sábado, 15 de agosto de 2015

OLHAI - estudos do dia 22-08-2015




OLHAI

22/08/2015
“’Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Vinha de Luz  – Item 87 Marcos 13:33)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




Marcos registra determinada receita de vigilância que revela a nossa necessidade de colocar todos os recursos de reflexão e análise.
Muitas vezes, referimo-nos ao ‘’orai e vigiai’’, sem meditar a sua complexidade (tudo o que isso envolve) e seu alcance.
É indispensável guardar os caminhos, necessário se torna movimentar possibilidades no campo do bem, entretanto, essa atitude não dispensa a visão do entendimento.
O verbo no imperativo colocado por Marcos, no início da recomendação de Jesus, é de valor inestimável para a perfeita interpretação do texto.
É preciso olhar, isto é, examinar, ponderar, refletir, para que a vigilância não seja incompleta.
Discernir (distinguir) é a primeira preocupação da sentinela.
O discípulo não pode guardar-se, defendendo ao mesmo tempo o bem que lhe foi confiado, sem estender a visão psicológica, buscando penetrar a intensidade essencial da situação e dos acontecimentos.
Olhai o trabalho de cada dia.
O serviço comum permanece repleto de mensagens proveitosas.
Fixai as relações afetivas. Elas trazem sugestões que são lançadas ao centro de vossa alma.
Na casa sentimental, reúnem-se as inteligências invisíveis que trocam opiniões convosco, em silêncio.
Ocupemo-nos por um tempo na apreciação do dia ; seus campos de horas e minutos possuem profundos ensinamentos e valiosas oportunidades.
Olhai, refleti, ponderai!.... Depois disso, naturalmente, estareis prontos a vigiar e orar com proveito.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Josias, desde jovem se dedicou à profissão de repórter.
Adorava sair às ruas em busca das notícias para que fossem publicadas nos jornais do dia seguinte.
Sua inteligência no manejo das palavras o ajudava muito, pois conseguia rapidamente colocar em palavras os acontecimentos que observava.
Suas reportagens agradavam os leitores e sua carreira ia bastante a contento, trazendo-lhe o respeito nos meios jornalísticos e o retorno financeiro que ele buscava.
Uma ocasião, fazendo uma reportagem nos meios religiosos, visitou um Templo Cristão e viu escrito em uma das paredes: “Passarão Céus e Terras mas as minhas palavras não passarão. Jesus”.
Aquilo chocou sua inteligência.
Por mais que suas reportagens alcançassem sucesso, sabia ele muito bem que em poucos dias eram esquecidas.
Outros acontecimentos, outros fatos, outras reportagens se sobrepunham e as palavras eram esquecidas rapidamente.
Neste tempo, principalmente quando tinha tempos de espera nos hospitais ou nas delegacias, onde os fatos estavam acontecendo, nestes tempos de espera recordava-se da inscrição e pensava consigo mesmo:
“Como é possível?
Qual o segredo de uma palavra proferida para sobreviver no tempo? Como podem passar Céus e as Terras e as palavras não serem esquecidas? Qual é o segredo disso?
Se eu o descobrisse, escreveria ainda melhor, pois conseguiria ser muito superior ao que faço hoje”.
E por aí iam seus pensamentos, desejando descobrir o segredo das palavras de Jesus.
A religiosidade não fazia parte de seus dias, mas na formação da família, encontrou uma esposa que seguia a religião Cristã.
Muitas vezes, nos tempos de namoro e noivado, buscavam juntos alguma explicação, mas nenhuma o convenceu. Nem explicações filosóficas, nem explicações religiosas. Nenhuma preenchia sua ansiedade de descobrir aquele segredo.
Depois de alguns anos, sua esposa precisou ser internada para o nascimento de sua filha, a segunda de seu casamento.
Sua sogra iria ficar com ela no hospital, combinaram assim para que ele ficasse junto com o pequeno Mateus, que já fizera três anos e que iria se sentir muito sozinho se fossem os dois.
E foi naquela noite, que ele percebeu que nunca tinha colocado seu filho dormir, esta tarefa era da mãe porque geralmente neste horário ele estava no trabalho.
E Mateus lhe falou:
— Papai, precisamos fazer uma oração para que possa dormir!
— E como vocês rezam? Como a mamãe ensinou você a rezar?
— Ela me ensinou a pedir a Deus para proteger o Senhor no seu serviço, para proteger a vovó, o vovô, a Aninha que vai nascer, meu amiguinho Tico e nosso cachorrinho.
— Está bem, então vamos. Você ensina o papai, está bem?
E fizeram a oração.
Josias acreditava que, logo após a oração, Mateus fosse dormir. Mas o menino, talvez excitado pela novidade de ter o pai ao lado de noite, começou a conversar, a falar disso e daquilo e por um longo tempo a conversação se estendia. O próprio Josias já estava cansado e com sono, quando Mateus soltou a pergunta:
— Papai, você me ama?
Surpreso com a pergunta, Josias respondeu.
— É claro filho. Não há dúvida que eu te amo.
— Mas papai, você me ama mesmo?
— Sim, filho. O papai te ama mesmo.
— Papai, você tem certeza? Você me ama muito?
Josias, um pouco surpreendido com a repetição, respondeu meio sem pensar, talvez influenciado pelas suas dúvidas meditadas por tanto tempo:
— Filho, podem passar os Céus e as Terras e eu continuarei te amando.
Mateus, esboçando um sorriso de alegria nos lábios, virou a cabeça para o travesseiro e, quase de imediato, pegou no sono.
Quem despertou foi Josias. Cobriu o menino, levantou-se e deixou o quarto em silêncio.
Sozinho na casa, pensou consigo mesmo.
“Descobri o segredo que tanto procurava. É por causa do Amor que as palavras de Jesus não passarão. Jesus deve amar a humanidade com tal intensidade que suas palavras se impregnaram deste amor e poderão passar os Céus e as Terras que elas não passarão!
Meus amigos, Josias ainda está encarnado nos dias de hoje. Já velhinho dedica-se a reunir os cinco netos para contar-lhes histórias de Jesus, desejando colocar em seus coraçõezinhos o amor eterno que ele descobriu nas palavras de jesus.   Jussara.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Paz de Deus a todos os filhos.
Deus disse: faça-se a luz. E a luz se fez entre nós. Esta luz é Jesus, nosso mestre e amigo.
Jesus é o verbo divino, o grande escritor, que irá modelar as nossas vidas em direção ao bem eterno, à vida eterna.
O amor de Jesus é tão grande, que se fez em carne para melhor nos ajudar na compreensão do Evangelho, que é de Deus, e já está escrito em nossos corações. Basta agora abri-lo e lê-lo em nossa consciência.
Muitos ainda fogem desta Luz, confundidos pelos atos antigos que transformaram a igreja primeira, na igreja das perseguições e morte, da ignorância dos tempos da inquisição.
Foram as trevas e a ausência de Jesus em nossos corações, que a isto permitiu.
São chegados os tempos onde a verdade estará no alto de nossas vidas, nos guiando para Jesus na redenção de nossos espíritos.
A caridade, o perdão e a esperança na fé verdadeira serão os instrumentos da nova era – A era do amor.
Sejamos escritores de vidas melhores, transcrevendo o Verbo Divino em nossas vidas.
Que Jesus abençoe a todos.   Josué.
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Jesus verbo divino,
Ilumine nosso caminho,
Ainda de tantos enganos,
Nas ilusões deste mundo.

O seu exemplo de luz,
Mesmo quando na cruz,
Será sempre verbo divino,
Iluminando nosso caminho.

Novos tempos são chegados,
Na consciência de todos,
Nas dificuldades do agora.

E juntos devemos seguir,
Na caridade temos que ir,
Na busca da nova aurora.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Pétalas do Evangelho – Escribas Modernos

Irmão de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
É colocando em prática o talento que a Providência Divina nos concede, para o movimentarmos dentro do Bem, que cada um encontrará a sua glória. Não simplesmente a glória mundana, mas aquela em que o Espírito se realiza fazendo a parte que lhe cabe.
Terrível a tentação de cairmos, como nos alertou Jesus sobre os escribas do seu tempo, preocupados em causar admiração por suas vestes longas e vistosas, buscando o louvor da turba inconsciente.
Porém, como também nos alertou o Mestre: ”Toda planta que meu Pai não plantou será arrancada pela raiz’, tais escribas modernos terão seu tempo contado e, pela Misericórdia Divina, serão convidados a retirar um por um dos espinhos que semearam nesse período de insensatez...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 15/08/2015 – ESCRITORES

Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.
Abençoado seja o coração que carrega dentro de si, o sentimento de que estar na Terra é para o aprendizado, crescimento e desenvolvimento espiritual.
Abençoado seja o coração que já consegue ver e entender, que aquilo que traz com ele é o que irá fazer a diferença em sua vida.
Tudo o que traz consigo, é que poderá construir ou destruir, abrir ou fechar caminhos em sua vida.
O ódio, o rancor e o desejo de vingança não lhe abrirão as portas para a vida com paz, para uma vida com o trabalho e produção em seu favor. A vida sem amor é uma vida em que irá carregar apenas sombras dentro de si e tudo que fizer e produzir nada irá lhe acrescentar ou lhe abrir o entendimento para as coisas do alto.
Com amor é que poderá se manter no aprendizado, na construção do seu caminho, com luz, amor e paz, sempre junto com o Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome