sábado, 14 de julho de 2012

INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS SAGRADOS - estudos do dia 21-07-2012





INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS SAGRADOS


21/07/2012
“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”


Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 13 – Pedro II Ped. 1:20)
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/      Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"


Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sua luz imperecível brilha sobre os milênios terrestres, como o Verbo do princípio, penetrando o mundo, há mais de vinte séculos.
Lutas sanguinárias, guerras de extermínio, calamidades sociais não modificaram nele um til nas palavras que se atualizam, cada vez mais, com a evolução da Terra em muitas formas. Tempestades de sangue e lágrimas nada mais fizeram que dar mais vida à sua grandeza. Entretanto, sempre tardios no aproveitamento das oportunidades preciosas, muitas vezes, no curso das existências renovadas, temos desprezado o Caminho, indiferentes ante os patrimônios da Verdade e da Vida.
O Senhor, contudo, nunca nos deixou desamparados.
Cada dia, reforma os títulos de tolerância para com as nossas dívidas; entretanto, é de nosso próprio interesse levantar o modelo da vontade, estabelecer disciplinas para uso pessoal e reeducar a nós mesmos, ao contacto do Mestre Divino. Ele é o Amigo Generoso, mas tantas vezes esquecemos o Seu conselho que somos capazes de atingir obscuras zonas de adiamento indefinível de nossa iluminação interior para a vida eterna.
(...)
Que fazer? Temos imensas distâncias a vencer no Caminho, para adquirir a Verdade e a Vida na significação integral/completa.
Compreendemos o respeito devido ao Cristo, mas, pela própria exemplificação do Mestre, sabemos que o exemplo do aprendiz fiel constitui-se de adoração e trabalho, de oração e esforço próprio.
Quanto ao mais, consola-nos reconhecer que os Textos Sagrados são dádivas/bênçãos do Pai a todos os seus filhos e, por isso mesmo, aqui nos referimos às palavras sábias de Simão Pedro: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.





Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 14/07/2012 – JÁ PENSOU NISSO?

Eu já havia aprendido que quando lia uma ficha de um novo paciente, eu estava me aproximando de um mundo novo.
Um mundo novo de aprendizados vinha ao meu encontro com a ficha do José Francisco.
Era ele um moço que a doença fez se aproximar dos ensinos espíritas e o conduziu ao desencarne antes ainda dos trinta anos de idade.
O tempo de aprendizado espírita foi insuficiente para lhe dar a lucidez na vida espiritual.
Na verdade, Jose Francisco nem conseguia distinguir entre a vida no mundo corpóreo e no mundo espiritual.
Ele ainda não tinha compreendido que tinha desencarnado, e a minha tarefa era fortalecer os poucos ensinos que ele tinha conseguido adquirir, preparando-o para uma nova e breve reencarnação, que desta vez estava sendo planejada para ser mais longa.
Mas, uma observação no final da ficha me chamou a atenção: “O José Francisco tem uma protetora espiritual que tem autorização do mundo maior de visitá-lo sem prévia autorização da direção do hospital”.
Eu nunca tinha visto algo assim e confesso que aquela observação me aguçou a curiosidade.
Ao longo do tratamento sua protetora visitou-o várias vezes.
Conversava com ele e o orientava no tratamento.
Jose Francisco a percebia assim como os meus amigos encarnados nos percebem as visitas, como se estivesse sonhando.
No dia seguinte me contava ele do sonho que tivera e das orientações recebidas.
Eu, que sabia que não era sonho, incentivava-o a recordar e meditar nas coisas que ouvia.
Em várias ocasiões via a protetora do Jose Francisco a passear pelos jardins do hospital, ou sentada em seus bancos, absorta, como se estivesse com o pensamento muito distante dali. Não tive coragem de lhe dirigir a palavra, para não retirá-la da meditação em que se encontrava.
Mas, um dia, ela se apercebeu da minha presença e do fato de eu estar observando-a. então, com um sorriso gracioso, ela me convidou a sentar ao seu lado para conversarmos.
Falei-lhe da ficha hospitalar e da minha curiosidade a respeito da observação que ali constava.
Perguntei se ela poderia me explicar algo a respeito.
E ela me falou:
“Preciso voltar no tempo para lhe explicar. Tudo começou em minha encarnação no século XV. Naquele tempo, recebi uma das mais difíceis provações que um espirito pode receber no plano terreno: a provação da riqueza.
Nascida em família de muitas posses e habitando o campo, muito tempo descobri o excesso de tempo ocioso que tinha ao meu dispor.
Isso me apavorou.
Procurava coisas para ocupar o tempo quando me deparei com um grupo grande de pessoas que, por outros motivos, tinham o mesmo problema que eu: muito tempo ocioso.
Eram as criaturas que já não necessitavam dos cuidados maternos da primeira infância, mas ainda não eram grandes o suficiente para ajudarem nas tarefas do campo.
Elas viviam por perto da casa dos senhores onde eu também vivia, sem ter muito o que fazer.
Sabia eu que, naquele tempo, as doenças infantis traziam um índice de mortalidade muito grande, devido a falta de cuidados e à falta de higiene.
Passei a me ocupar com a saúde deles.
Essa preocupação foi apoiada pelos meus familiares, que viam nisso uma forma de fortalecer o trabalho e, como consequência, representaria maiores riquezas futuras.
O que eu não sabia era o quanto aquilo ia mudar a minha vida.
Passei a me dedicar tanto a eles que me esqueci de constituir uma família própria consanguínea.
E quando minhas crianças cresceram e formaram suas famílias e vieram novas crianças, passei a vê-las com o amor que os avós terrenos olham seus pequeninos.
Quando desencarnei, ainda acreditava que a riqueza ainda se fazia presente na vida em espírito.
Logo descobri que isso não era verdade, mas também descobri que os elos de amizade e simpatia se mantinham na nova existência.
Com isso percebi que podia continuar me dedicando às minhas crianças, ajudando-as de outras formas, mas continuando ao seu lado.
E assim prossigo até hoje.
Sem ter tido uma nova encarnação depois daquela, continuo ajudando e amparando as minhas crianças e as crianças das minhas crianças.
E os novos aprendizados que tenho feito na vida espiritual têm me ajudado muito a ajudar com mais eficiência.
Descobri que, se é importante a saúde e a higiene do corpo físico, mais importante ainda é a saúde e a higiene do espírito”.
Eu observava seu rosto se iluminando de alegria ao me contar sua história e exclamei: “Quer dizer que faz mais de quinhentos anos que a senhora se dedica a ajuda-los? E o José Francisco é uma destas crianças?”.
Novamente vi o sorriso cativante brotar em seus lábios quando ela respondeu:
“Sim. E você não imagina a trabalheira que eles dão”.
Pensei comigo mesma, observando o amor que ela dedicava aos seus protegidos, que já não era mais de estranhar que o mundo maior lhe desse total autorização para estar onde fosse necessário, para que ela pudesse estar junto dos corações que ela tanto amava.
Dona Aurora.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 14/07/2012 – JÁ PENSOU NISSO?

Paz de Deus a todos os filhos.
Cuidar do corpo e da alma é a grande questão que cabe a todos encarnados.
Estamos na Terra encarnados para evoluir, corrigindo comportamentos que não nos deixam ser felizes em Deus.
Como na escola, temos os instrumentos para o aprendizado; cadernos, livros, lápis, etc... se não cuidarmos bem destes objetos teremos problemas com o aprendizado.
É assim também com o corpo, ele é instrumento de aprendizado e precisa de nossos cuidados. Muitos de nós damos importância ao corpo, mas como causa de nossos infortúnios esquecendo-nos que é o espírito que está no comando do corpo.
Alguns dizem que é o corpo que lhe induz ao alcoolismo, esquecendo-se que amente, o pensamento e o desejo de beber que comanda o corpo neste ato.
Muitos pensam que as distorções do sexo são oriundas do corpo, mas elas nascem do pensamento não educado do espirito encarnado.
Tudo se faz na vida a benefício da evolução espiritual e toda dificuldade que hoje enfrentamos são lições a serem aprendidas pelo esforço que devemos ao bem para nossa evolução.
Muitos no passado se sacrificavam para corrigir os defeitos da gula, do sexo, da inveja... entre tantos. Mas no cilicio (tormento, sacrifício voluntário) do corpo se esquecia da disciplina da mente.
Devemos sempre na vida buscar o caminho do meio, do equilíbrio, lembrando o ensino de Dionísio: Corpo são em mente sã.
Cuidemos assim com muito carinho e respeito do nosso corpo, não lhe dando alimentos em excesso, toxinas como o álcool e o tabaco, fortalecendo-o com exercícios físicos, mas nunca se esquecendo que não haverá corpo são em mente insana.
Que Jesus abençoe a todos os encarnados na busca da evolução e que todos que se candidatam à encarnação não se esqueçam que Pensamento é Vida.
Muita paz a todos, Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 14/07/2012 – JÁ PENSOU NISSO?

Pai de Misericórdia, louvado seja este nosso lar.
Havia um tempo em que não ligávamos para nada nesta Terra, nem mesmo a vida.
Esta, valia muito pouco.
Havia um tempo em que fazíamos inimigos, como fazemos pratos de comida para nos sustentar.
Qualquer um poderia ser nosso inimigo, bastaria estar em nosso caminho para que removêssemos na base da pancada ou do grito.
A violência e a incompreensão ainda tem espaço na Terra, ainda tem campo em muitas mentes. Mas o mundo mostra hoje apenas aquilo que há de ruim localizadamente. As bilhões de almas que vivem pacificamente nesta Terra, são infinitamente superiores ao número de almas que ainda vivem da violência e do desagrado.
Hoje, já é chegado o tempo em que a vida na Terra será - de agora em diante - cultivada no coração dos Homens e em comunhão com Deus. Os Homens que não entenderem isto, não terão mais lugar no planeta.
A Vida não pode ver outra vida se perder por motivo banal. A Vida não pode ver outra vida passando fome e não se condoer desta outra.
É o tempo em que a verdade prevalecerá e que todas as coisas serão subjugadas aos valores de Deus, a tudo o que é eterno e sagrado.
É chegado o tempo para o coração do Homem, em que não mais poderá amar a dois senhores; dizer que é filho de Deus e estar correndo atrás de coisas que o fazem perder tempo, vida, saúde, as pessoas que ama e principalmente tempo de aprendizado.
Ao coração do homem é chegado o tempo de restabelecer os valores verdadeiros. É o tempo de conhecer a verdade, a verdade que nos libertará.
Que assim seja.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 14/07/2012 – JÁ PENSOU NISSO?

Pétalas do Evangelho – Uniforme do Estudo e do Trabalho

Meu filho, lembre-se de que, quando criança, jovem, colocava você o uniforme para frequentar a escola, onde professores abnegados e dedicados, passam a novidade de novos conhecimentos, auxiliando a você e aos demais na preparação maior para o futuro...
Depois, no campo do trabalho, vestem você e os companheiros o uniforme nas funções para o ganho do sustento, do ganha-pão para toda a família.
Assim também, quando pela bênção da reencarnação vem o Espírito para seu “estágio” de redenção, aqui na escola-oficina, a Mãe-Terra, vestimos o “Uniforme” material, chamado corpo. Com auxílio dele, pode o nosso Espírito buscar o estudo e o trabalho que nos levarão àquilo que Jesus traçou para o nosso roteiro de verdadeira “salvação”...
Abençoado uniforme a que Pedro designou como tabernáculo/templo divino...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome