sábado, 3 de dezembro de 2011

SIMEÃO E O MENINO - estudos do dia 10-12-2011





  SIMEÃO E O MENINO
10/12/2011

Ditado pelo Irmão “X” - recebida por Francisco Cândido Xavier
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/

Livro: Pontos e Contos

Dizem que Simeão, o velho Simeão, homem justo e temente a Deus, mencionado no Evangelho de Lucas, após saudar Jesus criança, no templo de Jerusalém, conservou-o nos braços acolhedores de velho, à distância de José e Maria, e dirigiu-lhe a palavra, com discreta emoção:
Celeste Menino – perguntou o patriarca -, por que preferiste a palha humilde da Manjedoura? Já que vens representar os interesses do Eterno Senhor na Terra, como não vestiste a púrpura imperial? Como não nasceste ao lado de Augusto, o divino, para defender o flagelado povo de Israel? Longe dos senhores romanos, como advogarás a causa dos humildes e dos justos? Por que não vieste ao pé daqueles que vestem a toga dos magistrados? Então, podereis ombrear com os patrícios ilustres, movimentar-te-ias entre legionários e tribunos, gladiadores e pretorianos, atendendo-nos à libertação... Por que não chegaste, como Moisés, valendo-se do prestígio da casa do faraó? Quem te preparará, Embaixador Eterno, para o ministério santo? Que será de ti, sem lugar no Sinédrio? Samuel mobilizou a força contra os filisteus, preservando-nos a superioridade; Saul guerreou até a morte, por manter-nos a dominação; David estimava o fausto do poder; Salomão, prestigiado por casamento de significação política, viveu para administrar os bens enormes que lhe cabiam no mundo... Mas... tu? Não te ligaste aos príncipes, nem aos juízes, nem aos sacerdotes... Não encontrarias outro lugar, além do estábulo singelo?...
Jesus menino escutou-o, mostrou-lhe sublime sorriso, mas o ancião, tomado de angústia, contemplou-o, mais detidamente, e continuou:
Onde representarás os interesses do Supremo Senhor? Sentar-te-ás entre os poderosos? Escreverás novos livros da sabedoria? Improvisará discursos que obscureçam os grandes oradores de Atenas e Roma? Amontoarás dinheiro suficiente para redimir os que sofrem? Erguerás novo templo de pedra, onde o rico e o pobre aprendam a ser filhos de Deus? Ordenará a execução da lei, decretando medidas que obrigam a transformação imediata de Israel?
Depois de longo intervalo, indagou em lágrimas:
Dize-me, ó Divina Criança, onde representarás os interesses de nosso Supremo Pai?
O menino tenro ergueu, então, a pequenina destra e bateu, muitas vezes, naquele peito envelhecido que se inclinava já para o sepulcro...
Nesse instante, aproximou-se Maria e o recolheu nos braços maternos.
Somente após a morte do corpo, Simeão veio a saber que o Menino Celeste não o deixara sem resposta.
O infante Sublime, no gesto silencioso, quisera dizer que não vinha representar os interesses do Céu nas organizações respeitáveis, mas efêmeras da Terra. Vinha da Casa do Pai justamente para representá-Lo no coração dos homens.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/12/2011 – JESUS E O PRECURSOR

“Bem aventurados os que são misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia”.
Quando a vida me sorria com a fortuna e o poder, estas palavras me soavam como um refúgio dos fracos. Como um consolo para aqueles que não conseguiam fazer as coisas que o dinheiro oferecia.
Mas minha esposa acreditava nelas. E, no íntimo de nosso lar, me repetia constantemente esta frase, buscando modificar as minhas decisões.
Várias e várias vezes em que já tinha tomado a decisão de punição para com um súdito, lá vinha ela com suas ladainhas intermináveis que não cessavam até que eu não mudasse de ideia.
Outras vezes, para não ouvi-la, tomava a decisão e fazia com que fosse cumprida a pena ainda no próprio dia. Nestas ocasiões ela se calava e ficava a noite inteira muda como uma pedra, apenas me olhando de uma forma diferente.
O tempo passou.
As modificações se deram em minha vida.
Os aprendizados novos me fizeram. Alguns através de doloridos acontecimentos, outros através de palestras edificantes.
Mas, apesar de os séculos se escoarem, as palavras de Bem aventurança para os misericordiosos era o que eu mais queria compreender.
E a oportunidade me foi proporcionada.
Uma daquelas pessoas cuja família tinha sido poupada pela fala de minha esposa nos tempos passados, me recebeu em seu lar como filho e me proporcionou a aproximação maior com os ensinos cristãos.
Conhecer Jesus através do Evangelho no Lar me trouxe aprendizados que os séculos nãos tinham ainda me trazido.
E foi aí, em um lar humilde, onde o Evangelho do Cristo era lido semanalmente que compreendi que a misericórdia se fazia presente em minha própria existência.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/12/2011 – JESUS E O PRECURSOR

Paz de Deus a todos os filhos.
O que você sente quando lembra de Jesus?
Esta pergunta é importante, pois irá refletir o quanto você está próximo de Jesus.
Será saudade, será amor, será uma vontade forte de ajuda o próximo, será a vontade de chorar, será a curiosidade de saber quem foi realmente Jesus?
Muitas serão as respostas, pois ainda estamos a caminho para Jesus.
Jesus veio à Terra trazer um modelo de vida... um modelo de vida que nos liberta para a vida eterna.
Ele foi e será sempre o exemplo de humildade, de abnegação e devotamento aos filhos da Terra entregues pelo Pai Maior aos seus cuidados.
Estamos agora no Natal, onde a humanidade lembra e comemora a sua vinda.
Mas, muitos estão confundindo Jesus com o Papai Noel... Quem é o Papai Noel?
Podemos dizer que sutilmente nos remete ao materialismo, ao desejo de ganhar e não de servir. Nos remete à correria do final de ano, às lojas cheias e as dividas feitas.
Temos agora que escolher o que queremos comemorar nesta data tão representativa e importante para a humanidade.
As lições do Cristo ou o que já estamos acostumados no dia a dia?
Se a sua escolha for comemorar a vinda do Cristo de Deus, procure se alegrar em servir melhor seguindo os seus exemplos, amando e respeitando mais os que a vida colocou ao seu lado, abrindo mão da comilança para doar o necessário a quem nada tem, visitando os irmãos que estão sozinhos neste Natal, levando a eles a presença do Cristo pelo seu carinho.
Seja felizes, meus irmãos, comemorando o Natal aos moldes do Cristo, trabalhando e trabalhando para a alegria de servir a Deus acima de todas as coisas.
Muita paz a todos.  Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/12/2011 – JESUS E O PRECURSOR

Pétalas do Evangelho – Precursores de Quem?

Meu filho, nós estamos como que cumprindo um período de estágio, aqui na Terra. Ou seja, durante certo tempo passamos em aprendizado nesta escola bendita. Em resumo, nós somos – primeiramente – espírito e, para frequentarmos este estágio, nós usamos um uniforme, que é o nosso corpo.
Para alimento do corpo, precisamos semear no chão da Mãe Natureza; e, para alimentarmos o espírito, carecemos da semeadura do amor.
O Amor é fruto do Bem; assim, todo bem que fazemos teremos em recompensa o Amor, pois o Bem nos liga com Deus, e Deus é o próprio Amor.
Jesus é, para nós, quem veio mostrar-nos o caminho para esta redenção, salvação do nosso espírito. Ele nos deixou este roteiro através de seu Evangelho.
Por isso, Ele afirmou: “Quem vê a mim, vê o Pai”, isto é, a personificação do Amor, aqui na Terra.
Meu filho, João foi chamado o Precursor do Senhor, aquele que veio antes, anunciando Sua chegada...
E nós, somos precursores de quê? de quem? Que isso nos sirva de reflexão para o Natal que se aproxima...

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/12/2011 – JESUS E O PRECURSOR

Aquele Natal estava muito diferente dos outros Natais em que a comemoração era alegre, cheia de festa e alegria.
Estávamos neste Natal apreensivos com a saúde de nossa pequena Elisabete.
Ficou acamada sem que os médicos descobrissem a sua doença.
Febre alta sem motivo aparente. Sem alimentação... nem água a nossa pequenina queria.
Nossos corações estavam aflitos, mas mesmo assim desejávamos lembrar a noite sagrada.
Nos reunimos no quarto onde a pequena estava. Colocamos a figura do Menino Jesus para também ser lembrado por ela, um copo de água e algumas flores para enfeitar aquele quarto.
Demo-nos as mãos... Eu, meu marido e os filhos enquanto a pequena permanecia deitada.
E uma prece foi lembrada na boca do meu filho mais velho... e ele, na inocência de criança, começou a falar:
“Menino Jesus, o ano inteiro eu pedi um brinquedo para que quando chegasse o Natal eu pudesse ganhar.
Mas agora, Menino Jesus, eu até já esqueci daquele presente e me lembro agora que desejo um presente bem maior, que o Senhor, com certeza, vai nos trazer: É a saúde da nossa pequena Elisabete, pois ela é a flor que nos alegra. É este presente que estou pedindo. O Senhor pode nos dar este presente para alegrar todos os nossos corações?
Sabe, Menino Jesus, todos nós precisamos dela e sei agora que o presente está chegando porque sinto o seu amor e a sua presença e devo agora agradecer”.
Meus amigos, aquela noite foi a mais bela que pudemos presenciar.
Nossa pequena Elisabete se levantou e disse: “Mamãe, o Menino Jesus está aqui e me pede que eu me alimente... por isso quero aquele manjar que só a Senhora sabe fazer. Mas também te peço, mamãe, quero repartir com os pequenos que baterão na nossa porta.
Aquilo para mim era a alegria de uma ordem, e assim, após alguns minutos alguns pequenos bateram em nossa porta para ganhar algo.
De início me espantei, mas depois reconheci nos pequenos a presença do Menino Jesus.
Jesus nos abençoe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome