sábado, 3 de agosto de 2024

Estudos do dia 10-03-2024 - RESPONDER

  

 

 

RESPONDER

 

10/08/2024

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um”

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – Item 77 - Paulo ( Colossenses, 4:6 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

O ato de responder proveitosamente a inteligências heterogêneas (diferentes) exige qualidades superiores que o homem deve esforçar-se por adquirir.

Nem todos os argumentos podem ser endereçados, indistintamente, à coletividade dos companheiros que lutam entre si, nas tarefas evolutivas e redentoras. Necessário redarguir (responder), com acerto, a cada um. Ao que lida no campo, não devemos retrucar mencionando espetáculos da cidade; ao que comenta dificuldades ásperas do caminho individualista, não se replicará com informações científicas de alta envergadura.

Primeiramente, é imprescindível não desagradar a quem ouve, temperando a atitude verbal com a legítima compreensão dos problemas da vida, constituindo-nos um dever contribuir para que os desviados da simplicidade e da utilidade se reajustem.

Toda resposta em assunto importante é remédio. É indispensável saber dosá-lo, com vista aos efeitos. Cada criatura tolerará, com benefício, determinada dinamização. As próprias soluções da verdade e do amor não devem ser administradas sem esse critério. Aplicada em porções inadequadas, a verdade poderá destruir, tanto quanto o amor costuma perder...

Ainda que sejas interpelado pelo maior malfeitor do mundo, deves guardar uma atitude agradável e digna para informar ou esclarecer. Saber responder é virtude do quadro da sabedoria celestial. Em favor de ti mesmo, não olvides (não esqueças) o melhor modo de atender a cada um.

  

 

Mensagem recebida na reunião do dia

03/08/2024 – ORAÇÃO

Livro: Pão Nosso – Item 108 - Paulo ( Colossenses, 4:2 )

 

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”.

 

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

A filharada da Terra ainda não conhece o poder da oração, não é, filhos? Não se sabe onde pode chegar, o que pode fazer...

Esse Preto Velho vai falar um pouquinho de alguns tipos de oração, filhos.

A oração que a filharada da Terra mais conhece é a oração de pedido, não é, filhos? Se pede, se pede... mas precisa estar atento para ver que quando se pede, para receber precisa ter primeiro merecimento. Não é isso, filho? [Dirigindo-se a Sr. José Pedro]

- Sim. [Sr. José Pedro]

Precisa fazer por merecer, filhos, e precisa também estar preparado para receber aquilo que está pedindo, filhos. Precisa preparar o coração e a mente para receber aquilo que se pede. E precisa ser um pedido justo, filhos. Um pedido justo é aquele que vai fazer bem para aquele que está pedindo e que não vai prejudicar ninguém.

Não é isso, filhos?

- Exatamente! [Sr. José Pedro]

E tem outro tipo de oração que é oração de louvor, de reconhecer a grandeza de Deus, Seu poder, Seu Amor, Sua sabedoria para colocar cada coisa em seu lugar, filhos, Esse que tudo pode! Não é isso, filhos?

E existe também, a oração de agradecimento, não é, filhos?

Quando se recebe alguma coisa, não se tem vontade de retribuir aquilo que recebeu, filhos? E quando se tem vontade de retribuir se coloca em ação, e essa é a "ação de graças" que Paulo fala. Não é isso, filhos?

A oração de agradecimento é rara na Terra hoje em dia, não é, filhos?

Mas existe um tipo de oração que é a oração pelo outro, filhos. Quando se faz uma oração pelo outro se agrada a Deus e a nosso Senhor Jesus Cristo, porque se sai de si mesmo e se pensa na dor do outro, filhos. Essa oração é a que agrada mais, por isso que essa "Negraiada Velha" vem sempre pedir para os filhos orarem uns pelos outros, filhos. É muito importante sair de si para pedir pelo outro, não é, filhos?

Eh! Eh! Filhos.

Os filhos têm alguma pergunta para esse Preto Velho, filhos?

Eh! Eh! Esses filhos pensam "pergunto ou não pergunto?", não é, filhos? E quando se fica na dúvida, filhos, muitas vezes se perde uma oportunidade de aprender, não é isso, filhos? Eh! Eh! Filhos.

A oração, filhos, quando é feita de coração e quando é feita pensando em nosso Senhor Jesus Cristo, por motivo justo e tudo isso que esse Preto Velho falou, filhos, a oração não cai no chão como a lição falou, não é, filhos? A oração vai alto, vai alto, filhos, e chega lá em cima fazendo barulho e fazendo movimentar as coisas para a filharada receber aquilo que pediu, no tempo de Zambi [de Deus]. Não é isso, filhos?

E não é precioso isso, filhos?

- Muito! [Sr. José Pedro]

Eh! Eh! Filho. Eh! Eh! Filhos.

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Nós que agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

03/08/2024 – ORAÇÃO

Livro: Pão Nosso – Item 108 - Paulo ( Colossenses, 4:2 )

 
“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”.
 
A oração não funciona como um serviço de entrega da Terra, onde se pede algo agora e o que se pede chega dali a pouco. Nem tampouco aquilo que pedimos nos chega conforme pedimos, da forma como pedimos. Mas a oração, ao contrário, é momento de conexão com Deus, momento de se colocar todo o coração na conversação com o Pai, com sinceridade, honestidade e humildade, e aguardar, confiando que Ele fará por nós o melhor, nos colocando como Jesus pouco antes da crucificação, dizendo sempre ao final:
"Mas que seja feita a Sua vontade, e não a minha".
Étienne
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome