sábado, 31 de agosto de 2024

Estudos do dia 07-09-2024 - SENTIMENTOS FRATERNOS

 

 

 

SENTIMENTOS FRATERNOS

 

07/09/2024

“Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros”

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – Item 10 - Paulo (Tessalonicenses, 4:9 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

 

Forte contrassenso que desorganiza a contribuição humana, no divino edifício do Cristianismo, é o impulso sectário que atormenta enormes fileiras de seus seguidores.

Mais reflexão, mais ouvidos ao ensinamento de Jesus e essas batalhas injustificáveis estariam para sempre apagadas.

Ainda hoje, com as manifestações do plano espiritual na renovação do mundo, a cada momento surgem grupos e personalidades, solicitando fórmulas do Além para que se integrem no campo da fraternidade pura.

Que esperam, entretanto, os companheiros esclarecidos para serem efetivamente irmãos uns dos outros?

Muita gente se esquece de que a solidariedade legítima escasseia nos ambientes onde é reduzido o espírito de serviço e onde sobra a preocupação de criticar. Instituições notáveis são conduzidas à perturbação e ao extermínio, em vista da ausência do auxílio mútuo, no terreno da compreensão, do trabalho e da boa-vontade.

Falta de assistência? Não.

Toda obra honesta e generosa repercute nos planos mais altos, conquistando cooperadores abnegados.

Quando se verifique a invasão da desarmonia nos institutos do bem, que os agentes humanos acusem a si mesmos pela defecção nos compromissos assumidos ou pela indiferença ao ato de servir. E que ninguém peça ao Céu determinadas receitas de fraternidade, porque a fórmula sagrada e imutável permanece conosco no “amai-vos uns aos outros”.

 

Sectário: Indivíduo que se envolve apaixonadamente ou de modo extremo numa doutrina, religião, política, filosofia etc.

   

Mensagem do Pai Tomé recebida na reunião do dia

31/08/2024 – O VASO

Livro: Vinha de Luz – Item 156 - Paulo (Tessalonicenses, 4:4 )

 

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”.

 

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra!

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Negro Velho quer falar que o amor está sendo expandido.

O amor, que com o tempo – E o Negro Velho não sabe qual é este tempo – mas é o tempo de N.S. Jesus Cristo, que toda a humanidade vai conhecer o amor na sua extensão bendita.

Por enquanto, filhos, a humanidade está aprendendo nas pequenas grandes coisas. Então você pode perceber o que é o amor de uma mãe para com seu filhinho? Eh, eh! Não é grandioso filho, mas é um começo.

Você já percebeu que quando entra o amor da criatura, que vê um pequeno ser necessitado, como um animalzinho, você não vê como é derramado o amor?

Você pode ver também o cultivador da terra, quando ele coloca a semente, para quem vê materialmente é só uma semente, mas para quem vê com os olhos do espírito, ele coloca a vontade de que esta sementinha venha a ser um arvoredo... Isto também é parte do amor.

Então você pode perceber a oportunidade que a humanidade tem de conhecer o amor? E o Negro Velho fala, que mais um tempo filho, e este amor será um só amor, para que a humanidade não sinta mais tristeza, e que sinta a alegria de servir.

Quando o filho aprender a olhar para o outro, buscando nele o que ele mesmo precisou, já é amor! E se você pensar, multiplicando e multiplicando tudo isto, o que vai acontecer? “Uma soma muito grande” (Zé Pedro). Não será amanhã, não será... mas já é tempo de começar.

Quando Jesus Cristo falou, “Amai-vos uns aos outros”, ele quis dizer que não seria para a humanidade fazer tudo isso simultaneamente, mas de coração a coração. É como se fosse uma grande corrente com amor, onde todos dessem as mãos uns para os outros. E assim, você vê que grande que fica? Então, como começa de coração a coração, seja você o primeiro da multidão.

Este Negro Velho fala isto filho, porque foi assim que Negro Velho conheceu a felicidade. Depois de conhecer isto e abraçar a causa, não houve outra a não ser esta.

O amor filho, é o sentimento maior, e o maior do maior, que existe em todo lugar onde está o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Paz em Deus! Deus abençoe a todos os filhos.

Começando pequenino e ganhando força, eh, eh, nada supera o amor.

Paz em Deus!

  

Mensagem recebida na reunião do dia

31/08/2024 – O VASO

Livro: Vinha de Luz – Item 156 - Paulo (Tessalonicenses, 4:4 )

 “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”.

Muitas pessoas costumam relegar os cuidados com o corpo a segundo plano quando se dedicam aos assuntos espirituais, como se o corpo fosse algo separado. Mas, em estando encarnadas as criaturas, o corpo e o espírito estão misturados, um ajudando o outro, um dependendo do outro, de modo que, quando o corpo não está bem, a mente e o espírito também são afetados. Se a mente não está bem, logo o corpo físico e o espírito se ressentem. E quando o espírito não vai bem, sentem as consequências a mente e o corpo. Por isso a necessidade de se cuidar também do corpo físico e da mente, além do espírito, porque estando em equilíbrio essas três dimensões do ser encarnado tudo se torna mais proveitoso e cada um pode ser mais útil na tarefa em que é contado, no lugar onde foi colocado para servir.

Cuidem do corpo físico e da mente com o mesmo afinco e com a mesma dedicação com que cuidam do espírito, pois ele é templo sagrado de Deus.

Sem o corpo físico, como se manifestará o espírito na Terra?

E como se manifestará o espírito na Terra estando a mente em desequilíbrio?

Quanto a nós, estamos aqui, colaborando nesta Casa bendita a fim de auxiliar nessas áreas, para que tudo possa correr da melhor forma possível.

Contem sempre conosco!

Sou apenas uma colaboradora.

   



sábado, 24 de agosto de 2024

Estudos do dia 31-08-2024 - O VASO

 

 

 

O VASO

 

31/08/2024

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – Item 156 - Paulo (Tessalonicenses, 4:4 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

A recomendação de Paulo de Tarso aos tessalonicenses ainda se reveste de plena atualidade.

O vaso da criatura é o corpo que lhe foi confiado. O homem comum, em sua falsa visão do caminho evolutivo, inadvertidamente procura saturá-lo de enfermidade, lama e sombras e, em toda parte, observam-se consequências funestas de semelhantes desvios.

Aqui, aparecem abusos da alimentação; além, surgem excessos inconfessáveis.

Existências numerosas esbarram no túmulo, à maneira de veículos preciosos atropelados ou esmagados pela imprevidência.

Entretanto, não faltam recursos da Bondade Divina para que o patrimônio se mantenha íntegro, nas mãos do beneficiário que é a nossa alma imortal.

A higiene, a temperança, a medicina preventiva, a disciplina jamais deverão ser esquecidas.

O Pai Compassivo não se despreocupa das necessidades dos filhos, mas sim os próprios filhos é que menoscabam (menosprezam) os valores que a Sabedoria Infinita lhes empresta por amor. Alguns superlotam o vaso sagrado com bebidas tóxicas e estonteantes, transformam-no outros em máquina da gula carniceira, quando o não despedaçam nos choques do prazer delituoso.

Em obedecer aos impositivos de equilíbrio, na Lei Divina, reside a magnífica prova para todos os filhos da inteligência e da razão. Raros saem dela integralmente vitoriosos.

A maioria espera milagres para exonerar-se dos compromissos assumidos, olvidando (esquecendo) que o problema do resgate e do reajustamento compete a cada um.

O melhor pai terrestre não conseguirá preservar o vaso dos filhos, senão transmitindo-lhes as diretrizes do reto proceder. Fora, pois, da lição da palavra e do exemplo, é imprescindível reconhecer que cada criatura deve saber possuir o próprio vaso em santificação e honra para Deus.

  

 

Mensagem do Pai Tomé recebida na reunião do dia

24/08/2024 – SAIBAMOS LEMBRAR

Livro: Pão Nosso – Item 140 - Paulo ( Colossenses, 4:18 )

“Lembrai-vos das minhas prisões”.

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra!

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Negro Velho quer lembrar os filhos, que há muito tempo, quando da vinda de N.S. Jesus Cristo à Terra, que já estava programada há muito e muito tempo. Mas para que ele viesse e deixasse a mensagem que seria lembrada para todo o infinito, era preciso que as estradas fossem melhoradas. Então, vieram antes dele muitos filhos que foram tirando as pedras do caminho, os tropeços do caminho, para que N.S. Jesus Cristo viesse em favor de toda a humanidade, encarnada e desencarnada. Porque o filho pensa somente na vida material, mas já existia todo um conjunto de filhos encarnados e desencarnados, na necessidade e na vontade de conhecer mais. E tudo isto veio, e N.S. Jesus Cristo chegou no plano e trouxe para toda a humanidade, em todos os tempos, a sua palavra de amor e libertação. Foi um tempo filhos, que os filhos podem considerar pequenino o tempo que ele ficou na Terra. Mas este tempinho pequenino se expandiu até o dia de hoje, porque N.S. Jesus Cristo continua trabalhando. E Negro Velho fala até hoje, quantos filhos estiveram neste plano ajudando a levar o evangelho de N.S. Jesus Cristo para que este não fosse esquecido nunca?! Então os discípulos foram caminhando e caminhando, iam e voltavam pela lei da reencarnação, até que vocês conheceram como o filho que abriu a porta do espiritismo. Já existia, mas não existia com a formosura como a que nos deixou Kardec.

Desde este tempo, foram caminhando, caminhando, vieram outros, e cada um trazendo um conhecimento e forma de falar para cada filho não ficar isento desta colaboração de entendimento. Então, existiu na formosura, aquilo que vocês falam, a religiosidade, que de um, é de uma forma, e a de outro, é de outra forma, e conforme o conhecimento e necessidade de cada um. E o espiritismo, vem avançando e avançando para aquele que estava incomodado, de só conhecer este lado espiritual que é a crença, e o espiritismo veio abrir a porteira, do lado de lá vir para o lado de cá, e do lado de cá, ir para o lado de lá.

Não é formoso isso filho? Paz em Deus!

É por isso, que cada filho continua buscando em N.S. Jesus Cristo a sua forma de entender, que precisa ser interpretado por todos os filhos, porque N.S. Jesus Cristo falou – “Eu me vou, mas não vos deixarei órfãos”! Então este conhecimento daqui e dali, está sendo a presença de N.S. Jesus Cristo em todas as suas formas de amor. Eh, eh!

Tem essa imagem de todo este amor? Não. “Não deixarei nenhum filho órfão”.

Então filhos da Terra, abençoado seja o tempo bendito deste acolhimento da Terra que se chama reencarnação.

Paz em Deus!

Deus abençoe a todos os filhos da Terra.

Pai Tomé

 

Mensagem recebida na reunião do dia

24/08/2024 – SAIBAMOS LEMBRAR

Livro: Pão Nosso – Item 140 - Paulo ( Colossenses, 4:18 )

“Lembrai-vos das minhas prisões”.

A entrega espiritual se dá, quando o filho trilha o caminho com o Pai.

E neste caminho, neste encontro, humildemente o filho se manifesta ao Pai de amor e pergunta, ‘Senhor, o que queres que eu faça’? Cada dia, a partir deste, seja de alegrias e trabalhos em favor do próximo, em favor da paz no coração de todo aquele que o filho encontrar.

Esta entrega espiritual não quer dizer sofrimento, mas sim redenção! Redenção espiritual para que o filho alcance grau evolutivo maior, de modo que assim, possa se juntar aos trabalhadores espirituais da seara do Cristo, onde aprender e trabalhar, é favorecer ao próximo e a si mesmo com alegria. É a tarefa maior.

Quer alegria maior que esta, filho? Quer bênção maior? Não é possível na Terra. E toda vez que o filho estiver só, mas se sentir próximo de Deus, estará em maioria. Não se esqueça disso. Você e Deus, você e Jesus, formam maioria sempre, em qualquer lugar. Fique em paz consigo mesmo, e nunca se esqueça disso, o trabalho com o Pai transforma, e para melhor. Muitas bênçãos para os filhos, e que tudo se transforme o bem. Sempre o bem.

  

Mensagem recebida na reunião do dia

24/08/2024 – SAIBAMOS LEMBRAR

Livro: Pão Nosso – Item 140 - Paulo ( Colossenses, 4:18 )

“Lembrai-vos das minhas prisões”.

Meus irmãos,

A iluminação, na eternidade, não é descanso, não é inutilidade. Ao contrário, é trabalho, é serviço no Bem.

Quanto mais se serve, mais se evolui. E quanto mais se evolui, mais se serve, a Deus e ao semelhante.

Cada dificuldade vivida na Terra serve como um material didático, que será útil para auxiliar aqueles que passam e passarão as mesmas dificuldades. Por isso, meus irmãos, é necessário colocar a atenção a cada acontecimento da vida, a cada passo do caminho, porque cada experiência servirá de recurso para as tarefas vindouras.

Fiquem todos na paz do Cristo.

Étienne

 

sábado, 17 de agosto de 2024

Estudos do dia 24-08-2024 - SAIBAMOS LEMBRAR

  

 

 

SAIBAMOS LEMBRAR

 

24/08/2024

“Lembrai-vos das minhas prisões”

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – Item 140 - Paulo ( Colossenses, 4:18 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

Nas infantilidades e irreflexões costumeiras, os crentes recordam apenas a luminosa auréola dos espíritos santificados na Terra.

Supõem muitos encontrá-los, facilmente, além do túmulo, a fim de receber-lhes preciosas lembranças.

Não aguardam senão o céu, através de repouso brilhante na imensidade cósmica...

Quantos se lembrarão de Paulo tão-somente na glorificação? Entretanto, nesta observação aos colossenses, o grande apóstolo exorta os amigos a lhe rememorarem as prisões, como a dizer que os discípulos não devem cristalizar o pensamento na antevisão de facilidades celestes e, sim, refletir, seriamente, no trabalho justo pela posse do reino divino.

A conquista da espiritualidade sublimada tem igualmente os seus caminhos. É indispensável percorrê-los.

Antes de fixarmos a coroa resplandecente dos apóstolos fiéis, meditemos nos espinhos que lhes feriram a fronte.

Paulo conseguiu atingir as culminâncias (alturas), entretanto, quantos golpes de açoite, pedradas e ironias suportou, adaptando-se aos ensinamentos do Cristo, em escalando a montanha!...

— Não mires, apenas, a superioridade manifesta daqueles a quem consagras admiração e respeito. Não te esqueças de imitá-los afeiçoando-te aos serviços sacrificiais a que se devotaram para alcançar os divinos fins.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

17/08/2024 – CARTAS ESPIRITUAIS

Livro: Vinha de Luz – Item 143 - Paulo ( Colossenses, 4:16 )

 
“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodiceia lede-a vós também”.
 
Eh! Eh! Eh! Eh!
Abençoados tudo suncês, filhos!
A lição de hoje trouxe uma informação preciosa, não é, filhos?
- Sim. [Sr. José Pedro]
Está falando que esse movimento das Cartas nunca parou, filhos, e não vai ter fim, filhos, porque sempre vai ter um que sabe mais para ensinar aquele que sabe menos, não é isso, filhos?
- Sim. [Sr. José Pedro]
E da mesma forma que a filharada se reúne em torno da mesa para receber orientações da Espiritualidade maior, filhos, esse Preto Velho e outros Espíritos trabalhadores da Casa também se reúnem em volta daquele que sabe mais, não é isso, filhos? E esse que sabe mais se reúne com outros em torno do que sabe mais ainda, filhos, e isso vai indo, vai indo, até chegar em nosso Senhor Jesus Cristo, que é o modelo maior para a filharada da Terra, não é isso, filhos?
Isso, filho, Jesus é o Mestre maior, dele é que tudo parte, porque ele pega direto de Deus, não é, filhos? Eh! Eh! Filhos.
Quando um irmãozinho se propõe a falar lá na frente, filhos, ou quando se propõe a fazer uma reunião de estudo, crê, filhos, que não se está sozinho, tem a Espiritualidade junto dando inspiração a cada palavra que se fala. E quando um filho tem dúvida "Será que eu deveria ter falado ou será que não?", se falou é porque era para falar, não é isso, filhos? Confiando na Espiritualidade maior, filhos.
E quando esses irmãozinhos se dispõem a falar aquilo que já aprenderam, filhos, a Espiritualidade da Casa também para, a fim de prestar atenção naquilo que está sendo falado, por respeito a essa tarefa bendita de esclarecimento, filhos. E quando estão falando, estão falando para os encarnados e também para os desencarnados, para a Espiritualidade da Casa que ajuda na tarefa e para aqueles Espíritos que precisam de esclarecimento, de ajuda, de amparo, filhos. E a filharada da carne segue o exemplo da Espiritualidade da Casa, não é isso, filhos? Na medida do possível se para o que se está fazendo e vem se reabastecer, filhos. Reabastecer, filhos...
Então, cada um vai precisar avaliar, filhos, naquilo que está fazendo na hora que o irmãozinho está fazendo a preleção, se o que está fazendo é urgente, filhos, ou se pode esperar um bocadinho, filhos, para o irmãozinho terminar de falar. Não é assim, filhos? Eh! Eh! Porque esse filho vai pensar: se é urgente, continua fazendo a tarefa guardando o silêncio possível, filhos, e se não é urgente, espera o irmãozinho terminar a tarefa bendita de esclarecimento, filhos. Isso que o Preto Velho está falando, filhos, foi recado de quem está acima desse Preto Velho, filhos, porque o trabalho da Casa já é muito bom, filhos, mas sempre pode ficar melhor, melhor e melhor, filhos, para se preparar para a tarefa do futuro, não é isso, filhos?
Isso, filhos.
O que precisa prestar atenção quando a Espiritualidade vem, filhos, não importa se fala como um Preto Velho ou se fala como suncês (vocês), o que precisa atentar é para o conteúdo, a essência da mensagem, filhos. Esse Preto Velho veio contar um pedacinho de sua história, filhos, não veio contar senão por outro motivo que não seja que algum pedacinho do que falou possa servir para ajudar cada um que prestou atenção e refletiu sobre o que estava sendo falado, filhos. Tudo o que vem, as "Cartas" que vêm de cima, filhos, sejam escritas ou sejam faladas, vêm para ajudar a um ou a outro, filhos, a todos que puder. Isso não quer dizer, filhos, que a Espiritualidade não vai vir de vez em quando para dar instruções mais específicas para essa ou para aquela tarefa, ou para esse ou aquele filho que faz a tarefa, ou não vai dar uma palavra de consolo para aquele que precisa. Não é isso? Mas quando se faz isso, filhos, quando se dá orientação para as tarefas, esse que está ouvindo vai aproveitar e outros podem aproveitar, cada um na sua tarefa, cada um no lugar que foi colocado, filhos. E quando se vem dar palavra de fortalecimento, de consolação, filhos, essa palavra também pode servir para outro filho que passou, que está passando ou que ainda vai passar pela mesma dificuldade, não é isso, filhos? Então a palavra serve para todos que querem ouvir, filhos, o que não pode é se perder a oportunidade de aprender, filhos, e a oportunidade de perguntar. E para se aprender e para se perguntar, filhos, precisa de disciplina. A disciplina é muito apreciada no mundo espiritual. E no mundo da carne vai ser diferente, filhos?
Eh! Eh! Disciplina sempre é bem vinda, filhos, e refletir sobre cada "Carta" que chega do mundo maior, filhos.
Preto Velho agradece.
Abençoados tudo suncês, filhos!
Pai Estêvão já vai.
 

 

Mensagem do Pai Tomé recebida na reunião do dia

17/08/2024 – CARTAS ESPIRITUAIS

Livro: Vinha de Luz – Item 143 - Paulo ( Colossenses, 4:16 )

 

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodiceia lede-a vós também”.
 
Eh! Eh!
Que tempo formoso, filho, que a Terra está passando.
A Terra que Nosso Senhor Jesus Cristo tem falado que vejam os que tem olhos de ver e que ouçam aqueles que tem ouvidos para ouvir. E chegou o tempo desses, filho.
O filho tem pensado que só os encarnados que vê e que ouve?  Acima de tudo é o espírito que precisa ver e ouvir.
E agora, filho, chegou o tempo e hoje todos os filhos, indistintamente, estão recebendo as mensagens do Céu para de cada um dentro daquilo que pode receber. A você, filho, é bendito para que você possa evoluir no seu patamar.
Cada um, como Nosso Senhor Jesus Cristo tem falado: A cada um segundo suas obras, segundo o seu entendimento e todos os filhos estão com sede e com fome de entendimento conforme o patamar em que ele se situa, porque isso que o filho fala nenhum pensa igual?  E não pensa em menos. Cada um buscando o que tem fome de justiça.
Quem tem ouvidos para ouvir filhos, porque a Espiritualidade Maior (como se fala na Terra) está fazendo muito barulho.
Eh! Eh! Esse barulho, filho, é o barulho divino.
Na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo também teve muito barulho, porque aquele que acordou recebeu e aquele que não acordou, filho, teve o tempo para acordar.
Não é formoso isso filho?
Eh! Eh! Ninguém está desamparado da misericórdia divina.
O tempo, filho, é o que faz a flor dar o seu perfume, o arvoredo dar os seus frutos. Tudo isso não merece o tempo, filho?
Que se dirá da criatura humana criada por Deus porque tem o tempo necessário para se evoluir e resplandecer como uma flor.
Eh! Eh! Nenhum filho vai se perder porque o tempo de cada um, de cada um, é sagrado.
Então, olhar o filho que já evoluiu, bendito seja! Olhar o filho que ainda permanece nas trevas, bendito seja! Porque todos chegarão em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Paz de Deus.
Negro Velho fala cada um dando sua parte amorosa para que isso se desenvolva.
O ser humano, filho, à medida que se vai evoluindo vai dissipando as trevas, as trevas de si mesmo e as trevas em seu redor.
Paz de Deus.
Deus abençoe todos os filhos.
Pai Tomé
 
 
 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

17/08/2024 – CARTAS ESPIRITUAIS

Livro: Vinha de Luz – Item 143 - Paulo ( Colossenses, 4:16 )

 

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodiceia lede-a vós também”.
 
Nós também somos cartas.
Cada um de nós, com sua vida, conta uma história aos semelhantes. E essas histórias devem ser de resignação, de perdão, de superação. E à medida que evoluímos, a cada escolha que fazemos, a cada atitude que tomamos, vamos nos iluminando, para que, um dia, nos tornemos mensagens vivas de amor, de paz e de luz.
Uma amiga
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


sábado, 10 de agosto de 2024

Estudos do dia 17-08-2024 - CARTAS ESPIRITUAIS

  

 

 

CARTAS ESPIRITUAIS

 

17/08/2024

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja

dos laodicenses, e a que veio de Laodiceia lede-a vós também”

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz – Item 143 - Paulo ( Colossenses, 4:16 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/      

 

O correio do céu nunca se interrompeu.

Desde que a inteligência humana se colocou em condições de receber a vibração dos planos mais altos, não cessou o Pai de enviar-lhe apelos, através de todos os recursos.

Em razão disso, a inspiração edificante nunca faltou às criaturas. E, na atualidade, com a intensificação do intercâmbio entre os círculos visíveis e invisíveis, à face do Espiritismo evangélico que restaura no mundo o Cristianismo, na sua pureza essencial, as cartas espirituais são mais diretas, mais tangíveis (compreensíveis).

Grande parte dos estudantes, contudo, seguindo a velha corrente do indiferentismo, em reparando essa ou aquela página edificadora, procura avidamente os nomes daqueles a quem são dirigidas.

Se há conselhos sábios, devem ser para os outros; se surgem advertências amigas ou severos apelos, devem ser igualmente para os outros. E compacta assembleia de companheiros demonstra singular ansiedade para receber mensagens particularistas, com apontamentos individuais. Para prevenir tais extremos, recomendava Paulo que as epístolas dedicadas a determinada igreja fossem lidas e comentadas em diferentes santuários para a necessária fusão e dilatação dos conhecimentos elevados.

As cartas espirituais de hoje devem observar idêntico processo. Somos compelidos a reconhecer que todos somos, individualmente, portadores de um templo interno. Saibamos extinguir as solicitações egoísticas e busquemos em cada mensagem do Plano Superior a consolação, o remédio, o conselho ou a advertência de que carecemos.

Quando soubermos compreender as pequeninas experiências de cada dia com a luz do Evangelho, concluiremos que todas as epístolas do bem procedem de Deus para a comunidade geral de seus filhos.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

10/08/2024 – RESPONDER

Livro: Pão Nosso – Item 77 - Paulo ( Colossenses, 4:6 )

 

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um”.

 

A história de Pai Estêvão

 
Eh! Eh! Eh! Eh!
Abençoados tudo suncês, filhos!
Esse Preto Velho esteve de uma outra vez contando como escolheu se apresentar dessa forma [como um Preto Velho], não é isso, filhos?
E naquela ocasião, filhos, falou que iria voltar outro dia para contar a história desse Preto Velho, não é isso, filhos? E esse Preto Velho vai contar uma parte dessa história, filhos.
Esse Preto Velho chegou na fazenda do Sinhô e da Sinhá, filhos, não chegou andando, chegou na barriga da mamãe. A mamãe foi trazida para ser ama de leite, porque a Sinhá estava esperando um camburequinho [um bebê] também na barriga, não é, filhos? E essa mamãe chegou e esse Preto Velho estava dentro da barriga da mamãe, filhos, e nasceu quase que ao mesmo tempo do camburequinho [do bebê] da Sinhá, não é isso, filhos? E Sinhá, vendo o camburequinho junto com o outro camburequinho, por causa da maternidade se afeiçoou a esse Preto Velho também, filhos, e olhava aquele bebezinho brincando com seu bebezinho e falou para o Sinhô: "Deixa esse bebezinho junto com a mãe, deixa aqui dentro da Casa, ajudando a mãe e crescendo junto com nosso filho", não é isso, filhos?
E esse Preto Velho bebezinho foi crescendo junto com o filho do Sinhô, com o Sinhôzinho, filhos, e depois [depois de desencarnar] Preto Velho foi saber que ele era um Espírito que vinha junto há muito tempo, filhos, e tinham uma amizade muito grande! E o Sinhôzinho foi crescendo e esse Preto Velho foi crescendo, foi crescendo, filhos, e foram aprendendo tudo juntos. E quando vinha o Padre na fazenda, filhos, ensinar a família e o menino as coisas de nosso Senhor Jesus Cristo, esse Sinhôzinho contava tudo para esse Preto Velho, filhos, e esse Preto Velho se interessava muito em aprender aquela coisa nova que nunca tinha ouvido, filhos, e foi se afeiçoando a nosso Senhor Jesus Cristo por causa do Sinhôzinho que contava as palavras do Padre, não é, filhos?
Só que foi passando o tempo, passando o tempo, filhos, e esse Negro Velho era mocinho e ajudava a mamãe no serviço da Casa [a Casa grande] e às vezes saía para comprar alguma coisa ou outra para o Sinhô, filhos, e os irmãos escravizados que trabalhavam na fazenda, filhos, olhavam para esse Negro Velho com mágoa no coração, filhos, porque pensavam: "Ele está na Casa [na Casa grande], não tem sofrimento, não está na senzala". Não é isso, filhos? E esse Negro Velho ficava com o coração machucado, filhos, porque queria estar de alguma forma com aqueles irmãos, filhos, não queria que eles pensassem assim.
E o tempo passou mais um pouquinho, filhos, e Sinhôzinho foi estudar fora do país, filhos. E quando ia estudar fora do país iria passar muitos anos fora, e pediu para o Sinhô, filhos, para deixar esse Negro Velho livre, filhos, para deixar liberto antes que ele partisse, filhos. E o Sinhô não viu isso com bons olhos, mas a Sinhá também interveio e pediu para se fazer assim. E assim foi feito, e ele deu a Carta [de alforria] para esse Negro Velho. Não é isso, filhos?
Só que quando Sinhôzinho partiu, filhos, foi um momento doloroso para esse Preto Velho, porque Preto Velho sentia na "bolinha", no coração, que não ia mais ver aquele Sinhôzinho que lhe era tão caro, não é, filhos?
E quando Sinhôzinho foi embora, filhos, e esse Negro Velho estava com a Carta [a Carta de alforria] na mão, filhos, e olhava para aquele mundaréu de negraiada, filhos, trabalhando debaixo de chicote às vezes, filhos, pensava:
"E eu vou embora? Não posso ir embora e deixar... [nesse momento Pai Estêvão fica muito emocionado]
Eh! Eh! E deixar esses irmãos aqui? Não posso fazer isso, meu coração não vai aguentar a dor do remorso!", filhos. E esse Negro Velho rasgou a Carta, filhos, e falou para o Sinhô:
"Eu vou pra junto dos meus irmãos".
E esse Negro Velho... Eh! Eh! Foi pra junto dos irmãos, filhos.
Quando chegou, não foi muito bem recebido logo de início, não é, filhos? Eh! Eh! Filhos. Isso, filhos. Esse Preto Velho vai voltar outro dia para contar como foi a chegada desse Preto Velho na senzala, filhos, e como foi a vida desse Preto Velho quase até o final, filhos, e vai contar a outra parte da história, não é, filhos? Porque hoje já contou bastante e a lembrança voltou viva no coração desse Negro Velho, não é isso, filhos? Mas o Negro Velho veio contar, filhos, para os filhos irem percebendo como nós escolhemos, filhos, a maneira de responder aos acontecimentos da vida, filhos. Nós respondemos de acordo com aquilo que o coração manda, filhos, e às vezes o jeito que se responde se muda uma existência inteira e muda a outra que vem depois, não é isso, filhos?
Então, reflitam, filhos, como que andam respondendo aos acontecimentos da vida, filhos.
Preto Velho agradece a oportunidade de contar um pedacinho da sua história.
Abençoados tudo suncês, filhos!
Pai Estêvão já vai.
- Nós que agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]
 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

10/08/2024 – RESPONDER

Livro: Pão Nosso – Item 77 - Paulo ( Colossenses, 4:6 )

 
Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.
Sempre pensamos, temos certeza de que nossa palavra irá agregar para outras pessoas. Mas não é assim. As palavras acrescentam quando vem do coração, quando são ditas com cuidado, carinho e amor. Ainda que seja uma fala mais dura, sempre que dita com o coração, esta, irá sempre agregar, pois ainda que quem ouça possa não concordar, poderá levar a palavra na mente para refletir depois. Mas, quando a palavra não vem do coração e não é dita com o devido cuidado, pode machucar. Lembre-se das palavras de sua mãe, das palavras com que foi educado. Eram palavras duras, mas ditas por quem te amava, e assim edificaram sua alma e aqueceram seu coração. Em determinadas horas, mesmo para ouvir palavras duras, buscamos nossa mãe, porque buscamos piedade para nossos erros. Então, este mesmo cuidado é bom ter com qualquer que te procure, por qualquer motivo.
Compaixão, respeito, carinho e humildade. Estas, sempre devem fazer parte de nossa resposta.
 

Mensagem recebida na reunião do dia

10/08/2024 – RESPONDER

Livro: Pão Nosso – Item 77 - Paulo ( Colossenses, 4:6 )


Meus amigos, naquela tarde gloriosa às portas de Damasco, em que Paulo ouviu o chamamento do Senhor, o que foi que ele respondeu? – “O que queres que eu faça Senhor?”
Até hoje, Jesus está nos esperando em nossa caminhada às portas de Damasco, estaremos perguntando  “O que queres que eu faça Senhor?”.
Jesus nos abençoe.