sábado, 20 de setembro de 2025

Estudos do dia 27-09-2025 - PROCUREMOS

 

 

 

PROCUREMOS

 

27/09/2025

“Ao contrário, quando chegou a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – item 95 - Paulo ( II Timóteo, 1:17 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Todas as sentenças evangélicas permanecem assinaladas de beleza e sabedoria ocultas. Indispensável meditar, estabelecer comparações no silêncio e examinar experiências diárias para descobri-las.

Aquele gesto de Onesíforo (foi um dos primeiros cristãos), buscando o Apóstolo dos Gentios, com muito cuidado, na vida cosmopolita de Roma, representa ensinamento sobremaneira expressivo.

A anotação de Paulo designa ocorrência comum, entretanto, o aprendiz aplicado ultrapassa a letra para recolher a lição.

Quantos amigos de Jesus e de seus seguidores diretos lhes aguardam a visita, ansiosos e impacientes? Quantos se fixam, imóveis, nas atitudes inferiores, reclamando providências que não fizeram por merecer? Há crentes presunçosos que procuram impor-se aos Desígnios Divinos, formulando exigências ao Céu, em espinhosas bases de ingratidão e atrevimento. Outros se lamentam, amargurados, quais voluntariosas criancinhas, porque o Mestre não lhes satisfez os desejos absurdos e inconvenientes.

Raros os aprendizes que refletem nos serviços imensos do Cristo.

Estaria Jesus, vagueante e desocupado, na Vida Superior? Respirariam seus colaboradores diretos, cristalizados na ociosidade beatífica?

Imprescindível é meditar na magnitude do trabalho e da responsabilidade dos obreiros divinos.

Lembremo-nos de que se Paulo era um prisioneiro aos olhos do mundo, era já, em si mesmo, uma luz viva e brilhante, na condição de Apóstolo que o próprio Jesus glorificara. Não era, ante a visão do espírito, um encarcerado e sim um triunfador. Apesar disso, Onesíforo, a fim de vê-lo, foi constrangido a procurá-lo com muito cuidado.

Semelhante impositivo ainda é o mesmo nos dias que passam. Para encontrarmos Jesus e aqueles que o servem, faz-se mister buscá-los zelosamente.

  

  20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Todos os filhos exercendo a sua mediunidade... isto é muito formoso. Aquele que deu a palavra amiga, não estava sozinho. Ele não sabia o que falar, mas a palavra veio. E por que veio? Porque a mediunidade estava sendo exercida. Juntou-se ele e mais a companhia de um espírito formoso, e falaram juntos. E outros, deram de seu fluído em favor dos necessitados. Mas a espiritualidade exerceu a sua mediunidade, colocou o seu fluído misturado ao fluído dos encarnados, e daí se deu a formosura do passe. De outra vez, o filho orou com tal força no pensamento que se misturou àquele que também estava orando com fervor, e o fluído também se misturou e foi no caminho certo em favor daquele que estava necessitado. E o filho pode pensar – como é a mediunidade? Mediunidade é amor. Mediunidade é fazer com que o filho que doa seu tempo sinta alegria. Mediunidade, também do lado que não é formoso tem sua companhia, porque ninguém faz nada sozinho. O filho pode pensar – Eu faço meu trabalho, e chega. Até no trabalho tem aquele que pela lei da afinidade, e que gosta de trabalhar mesmo estando fora da carne, e te ajuda para que o seu peso não seja tão grande. Muitas vezes, o filho pode perceber, trabalhei muito hoje, mas o cansaço não apareceu! – Ou de outra vez, o filho diz - Trabalhei muito e estou muito cansado. É isto filho, quando você quer companhia, o seu pensamento sabe onde buscar. E você que já conhece o que é fluído, o que é bondade, busca para estar ao seu lado sempre. O filho tem duvidado do que Negro Velho tem dito?

Silvia – Quando o Sr. começou a falar da mediunidade, estava falando de Paulo?

Pai Tomé – De todos! Ele exerceu em uma quantidade tão grande, mas tão grande, que até hoje, os filhos leem e se emocionam, e emoção faz parte da mediunidade. Quando você ora e aquela bênção vem tomando conta de você, é porque o seu coração alcançou até o alto. Então o filho pode pensar que onde quer que você esteja, pode exercer a sua mediunidade porque vai ter sempre a companhia de alguém se juntando à sua boa vontade.

Zé Pedro – Assim fica mais fácil da gente compreender a transformação.

Pai Tomé – Tem a mediunidade... que é do médium, mas se ela não tivesse os bons pensamentos e a vontade muito grande de servir, o Negro Velho iria encontrar dificuldade. Porque o Negro Velho conta com esta filha, tanto quanto a filha conta com o Negro Velho. Então, isto se chama a mediunidade do amor. É como Nosso Senhor Jesus Cristo disse, ‘Onde houver dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estarei’. Porque a mediunidade faz com que a companhia de Nosso Senhor Jesus Cristo se una ao amor do seu coração. Então Nosso Senhor Jesus Cristo não está longe, está pertinho, pertinho de cada um. Negro Velho fala com emoção, porque isto eu estou contando agora, mas é para a eternidade. O Negro Velho entendeu, e então acendeu uma luzinha – e embora clareie um espaço grande – mas quando é exercido, não há espaço, é tudo luz. Entendeu filho? Os filhos precisam saber que estão colaborando neste grande trabalho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque o amor... você pode pegar o amor? Você pode colocar muros no amor? O amor é como a brisa em um dia de muito calor. Não fica formoso?

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

E creia que mais um passinho diante do amor, já foi dado.

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

 

20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Há tarefas que demandam estudo, mas para um abraço, um sorriso, um olhar, só precisamos de amor

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Quando esse irmão, Paulo, falou com o menino Timóteo, filhos, reparem que ele falou para primeiro ele guardar a palavra, não é isso, filhos? Esse menino Timóteo tinha um coração grande e estava estudando, estava aprendendo e estava se preparando, filhos, então o irmão Paulo fala para ele: "Pegue tudo isso e coloque em prática". Então, vai ter tarefa para nosso Senhor Jesus Cristo que vai precisar de estudo, vai precisar de preparação da mente, vai precisar ganhar... como se fala... músculo...

- Musculação. [Sr. José Pedro]

Isso, filho! Vai ganhando força para depois fazer, filho, porque é trabalho mais complexo, não é isso, filho?

Mas tem coisas que os filhos podem fazer que não vai precisar de estudo e preparação, essas são as tarefas de uns para com os outros. Quando se aproxima do outro e dá um abraço, que às vezes é tudo o que aquele está precisando naquela hora, filhos, esse abraço levanta, ergue, filhos. E muitas vezes se chega perto e dá um sorriso e aquele sorriso muda tudo, não é isso, filhos? Às vezes aquele filho está triste, acabrunhado, e esse sorriso vem e ilumina, filhos!

E a filharada às vezes acha que é reservada, tímida, mas mesmo esses, filhos... às vezes um toque, às vezes nem um toque, filhos, um olhar... um olhar de ternura para o outro transforma... e esse filho começa a pensar e sentir de outra forma. E esse filho que se propõe a fazer isso, que só precisa de um pouquinho de amor no coração, filhos, pensa que está fazendo isso para o outro?

Não, filhos, está fazendo para si mesmo, em primeiro lugar, não é isso, filhos? Quando vem um filho procurar para conversar, esse que vai doar muitas vezes é o que mais precisa, não é isso, filhos? Precisa de treinamento para colocar o amor em movimento, filhos.

Então, continuem, filhos! Se não podem fazer coisas grandes, porque ainda não estudaram, não se prepararam, façam coisas pequenas, mas que têm grande valor: um abraço, um chegar perto e perguntar como o outro está, filhos. Isso vai mudando a energia, em volta de si e em volta do outro. E se um faz e outro faz, filhos, já pensou como vai crescendo e crescendo a luz, filhos? De um para com o outro, filhos, de coração para coração, pois cada um que recebe um gesto de carinho, filhos, vai multiplicar, porque em cada um que encontrar pelo caminho ele vai transbordar aquilo que recebeu.

Isso não é precioso, filhos?

Continuem, filhos, que nunca estarão sozinhos! Toda a filharada vai crescer junto, no amor de um para com o outro.

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Nós também te agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]

 

 

 

20/09/2025 CONSERVA O MODELO

Livro: Pão Nosso – item 97 - Paulo ( II Timóteo, 1:13)

“Toma por modelo as sãs palavras [...]”

Paz em Deus.

Abençoe sempre o seu caminho. Este mesmo que trilhas com tantas dificuldades. Este mesmo que exige de ti a doação, o cuidado a cada passo, a mão estendida a cada vez que te pedem, que te pede o coração sempre pronto a perdoar, que te pede o amor para com todos, até mesmo para aqueles que o filho não conhece. É isto mesmo. A exigência é alta, mas a alegria da transformação é igual. E o filho pode até pensar que o sacrifício é muito, mas não é. Porque não é maior do que o que nos foi deixado pelo caminho que trilhou Jesus. Este, foi o caminho de luz, o caminho da fé, da paz e compreensão que outrora os filhos não tinham.

Observe à sua volta, com quem você convive agora.

Observe a sua rotina como você a desenvolve agora.

Observe o seu coração hoje... não é diferente o sentimento de agora?

Antes era perturbação e desamor. Hoje, é carinho e compreensão.

Os filhos já valorizam cultivar a paz, e valorizam entregar esta mesma paz.

Paz filhos, e que os corações possam se alegrar cada vez mais na transformação com Jesus. Tenham em mente que esta transformação pode ser dolorida no início, mas na verdade ela já faz parte do espírito desde o início, e neste momento em que você decide pela transformação, está apenas resgatando o amor que é da natureza do espírito desde a criação.

Muita paz a todos. Paz em Deus!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome