sábado, 16 de janeiro de 2010

APROVEITAMENTO - estudos do dia 23-01-2010 “Medite estas coisas; ocupe-se nelas para que o seu aproveitamento seja mostrado a todos” Paulo - I Timóteo, 4:15 - Livro: Vinha de Luz - Item: 14 Geralmente, o primeiro impulso daqueles que ingressam na fé é a preocupação de transformar forçosamente os outros. Esse objetivo, às vezes, raia pela imprudência, pela obsessão. O novo crente flagela/atormenta a quantos ouvem os seus argumentos calorosos, açoitando costumes, condenando idéias dos outros e violentando situações, esquecido de que a experiência da alma é trabalhosa e longa e de que há muitas esferas (locais) de serviço na casa de Nosso Pai. Aceitar a boa doutrina, decorar as suas fórmulas verbais (palavras) e estender as suas normas são tarefas importantes, mas aproveitá-la é o principal. Muitos companheiros fazem a propaganda de ensinamentos valiosos, porém, no fundo, estão sempre inclinados a rudes conflitos, por menor alfinetada que seja no caminho da crença. Não toleram pequeninos aborrecimentos de casa e mantêm verdadeiro jogo de máscara em todas as posições. A palavra de Paulo, no entanto, é muito clara. A questão fundamental é de aproveitamento. Não há dúvida de que a cultura doutrinária representa conquista necessária ao seguro trabalho do bem; entretanto, é preciso reconhecer que se o coração do crente ambiciona a santificação de si mesmo, a caminho das esferas superiores da vida, é indispensável se ocupe nas coisas sagradas do espírito, não por vaidade, mas para que o seu justo aproveitamento seja mostrado a todos. _________________________________ Tema do mês: Tarefas do Centro Espírita O verdadeiro Espírita! Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más (ruins). O Evangelho Segundo o Espiritismo. _________________________________ Mensagem do irmão Amadeus recebida na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM Filhinhos amados do meu coração. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo se faça no coração de todos hoje, e por todo o sempre. As minhas palavras nesta tarde têm como único objetivo ajudar os filhos a meditarem na lição estudada nesta tarde, que hoje nos falou do dom que cada um tem. Eu quero recordar uma passagem do evangelho, para meditarmos um pouco mais. Houve um momento em que Jesus falava e ensinava e uma multidão se alegrava em aprender os ensinos que eram dados por Jesus. Mas os discípulos, usando os ensinos que já possuíam, disseram a Jesus e pediram para que ele dispensasse logo a multidão, pois não tinham alimento para todos eles, e se continuasse falando por mais tempo, eles não poderiam regressar para suas casas. Jesus olhou para a multidão e disse aos discípulos: Dêem vocês mesmos o que comerem para essas pessoas. Mas, eles retrucaram: Senhor, esse moço tem apenas poucos peixes e poucos pães. Então Jesus disse para que todos se assentassem e que trouxessem os peixes e os pães. Os discípulos fizeram o que ele pediu, mesmo não acreditando no que estava pra acontecer, e começaram a dar de comer à multidão, e depois que todos já estavam alimentados ainda encheram cestos de peixes e pães com o que sobrou da multiplicação. Eu quero recordar que muitos de nós, quando nos aproximamos das nossas tarefas, falamos pra nós mesmos: Eu tenho tão pouco, sou muito fraco, sou muito velho... não adianta mais tentar, tenho muitos defeitos. Eu desejo ajudar, mas não tenho tempo, não tenho forças. Meus filhos, essas são as mesmas palavras que os discípulos falaram quando disseram a Jesus que não tinham pães e peixes para alimentar a multidão. Quando dissermos palavras como estas, e se prestarmos atenção, ouviremos na nossa mente Jesus a nos dizer: Filho, dê o que você tem que eu multiplicarei. Quando os filhos olharem para si mesmos e perguntarem; Qual dom eu tenho? Não importa qual seja o dom, pois observe que Jesus está pedindo a vocês para darem aquilo que possuem que ele irá multiplicar esses dons. Que esses ensinos nos ajudem a entender a lição estudada nesta tarde. Que a paz esteja com vocês. Amadeus. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM Naquele dia inesquecível da minha vida, caminhava em direção ao Fórum, reconstituindo passo a passo o julgamento que tinha sido efetuado. Era o dia de eu dar a sentença. Como juiz, precisava seguir os preceitos da lei e a condenação tinha sido feita. Recordava e recordava e no meu íntimo, não me sentia bem em mandar um jovem para a prisão pelo tempo máximo que a pena previa. A meu ver, toda sua existência estava perdida. Quando caminhava notei ao meu lado um senhor que me acompanhava os passos. Andei um pouco mais devagar, permitindo que ele me alcançasse e começamos a conversar. A princípio, de trivialidades do tempo, mas em seguida ele começou a me falar sobre leis e direitos e isso me interessou muito. Suas vestes eram simples e eu não entendia de onde vinha tanto conhecimento da legislação. Como o assunto me era conhecido, fomos falando e falando e em dado momento contei-lhe do julgamento que estava acontecendo, sem dizer detalhes e nem quem eu era. Como que mudando de assunto ele me contou a história de um promotor que condenou um inocente à prisão, crendo que ele era culpado. E me falou que o promotor, só depois de morto, ficou sabendo da inocência do homem e o procura até hoje entre os vivos e os mortos para lhe pedir perdão. Isso me assustou um pouco, mudei de assunto e chegamos perto do Fórum aonde me encaminhei e ele continuou seu trajeto. Fiquei a pensar em tudo enquanto me preparava para entrar na sala de audiência. Já devidamente vestido, aguardava que passasse os poucos minutos que restavam para iniciar a audiência e meus olhos se fixaram em uma foto na parede que dizia que aquele senhor da fotografia era o fundador do Fórum na cidade, o primeiro promotor a exercer ali as suas atividades e o grande incentivador da criação daquele prédio em que os julgamentos eram feitos. E a minha surpresa foi enorme, pois reconheci, sem nenhuma sombra de dúvida, que aquele senhor era o mesmo que veio ao meu lado, caminhando e me contando sobre as leis e me contando a história do promotor. Adentrei à sala com o coração aos saltos e pedi, imediatamente, a suspensão do julgamento para averiguação de alguns detalhes. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM Mãezinhas. Viestes à vida com o sublime dom da maternidade. Não conspurque (poluir) este dom com a vaidade de perder as formas de teu corpo. Não deseje que teu filho seja melhor que os outros. Não transmita a ele palavras que irão magoá-lo quando algo de errado acontecer. Ensine a ele a ser o melhor amigo, o melhor companheiro de jornada, o melhor que possa ser em responsabilidade, o melhor em amor ao semelhante, o melhor a traduzir com palavras e atos os bens que a vida lhe oferece. Pois, só assim terás para ti missão cumprida, da qual serás responsabilizada quando tiveres que dar teu testemunho do que fizestes com o dom que o Senhor te deu, que é o dom da maternidade. E este dom será sempre em sua vida o melhor presente que recebeste do Alto. Que Jesus nos abençoe nos compromissos que assumimos perante a vida. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM Emerenciana (39) O Seu Dom Nenhum ser ocupa, inutilmente, um lugar na criação. Cada um oferta a sua parte, o Seu dom. Pense, refletindo um pouquinho: Que tem você oferecido à vida, meu irmão?... Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM Paz de Deus a todos os filhos. Na parábola dos talentos, Deus distribuiu os mesmos em acordo com a capacidade de cada um. O que mais recebeu, dele tirou todo o proveito e, o que menos recebeu, este o escondeu. Refletindo um pouco mais sobre esta parábola, podemos visualizar a sabedoria de Deus em não dar muito além da capacidade do que podemos receber. Se o que recebeu um talento tivesse recebido os cinco talentos, o desperdício teria sido muito maior. Observe também que ao que muito foi dado e dele bem aproveitou, os mesmos foram dobrados. Agora, meu amigo, se a vida lhe deu somente um talento, não o enterre sob a terra, pois na próxima vez poderá voltar sem nenhum. Esta lição nos ensina também a nos contentarmos com o que temos e fazer dos recursos que a vida nos proporciona o melhor de acordo com a nossa compreensão. Tudo é muito simples nos ensinos de Jesus, é só não complicar com idéias mundanas. Ninguém precisa ser santo para fazer o bem, basta aproveitar a cada dia as oportunidades de ser caridoso. Se não tens dinheiro, o teu sorriso valerá muito para aquele que você ajuda a sair de uma aflição moral. Se não tens o dom da palavra, o teu abraço amigo dirá muito mais. Se não tens o mantimento para doar, a tua ajuda a cozinhar trará mais saúde que o próprio alimento. São tantas as oportunidades de ser útil aqui na Terra que só não faz o bem quem não quer. Aproveite o talento da reencarnação ao máximo porque Jesus estará à frente abrindo caminho para a caridade. Que Jesus abençoe a todos nesta caminhada e que cada um aproveite ao máximo os talentos doados por Jesus. Josué. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 16/01/2010 – O TEU DOM À Cornélio, a Cornélio (143) Educar com um “não”... A criança manhosa, pedinchona, Cheia de rogativas a mãe rodeia. Diante de uma negativa, chora, esperneia... Nem sempre um “sim” convém, Um “não” amoroso ajuda a educar também. Não é melhor chorar hoje por um “não”, Que lamentar amanhã uma prisão?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome