sábado, 23 de janeiro de 2010

CUIDANDO DE SI - estudos do dia 30-01-2010 “Tenha cuidado de si mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, salvará tanto a si mesmo como aqueles que lhe ouvem” Paulo - I Timóteo, 4:16 - Livro: Caminho, Verdade e Vida - Item: 148

Em toda parte há pelotões do exército dos pessimistas, de braços cruzados, em desânimo. Não compreendem o trabalho e a confiança, a serenidade e a fé viva, e costumam adotar frases de grande efeito, condenando situações e criaturas. Às vezes, esses soldados negativos são pessoas que assumiram a responsabilidade de orientar. Permanecem enganados, ainda que haja importância em seus trabalhos. As dificuldades terrestres realmente são enormes e os seus obstáculos exigem grande esforço das almas nobres em passagem no planeta, mas é necessário cada discípulo não perder o cuidado consigo próprio. É indispensável vigiar o campo interno, valorizar as disciplinas e aceitá-las, assim como examinar as necessidades do coração. Essa forma de agir conduz o espírito para horizontes mais amplos, dando-lhe imenso campo de compreensão, dentro do qual abrigamos, em nosso íntimo, um santo respeito por todos as áreas evolutivas, aumentando, assim, os bens da esperança construtiva e do otimismo renovador. Ter cuidado consigo mesmo é trabalhar na salvação própria e na redenção dos outros. Esse o caminho lógico para conseguirmos valores eternos. Se o aprendiz ficar só nos excessos da teoria, fugindo das construções do serviço, será como descansar nas margens do trabalho, situando-se, pouco a pouco, no terreno ingrato da critica satânica sobre o que não foi motivo de sua atenção e de sua experiência.

_______________________________

Mensagem do irmão Amadeus recebida na reunião do dia 23/01/2010 – APROVEITAMENTO Filhinhos amados do meu coração. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo se faça no coração de todos nós hoje, e por todo o sempre. Em torno da lição que nos foi trazida esta tarde eu gostaria de ter muitas e muitas coisas a falar para um melhor entendimento. Mas não encontro, no meu íntimo, as palavras necessárias para transmitir o que Cristo quis dizer quando estendeu o seu convite à humanidade. Então, peço licença para fazer uma prece com vocês, que foi feita por alguém em meu benefício um dia. Não vou me lembrar de todas as palavras, mas vou me esforçar. Senhor Jesus, ajuda-nos a ter ouvidos para ouvir os reclamos daqueles que estão desanimados. Senhor Jesus, ajuda-nos a ter voz para falar da esperança para reanimar aqueles que necessitam. Senhor Jesus, ajuda-nos a ter mãos para trabalhar para o bem. Senhor Jesus, ajuda-nos a ter pés para caminhar em direção daqueles que necessitam de nós. Senhor Jesus, ajuda o nosso coração para podermos sentir o sofrimento alheio. Senhor Jesus, ajuda-nos a ter a mente clara para o entendimento do bem e do mal, para escolhermos o caminho que nos leva a Ti. Senhor Jesus, sustenta-nos nas nossas imperfeições para que possamos ser úteis na tua obra de amor que há de banhar todo o Universo.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 23/01/2010 – APROVEITAMENTO O reinado humano era o mais alto sonho de minha existência. De família nobre, terceiro herdeiro da família real de importante feudo europeu. Cogitava comigo de como afastar meus dois irmãos do caminho para assumir o posto. Eu gostava deles. Meus pais nos ensinaram a ajudar-nos uns aos outros e nos unirmos contra os inimigos. Mas meus sonhos esbarravam no fato de eles existirem e se situarem entre o trono e o meu futuro. É claro que nada seria feito enquanto meu pai reinasse, mas depois... Assim pensava eu até ser designado um sábio persa para nossa educação. Ele nos ensinava várias coisas, como geografia cósmica, botânica, conhecimento dos relevos com as montanhas e os rios trabalhando em harmonia pela natureza, e várias outras coisas. Ensinava a nós cinco, a mim, aos meus irmãos e às minhas duas irmãs. E, em alguns momentos do dia, saia a andar com um de nós e conversávamos individualmente. Foi numa destas vezes que ele me ensinou sobre o verdadeiro reinado. O mais difícil dos reinados. Aquele que nos tornava verdadeiros soberanos. O reinado sobre nós mesmos. Muitas e muitas vezes falamos sobre isso e os ensinos foram penetrando em minha mente e no meu coração. Desisti das idéias e sonhos que carregava comigo e assim tive muito mais facilidade de, em uma outra encarnação, compreender os ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, meus amigos, posso lhes dizer com segurança que o reinado sobre outras pessoas é efêmero (temporário/passageiro) e nos traz muita infelicidade. E o reinado sobre nós mesmos é eterno e nos traz a paz indestrutível para os nossos corações. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 23/01/2010 – APROVEITAMENTO Filhos. A Casa Espírita deve ser sempre o refúgio de encarnados e desencarnados. Quando se abre uma Casa Espírita, também do lado espiritual se forma um vínculo do qual o intercâmbio é sempre necessário. Aos irmãos encarnados a responsabilidade do aconchego àqueles que se dirigem ao Centro Espírita. Aos irmãos desencarnados as incumbências de aliviar o sofrimento, a sustentação do estudo e a fraternidade no intercâmbio. As reuniões no Centro Espírita, por menor e mais simples que sejam, estarão sempre sob a proteção divina quando for invocado no nome de Jesus para as tarefas em seu nome. Ninguém estará desamparado quando o seu coração estiver batendo à porta do conhecimento. Pois sempre terá criaturas encarnadas ou desencarnadas sustentando este coração. Amigos da Casa Espírita, que todas as tarefas comecem sempre por dentro do próprio coração para que a voz do amor e da caridade alcance sempre e sempre as paragens espíritas, dado assim, sustentação para todos que buscam os Ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Jesus nos abençoe. Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 23/01/2010 – APROVEITAMENTO Na manhã de um domingo encontrava-me sentado junto a uma árvore frondosa a contemplar a Natureza, os cantos dos pássaros, as borboletas a viajar de flor em flor, as pessoas e os animais em plena convivência, crianças correndo atrás de brincadeiras e tanto mais que se vê nestes lugares de lazer. Lembrei neste instante de Deus e pensei como é maravilhoso o nosso Criador. Não entendi, portanto, por que sofria tanto, tendo um Pai tão sábio. Pensei, pensei e não encontrava a resposta. Uma criança sentou ao meu lado e perguntou por que eu estava tão triste. Olhei para aqueles pequeninos olhos e fiquei parado sem saber o que responder. Triste, pensei, estou, mas por que? Pensei, pensei e respondi: É porque sou ingrato com Deus, nosso Pai. Apesar de toda esta beleza só penso em mim mesmo. A criança olhou-me e convidou-me para ir a uma casa. Aceitei, sem muito pensar. Caminhei por entre trilhas até a um local retirado da praça que estava, junto de casas bem precárias, onde uma delas morava esta criança. Entrei nesta casa, um pouco preocupado sobre o que encontraria, mas uma força me levava mesmo assim. A casa era muito pequena e só tinha um quarto onde se encontrava deitada uma senhora de meia idade, aparentemente muito doente, e ao seu lado, várias crianças a chorar. Não sabia naquele instante o que fazer, mas notei que as crianças estavam com fome e sem os cuidados normais. Procurei na despensa comida e encontrei o mínimo necessário para preparar uma refeição. Então, mãos a obra e consegui alimentar aqueles pequenos. Feito isso, sai à procura de um médico de minha confiança que foi à casa da senhora, a meu pedido, e a medicou. Tomei conta das crianças, limpando-as e vestindo-as com o que tinha. Passei a seguir esta rotina até que a senhora recobrasse sua saúde. Forma uns dois meses de trabalho junto àquela família. No final aquela criança me perguntou se eu ainda estava triste e para minha surpresa nada mais eu sentia de tristeza. O que faltava na minha vida não era dinheiro, não era saúde, não era nada de material. O que faltava era amor. Quando a tristeza nos pega podem ter certeza, o que nos falta é amor. O remédio é simples e cada um poderá ajudar a outros dentro das circunstâncias que vive, mas a alegria verdadeira só está dentro da caridade. Que Jesus abençoe a todos.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 23/01/2010 – APROVEITAMENTO Abençoe o caminho que percorre, por mais espinhoso que seja. Abençoe a vida, o ar que respira e busca nas pequenas coisas inspirações para novas obras. Novas obras que tragam para o teu coração, a paz e a tranqüilidade, não responsabilidades e tarefas que depois não possa carregar. Lembre que a estrada é longa e com alegria é mais fácil percorrer o caminho. Sempre tem junto de ti os valorosos irmãos e amigos espirituais que muito fazem em teu favor para que o seu dia possa ser proveitoso e lhe traga a paz. Mas, se busca somente as coisas materiais o tempo todo, e se esquece das pequenas alegrias da vida, das pequeninas coisas que podem trazer alegria de viver, então pense que é hora de olhar a vida com mais amor. Amor para entender os problemas que chegam até você, para não julgar a vida do seu companheiro, pois que as dificuldades são de cada um, e não se pode medir a capacidade de um ou de outro para enfrentar e lidar com problemas da vida. Para Deus tudo é possível, só não é possível se o filho não quiser e fechar o seu coração para as coisas do Alto. Ouça seu anjo da guarda, ouça o seu coração, ouça sempre aquele que te acompanha e sabe das dificuldades que carregas e nem por isto te ama menos. Todos nós somos imperfeitos, mas todos nós temos a capacidade de aprender, de doar, de amar, de compreender e perdoar. A tua obra seja a tua vida, mas que ela seja verdadeira e consiga construir a paz e a tranqüilidade para você e para os seus. O seu exemplo irá trazer companheiros novos que irão se mirar em você para ter uma nova vida. Jesus está com você e transforma o seu fardo pesado em outro leve e suave. Que a paz de Jesus esteja com todos os filhos. _____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome