sábado, 31 de dezembro de 2011

QUEIXAS - estudos do dia 07-01-2012





  QUEIXAS
07/01/2012
“Irmãos, não se queixem uns contra os outros, para que vocês não sejam condenados”.

Tiago 5:9

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/

Livro: Vinha de Luz
Item:  118

A queixa nunca resolve problemas para o progresso espiritual, entretanto, se os aprendizes do Evangelho somassem os minutos desperdiçados nessa falsa ideia de desabafo, iriam se admirar do volume de tempo perdido.
Realmente, muitos trabalhadores valiosos não se referem a sofrimento e serviço, com espírito de não aceitação pela tarefa que a eles foi encarregada.
A amizade e a confiança sempre permitem confidências; porém, mesmo nesse ponto vale disciplinar a conversação.
A palavra lamentosa desfigura muitos quadros nobres do caminho, além de anular grande parte de energia, inutilmente.
O discípulo do Evangelho deveria, antes de qualquer referência amargosa, tranquilizar seu mundo interno e perguntar a si mesmo: "Queixar por quê? Não será o campo de aprendizado um campo de luta? Acaso, não é a sombra que pede luz, a dor que reclama alívio? Não é o mal que pede o auxílio do bem?".
A queixa é um vício que nem percebemos e que distrai pessoas bem-intencionadas para realizar o dever justo.
Existem obrigações pequeninas e milagrosas que, se forem realizadas, beneficiariam grupos inteiros; entretanto, basta um momento de queixa para que sejam esquecidas de vez.
Se alguém ou algum acontecimento oferecer a você oportunidade para a ajuda aos outros, faça o bem que puder sem reparar a gratidão das pessoas e, por mais duro pareça a você o serviço comum, aprenda a cooperar com o Cristo, na solução das dificuldades.
A queixa não atende o que reclama o amor cristão, em parte alguma, e complica todos os problemas.
Lembre-se de que se você der sua língua à queixa, será conduzido por ela ao nada fazer e, se você lhe der atenção, será encaminhado por ela à perturbação.


Orientação do Pai Tomé em 05/04/1997 – Aprender a Agradecer

[Vinha de Luz – item 118 – Queixas]


Aprendendo a agradecer ele está aprendendo a deixar de se queixar de tudo e de todos e ele já está ganhando a paz que Nosso Senhor Jesus Cristo se referiu ao nos dizer: “Não vos dou a paz do mundo mas vos dou a paz de Deus”.
Esta é uma disciplina que precisamos, com carinho e humildade, colocar para nós mesmos, pois aquele que se queixa apaga a luz, mas aquele que abençoa acende a luz ao seu derredor.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 31/12/2011 – O ÓBOLO DA VIÚVA
Livro: Evangelho Segundo Espiritismo – Cap. XIII - Item 6

Meus irmãos, meus amigos.
Todos nós sentimos muita felicidade quando lembramos da nossa caminhada.
Meu coração me lembra desse episódio que vou lhes contar como recordação de alegria e de saudades.
Todos nós passamos por dificuldades...
Me lembro de uma noite perto do Natal em que eu estava passando muitas dificuldades, lar em desalinho, sem harmonia, sem emprego...
Eu estava muito abatido, as pessoas não conversavam comigo e parecia que eu estava invisível.
Ninguém se importava comigo, ninguém me ajudava... Tudo isso passava na minha cabeça.
E na véspera do Natal meus filhos me pediam doces e brinquedos, mas por causa das dificuldades eu não podia cumprir o que havia prometido no começo do ano.
Saí de casa chorando por não ter o que dar para minha família.
Senti muita angústia e até vontade de dar cabo da minha vida... Tudo isso passava pela minha cabeça.
De repente senti uma mão bater em meu ombro, e aquela simpática senhora me perguntava:
Por que choras?
Ela pegou minha mão e disse:
Eu acho sua família muito bonita, sua família ora e conversa sim com você, mesmo que em forma de pedidos.
Eu me acalmei e pude refletir naquelas palavras de uma forma que eu nunca havia percebido.
Então aquela senhora disse que gostaria muito de conhecer a minha família.
Levei-a para minha casa.
Chegamos com alegria e chamamos meus filhos que já estavam deitados.
E a senhora disse a eles: Eu quero um abraço, vocês não querem abraçar a vovó? Vamos festejar, pois é Natal.
Ela falou que que estava muito só e havia saído com o objetivo de encontrar uma família e Jesus me deu vocês.
Então ela nos convidou para irmos até a sua casa para celebrar o Natal.
Quando chegamos encontramos a mesa posta com muita comida, tinha de tudo, até brinquedos.
Olhei para minha esposa e ela falou que sentia a presença de minha mãe junto de nós. Ela estava desencarnada há algum tempo e guiou essa senhora até nós para encontrar a família que ela estava procurando.
Depois desse episódio nossa vida melhorou muito, pois essa senhora me deu o que eu mais precisava:  Fé.
Conto isso para que vocês entendam que a humanidade é divina e todas as criaturas trazem consigo a fagulha do amor.
Jesus abençoe a todos.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 31/12/2011 – O ÓBOLO DA VIÚVA
Livro: Evangelho Segundo Espiritismo – Cap. XIII - Item 6

Pétalas do Evangelho – A oferta da viúva

Meu filho,
As aves do céu vivem felizes, voando soltas, gorjeiam, cantam, cumprindo, felizes, a parte que lhes cabe na vida – conforme a vontade do pai.
O Pai as sustenta, como sustenta a todos os seus filhos, cumprindo eles a parte que lhes cabe.
Não é escapulir da vida, fugindo de suas obrigações; é colocar-se à disposição de Deus, como colaborador do Pai, onde ele nos convoca a viver, a testemunhar o Bem.
A viúva da lição do Evangelho já despertara para isso: deu tudo o que tinha em termos de dinheiro, porque havia “algo mais” que a sustentaria.
A sua “doação” atraia mais bênçãos do Céu, sempre teria o necessário para viver – ela e os seus – porque já aprendera a permanecer ligada ao pai, fazendo a Sua santa vontade, confiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome