sábado, 17 de junho de 2023

Estudos do dia 24-06-2023 - MODO DE SENTIR

  

 

 

 

MODO DE SENTIR

 

24/06/2023

“Renovai-vos pelo espírito no vosso modo de sentir”

 

 

1

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Fonte Viva – Item 67 - Paulo ( Efésios. 4:23)

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

 

Há muitos séculos o homem raciocina, obediente a regras quase inalteradas, comparando fatores externos segundo velhos processos de observação; rege a vida física com grandes mudanças no setor das operações orgânicas fundamentais e maneja a palavra como quem usa os elementos indispensáveis a determinada construção de pedra terra e cal.

Nos círculos da natureza externa, em si, as modificações em qualquer aspecto são mínimas, exceção feita ao progresso avançado nas técnicas da ciência e da indústria.

No sentimento, porém, as alterações são profundas.

Nos povos realmente educados, ninguém se compraz com a escravidão dos semelhantes, ninguém joga impunemente com a vida do próximo, e ninguém aplaude a crueldade sistemática e deliberada, quanto antigamente.

Através do coração, o ideal de humanidade vem sublimando a mente em todos os climas do Planeta.

O lar e a escola, o templo e o hospital, as instituições de previdência e beneficência são filhos da sensibilidade e não do cálculo.

Um trabalhador poderá demonstrar altas características de inteligência e habilidade, mas, se não possui devoção para com o serviço, será sempre um aparelho consciente de repetição, tanto quanto o estômago é máquina de digerir, há milênios.

Só pela renovação íntima, progride a alma no rumo da vida aperfeiçoada.

Antes do Cristo, milhares de homens e mulheres morreram na cruz, entretanto, o madeiro do Mestre converteu-se em luz inextinguível pela qualidade de sentimento com que o crucificado se entregou ao sacrifício, influenciando a maneira de sentir das nações e dos séculos.

Crescer em bondade e entendimento é estender a visão e santificar os objetivos na experiência comum.

Jesus veio até nós a fim de ensinar-nos, acima de tudo, que o Amor é o caminho para a Vida Abundante.

Vives sitiado pela dor, pela aflição, pela sombra ou pela enfermidade?

Renova o teu modo de sentir, pelos padrões do Evangelho, e enxergarás o Propósito Divino da Vida, atuando em todos os lugares, com justiça e misericórdia, sabedoria e entendimento.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

17/06/2023 – A QUEM SEGUES?     

Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 159 - Paulo ( Efésios. 4:20)

 

“Mas vós não aprendestes assim a Cristo”.

 

Na Terra, enquanto encarnados, podemos ter admiração por esta ou por aquela pessoa, por esta ou por aquela doutrina, podemos ter por professores este ou aquele e também ter mentores para fazermos isto ou aquilo, porém não podemos nos esquecer que os encarnados estão todos às voltas com suas próprias lutas e com suas próprias imperfeições, assim como nós.

Com Jesus é diferente. Jesus é o modelo de conduta e o guia do caminho para Deus, oferecido a nós como meio de se para chegar até Ele. Desta forma, podemos ter muitos professores, porém nosso Mestre é um só, o Mestre Jesus. Com ele não há erro, nem sustos, nem sobressaltos. Por isso ele disse:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Étienne

 

Mensagem recebida na reunião do dia

17/06/2023 – A QUEM SEGUES?     

Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 159 - Paulo ( Efésios. 4:20)

 

“Mas vós não aprendestes assim a Cristo”.

 

Eh! Eh! ! Eh! Eh! Abençoados tudo suncês, filhos!

Quando se é criança, filhos, tem que se seguir a orientação do papai, da mamãe, da vovó, do vovô... E se vai crescendo, filhos, e vai se tendo outros orientadores, vai se tendo professores, vai se tendo amigos que dão conselhos, filhos, e se segue crescendo, filhos. E depois, filhos, vai se tendo os escritores que escrevem os livros. Não é, filhos? E tem muitos livros, e é bom estudar, não é, filhos? É formoso estudar. E os filhos vão estudando nesse e naquele livro, não é, filhos?

Mas tem o livro maior, não é, filhos? O livro maior que foi inspirado por nosso Senhor Jesus Cristo, não é, filhos? Esse é o livro mais importante (referindo-se à Bíblia), filhos, é a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi ele quem ditou, não é, filhos?

E do lado de lá (eu falo do lado de cá, não é filhos?), do lado de cá, mas "de lá" para vocês daí da Terra, tem o anjo de guarda, tem os mentores, tem os Pretos Velhos, que vêm e que dão conselho, e que tentam trazer, filhos, sabedoria. Não é, filhos? Mas os filhos precisam sempre estar atentos, filhos, a tudo o que é escrito, filhos, e a tudo o que é falado, filhos. Mesmo que Preto Velho venha aqui, filhos, e pareça muito formoso o que se fala, precisa colocar o pensador (a cabeça) para analisar tudo o que se lê e tudo o que se escuta, filhos. O único que se pode seguir, filhos, de olhos fechados, filhos, é nosso Senhor Jesus Cristo, não é, filhos? E os filhos podem pensar:

- Mas como vou saber se isso que está escrito, que foi falado, tem a ver com nosso Senhor Jesus Cristo?

É só os filhos prestarem atenção, filhos, em que fruto vai dar, filhos.

Se seguir aquilo que está escrito, se seguir o que foi falado, vai acontecer o quê, filhos? Que fruto vai dar, filhos? Prestar atenção no fruto, filhos...

Mas o Preto Velho veio falar também de outra coisa importante aqui na Terra, filhos.

Os filhos estavam aí fora e o Preto Velho estava vendo os filhos batendo os dentes de frio, não é, filhos? Mas tem irmãozinhos, filhos, que estão com mais frio, filhos...

Os filhos precisam prestar atenção. Não precisa fazer coisa grande, filhos, coisa pequenininha. Olhem na casa dos filhos e olhem no armário onde se guarda as roupas, filhos, e deem uma olhadinha se não tem alguma coisa, filhos, que se pode aquecer, não só a bolinha, o coração dos outros irmãos, filhos, mas o corpo dos irmãos que estão na calçada, filhos...

E prestem atenção, filhos, um paninho que seja, filhos, já ajuda, porque dado com amor, filhos, vai aquecer o coração e a Espiritualidade vai ajudar a manter aquele filho aquecido, filhos, mesmo que seja só com um paninho, filhos...

Preto velho agradece.

Abençoados tudo suncês, filhos!

Pai Estêvão

  

Mensagem recebida na reunião do dia

17/06/2023 – A QUEM SEGUES?     

Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 159 - Paulo ( Efésios. 4:20)

 

“Mas vós não aprendestes assim a Cristo”.

 Boa tarde a todos os presentes!

Quando iniciamos uma jornada com Cristo, passamos dar passo a passo com Ele, quando damos um passo para aprendê-lo, por sermos pequeninos, queremos usar o que temos de conhecimento para interpretar aquilo que Ele veio nos ensinar.

Mas quando aplicamos o que ele nos inspira a fazer, compreendemos melhor, tudo o que Ele veio nos mostrar.

Quando a doutrina dos espíritos veio falar que fora da caridade não há salvação é porque todo filho aprende quando aplica, quando se coloca na situação, quando compartilha com o outro o sentimento do amor.

Por isso na hora da dúvida, recorrer ao Mestre, recorrer na sua simplicidade e humildade.

O Cristo veio tanto mostrar o amor que esquecemos que tudo nele realmente é amor, até os seus ensinamentos como foram passados, foi por forma de amor e as vezes o homem quando o aprende quer que outros o aprenda e esquece que a didática do Cristo é ensinada através do amor.

Aquele que o segue, assim o deve fazer com amor, porque com o amor as pessoas dão o exemplo de seu ensinamento, essa diretriz o ajudará a encontrar o caminho na hora de agir.

Seguir o Cristo é renúncia, é humildade, é transformação, seguir o Cristo é buscar a eternidade (os valores eternos) por toda a vida que o espírito pode carregar.

Muita paz e muita luz.

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome