sábado, 20 de abril de 2024

Estudos do dia 27-04-2024 - O "MAS" E OS DISCÍPULOS

  

 

 

O “MAS” E OS DISCÍPULOS

 

27/04/2024

“Tudo posso naquele que me fortalece”

 

1

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – Item 79 - Paulo ( Filipenses. 4:13)

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

  

O discípulo aplicado assevera (afirma): 

De mim mesmo, nada possuo de bom, mas Jesus me suprirá de recursos, segundo as minhas necessidades.

Não disponho de perfeito conhecimento do caminho, mas Jesus me conduzirá.

O aprendiz preguiçoso declara: 

Não descreio da bondade de Jesus, mas não tenho forças para o trabalho cristão.

Sei que o caminho permanece em Jesus, mas o mundo não me permite segui-lo.

O primeiro (o discípulo aplicado) galga (escala) a montanha da decisão. Identifica as próprias fraquezas, entretanto, confia no Divino Amigo e delibera viver-lhe as lições.

O segundo (o aprendiz preguiçoso) estima o descanso no vale fundo da experiência inferior. Reconhece as graças que o Mestre lhe conferiu, todavia, prefere furtar-se a elas.

O primeiro fixou a mente na luz divina e segue adiante. O segundo parou o pensamento nas próprias limitações.

O “mas” é a conjunção que, nos processos verbalistas, habitualmente nos define a posição íntima perante o Evangelho. Colocada à frente do Santo Nome, exprime-nos a firmeza e a confiança, a fé e o valor, contudo, localizada depois dele, situa-nos a indecisão e a ociosidade, a impermeabilidade e a indiferença.

Três letras apenas denunciam-nos o rumo.

Assim recomendam meus princípios, mas Jesus pede outra coisa.

Assim aconselha Jesus, mas não posso fazê-lo.

Através de uma palavra pequena e simples, fazemos a profissão de fé ou a confissão de ineficiência.

Lembremo-nos de que Paulo de Tarso, não obstante apedrejado e perseguido, conseguiu afirmar, vitorioso, aos filipenses:

“Tudo posso naquele que me fortalece”.

 

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

20/04/2024 – ÊXITOS E INSUCESSOS

Livro: Pão Nosso – Item 56 - Paulo ( Filipenses. 4:12)

 

“Sei viver em penúria e sei também viver em abundância”.

 

Boa tarde a todos.

Me foi permitido vir aqui não só para ilustrar a lição de hoje, mas também para que eu possa, ouvindo a minha própria história, aprender um pouco mais com ela...

Há muito tempo atrás nasci numa família muito pobre e fui crescendo revoltado, observando as pessoas que tinham as coisas e pensando porque eu também não poderia ter. E aquilo machucava muito meu coração.

E eu fui crescendo, crescendo, e quando me tornei adulto comecei a acreditar que aquelas pessoas me deviam alguma coisa, então eu comecei a usar de astúcia para que elas me dessem aquilo que eu queria, e então eu comecei a viver um pouco melhor com a ajuda dessas pessoas. Mas eu ia me aproveitando delas mais e mais, tirando o dinheiro delas... E no final o meu corpo estava cheio de doenças... E foi assim que eu desencarnei.

Pela sabedoria infinita de Deus, numa próxima encarnação eu voltei com muitas posses, com tudo aquilo que eu havia desejado e não podia ter. Mas então comecei a desperdiçar com mulheres, festas, bebidas... e assim eu ia vivendo a vida, dilapidando tudo aquilo que tinha recebido. Em nenhum momento passou pela minha cabeça ajudar alguém que estivesse na situação que eu me encontrava na outra vida. E mesmo com aquilo tudo, com toda aquela felicidade que eu almejava e que agora estava vivendo eu não me sentia feliz, eu me sentia vazio. E então eu desencanei, sozinho, me sentindo abandonado por todos, sem ternura, sem carinho...

Quando eu cheguei ao mundo espiritual observei aquelas situações que eu vivi e, com o tempo, fui percebendo que o problema não estava em ter ou não ter, o problema estava em mim mesmo. E quando eu percebi isso, pela misericórdia divina, fui trazido a esta Casa e comecei a observar, comecei a ouvir os ensinamentos que eram falados aqui e comecei a perceber que havia muitos pobres que estavam felizes, apesar da pobreza, e percebi também pessoas com dinheiro, mas que ajudavam as outras, e que isso alegrava o coração delas, e então eu entendi a frase que eu ouvi aqui, de Paulo: "Em tudo dai graças!" e hoje eu estou aqui porque eu consigo sentir a gratidão... [nesse momento o Espírito se emociona] por tudo que eu vivi, mas que não pude perceber enquanto estava aqui, e hoje eu sou muito grato porque recebi uma nova oportunidade de reencarnar!

Então, hoje, mesmo com tudo o que eu deixei de fazer no passado, eu agradeço a Deus, agradeço a Jesus e agradeço a cada um de vocês!

Muito obrigado!

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome