sábado, 7 de setembro de 2013

CUIDADOS - estudos do dia 14-09-2013




CUIDADOS


14/09/2013
“Não se inquietem, portanto, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Vinha de Luz – Item 152 Mateus, 6:34)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


Os preguiçosos de todos os tempos nunca perderam a oportunidade de interpretar falsamente as palavras evangélicas.
A recomendação de Jesus, referente à inquietude, é daquelas que mais se prestaram aos argumentos dos discutidores que nada fazem.
Depois de referir-se o Cristo aos lírios do campo, não foram poucos os que reconheceram a si mesmos na condição de flores, quando não passam, ainda, de plantas espinhosas.
Decididamente, o lírio não fia, nem tece, conforme o ensinamento do Senhor, mas cumpre a vontade de Deus. Não pede a admiração dos outros, floresce no jardim ou na terra não cuidada, dá seu perfume ao vento que passa, enfeita a alegria ou conforta a tristeza, é útil à doença e à saúde, não se revolta quando vai acabando o brilho que lhe é próprio ou quando mãos egoístas o separam do berço em que nasceu.
Aceitaria o homem que não age o modelo do lírio, em relação à existência na comunidade?
Recomendou Jesus não guarde a alma qualquer ânsia prejudicial, com relação à comida, ao vestuário ou às questões complementares do campo material; dizendo que o dia, por ser resultado de leis gerais do Universo, atenderia a si próprio.
Para o discípulo fiel, agasalhar-se e alimentar-se são verbos de fácil conjugação e o dia representa oportunidade sublime de colaboração na obra do bem. Mas basear-se nessas realidades simples para afirmar que o homem deva caminhar, sem cuidado consigo, seria desprezar o esforço do Cristo, convertendo o Seu programa salvador em campanha de irresponsabilidade.
O homem não pode alimentar o desejo de corrigir o mundo ou os seus semelhantes de um dia para outro, atormentando-se em aflições sem cabimento, mas deve ter cuidado de si, melhorando-se, educando-se e iluminando-se, sempre mais.
Realmente, a ave canta, feliz, mas constrói a própria casa.
A flor adorna-se, tranquila; entretanto, obedece aos planos do Eterno.
O homem deve viver confiante, sempre atento, porém, em engrandecer-se na sabedoria e no amor para a obra divina da perfeição.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  07/09/2013 –                OUÇAMOS ATENTOS

Filhos.
A tarefa do obreiro de Jesus é consolar.
Consolar os aflitos a que Jesus se referia quando disse: “Vinde a mim...”.
É por isso filho que uma Casa Espírita deve receber com o mesmo amor a Espiritualidade que vem para ajudar a todos. Mas também recebe com o mesmo amor os aflitos que buscam se orientar.
A conduta do espírita deve ser sempre do não julgamento, porque não conhecemos o interior de cada filho que só o Pai que está no Céu conhece. Mas sim acalentar junto ao coração todos aqueles que buscam a Jesus em suas variadas formas.
Filhos, o Centro Espírita é a oportunidade de saldar dívidas e que muitas vezes aqueles que nos cobram, vêm como irmãos em necessidade de auxilio para que possamos orientá-lo no caminho do bem e da Paz.
O Centro Espírita é sempre refúgio de almas. Portanto, meus filhos, trabalhem com amor para que sejamos dignos das palavras de Jesus quando disse: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e eu vos aliviarei”.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  07/09/2013 –                OUÇAMOS ATENTOS

Pétalas do Evangelho: Borboletas da Ilusão

Corremos atrás das borboletas coloridas da ilusão..., atraídos..., seduzidos..., enceguecidos... Até cairmos exaustos, frustrados, pois não encontramos a razão do viver; as ilusões se desfazem com o tempo, como borboletas que voam para longe, e não mais alcançamos...
A afirmação de Jesus para “procurarmos primeiro o Reino de Deus e sua justiça”, nós menosprezamos, não acreditamos nela.
Preferimos gastar o nosso tempo correndo atrás das borboletas coloridas da ilusão...

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  07/09/2013 –                OUÇAMOS ATENTOS

Filhos da minh’alma.
De mais alto vem a luz do sol aquecendo indistintamente a todos, para que todos possam se beneficiar com ela.
A luz da orientação Divina também vem de Mais Alto, trazendo a todos, indistintamente, o convite à colaboração na tarefa do bem.
Assim como os filhos precisam abrir suas janelas para que o sol adentre ao seu lar, também o espirito precisa abrir o seu coração para poder receber as bênçãos da Luz Divina.
Que a Luz Divina do Evangelho de Jesus possa aquecer a todos os filhos, hoje e por todo o sempre.

Mensagem de Francisco Cândico Xavier
VISITA DE CHICO XAVIER AO PRESÍDIO
PRECE POR LIBERTAÇÃO
Livro: Caminhos de Volta

PRECE POR LIBERTAÇÃO (Maria Dolores)

Jesus,
Mestre e Senhor!
Todos nós,
Os tutelados teus,
Vinculados ao mundo,
Estamos presos de algum modo
E quase sempre, a sós,
No caminho interior para a união com Deus,
Em sentido mais amplo e mais profundo ...
Quase todos estamos
Encadeados a problemas
Que nos compelem, dia-a-dia,
A trilhar, palmo a palmo, a vereda sombria
De inquietações extremas.
Somos presos, Senhor, à disciplina
Que nos faça entender a Bondade Divina,
Pela bênção da prova,
Algemados à dor que nos renova
O próprio coração;
Encarcerados comumente
Nas lutas que nos levam para a frente;
Conforme os teus programas
No ignorado amor com que nos amas.
Tantas vezes, Jesus, somos detidos
Em lembranças cruéis de tempos idos;
Segregados em mágoa e desalento
Nas celas de pesados desenganos;
Inibidos no impacto violento
Das aflições que surgem, de improviso,
Nos caminhos humanos;
Ou barrados, por fim,
Nas linhas curtas de aposento estreito,
Por favor da Justiça,
Na execução da lei de causa e efeito!...
É por isto, Senhor,
Que nós, os prisioneiros de mil normas,
Aos sublimes grilhões que vibram no trabalho
Com que, em silêncio, nos transformas,
Aqui estamos a rogar-te, em prece:
Faze-nos mais irmãos,
No cultivo do bem que ajuda e esquece
E auxilia-nos, Mestre, a compreender,
Mesmo quando a lição não nos agrade,
Que apenas uma chave em nossa vida
Guarda poder libertador,
A chave da humildade que nos deste
Conduzida na prática do amor!...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  07/09/2013 –                OUÇAMOS ATENTOS

Meu amigo.
Você me pede orientação sobre qual é a melhor forma de servir a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Posso ajuda-lo tecendo algumas considerações ao alcance do meu entendimento. Medite sobre elas como um filho que ouve os conselhos amorosos de seu pai, que deseja evitar as dificuldades possíveis do futuro do filho querido.
Vamos primeiro nos lembrar de duas palavras do Cristo Jesus.
Na primeira ele nos diz: “Não se turbe o vosso coração nem se arreceie, pois eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Neste momento ele garantia àqueles que desejassem colaborar com sua obra que jamais, em dia algum, eles estariam sozinhos.
Na segunda, disse ele, quando os setenta retornaram das tarefas que lhes foram atribuídas: “Não vos alegreis do fato de os espíritos se curvarem diante de vós. Mas alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos céus”.
Nesta hora ele dizia aos seus colaboradores que as tarefas feitas com boa vontade tinham trazido a inscrição de seus nomes nos planos superiores como colaboradores de Deus, e que novas tarefas seriam trazidas a eles, dentro dos planos Divinos.
Com base nestas duas passagens, compreendemos que as tarefas Divinas nos são trazidas de mais alto.
A planificação da obra de regeneração da humanidade se inicia com a orientação de Nosso Senhor Jesus Cristo aos seus seguidores diretos.
Estas orientações são executadas e trazidas a todos os espíritos que desejam colaborar nesta obra, encarnados e desencarnados.
Aos encarnados, de forma mais específica, cabe ao anjo de guarda, espirito protetor individual de cada ser encarnado, a tarefa de planejar e viabilizar as tarefas de seu tutelado.
Para isso, muitos esforços são feitos.
Duas regras básicas precisam ser seguidas pelos anjos de guarda.
A primeira é a de seguir a promessa de Jesus de que seu jugo é leve.
Nenhuma tarefa pode ser colocada nos ombros de alguém que não a possa carregar.
A segunda é a necessidade de progresso do encarnado. É necessário lhe trazer a tarefa que possibilite o aprendizado condizente com o momento espiritual que ele vive.
Aprender para trabalhar melhor. E trabalhar naquilo que já se aprendeu.
Seguindo estas regras e buscando colocar seu tutelado à frente das tarefas, de uma forma que sua ação não seja nem sequer percebida, nem sempre o anjo de guarda tem sucesso.
Há ocasiões em que o encarnado não se afiniza com as novas tarefas, por muitos motivos. E a tarefa planejada é deixada de lado, adiando-se a oportunidade daquele aprendizado que iria ser obtido.
O que se espera do encarnado? A boa vontade de executar as pequeninas tarefas que lhe surgem à frente e o amor em cada coisa que se faça em nome de Jesus.
Se for chamado a falar com alguém, em público ou em particular, medite sobre o que Jesus falaria neste momento e repita as suas palavras com o coração. Com certeza estas palavras irão apaziguar as dores alheias e também a sua própria.
Se chamado à limpeza do ambiente onde se falará do Evangelho, faça a limpeza com todo o amor do seu coração, pois as impurezas serão retiradas não só do ambiente físico, mas também das almas que aí comparecerão, inclusive da sua própria.
Se chamado a preparar o alimento aos participantes do Evangelho, faça-o com amor para que o alimento fortaleça o corpo e a alma daqueles que o tomarem.
Assim, meu amigo, em cada tarefa que chegar às suas mãos, por mais pequenina que lhe pareça, faça-a com o amor de estar fazendo uma tarefa que lhe foi trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo e que faz parte da obra maior que Ele faz a toda a humanidade.
Apenas mais uma coisa gostaria de endereçar às suas meditações.
Todos sabemos que a morte nos chegará, plena de uma nova vida, mais viva do que nunca.
Neste momento, as tarefas que conhecíamos, que sabíamos tão bem executar, ficam para trás, junto com o corpo físico.
E, para adentrarmos às novas tarefas, é necessário muita humildade para os novos aprendizados.
A renovação se faz não somente no mundo exterior, mas principalmente no íntimo de nossa alma.
Não tema as mudanças nas tarefas, seja no plano físico seja no plano espiritual.
Coloque-se como soldado de prontidão aguardando as ordens dos seus superiores.
Pronto para utilizar tudo o que se aprendeu no passado para bem cumprir as tarefas presentes e assim adquirir o aprendizado para as tarefas futuras.
E estas ordens superiores que lhe trazem as tarefas a serem executadas partem do coração amoroso de Nosso Senhor Jesus Cristo que fez a promessa de estar ao seu lado todos os dias, até a consumação dos séculos.
  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia  07/09/2013 –                OUÇAMOS ATENTOS

Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.
A cada dia a sua luta, o seu desafio. Nada além disso.
Busquemos encontrar em nossas tarefas a alegria do trabalhar, cujo chefe é o Pai Maior, aquele que nos ama e nada nos pede.
Busquemos unir nosso coração aos corações de Bem na Terra.
Busquemos estar onde somos chamados e onde podemos colaborar.
Busquemos sempre atender ao chamado do coração, pois este, é o chamado do Pai.
Busquemos não desafiar a natureza, nem a dos Homens, e nem aquela que Deus criou e deixou para o Homem.
Busquemos estar sempre com nosso coração presente onde estivermos fisicamente.
Busquemos estar sempre presente de corpo e alma em qualquer ocasião.
Busque sempre ser apenas você mesmo, mas seja você mesmo com o coração e a mente voltados para Deus.
Por fim, busque as coisas dos Céus e sua justiça, pois que nada, nada mesmo,  poderá atingir você nesta Terra. O trabalhador e seguidor fiel sabe dos valores temporários das coisas da Terra e não pode deixar se abater com isto; não pode se deixar levar por coisas que são perecíveis. Sua alma não é perecível!
Junte-se aos trabalhadores do Cristo e verá a liberdade fluir em sua vida, a liberdade de pensamento, do sentimento, e que o amor e a caridade se farão maior.
Busque acima de tudo as coisas dos Céus e sua justiça.
Muita paz filhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome