sábado, 20 de julho de 2019

O MUNDO E O MAL - estudos do dia 27-07-2019




O MUNDO E O MAL

27/07/2019
“Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 30 Jesus – (João 17:15)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


Nos centros religiosos, há sempre grande número de pessoas preocupadas com a ideia da morte. Muitos companheiros não creem na paz, nem no amor, a não ser em lugares diferentes da Terra. A maioria aguarda situações imaginárias e injustificáveis para quem nunca levou em conta o esforço próprio.
O anseio de morrer para ser feliz é enfermidade do espírito.
Orando ao Pai pelos discípulos, Jesus rogou para que não fossem retirados do mundo, e, sim, libertados do mal.
O mal, portanto, não é essencialmente do mundo, mas das criaturas que o habitam.
A Terra, em si, sempre foi boa. Da sua lama brotam lírios de delicado aroma, sua natureza maternal é local onde se guardam maravilhosos milagres que se repetem todos os dias.
De nada vale partirmos do planeta, quando nossos males não foram eliminados convenientemente. Em tais circunstâncias, nós nos assemelhamos àqueles que possuem as chamadas moléstias sem cura. Podemos trocar de residência; porém, a mudança é quase nada se as feridas nos acompanham. Faz-se preciso, pois, embelezar o mundo e melhorá-lo, combatendo o mal que está em nós.



Recadinho para os Pais: O RESPEITO

Escolhemos o mês de Julho para falar um pouco com as crianças sobre o respeito. Perguntadas sobre o que seria respeitar, a resposta foi obedecer. A partir disso, passamos a falar sobre as mil faces do respeito. Respeitar alguém significa agir com justiça e honestidade em relação às suas possibilidades e escolhas, às suas crenças e convicções, às suas características físicas e emocionais, bem como aos limites que aquela pessoa estabelece em sua relação conosco. O respeito é o direito básico de todo indivíduo, pelo simples fato de serem humanos e carregarem a mesma essência espiritual que cada um de nós carrega. Quando se trata de respeito, não podemos ser seletivos. A todos o devemos. Falamos ainda sobre o respeito aos animais, aos mais velhos, às opiniões contrárias à nossa; respeito às regras que ditam nosso comportamento em cada lugar onde estivermos. Enfim, esperamos com isso que essas crianças levem para casa esse conceito, tendo em vista que é alí que muitos não se sentem ouvidos e valorizados. Jesus, em sua infinita humildade, sempre respeitou nossa condição de simples e ignorantes; veio para ensinar-nos que todos somos iguais perante nosso Pai Celestial e que não há porquê desrespeitar quem quer que seja. Lembrem-se: respeito não é medo. Respeito se conquista com exemplos e atitudes.

“Ama-te, respeitando-te e agindo de maneira que não te envergonhes de ti, mesmo quando submetido ao crivo da consciência.” Joanna de Angelis






Mensagem recebida na reunião do dia
20/07/2019 – NO QUADRO REAL

O ciclo de palestras era, na verdade, um intensivo curso nos moldes que eu até então desconhecia quando no corpo de carne.
Um curso que nos exigia a participação todos os dias da semana.
E com temas que nos atraiam cada vez mais a atenção e a curiosidade para o que viria na semana seguinte.
No primeiro dia da semana o tema era a Filosofia, nos mostrando a evolução do pensamento humano até ali e o que era previsto vir para ajudar a humanidade em sua vida diária.
O segundo dia era liberado para meditarmos no que aprendíamos no dia anterior, com tarefas para serem entregues no encontro seguinte.
No terceiro dia o tema era a Ciência, nos mostrando o porquê dos nossos sonhos com a navegação e a descoberta de novos continentes.
E outras “descobertas” que aprendíamos que eram, na verdade, revelações do plano espiritual para o plano terrestre.
Novamente tínhamos um dia de meditação e tarefas que ajudavam na compreensão do que ouvíamos.
No quinto dia o tema era a Religião, nos mostrando a nossa realidade de precisarmos nos religar a Deus a nosso próprio benefício.
E o sexto dia novamente a meditação e as tarefas de compreensão.
Em todos estes dias, o curso era na própria Genebra, com a participação de aproximadamente uma centena de espíritos que se dedicavam aos estudos.
Descobri que alguns sonhavam, como eu, com as descobertas científicas. Outros sonhavam com a união das religiões e outros com o pensamento liberado para todos os seres humanos em igualdade de condições.
Na verdade, um dos grandes aprendizados que nossos instrutores buscavam nos transmitir é que tanto a Filosofia, como a Ciência, como a Religião são criaturas de Deus e devem caminhar juntas, a benefício da humanidade. E não se digladiando uma com a outra por pequenas quimeras geradas pelo orgulho humano.
Mas, o que mais nos impressionou o curso que era dado no sétimo dia.
Neste, se uniam todos os aprendizados da semana em relatos vivos que nos exemplificavam tudo o que aprendíamos.
Lucas de Genebra.

Mensagem recebida na reunião do dia
20/07/2019 – NO QUADRO REAL

Pétalas do Evangelho: A bênção do Pai

O Pai do Céu abençoará o Bem praticado, seja em que lugar for, por quem quer que seja: judeu, grego, alemão, japonês, brasileiro, etc. as divisões, as separações fomos nós, os homens, que criamos; de que religião for.. ou mesmo nenhuma religião. O Bem verte puro da fonte sagrada que é o Pai Amoroso... e ela está à espera daquele que tem boa vontade e coloca tal Bem em prática.
Está no Apocalipse, algo assim: “Aquele que tem sede venha, e beba de graça da água da vida”, ou seja, se você acredita na força do Bem, venha e faça a sua parte... e terá essa “água da vida”.
Não importa se o mundo não viu o que você pratica; Deus está vendo, e isso basta.
A paga, a recompensa será imediata – mesmo que a pessoa não queira ou pense não acreditar em Deus. A alegria que vem do Bem praticado é algo que o mundo não pode igualar: é algo puro, diferente, que nos eleva, nos dá ânimo de viver.
Por tal razão o Pai de Misericórdia abençoa o Bem praticado, seja onde for e por quem for.

Mensagem recebida na reunião do dia
20/07/2019 – NO QUADRO REAL

A vida como uma semente

Todos nós viemos de algum lugar, todos nós vamos para um lugar... nós percorremos inúmeras jornadas, transitamos espaços e tempos. Mas nossa alma indestrutível criada por Deus vem se lapidando, vem se construindo, vem se moldando.
A vontade vem dar o impulso, a sede do espírito cria esta vontade, o espírito é grande, a jornada é longa, é preciso expandir o espírito com a boa palavra, com o evangelho. O pequenino de ontem, criatura ignorante, ainda caminha para se expandir, ir além dos limites que abraça. O homem que serve, o homem que busca, o homem que transita, se expande, se aperfeiçoa.
O homem como uma semente colhe os nutrientes necessários, se enche da palavra, e a ponto de elevar-se, quebra as barreiras, da própria semente e da terra que está ao seu arredor, ela vai para a luz, ela busca o que ela se alimentou, ela cresce, se desenvolve e seu ramo se floresce, um mundo novo, uma superfície diferente, um outro ar, uma luz que aquece, alguns bichos aparecem, ela fornece seu alimento, alimento que um dia buscou e já obteve. Agora ela distribui e persevera, a medida que o tempo passa ela cresce, interage com o mundo, mas não esquece o que buscou, sua raiz se fortalece, seus galhos começam a encorpar, folhas, flores,  e frutos ela dá, uma arvore sólida se dá, tempestades vem e ela agradece pela água e pela prova, pois sua base é sólida.
Oh homens vejam como a natureza vem lhe mostrar seus próprio ciclo, oh homens vejam como o espírito cresce e se modifica! Oh homens vejam só como o Deus criador nada deixou faltar.
Oh homens hoje sois semente, mas sois galho, sois fruto para crescer.
Oh homens recolhe estas palavras benditas para que pertençam ao mundo que o evangelho vos foi enviado.
Como Cristo retornou.
Paz a todos.                                                                    Josuel

Mensagem recebida na reunião do dia
20/07/2019 – NO QUADRO REAL

Filhos.
Os momentos que proporcionam o seu amor falando de Jesus, sentindo Jesus, amando Jesus, são os momentos mais preciosos, pois que o corações muitas vezes estão fechados para o amor Divino, pois foram trocados para o amor do mundo.
E hoje, em que a era se renova aos poucos, o mundo já não os atrai e por isso Jesus é lembrado como a única tábua de salvação que os levará ao lugar mais firme, onde a terra não mais tremerá em seus és porque a fé renova a esperança.
Sempre que a oportunidade do bem de revelam em ti, não percas a oportunidade de servir com veemência para que seu coração grande a certeza da vida eterna.
Jesus vos abençoe a todos.



Mensagem recebida na reunião do dia
20/07/2019 – NO QUADRO REAL

Há tempo para tudo debaixo do Céu.
Um novo tempo se aproxima.
Tempo de renovação.
Tempo de deixar para trás as sombras e se aproximar da luz.
Tempo de abandonar velhos hábitos e deixar nascer o novo ser.
Como ocorre com as estações do ano, não é de uma hora para outra que as coisas mudam, mas é certo que sentimos em nós, gradativamente, as particularidades de cada estação.
Sim, a aurora dos tempos se aproxima. Mas não nos esqueçamos de que devemos contribuir com nossa pequena parte, para que o Reino de Deus seja definitivamente implantado na Terra.
A vitória depende de cada um de nós.
Que o Bem prevaleça em nosso coração.
Étienne












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome