sábado, 9 de agosto de 2025

Estudos do dia 16-08-2025 - ANTE O MUNDO ESPIRITUAL

  

 

 

ANTE O MUNDO ESPIRITUAL

 

16/08/2025

“Estarão assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Bênção de paz – item 15 - Paulo ( I Timóteo, 6:19 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 Fundamento é “alicerce”, “sustentáculo”.

A essência espírita da palavra de Paulo a Timóteo não nos deixa qualquer dúvida.

O Apóstolo solicita aos companheiros encarnados na Terra entesourarem “um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna”. Claro que não se reporta ao porvir do corpo, destinado a transformações inevitáveis na química da Natureza. O convertido de Damasco se refere à alma imperecedoura. Em síntese, destaca a necessidade do máximo aproveitamento da reencarnação. Recorda aos homens que os obstáculos do mundo são recursos valiosos para o reajuste do Espírito; que as provações na carne são agentes de purificação interior; que a convivência com aqueles que nos ferem ou caluniam é oportunidade de exercitarmos humildade e que o contato de tentações é o processo de amealharmos experiência.

Paulo quer dizer que a criatura humana, em se desvencilhando da armadura física, pelo transe da morte, se aspira a conquistar os planos superiores, no rumo da imortalidade vitoriosa, precisa transportar consigo as riquezas do espírito, hauridas (adquiridas) no estudo e no trabalho, no mérito das boas obras e no autoaprimoramento, uma vez que sem esses requisitos, conquanto desencarnada, permanecerá gravitando em torno de vicissitudes (adversidades) terrestres, à espera de novas reencarnações.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

09/08/2025 NO CAMPO DA VIDA

Livro: Palavras de vida eterna – item 63 - Paulo ( I Timóteo, 6:19)

 
 
“Estarão assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida”. 
 
Abençoados sejam todos os filhos desta Casa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na Fazenda Grande, a Negra Velha sempre fala da casa amorosa que a abrigou e também a tantos irmãos de raça.
E, em uma época, havia lá uma criança — já não tão criança, meio crescido — que chegou pelas mãos do Sinhozinho e veio de uma cidade próxima, porque havia necessidade de mais braços para a lavoura naquele momento.
Aquele filho, desde o momento em que chegou na Fazenda, sempre foi arredio. Por mais que quisesse juntá-lo aos demais, não conseguíamos. Estava sempre afastado e só, e sempre com o semblante... não triste, mas bravo.
A Negra Velha pensava e pensava: o que se passa nesta cabeça para este olhar tão agressivo? Parecia que não gostava de nada.
E, quando o Sinhozinho convidava a todos para o trabalho — porque o Sinhozinho não ordenava, ele convidava ao trabalho; é diferente — aquele filho não recebia como um convite, mas como uma ordem.
Isto o deixava mais entristecido e bravo, porque não gostava de ordens. E a Negra Velha pensava: o que fazer para ajudar uma alma tão sofrida? Porque é um sofrimento muito grande quando a criatura se situa nesta faixa escura da dor.
Não é assim... Os papais e mamães da Terra não dão somente coisas ruins para os filhos; dão muito mais coisas alegres. Já imaginou Deus, então? Como deve ser?
É que os filhos interpretam mal. O que é corrigenda, muitas vezes, ele não quer. E então vê um pedido como se fosse uma ordem. Já pensaram nisso?
Então, filhos, toda vez que cada um sentir no coração o desejo sincero de ajudar, ajude! Porque, se na mente viu coisas que não devia ver... Porque às vezes — a Negra Velha sabe, porque também via —, nestas passagens da cabeça para o coração, muda tudo.
Quando o coração fala mais alto, a caridade se faz. E, nesta tarde, quanto e quanto aconteceu... Quantos e quantos filhos chegaram aqui contrariados.
As mamães e papais não mandam os filhos para a escola, muitas vezes, contrariados, para o seu próprio bem? Então, aqui também.
Muitas vezes chegam aqui irmãos contrariados, mas não obrigados — é diferente — e, neste “contrariado”, ele é ajudado. Aí consegue mudar a visão vibratória, e isto muda tudo.
E, muitas vezes, nem é do encarnado. É que, quando cada um chegou neste planeta abençoado, não veio só. Viemos juntos com muitos e viemos em grupos.
E, neste grupo, tem aquele que vem para aprender e evoluir, e tem também o que não está muito a fim, mas que vem pelo bem, pela abençoada oportunidade da reencarnação.
Então, ele aproveita aquele filho que ama muito e, no mundo espiritual, combinam: “Eu vou, vou para ganhar corpo, mas você vai junto comigo!”
Mas, quando chegam aqui, eles esquecem — bendito esquecimento! — e esquecem pelas bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo e da misericórdia de Deus, para que não atrapalhe. Porque, caso se lembrassem, poderia atrapalhar.
Quando você olhar para o lado e ver alguém entristecido, e sentir vontade de ajudar, é a bênção da reencarnação que colocou ele no seu grupo. Parece que não, mas é!
Abençoados sejam todos os filhos.

Mãe Joana

 

Mensagem recebida na reunião do dia

09/08/2025 NO CAMPO DA VIDA

Livro: Palavras de vida eterna – item 63 - Paulo ( I Timóteo, 6:19)

 

 

“Estarão assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida”. 

Esse fruto já é doce e já é capaz de alimentar um pouquinho quem está em volta"

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Não é precioso quando se vê uma sementinha rompendo a terra e virando um brotinho, e esse brotinho vai crescendo, vai crescendo e vai se tornando uma árvore, e essa árvore dá flores bonitas e começa a dar os primeiros frutos?

E quando dá fruto, mesmo ainda estando no comecinho, esse fruto já é doce e já é capaz de alimentar um pouquinho quem está em volta, e isso está acontecendo nesta Casa, filhos, e quando isso acontece nós do lado de cá ficamos contentes, porque houve um investimento nessa arvorezinha, filhos. E essa arvorezinha, quando está no começo da frutificação, é natural que sinta um pouquinho de insegurança, mas os arvoredos mais antigos que estão em volta incentivam e apoiam, e vão fortalecendo essa arvorezinha, e a arvorezinha vai crescendo e crescendo, e vai dando cada vez mais frutos, não é isso, filhos? E esse Negro Velho não está falando do jardim, filhos, está falando da tarefa para nosso Senhor Jesus Cristo que é feita com alegria e com dedicação, filhos! E todos nós do lado de cá ficamos alegres e agradecidos, filhos!

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

09/08/2025 NO CAMPO DA VIDA

Livro: Palavras de vida eterna – item 63 - Paulo ( I Timóteo, 6:19)

 

“Estarão assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida”. 

Paz em Deus!

Pai, seja feita a sua vontade.

Todos os corações puderam perceber que a participação em uma reunião bendita como esta, beneficia e traz alivio aos corações, mesmo para aqueles que não percebem imediatamente, levam para casa a recordação de estar em tão boa companhia, porque mesmo que não captou tudo o que aconteceu, parou, pensou e sentiu que a palavra do Cristo sempre chega. E chega até mesmo para os que não estão na sintonia, mas que um dia, ele, na dificuldade do momento vai se lembrar da palavra bendita que pode lhe aliviar.

É como gostar de uma flor e que mesmo querendo, não pôde levá-la para casa – ela te tocou, e você guardou a imagem formosa e o perfume agradável ao seu olfato. A mesma coisa é a prece, a palavra de Deus. O filho ouviu, gostou, e mesmo que não participe sempre de reuniões como esta, irá guardar a lembrança e quando estiver agoniado e aflito, vai sim se lembrar de Nosso Senhor Jesus. Vai se lembrar deste dia em que se sentiu melhor ao ouvir a palavra que tocou seu coração, e que faz com que o filho se aproxime da espiritualidade. Então, louvado seja! Guarde consigo a palavra bendita de Jesus quando disse, “Eu me vou, mas não vos deixarei órfãos”.

Muita paz a todos!

 


sábado, 2 de agosto de 2025

Estudos do dia 09-08-2025 - NO CAMPO DA VIDA

  

 

 

NO CAMPO DA VIDA

 

09/08/2025

“Estarão assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Palavras de vida eterna – item 63 - Paulo ( I Timóteo, 6:19 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 Se te encontras interessado no próprio aperfeiçoamento, aproveitar é a palavra de ordem.

Repara o exemplo da Natureza.

O pão que te serve é a essência de muitos envoltórios que tornaram para o quimismo (decomposição de matéria orgânica) da gleba (da terra).

O clima reconfortante do lar é produto da limpeza constante.

Se pretendes avançar ao encontro do melhor, despoja-te do inútil.

Muitos aspiram à tranquilidade apegando-se à inquietação, enquanto outros muitos pretendem a primazia da fé, rendendo preito (homenagem) à negação de si próprios.

Querem a paz, guardando-se irritadiços, e anseiam pela segurança do bem, afirmando-se, eles mesmos, tão endividados com o mal que não lhes sobra leve possibilidade de consagração à virtude.

É natural estejamos nós sob a carga de avelhantados (velhos) problemas. Herdeiros de passado culposo, é preciso revisar as próprias tendências e ajuizar quanto às nossas necessidades para que não estejamos tateando na sombra. Contudo, se aspiramos a melhorar amanhã, é forçoso sermos melhores ainda hoje.

Para isso não vale simplesmente partilhar o trabalho geral, mas selecionar a experiência comum, assimilando-lhe o ensinamento.

Não sintonizarás a antena do coração com as mensagens de toda a parte.

Recolherás aquelas que te enobreçam.

Não comprarás aflições.

Preocupar-te-ás com o que for justo.

Não te esqueças, pois, de que viver é atributo de todos, mas viver bem é o caminho de quantos se dirigem, leais ao Bem, para a Divina luz da Vida Real.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

02/08/2025 POSSE DA VIDA

Livro: Sentinelas de Luz – Paulo ( I Timóteo, 6:12)

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”. 

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Que formoso quando os filhos sabem ser perseverantes, não é?

Ser perseverante, não é aquele que quer tudo de imediato.

Perseverante, não é aquele que exige.

Perseverante, é aquele que espera na fé que vai conseguir. Este é perseverante.

Porque perseverar é ter muita certeza de que vai conseguir tudo o que for para o seu bem. Se não veio o que você queria, foi porque foi substituído pelo que vai fazer bem para você.

Muitos filhos desejam tão ardentemente, que se fossem dado, seria a derrota. Mas o Nosso Senhor Jesus Cristo bondoso, dá aquilo que vai alimentar pela vida eterna.

Então filho, tudo o que você deseja, persevera esperando sempre o formoso que irá acontecer. Esta é a perseverança na fé. E os filhos da Terra, os filhos desta Casa de Oração, já estão no caminho, caminhando bem apressadamente para receber o que desejam.

Negro Velho fala “apressadamente”, porque o espírito não deve ter pressa de receber. “Apressadamente”, é confiar caminhando. Porque muitas vezes os filhos querem caminhar correndo, e não vê nem de um lado e nem de outro. Enquanto que para a caminhada, é preciso olhar para um lado, para o outro, e para a frente.

Desta forma, é certeza de encontrar o que o filho busca. Entende isso? Quanto a necessidade de oração, os filhos estão perseverando, de pouco em pouco, de passo em passo, vai chegando para si mesmos, a libertação para a suas próprias vidas.

Os filhos pensam que liberdade é fazer tudo que aparece à frente? Liberdade, é saber construir com firmeza na fé.

Isto foi o que Nosso Senhor Jesus Cristo, já ensinou há dois mil anos. E o Negro Velho diz que todos os filhos aqui, caminharam neste tempo. E para chegar até aqui, com a formosura de desejar mais, e mais, e mais. Porque o aprendizado é eterno, e aquele que aprende e aplica é para toda a vida. Deus abençoe.

Negro Velho traz um recado para os filhos – Que cada um deu de si, o que tinha de formoso, e tudo isto foi como se fizessem um buquê e transportassem para todos aqueles que precisavam, e em forma de remédio para cada um.

Então a prece se transformou em flor, e a flor se transformou em remédio e em paz.

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus abençoe a todos os filhos.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

02/08/2025 POSSE DA VIDA

Livro: Sentinelas de Luz – Paulo ( I Timóteo, 6:12)

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”. 

Paz em Deus!

Muitas bênçãos a todos os filhos que amam a Jesus Cristo, que amam aprender com Jesus, e que sabem que cada aprendizado será um grande e enorme capítulo para seu espírito. E quando o filho não carrega peso para aprender, então, Louvado Seja!!

Negro Velho espera e deseja que cada filho se alegre com as lições, pois o tempo de tristeza já passou. O tempo de tristeza era quando os filhos erravam e não se importavam, e agora que os filhos estão “Combatendo o bom combate”, é sempre motivo de alegria.

Cultivar a alegria é expandir esta mesma alegria para todos os corações e aumentar, aumentar mais e mais. Lembrem-se sempre filhos, “Combater o bom combate”, é combater a si mesmo, é estar em paz consigo mesmo, estar na companhia abençoada de Jesus. A luta fortalece para o próximo combate, e o próximo combate, é a próxima alegria da nova conquista. Então fortaleça seu pensamento para a batalha, porque esta, é batalha de vida e não de morte.

Paz filhos, paz. Deus abençoe a todos.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

02/08/2025 POSSE DA VIDA

Livro: Sentinelas de Luz – Paulo ( I Timóteo, 6:12)

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”. 

Jesus confia que os filhos irão vencer

Eh! Eh! Eh! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

Os filhos da Terra, quando vão passar por uma provação, o primeiro impulso é querer fugir, não é isso, filhos? E ficam entristecidos...

Mas nós, do lado de cá, filhos, quando vemos uma provação chegando na vida dos filhos, nós ficamos alegres.

- Está chegando uma oportunidade. [Sr. José Pedro]

Isso, filho! Ficamos alegres porque percebemos que nosso Senhor Jesus Cristo está confiando naquele filho, confiando que ele vai vencer, não é isso? E quando esse filho consegue vencer a prova, ele fica fortalecido, filhos.

Quando esse filho passa pela provação ele se recolhe para dentro de si mesmo, filhos, e no interior do interior do interior ele encontra a luz de Deus, e quando encontra essa luz ele se ilumina, filhos, e essa luz pode então transbordar.

A luzinha sai, se multiplica e atinge quem está em volta. Esse é o Bom Combate, filhos, porque quando o filho tem uma provação e se volta para dentro ele vai mandando embora as imperfeições e as coisas que não servem mais, não é isso, filhos?

E cada vez que vence uma prova e se sente alegre e forte por ter vencido, vão chegando novos desafios que nosso Senhor Jesus Cristo propõe, filhos, e cada desafio vencido é mais um passinho na direção de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não é isso, filhos?

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Nós te agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

02/08/2025 POSSE DA VIDA

Livro: Sentinelas de Luz – Paulo ( I Timóteo, 6:12)

 

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”. 

Queridos irmãos, trago nesta tarde um cesto de flores que ofereço a cada um de vocês. Flores do amor, flores da benevolência, flores da caridade. Queridos, a vida de cada um, a caminhada de cada um, é feita de escolhas. Tudo aquilo que desde pequenino semearem, um dia com certeza vocês vão colher. Por isto queridos e amados, vivam o hoje, o agora. O ontem já passou, e o amanhã está por vir. Assim como meu povo, aquilo que caiu da carroça, nós deixamos para trás, esqueçam as ofensas, as mágoas e as dores e aprendam a exercitar o perdão e a fé em Cristo Jesus. Que Jesus em sua bondade infinita abençoe a todos vocês.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

02/08/2025 POSSE DA VIDA

Livro: Sentinelas de Luz – Paulo ( I Timóteo, 6:12)

 

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”. 

"Tomai vossas provas como bênçãos do Alto"

 Todos vós sois filhos de Deus, herdeiros legítimos da Sua luz.

Tomai vossas provas como bênçãos do Alto e sede aprovados nas vossas tribulações, para que vos torneis aptos a tomar posse dos tesouros celestes, que estão disponíveis a todos os que têm boa vontade, serenidade e persistência.

Marchai, meus irmãos, com coragem e fé, porque nunca estais sozinhos.

Jesus vos abençoe a todos.

Irmão João

 

 

 

 

 




sábado, 26 de julho de 2025

Estudos do dia 02-08-2025 - POSSE DA VIDA

 

 

 

POSSE DA VIDA

 

02/08/2025

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna [...].”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Sentinelas de Luz Paulo ( I Timóteo, 6:12 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 A recomendação de Paulo de Tarso a Timóteo é eminentemente expressiva. Examinemos, por exemplo, a primeira sentença: “Milita a boa milícia da fé”; será aproveitar os ensejos de luta, de trabalho, de obstáculos, a fim de provar a disposição sincera no serviço do Senhor.

Fé não se exterioriza sem ocasiões adequadas e o aprendiz que se furte aos combates ásperos perde toda oportunidade de testemunho.

Realizada, porém, a devida edificação, o discípulo estará preparado a receber a Luz Divina, de conformidade com a segunda sentença: “Toma posse da vida eterna”; é o apelo supremo.

O rio da eternidade passa ao lado dos espíritos humanos, oferecendo-lhes o tesouro imperecível.

As criaturas, porém, na sua generalidade, permanecem interessadas no jogo da ambição egoística da esfera transitória ou distraídas na ilusão. Muitas fazem o simulacro de preocupação espiritual, à custa de devocionários convencionais, esperando favores do Céu que nada fizeram por merecer ou aguardando paraísos de ociosidade, após a morte do corpo.

Continuam ignorando, às vezes, voluntariamente, que é o próprio espírito quem ergue o santuário e o habita.

Cada qual povoa o mundo que construiu em si mesmo. Deus cria as Grandezas universais e oferece-as aos homens e cada filho, sem falsa compreensão, deve entrar na posse dos Bens Eternos.

 

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

26/07/2025 DINHEIRO E ATITUDE

Livro: Palavras de Vida Eterna – item 48 - Paulo ( I Timóteo, 6:10)

 

 

“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos”. 

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Os filhos estão “alegrecidos” com essa festa, filhos? Esta é a festa do coração.

Ontem, os filhos se reuniam para outras formas de festas, onde o dinheiro permanecia como maior valor. Mas, Nosso Senhor Jesus Cristo, desejando que todos os seus filhinhos não se percam, deu uma nova oportunidade, e hoje a festa está se completando, porque aqueles filhos que tinham mais necessidades vieram primeiro, para construir esta casa de oração. Agora, são os filhinhos com menos dificuldades que vêm para alegrar o coração. Assim, tudo isso se forma na bênção de Nosso Senhor Jesus Cristo. E aquele que mais aprendeu, que ensine o que tem menos.

Os filhos que começaram os trabalhos desta casa de oração, tinham muito menos compreensão do que aqueles que estavam em seus caminhos. O amor filho, apaga a multidão de pecados. Os filhos que ontem foram banidos do aconchego, hoje compreendendo, chega aconchegando aquele que não lhe deu aconchego. Não é formoso isso? Nada se perde e tudo se transforma.

Então você pode até pensar que o filhinho que aqui vêm uma vez, duas vezes, mas vai embora. Mas na memória, ele grava, porque isto faz parte de sua vida espiritual, sem ele saber. E você que sabe um pouquinho e aos poucos vai sabendo mais, é responsável pela alegria daquele que está chegando.

Negro Velho pode falar que muitos filhos já pensaram no perdão, já pensaram em ser melhor, já pensaram em ter uma vida mais digna com relação ao dinheiro, porque o dinheiro, mesmo aquele que não o tem nesta vida, ele se apega de uma tal maneira que ele não evolui. Ele busca, busca, busca, mas não consegue, porque se conseguisse... É como você dar uma pedra para o seu filho e mandar ele expandi-la.

Então Nosso Senhor Jesus Cristo dá em conformidade com a sua força espiritual. Por isto que muitos filhos desejam e necessitam somente de um copinho de  água, e outros, já necessitam de uma comida mais firme. Então, todos serão beneficiados em conformidade com sua necessidade. E você se propõe a ajudar de acordo com aquilo que você sabe, e assim fica formoso. Paz em Deus!

O Menino espiritual de ontem, já está se formando para ser um grande Falador.

O filho pensava que o benefício e o amor pararam no tempo... quantos filhinhos vão surgindo, surgindo, porque agora é o tempo.

A natureza não deixa nenhum filho desamparado, não é. O filho pensa que precisa de um prato de comida grande. Quando você está com sede, quanto você bebe? Somente o necessário. Mesma coisa com a comida, somente o necessário. Não precisa de muito.

Os filhos estão aprendendo a duras penas, mas estas duras penas é que abrem a porteira da prisão. E é uma prisão com o alento de você avançar. Não dói. Paz em Deus!

Então, Nosso Senhor Jesus Cristo está presente – “Eu me vou, mas não vos deixarei órfãos”!

Isso, até que a necessidade de maiores coisas, seja suficiente. Então não é formoso ter lutado filho? E com amor. E aqueles que vem aqui só para olhar, agradeça a companhia porque eles têm muito para doar para os filhos. Os filhos é que não sabem.

Sejam todos os filhos, doadores do amor.

Paz em Deus, Deus os abençoe!

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

26/07/2025 DINHEIRO E ATITUDE

Livro: Palavras de Vida Eterna – item 48 - Paulo ( I Timóteo, 6:10)

 

“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos”. 

O dinheiro em favor do próximo é luz!

Boas tardes, meus filhos!

Vó Catarina mais uma vez nesta Casa.

Sabe... nós do lado de cá, toda vez que tem essa festa de amor, nós ficamos olhando, observando, participando e ajudando, e sempre é feita a luz, é feita a alegria. E também desta vez aconteceu uma coisa diferente das outras vezes, porque a lição de hoje falava do dinheiro e pela primeira vez as pessoas que vieram aqui começaram a pensar que esses mantimentos estão sendo distribuídos porque as pessoas decidiram transformar o dinheiro na bênção do alimento. Elas pararam pra refletir porque muitas vezes sentiam raiva daqueles que têm dinheiro e na tarde de hoje foi diferente, começaram a prestar atenção, começaram a ter as suas mentes um pouco mais abertas.

Hoje em dia, na Terra, por conta do mau uso do dinheiro, muitas vezes ele é demonizado, mas o dinheiro está na Terra porque Jesus assim desejou, está aqui para ajudar as pessoas. Então, meus filhos, nessa tarde isso foi feito e todos puderam pensar que não importa nas mãos de quem o dinheiro está, o que importa é que nas mãos em que estiver seja utilizado no auxílio ao próximo. Por isso, abençoado aquele que transformou o dinheiro em contribuição para a Casa! E bendito também aquele que comprou os alimentos, aquele que distribuiu, aquele que cooperou de alguma forma, porque todo aquele que recebeu também doou e todo aquele que doou também recebeu. E os desencarnados, vendo suas famílias sendo atendidas de boa vontade, saíram daqui alegres por verem os seus atendidos nas suas necessidades.

Então, meus filhos, mais uma vez nesta Casa a luz se fez e nós ficamos alegrecidos em participar!

Jesus abençoe a cada um de vocês!

 

 

 

 

sábado, 19 de julho de 2025

Estudos do dia 26-07-2025 - DINHEIRO E ATITUDE

  

 

 

DINHEIRO E ATITUDE

 

26/07/2025

“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos”   

 

 

Mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Palavras de Vida Eterna – item 48 - Paulo ( I Timóteo, 6:10 )

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 Não encarceres o dinheiro para que o dinheiro não te encarcere.

Bênção da vida que o Senhor permite circule na organização da comunidade, qual sangue no corpo, converte-se em perigoso tirano de quem o escraviza.

Deforma, por isso mesmo, os corações que o segregam no vício, como se faz verdugo implacável do avarento que o trancafia nos cofres da usura.

Algemado à inteligência perversa, transforma-se em arma destruidora, e extorquido às lágrimas de viúvas e órfãos, vinga-se daqueles que o recolhem, instilando-lhes enfermidade e cegueira de espírito.

Libertado, porém, no campo do progresso e da bondade, converte-se em oculto libertador daqueles que o libertam.

É por essa razão que se faz alegria na colher de leite à criança desamparada ou no leito simples que agasalha o doente sem teto, voltando em forma de paz àqueles que o distribuem.

Orientado na direção dos que sofrem é prece de gratidão em louvor dos braços que o movimentam e conduzido aos círculos de aflição é cântico inarticulado de amor para as almas que o semeiam na gleba castigada do sofrimento.

Não é a moeda que envilece o homem e sim o homem que a envilece, no desvario das paixões que o degradam.

Deixa, pois, que o dinheiro de passagem por tuas mãos se faça bênção de trabalho e educação, caridade e socorro, à feição do ar que respiras sem furtá-lo aos pulmões dos outros, e perceberás que o dinheiro, na origem, é propriedade simples de Deus.

 

 


Mensagem recebida na reunião do dia

19/07/2025 DINHEIRO

Livro: Caminho, Verdade e Vida – item 57 - Paulo ( I Timóteo, 6:10)

“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos”. 

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os filhos da Terra.

Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento a todos os filhos.

Vejam vocês que formoso. Ninguém está só. Só está só aquele que deseja ficar só... mas há tanto trabalho, tanta conversação, tanto pensamento que pode se tornar formoso e em favor da criatura que é divina.

Negro Velho fala que toda criatura é Divina, porque foi criada por Deus, e criação Divina deve sempre ser respeitada. A criação foi para se aprender cada vez mais. E a cada dia que começa o filho poderia pensar – O que eu posso aprender hoje? – e há muito para aprender.

Se você vê uma plantinha pequenina que está no seu primeiro tempo, e você a observa crescendo, é um aprendizado, porque você não plantou, simplesmente ela surgiu. Surgiu do quê? Surgiu da bênção divina. E você tem obrigação de cultivar.

Então, você cultiva as amizades, cultiva o seu trabalho para não pesar para ninguém. Cultiva – muito formoso – o amor por todas as criaturas. Quando você faz isto, embeleza a Terra, porque você pode pensar – A Terra foi criada já com tudo que podemos precisar! – Ah, mas o cultivo é a bênção em seu favor. Não é formoso isto?

E você coloca uma sementinha na terra, passa um tempinho, ela se transformou em um arvoredo. E você tem parte neste cultivo.

Então, em tudo o que você possa imaginar, no tempo humano, no tempo divino, e no tempo de iniciação, que são aqueles que são candidatos a humanos (que são os bichinhos) e que você sustentando-os, está dando oportunidade de amanhã serem formosos para cultivar a terra. Não é formoso isto filho?

Nada é desperdício. Tudo o que existe na Terra é formoso porque foi e é divino.

Você pode pensar ainda, como é comum, e a criatura que desconhece isto e passa por caminhos menos formoso? Estes são os questionadores. Mas os questionadores têm uma resposta divina: – O tempo coloca tudo no seu devido lugar. Tudo que não é formoso, será transformado para que seja formoso amanhã. Então nada se perde na Terra. E para o filho que já conhece as bênçãos divinas, um trabalho. Um trabalho grande e bendito de ajudar aquele que ainda desconhece. E oportunidade há em todos os dias.

Pergunta do Zé Pedro: Pai Tomé, me foi solicitado lhe fazer uma pergunta, mas acredito que nessa preleção já veio a resposta. Uma amiga me pediu auxílio, pois está passando por dificuldades neste momento, está muito entristecida com coisas que estão acontecendo e que ela não queria ser assim, porque ela trabalha também na mediunidade e quer cada vez mais se sentir feliz dentro da mediunidade.

Resposta do Pai Tomé: Sabe como se chama isto? Transformação! Que formoso ela estar pensando isto, porque não quer ficar onde está. Quer evoluir. E isto só depende de cada um. Se você tem vontade e consegue ter vontade praticando, é como uma roseira pequenina, mas que dá rosas com muito perfume. Entendeu isto que Negro Velho falou? Transformação, não quer dizer que de hoje para amanhã tudo se resolve. Não. Se resolve com a sua boa vontade de aprender. E não há empecilho que irá deter para que não seja formoso. Jesus Cristo falou, “tenha fé que tudo o mais será acrescentado”.   

Paz em Deus, Deus abençoe a todos os filhos!

E o Negro Velho tem mais um segredo. A espiritualidade pede ao Negro Velho para agradecer a todos os filhos de boa vontade que fez uma prece e acreditou que esta prece teria um caminho certo.

Paz em Deus!

Negro Velho fala que cada prece tem o seu motivo, e cada motivo tem a sua resposta.

 

Mensagem recebida na reunião do dia

19/07/2025 DINHEIRO

Livro: Caminho, Verdade e Vida – item 57 - Paulo ( I Timóteo, 6:10)

“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos”. 

A verdadeira riqueza

Eh! Eh! E! Eh!

Abençoados tudo suncês, filhos!

A lição de hoje falou da riqueza material, não é isso, filhos?

Mas a filharada já parou para pensar em quanta riqueza se tem em volta?

Começa pelo corpo físico, filhos, a bênção da reencarnação. Estar aqui de volta, filhos, para refazer aquilo que não ficou muito bem feito em outras vidas, não é, filhos?

Tem o ar que se respira, filhos.

Tem o céu bonito, filhos, que nosso Senhor Jesus Cristo preparou para um e para outro. Para aquele que está no Bem e para aquele que ainda está no mal, o céu é o mesmo, não é, filhos?

A riqueza da família, a oportunidade de se reencontrar com os desafetos do passado e começar uma relação de outra maneira, renovada, filhos.

A riqueza da amizade sincera, do querer bem de um para com o outro, filhos, do Amor fraterno abençoado, filhos.

A riqueza do estudo precioso que se tem a oportunidade de fazer, não é, filhos?

A riqueza de poder vir numa Casa como esta e falar de nosso Senhor Jesus Cristo, porque houve um tempo, filhos, que quem queria falar de nosso Senhor Jesus Cristo precisava se esconder nas catacumbas*, filhos... Hoje se pode falar de nosso Senhor Jesus Cristo abertamente e isso é precioso, filhos!

A riqueza de poder trabalhar nesta Casa, filhos, cada um contribuir com seu pouquinho.

E a riqueza da convivência, a convivência fraterna, que vai aumentando e aumentando a luz, filhos.

E para esse Negro Velho sabe qual é a riqueza, filhos?

A filharada, filhos. Poder contribuir um pouquinho, pequenininho, não é isso, filhos?

Então, a riqueza material, filhos, uns têm bastante, outros têm pouquinho, mas é temporário, filhos. Mas essa riqueza que o Negro Velho está falando é riqueza eterna, filhos, que se vai levar para onde se for. Não é isso, filhos?

Preto Velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão já vai.

- Nós te agradecemos, Pai Estêvão! [Sr. José Pedro]

 

*Durante as perseguições aos cristãos, as catacumbas romanas eram cemitérios que serviam de esconderijo e refúgio, onde eles se reuniam para falar de Jesus.