-2025 - PROCUREMOS

 

 

 

PROCUREMOS

 

27/09/2025

“Ao contrário, quando chegou a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – item 95 - Paulo ( II Timóteo, 1:17 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Todas as sentenças evangélicas permanecem assinaladas de beleza e sabedoria ocultas. Indispensável meditar, estabelecer comparações no silêncio e examinar experiências diárias para descobri-las.

Aquele gesto de Onesíforo (foi um dos primeiros cristãos), buscando o Apóstolo dos Gentios, com muito cuidado, na vida cosmopolita de Roma, representa ensinamento sobremaneira expressivo.

A anotação de Paulo designa ocorrência comum, entretanto, o aprendiz aplicado ultrapassa a letra para recolher a lição.

Quantos amigos de Jesus e de seus seguidores diretos lhes aguardam a visita, ansiosos e impacientes? Quantos se fixam, imóveis, nas atitudes inferiores, reclamando providências que não fizeram por merecer? Há crentes presunçosos que procuram impor-se aos Desígnios Divinos, formulando exigências ao Céu, em espinhosas bases de ingratidão e atrevimento. Outros se lamentam, amargurados, quais voluntariosas criancinhas, porque o Mestre não lhes satisfez os desejos absurdos e inconvenientes.

Raros os aprendizes que refletem nos serviços imensos do Cristo.

Estaria Jesus, vagueante e desocupado, na Vida Superior? Respirariam seus colaboradores diretos, cristalizados na ociosidade beatífica?

Imprescindível é meditar na magnitude do trabalho e da responsabilidade dos obreiros divinos.

Lembremo-nos de que se Paulo era um prisioneiro aos olhos do mundo, era já, em si mesmo, uma luz viva e brilhante, na condição de Apóstolo que o próprio Jesus glorificara. Não era, ante a visão do espírito, um encarcerado e sim um triunfador. Apesar disso, Onesíforo, a fim de vê-lo, foi constrangido a procurá-lo com muito cuidado.

Semelhante impositivo ainda é o mesmo nos dias que passam. Para encontrarmos Jesus e aqueles que o servem, faz-se mister buscá-los zelosamente.

  

  20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Todos os filhos exercendo a sua mediunidade... isto é muito formoso. Aquele que deu a palavra amiga, não estava sozinho. Ele não sabia o que falar, mas a palavra veio. E por que veio? Porque a mediunidade estava sendo exercida. Juntou-se ele e mais a companhia de um espírito formoso, e falaram juntos. E outros, deram de seu fluído em favor dos necessitados. Mas a espiritualidade exerceu a sua mediunidade, colocou o seu fluído misturado ao fluído dos encarnados, e daí se deu a formosura do passe. De outra vez, o filho orou com tal força no pensamento que se misturou àquele que também estava orando com fervor, e o fluído também se misturou e foi no caminho certo em favor daquele que estava necessitado. E o filho pode pensar – como é a mediunidade? Mediunidade é amor. Mediunidade é fazer com que o filho que doa seu tempo sinta alegria. Mediunidade, também do lado que não é formoso tem sua companhia, porque ninguém faz nada sozinho. O filho pode pensar – Eu faço meu trabalho, e chega. Até no trabalho tem aquele que pela lei da afinidade, e que gosta de trabalhar mesmo estando fora da carne, e te ajuda para que o seu peso não seja tão grande. Muitas vezes, o filho pode perceber, trabalhei muito hoje, mas o cansaço não apareceu! – Ou de outra vez, o filho diz - Trabalhei muito e estou muito cansado. É isto filho, quando você quer companhia, o seu pensamento sabe onde buscar. E você que já conhece o que é fluído, o que é bondade, busca para estar ao seu lado sempre. O filho tem duvidado do que Negro Velho tem dito?

Silvia – Quando o Sr. começou a falar da mediunidade, estava falando de Paulo?

Pai Tomé – De todos! Ele exerceu em uma quantidade tão grande, mas tão grande, que até hoje, os filhos leem e se emocionam, e emoção faz parte da mediunidade. Quando você ora e aquela bênção vem tomando conta de você, é porque o seu coração alcançou até o alto. Então o filho pode pensar que onde quer que você esteja, pode exercer a sua mediunidade porque vai ter sempre a companhia de alguém se juntando à sua boa vontade.

Zé Pedro – Assim fica mais fácil da gente compreender a transformação.

Pai Tomé – Tem a mediunidade... que é do médium, mas se ela não tivesse os bons pensamentos e a vontade muito grande de servir, o Negro Velho iria encontrar dificuldade. Porque o Negro Velho conta com esta filha, tanto quanto a filha conta com o Negro Velho. Então, isto se chama a mediunidade do amor. É como Nosso Senhor Jesus Cristo disse, ‘Onde houver dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estarei’. Porque a mediunidade faz com que a companhia de Nosso Senhor Jesus Cristo se una ao amor do seu coração. Então Nosso Senhor Jesus Cristo não está longe, está pertinho, pertinho de cada um. Negro Velho fala com emoção, porque isto eu estou contando agora, mas é para a eternidade. O Negro Velho entendeu, e então acendeu uma luzinha – e embora clareie um espaço grande – mas quando é exercido, não há espaço, é tudo luz. Entendeu filho? Os filhos precisam saber que estão colaborando neste grande trabalho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque o amor... você pode pegar o amor? Você pode colocar muros no amor? O amor é como a brisa em um dia de muito calor. Não fica formoso?

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

E creia que mais um passinho diante do amor, já foi dado.

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

 

20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Há tarefas que demandam estudo, mas para um abraço, um sorriso, um olhar, só precisamos de amor

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Quando esse irmão, Paulo, falou com o menino Timóteo, filhos, reparem que ele falou para primeiro ele guardar a palavra, não é isso, filhos? Esse menino Timóteo tinha um coração grande e estava estudando, estava aprendendo e estava se preparando, filhos, então o irmão Paulo fala para ele: "Pegue tudo isso e coloque em prática". Então, vai ter tarefa para nosso Senhor Jesus Cristo que vai precisar de estudo, vai precisar de preparação da mente, vai precisar ganhar... como se fala... músculo...

- Musculação. [Sr. José Pedro]

Isso, filho! Vai ganhando força para depois fazer, filho, porque é trabalho mais complexo, não é isso, filho?

Mas tem coisas que os filhos podem fazer que não vai precisar de estudo e preparação, essas são as tarefas de uns para com os outros. Quando se aproxima do outro e dá um abraço, que às vezes é tudo o que aquele está precisando naquela hora, filhos, esse abraço levanta, ergue, filhos. E muitas vezes se chega perto e dá um sorriso e aquele sorriso muda tudo, não é isso, filhos? Às vezes aquele filho está triste, acabrunhado, e esse sorriso vem e ilumina, filhos!

E a filharada às vezes acha que é reservada, tímida, mas mesmo esses, filhos... às vezes um toque, às vezes nem um toque, filhos, um olhar... um olhar de ternura para o outro transforma... e esse filho começa a pensar e sentir de outra forma. E esse filho que se propõe a fazer isso, que só precisa de um pouquinho de amor no coração, filhos, pensa que está fazendo isso para o outro?

Não, filhos, está fazendo para si mesmo, em primeiro lugar, não é isso, filhos? Quando vem um filho procurar para conversar, esse que vai doar muitas vezes é o que mais precisa, não é isso, filhos? Precisa de treinamento para colocar o amor em movimento, filhos.

Então, continuem, filhos! Se não podem fazer coisas grandes, porque ainda não estudaram, não se prepararam, façam coisas pequenas, mas que têm grande valor: um abraço, um chegar perto e perguntar como o outro está, filhos. Isso vai mudando a energia, em volta de si e em volta do outro. E se um faz e outro faz, filhos, já pensou como vai crescendo e crescendo a luz, filhos? De um para com o outro, filhos, de coração para coração, pois cada um que recebe um gesto de carinho, filhos, vai multiplicar, porque em cada um que encontrar pelo caminho ele vai transbordar aquilo que recebeu.

Isso não é precioso, filhos?

Continuem, filhos, que nunca estarão sozinhos! Toda a filharada vai crescer junto, no amor de um para com o outro.

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Nós também te agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]

 

 

 

20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Paz em Deus.

Abençoe sempre o seu caminho. Este mesmo que trilhas com tantas dificuldades. Este mesmo que exige de ti a doação, o cuidado a cada passo, a mão estendida a cada vez que te pedem, que te pede o coração sempre pronto a perdoar, que te pede o amor para com todos, até mesmo para aqueles que o filho não conhece. É isto mesmo. A exigência é alta, mas a alegria da transformação é igual. E o filho pode até pensar que o sacrifício é muito, mas não é. Porque não é maior do que o que nos foi deixado pelo caminho que trilhou Jesus. Este, foi o caminho de luz, o caminho da fé, da paz e compreensão que outrora os filhos não tinham.

Observe à sua volta, com quem você convive agora.

Observe a sua rotina como você a desenvolve agora.

Observe o seu coração hoje... não é diferente o sentimento de agora?

Antes era perturbação e desamor. Hoje, é carinho e compreensão.

Os filhos já valorizam cultivar a paz, e valorizam entregar esta mesma paz.

Paz filhos, e que os corações possam se alegrar cada vez mais na transformação com Jesus. Tenham em mente que esta transformação pode ser dolorida no início, mas na verdade ela já faz parte do espírito desde o início, e neste momento em que você decide pela transformação, está apenas resgatando o amor que é da natureza do espírito desde a criação.

Muita paz a todos. Paz em Deus!

 



sábado, 13 de setembro de 2025

Estudos do dia 20-09-2025 - CONSERVA O MODELO

 

 

 

CONSERVA O MODELO

 

20/09/2025

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 Distribui os recursos que a Providência te encaminhou às mãos operosas; todavia, não te esqueças de que a palavra confortadora ao aflito representa serviço direto de teu coração na sementeira do bem.

O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberás a justa recompensa, mas o sorriso amigo é uma bênção para a eternidade.

Envia mensageiros ao socorro fraternal; contudo, não deixes, pelo menos uma vez por outra, de visitar o irmão doente e ouvi-lo em pessoa.

A expedição de auxílio é uma gentileza que te angariará simpatia; no entanto, a intervenção direta no amparo ao necessitado conferir-te-á preparação espiritual à frente das próprias lutas.

Sobe à tribuna e ensina o caminho redentor aos semelhantes; todavia, interrompe as preleções, uma vez em quando, a fim de assinalar o lamento de um companheiro na experiência humana, ainda mesmo quando se trata de um filho do desespero ou da ignorância, para que não percas o senso das proporções em tua marcha.

Cultiva as flores do jardim particular de tuas afeições mais queridas, porque, sem o canteiro de experimentação, é muito difícil atender à lavoura nobre e intensiva, mas não fujas sistematicamente à floresta humana, com receio dos vermes e monstros que a povoam, porquanto é imprescindível te prepares a avançar, mais tarde, dentro dela.

Nos círculos da vida, não olvides a necessidade do ensinamento gravado em ti mesmo.

Assim como não podes tomar alimento individual por intermédio de um substituto, nem podes aprender a lição guardando-lhe os caracteres na memória alheia, não conseguirás comparecer, ante as Forças Supremas da Sabedoria e do Amor, com realizações e vitórias que não tenham sido vividas e conquistadas por ti mesmo.

“Conserva”, pois, contigo, “o modelo das sãs palavras”.

 

  

13/09/2025 DE ÂNIMO FORTE

Livro: Vinha de Luz – item 31 - Paulo ( II Timóteo, 1:7)

 

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Que alegria filhos, pois os filhos nesta encarnação, estão se propondo a se melhorar.

Os filhos pensam que a tarefa começou ontem? Não, começou há muito tempo atrás, através da reencarnação, quando os filhos ignoravam o bem e o mal prevalecia.

Tudo o que acontece agora tem a sua razão de ser. Ontem, muitos lugares foram lugares de dor, tristeza e gemidos. E este mesmo lugar onde houve isto, a mesma criatura que proporcionou tudo isto, vem aos poucos se achegando, para o bem. E o que espiritismo faz, é que os filhos avancem mais e mais no conhecimento do amor.

Nada melhor do que você conhecendo o que foi ontem, hoje, você se apazigue a si mesmo, para apaziguar o outro.

Ninguém pode apaziguar o irmão se não tem o recurso para si mesmo. E Negro Velho ainda fala um segredo para os filhos. Pensam vocês que é acaso que se reúnem? O propósito é muito, mas muito maior do que vocês podem pensar. Se um filho vem uma vez só a este lar de oração, é porque ele está vinculado neste lugar, e um tempinho pequeno já o alerta. Embora ele não fique, porque ainda não conhece a fundo, mas já tem um pouquinho de luz no coração. Que dirá daquele que se propõe a aprender e a ensinar, e ensinar e aprender.

Então, todos os filhos que aqui vem, estão vinculados neste lugar formoso, onde ontem houve tristeza, mas a luz se fez. E sendo luz, o aprendizado fica muito mais formoso. E você pega um lugar pra ler, mas se tiver escuro você não tem a formosura. Se clareou, vai longe.

Então filho, agradeça a Nosso Senhor Jesus Cristo, porque a oportunidade que vem chegando, é infinita e que os filhos vão assim dissolvendo a escuridão, e colocando a luz, quão formoso será a vinda amanhã para este lado de Negro Velho. E na volta para o lado de cá, porque é incessante, quanto bem o filho trás e quanto recebe. Até que a Terra seja um bendito lugar de renovação. Porque a Terra é o lugar de renovação, que você ganhou uma chance e fez. Agora você volta e restabelece a paz. 

Silvia: Posso perguntar uma coisa? Sobre este lugar de alegria, mas que foi de tristeza. Seria sobre a Senzala que o Senhor está falando, aqui neste espaço?

Pai Tomé: Também! Mas este foi o maior aprendizado que pôde existir para o espírito que precisou passar por isto, que é o Negro Velho também. Paz em Deus!

Zé Pedro: E nós também!

Pai Tomé: o filho está querendo saber? Milênio e milênio, vocês pensam que uma criancinha vem, muito formosa, pequenina... mas se não fosse isto, e que uma mãe o coloca em seus braços, o que seria do espírito devedor? Não é isso? Há muito recurso na Terra para que os filhos se libertem. E este é um.

Paz em Deus!

Os filhos podem pensar que o tempo está passando, e está passando, mas quando você usa este recurso do tempo para o bem, é como se plantasse um jardim muito formoso e que o perfume chega até você. Então os filhos são também, cultivadores de flores.

Paz em Deus!

Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

 

 

 

13/09/2025 DE ÂNIMO FORTE

Livro: Vinha de Luz – item 31 - Paulo ( II Timóteo, 1:7)

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”

O auxílio incessante dos desencarnados

Queridos irmãos,

Nós do lado de cá da vida já passamos por tudo o que vocês passam. Passamos dificuldades, passamos pelo desânimo, pela angústia, pela dor, pela dúvida... Porém, quando estávamos encarnados, tivemos o auxílio daqueles que também já tinham passado por aquelas experiências, e eles então nos intuíam, nos encorajavam, para que nós continuássemos a jornada.

Da mesma forma, hoje, queridos irmãos, nós ajudamos aqueles que permanecem encarnados.

Cada um de vocês tem os seus mentores e recebe toda a ajuda necessária. E aqueles que trabalham mais diretamente com as tarefas da seara do Cristo recebem um auxílio ainda maior, não por privilégio, porque Deus não faz acepção de pessoas, mas porque, de fato, a responsabilidade é maior.

Então, queridos irmãos, todas as vezes que a vida parecer pesada demais, todos nós estaremos aqui para ajudar.

Nós recebemos ajuda e ajudamos, assim como vocês ajudam e recebem ajuda.

As dificuldades são necessárias, principalmente nesse período. A reforma pode causar desconforto mas é necessária, para que todas as coisas tomem o seu lugar.

Eu, mais uma vez, sou aquela que aguarda o final da reforma, onde o Amor de Deus pode prevalecer.

Que Jesus abençoe todos vocês.

"Apenas uma amiga"

 

 

 

 

 

 

 


sábado, 6 de setembro de 2025

Estudos do dia 13-09-2025 - DE ÂNIMO FORTE


 

 

DE ÂNIMO FORTE

 

13/09/2025

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – item 31 - Paulo ( II Timóteo, 1:7 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Não faltam recursos de trabalho espiritual a todo irmão que deseje reerguer-se, aprimorar-se, elevar-se.

Lacunas e necessidades, problemas e obstáculos desafiam o espírito de serviço dos companheiros de fé, em toda parte.

A ignorância pede instrutores, a dor reclama enfermeiros, o desespero suplica orientadores.

Onde, porém, os que procuram abraçar o trabalho por amor de servir?

Com raras exceções, observamos, na maioria das vezes, a fuga, o pretexto, o retraimento.

Aqui, há temor de responsabilidade; ali, receios da crítica; acolá, pavor de iniciativa em benefício de todos.

Como poderá o artista fazer ouvir a beleza da melodia se lhe foge o instrumento?

Nesse caso, temos em Jesus o artista divino e em nós outros, encarnados e desencarnados, os instrumentos dele para a eterna melodia do bem no mundo.

Se algemamos o coração ao medo de trabalhar em benefício coletivo, como encontrar serviço feito que tranquilize e ajude a nós mesmos? Como recolher felicidade que não semeamos ou amealhar dons de que nos afastamos suspeitosos?

Onde esteja a possibilidade de sermos úteis, avancemos, de ânimo forte, para a frente, construindo o bem, ainda que defrontados pela ironia, pela frieza ou pela ingratidão, porque, conforme a palavra iluminada do Apóstolo aos Gentios, “Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação”.

 

 06/09/2025 DIVINOS DONS

Livro: Palavras de vida eterna – item 84 - Paulo ( II Timóteo, 1:7)

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra!

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Como é formoso lembrar de tempos passados em que a caridade fez parte da vida de cada um.

Quantas vezes, a memória vai lá longe buscando as coisas infinitamente amorosas que você pôde participar?

E quanto o coração se entristece, quando vai tão longe no pensamento, recordando o que não era formoso que se fez?

Hoje, cada filho está na reencarnação para buscar o lado formoso do que viveu ontem, e por ter vivido ontem, dar continuação hoje no bem viver. Enquanto que as coisas que entristeceu seu espírito e não se aprendeu, elas também se tornam informações para esta encarnação, e o filho sofre, sofre e sofre.

Então, bendito seja quando você vai lá atrás no passado e lembra da alegria que alguém proporcionou para você, ou que você proporcionou para outro filho.

Nada se perde, pois toda caridade é como se fosse uma sementinha que você planta no grande jardim de Nosso Senhor Jesus Cristo. E ela floresce, dá fruto, dá flor, dá perfume para você mesmo. Então, quem é o beneficiado do bem?

Não se importe que a sementinha de hoje seja pequenina, mas é uma sementinha. Amanhã se pode plantar mais sementinhas e assim até chegar à perfeição. Porque todos que vocês conhecem como espíritos de luz, foram grandes semeadores.

Você pode até pensar que este trabalho é pequenino diante do universo, mas é uma sementinha no universo e que sem ela muitas coisas se deixariam de fazer.

Então há algum motivo para parar? Há algum motivo para se entristecer? E quando vem na vida de cada um, muitas vezes, uma pedrinha – ela também constrói. Se não fosse por ela, quantas coisas deixariam de ser construídas? Então, um tropeço na vida, mesmo que para você seja uma pedra tão grande, ela é pequenina. É a sua visão que faz com que seja tão grande. Mas se você buscar ferramentas divinas para colocar a pedrinha no lugar certo, é construção em seu benefício. Então quando a pedrinha chegar, tome e diga – ‘Esta é mais uma construção que vou fazer’! E a tristeza e a dificuldade ficarão muito longe. Elas chegam como benefício, e como tudo tem seu jeito de chegar, ela também encontra um lugarzinho certo para ser depositado.

Paz em Deus!

Tempo vem, mas o tempo não é contado em dias e nem em anos. Tempo, é a divina misericórdia divina para todas as criaturas, encarnadas e desencarnadas. Então, não conte o tempo como aqui, conte o tempo na eternidade, muito formosa e abençoada.

Mesmo aquela dor de ontem, creia que veio em seu favor. Hoje você já vê com uma certa coragem e diz, ‘venci a mim mesmo’.

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

 

06/09/2025 DIVINOS DONS

Livro: Palavras de vida eterna – item 84 - Paulo ( II Timóteo, 1:7)

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”

Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.

A paga do Cristão é a paz. E a paz vai sendo construída pelo comportamento dos filhos. A paz vai chegando pela honestidade consigo mesmo, pela honestidade com Jesus e os princípios que ensinou. Nada do que os filhos façam será julgado pelos Homens, mas antes pelos próprios filhos. Assim se dá a evolução espiritual.

Primeiro o filho conhece a Palavra. Então, sente a alegria de estar no caminho com todos que já são do Cristo Jesus.

Depois, absorve algumas pequenas mudanças. E estas mudanças iniciais são pilares de concreto da obra que se dá na construção e purificação espiritual. Na verdade, são pilares de sustentação dos tijolinhos que os filhos vão colocando na sua obra espiritual, e cada vez mais os pilares e os tijolinhos vão se fundindo, e dando a firmeza que o espírito necessita para a obra. É então que chega a alegria constante e o amor que cobre toda a multidão de pecados, para ser a cobertura divina desta grande obra que é o espírito amoroso dos filhos de Jesus. A paz é sempre a fortaleza, a sustentação diante de todas as dificuldades da vida. E esta sustentação, vem da fé que brilha no coração daquele que sabe que para distribuir seja o que for a título de caridade, não lhe cabe julgar o irmão, mas sim apenas ter o olhar amoroso e a mão estendida que alcança a outra em estímulo para que este se lembre de Jesus quando disse, “Eu me vou, mas não vos deixarei órfãos”!

 

06/09/2025 DIVINOS DONS

Livro: Palavras de vida eterna – item 84 - Paulo ( II Timóteo, 1:7)

“Pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”

Vivendo sem medo

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Na filharada da Terra, filhos, às vezes chega uma notícia que, como se fala... desestabiliza, deixa a mente confusa, não é? E às vezes acontece uma coisa ou outra e esse acontecimento também perturba os filhos. Às vezes são coisas que acontecem com a saúde, algumas vezes são coisas que acontecem na família, e às vezes são problemas com dinheiro, não é isso, filhos? Mas o que é engraçado é que às vezes não teve uma notícia que chegou e não teve nenhum acontecimento que sucedeu, na maioria das vezes os filhos da Terra se preocupam com aquilo que ainda não aconteceu... não é isso? Isso é engraçado, filhos. Os filhos colocam a cabeça para trabalhar criando imagens de coisas que não sabem se irão acontecer ou se não irão, não é? E vai se perdendo tempo, perdendo energia, filhos, porque na maioria das vezes essas coisas nem acontecem... mas aí já se perdeu a paz, não é, filhos?

Mas vamos colocar assim, que aquilo que está preocupando a mente dos filhos de fato vai acontecer. E se vai acontecer, os filhos acreditam que vai acontecer sem o amparo de nosso Senhor Jesus Cristo? Deus, o Deus que trouxe os filhos até aqui, é o mesmo Deus, é o mesmo que vai conduzir os filhos para frente, para frente e para frente, no caminho da evolução, filhos. Então, quando chega esse acontecimento, se de fato ele acontece, saibam que nosso Senhor Jesus Cristo só permitiu porque era importante para o aprendizado e era importante para os filhos ganharem experiência, não é isso? E quando se deixa o medo de lado... porque quando se está junto de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, onde fica o medo, filhos? Jesus vai na frente, abrindo o caminho para os filhos passarem, não é isso? E se caminham, sem medo, mas ao contrário, com confiança, então esse Negro Velho fala:

Coragem, filhos! Caminhem de cabeça erguida para passarem por aquilo que vão passar, porque se passarem com fé, com a chama da fé acesa, creiam que irão chegar do outro lado triunfantes!

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Deus lhe pague, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]