sábado, 28 de janeiro de 2012

OBRA INDIVIDUAL - estudos do dia 04-02-2012





  OBRA INDIVIDUAL
04/02/2012
“Saiba que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados”.

Tiago 5:20

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/

Livro: Vinha de Luz
Item:  178

Quando um homem comete uma ação má, os reflexos dela permanecem, por muito tempo, na atmosfera espiritual em que ele vive.
·     A criatura ignorante que a observa tal ação ficará pior.
·     Os olhos com menos tendência ao bem que a vêem se tornam mais duros.
·     O homem quase recuperado que a identifica estaciona e desanima.
·     O missionário do bem que a percebe encontra mais dificuldade para socorrer os outros.
Em derredor de um gesto sem caridade, juntam-se a indisciplina, o despeito, a revolta e a vingança, unindo-se em ações mentais malignas e destruidoras.
Uma boa ação, entretanto, constrói e ilumina sempre.
·     A criatura ignorante que a observa tal ação aprende a elevar-se.
·     Os olhos com menos tendência ao bem que a vêem recebem nova claridade para a vida íntima.
·     O homem quase recuperado que a identifica adquire mais fortaleza para alcançar isso.
·     O missionário do bem que a percebe nela se exalta, a benefício de seu trabalho de luz.
Em torno de um ato cristão, enlaçam-se a gratidão, a alegria, a esperança e o otimismo, organizando criações mentais iluminativas e santificantes.
Se você deseja, portanto, espalhar o espírito sublime do Cristianismo, atenda à obra individual com Jesus.
Afaste os corações amados do campo escuro do erro, através dos seus atos que formam lições vivas do amor edificante.
Recorde-se de que pela conversão verdadeira e substancial (“pra valer”) de um só espírito ao Infinito Bem, escuras multidões de males poderão desaparecer para sempre.





Mensagem recebida na reunião de Estudos do dia 04/01/2012 - Um pouco da história da minha vida

O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. 5 - Bem aventurados os aflitos – Item 18 Bem e mal sofrer
O Livro dos Espíritos perguntas 65 e 66 – O princípio vital é um só?

Meus irmãos.
Com a permissão de Jesus e dos amigos desta Casa de Orações, vou contar um pouco da história da minha última existência terrena.
Passava eu por momentos difíceis em casa, onde o desânimo parecia fazer morada.
Por incrível que pareça, nem orar eu conseguia.
De repente, em uma casa que estava vazia perto da minha casa, chegou uma mudança.
Me chamou a atenção uma senhora que irradiava alegria até em seus movimentos.
Pensei comigo mesma: “Quem sabe esta senhora vai me ajudar”.
Talvez tenha sido este pensamento que serviu de ligação com o alto. Que possibilitou que a amizade se iniciasse.
E a amizade começou com alguns “Bom dias”, “Como vai?” e assim vou indo.
Essa vizinha se chamava Maria.
Percebeu minhas dificuldades e um dia me convidou: “Faço parte de um grupo de uma igreja do bairro de onde venho, e vou uma vez por semana confeccionar roupinhas para ajudar. Gostaria de vir junto?”.
Não me animei muito de início, mas um dia fui.
Aquelas mulheres em volta de fazer alguma coisa. Quem sabia coser, cosia. Quem sabia tricotar, tricotava. Quem não sabia nada, separava as roupas.
“Sinta-se à vontade – disse-me ela – faça o que conseguir fazer”.
Pensei comigo mesma: “Grande perda de tempo, deviam comprar tudo pronto”.
Grande erro esse meu pensamento, pois me senti melhor estando ali.
Maria me disse ao final do dia: “Tal dia irei de novo, se quiser iremos juntas”.
Em princípio disse a mim mesma: “Não irei”. Mas, a cada dia pensava: “É hoje o dia de ir com Dona Maira?”.
E fui.
Aos poucos fui me integrando. Fazendo uma coisa aqui e outra coisa ali.
Fui me integrando na alegria de montar os kits que iriam ser entregues para as mãezinhas.
E participei daquelas tarefas por cinco anos. Até o dia em que, de repente, parti para cá.
Tudo estava previsto na minha caminhada terrena. O problema da cabeça que eu carregava comigo.
Só que eu iria permanecer acamada por cinco anos. E Deus, em sua Misericórdia Infinita trocou por aqueles cinco anos de tarefas dedicadas ao próximo.
Confiemos na providência Divina.
Nós não podemos fazer trocas com Deus, mas Ele pode fazer isso por nós.
Ainda faço parte daquele grupo e hoje estou aqui como convidada nesta Casa de oração onde pessoas de bom coração se dedicam também na ajuda ao próximo.
Que Jesus nos abençoe e que nós possamos continuar a fornecer material para que Deus possa trocar para nos ajudar nos nossos momentos de dificuldades.
          
Mensagem recebida na reunião de Estudos do dia 11/01/2012 - Tudo vem de Deus

O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. 5 - Bem aventurados os aflitos – Item 19 O mal e o remédio
O Livro dos Espíritos perguntas 67 – Vitalidade

Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo para todos os filhos da Terra.
Deus vos abençoe e vos dê a fortaleza de pensamento para todos os filhos.
Veja você quando Nosso Senhor Jesus Cristo falou: “Não cai um fio de cabelo de vossas cabeças sem que o Pai o saiba”.
Vendo esta frase no campo material nada se pode concluir. Mas, do lado espiritual, quer dizer: “Nada, nada, nada passa despercebido do Pai de Misericórdia, porque cada um saiu do hálito Divino e há de voltar ao hálito Divino”.
Tudo vem de Deus, Pai de Misericórdia.
A Humanidade, ainda que tenha crescido muito no entendimento, ainda está no primeiro passo da evolução.
Você pode lembrar de quantos sábios você conhece? Mas, o maior sábio de todos os sábios que você possa conhecer ainda sabe pouco diante de Deus.
Ainda não se pode revelar tudo com clareza porque a mente humana ainda não pode absorver. Os ensinos de Deus são inteiros, mas a revelação é gradativa, pois o entendimento é gradativo.
Nosso Senhor Jesus Cristo veio dar o entendimento de acordo com os espíritos que aqui habitam. Em outras palavras: o planeta Terra é divinizado por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Negro Velho vai falar um segredo para os filhos. Cada planeta tem um Nosso Senhor Jesus Cristo no comando. O filho pode imaginar um universo inteiro e é cada um comandado por um espírito semelhante a Nosso Senhor Jesus Cristo. E isso vai formando um todo Divino.
Nosso Senhor Jesus Cristo é quem dá a toda a humanidade o entendimento necessário a cada um. Mas, como cada mente é individual, o entendimento de cada um pode ser semelhante pela lei de afinidade, mas entendimento igual nunca há.
Por isso há a necessidade de convivência. Pois o que um sabe o outro ainda não sabe.
Quando o Negro Velho vê a reunião dos filhos para o aprendizado, e ouve o falar sobre o espiritismo, o Negro Velho fica muito e muito alegre.
Um dia haverá uma só linguagem. Para isso é preciso a colaboração de um filho ajudando o outro filho de coração.
O Negro Velho fala do fluido vital que cobre todo o planeta. Em cada planeta é de uma forma. Para o filho entender pode ser chamado de fluido vital de conformidade com a evolução do entendimento.
O Negro Velho fala da Terra, que é para os filhos entenderem.
Nenhum filho da Terra pode se isolar, pois o isolamento não existe. Você está amorosamente confinado, até que venha a evolução em que o filho possa habitar as muitas moradas que são criadas pelo Pai de Misericórdia.
Desde o menor que você conhece até o maior que você possa conhecer, o essencial é servir a Nosso Senhor Jesus Cristo.
A fé é a certeza de ser contado amorosamente por Nosso Senhor Jesus cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome