sábado, 18 de agosto de 2018

SERIA INÚTIL - estudos do dia 25-08-2018




SERIA INÚTIL

25/08/2018
“Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Pão Nosso – Item 37 JOÃO, 9:27
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



É muito frequente a preocupação de muitos religiosos, no sentido de quererem transformar os amigos, obrigatoriamente, chamando-os para suas convicções particularistas. Quase sempre se empenham em longas e cansativas discussões, em contínuos jogos de palavras, sem uma realização sadia ou edificante.
O coração sinceramente renovado na fé, entretanto, jamais age assim.
É necessário desfazer o prurido (“comichão”) de superioridade que percorre o sentimento de grande parte dos aprendizes, tão logo se deixam conduzir a novos portos de conhecimento, nas revelações gradativas (aos poucos) da sabedoria divina, porque os discutidores de más inclinações se encarregam de interromper a sua marcha.
A resposta do cego de nascença aos judeus argutos (habilidosos) e inquiridores (perguntadores) é modelo ativo para os discípulos sinceros.
Lógico que o seguidor de Jesus não negará um esclarecimento a respeito do Mestre, mas se já explicou o assunto, se já tentou beneficiar o irmão mais próximo com os valores que o fazem feliz, sem atingir o entendimento do outro, para que discutir? Se um homem ouviu a verdade e não a compreendeu, nos dá evidentes sinais de paralisia espiritual. Será inútil para ele, portanto, escutar repetições imediatas, porque ninguém enganará o tempo, e o sábio que desafiasse o ignorante iria se rebaixar ao título de insensato.
Não perca, pois, as suas horas através de explicações minuciosas e repetidas para quem não as pode entender, antes que chegue para o caminho dele o sol e a chuva, o fogo e a água da experiência.
Você tem mil recursos de trabalhos em favor de seu amigo, sem provocá-lo para o seu modo de ser e para a sua fé.




Recadinho para os pais: AS BEM-AVENTURANÇAS

No mês de agosto nosso tema com as crianças foi bastante desafiador. Falamos sobre as bem-aventuranças que fazem parte do sermão proferido por Jesus nas montanhas para a multidão que o buscava. Nele, Jesus expõe as bases de sua doutrina moral, abrangendo vários temas de forma clara e de fácil entendimento. As bem-aventuranças compõem a relação das qualidades e virtudes para alcançar evolução espiritual e o Reino de Deus. São elas: os pobres de espírito; os que choram; os mansos; os que tem fome e sede de justiça; os puros de coração; os pacificadores; os misericordiosos;  os que forem perseguidos em nome de Jesus. Com as crianças, focamos em duas delas, pela complexidade do tema. Falamos sobre como agrada a Deus sermos pacificadores. Aquelas pessoas que procuram conciliar tudo e todos, favorecendo a harmonia. E como manter um coração puro, sem malícia nem maldade, agindo com pureza de propósitos. Nada dissemos de novo. Todos trazemos no nosso íntimo a consciência do que fazer e de como fazer; sabemos desde sempre qual é a conduta moral que agrada ao Pai, e, por algum motivo, desviamo-nos. Por isso, vem Jesus nos encontrar na nossa montanha imaginária e profere, de tempos em tempos, o sermão que nos recorda de quão simples e bela a vida deve ser. O sermão da montanha é roteiro para alcançar a verdadeira felicidade.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” - Jesus





Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 18/08/2018 – VEJA E SIGA

Muitas vezes, andamos pela vida cegos pelas ilusões do mundo.
Pessoas e circunstâncias, pela graça divina, vão nos fazendo enxergar.
Enxergar nossas imperfeições.
Enxergar os erros que cometemos.
Enxergar as estradas equivocadas que tomamos...
Abrir nossos olhos é a parte de Deus, que por Sua misericórdia nos faz ver.
Mas, após sermos agraciados com o dom de ver, é preciso seguir. Seguir é nossa parte.
Após enxergar, é preciso levantar e pôr-se a caminho, consertando os erros, endireitando as veredas e seguindo retamente pela estrada que levará ao Pai.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 18/08/2018 – VEJA E SIGA

O orgulho e o egoísmo são as escamas que recobrem nossos olhos, porque não somos capazes de enxergar para além de nós mesmos.
Quando um Espírito consegue se livrar dessas duas chagas e consegue ver para além de si próprio, consegue enxergar o outro, torna-se um estranho para o mundo, mas, ao mesmo tempo, torna-se um amigo para Jesus.
Tudo são escolhas. Ou seguimos Jesus, ou seguimos o mundo. Não podemos servir a Deus e a Mamon.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 18/08/2018 – VEJA E SIGA

Pétalas do Evangelho: Valor das pequenas coisas

Irmãos de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Das pequeninas coisas, conforme orientação divina, se fez o bem, o bom, o belo e o útil. O mal também, mas por vontade humana.
O rio volumoso se faz, assim, pela união de filetinhos de água.
O aroma perfumado que envolve determinado local vem da colaboração de cada flor que embeleza a natureza.
A chuva abundante ou suave se forma da união de minúsculos pingos que, por obra divina, regam a terra...
Um livro, quando completo, foi formado primeiro por letras, depois nomes, frases, períodos, parágrafos...
Assim também no espiritual: pequenos atos no Bem sustentam o Cristianismo, os ensinos de Jesus. O nosso futuro no plano espiritual se concretizará pela soma de nossos pequenos atos repetidos dentro do Bem ou do Mal, cabendo, por isso, a cada um conforme as suas obras.
Acorde, meu amigo, e veja - enquanto você tem tempo -  o que pode oferecer de Bem à vida e siga confiante de que o Pai Misericordioso já prepara os frutos das sementinhas que você plantou em sua estadia na Terra...
  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 18/08/2018 – VEJA E SIGA

Abençoados sejam todos os filhos desta casa.
Na palavra de hoje, nada mais belo ver um coração endurecido proporcionar esforços para sua evolução.
O cego que enxergou a realidade da paz que o Mestre proporcionou segue em frente. Neste conhecimento há um entendimento que esta graça não vem com mimos do orgulho pessoal, muito pelo contrário é a flor da beleza eterna, é a simplicidade da construção de cada dia, é a paciência em abraçar seus irmãos, é a beleza que a vida eterna nos faz construir.
Lição de paz e alegria que não procura outra coisa a não ser a paz, a transformação da própria alma para a luz.
Não penseis que caminhos curtos serão apresentados, pois se este pegar, não chegará para luz verdadeira que Deus nos convida.
Lembrem sempre nesta jornada: não há caminho a seguir a não ser do Mestre Jesus.
Hoje, em complementação à tarefa gostaria que se lembrassem da história de Maria, Mãe de Jesus, que humildemente aceitou a missão de Mãe. Lembremo-nos dos corações nobres da história da humanidade que se dedicaram a seus semelhantes não porque eram ordenados, mas por uma força que os conduziam à prática do amor. Lembremos que esse amor era do mais íntimo desejo ao bem, a caridade, sem benefícios próprios. Aquele que carrega Jesus sabe da dura batalha a ser alcançada, sabe das dores, mas sabe também que no trabalho no bem, também vem a alegria de amar e servir.
Vós cristãos, nesta casa de orações, observem o quanto se modificaram em suas lembranças, não deixem o medo lhes cobrirem ao seguir a luz, pelo contrário, Jesus veio mostrar que nem o sábado deveria impedir os homens de purificarem seus corações.
Sem rodeios, a lição vem aqui.
Viva a visão que já lhes foi concedida.

Pai João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome