sábado, 11 de junho de 2011

EM PEREGRINAÇÃO - estudos do dia 18-06-2011





  EM PEREGRINAÇÃO 
18/06/2011

“Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura”.

Paulo (Heb. 13:14)

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/

Livro: Vinha de Luz
Item:  28


É digno de riso o instinto de apropriação indevida que marca a maioria dos homens.
Não será a Terra comparável a grande carro cósmico, onde o espírito se encontra em viagem educativa?
  Se a criatura permanece com muitos bens materiais, apenas esta viajando em aposentos mais confortáveis.
  Se  respira na pobreza, viaja igualmente com vistas ao mesmo destino, apesar da passageira condição de segunda classe.
  Se apresenta notável aspecto físico, somente veste pouco durável roupagem de aspecto mais agradável, através de curto tempo, na jornada que está realizando.
  Se exibe traços menos belos ou caracterizados de claras imperfeições, vale-se da vestimenta tão passageira quanto a mais linda roupa de outros, na peregrinação que todos fazemos.
Por mais que o impulso de propriedade ateie fogueiras de perturbação e discórdias, na maquinaria do mundo, a realidade é que nenhum homem possui morada permanente no chão do Planeta. Todos os bens materiais ao quais ele se joga, ansioso de possuir, se desgastam e se transformam. Nos bens que ele junta para o seu nome, até no corpo que julga ser somente seu, ocorrem modificações cada dia, levando-o a renovar-se e melhorar-se para a eternidade.
Se você não está cego pois, para as leis da vida, se já despertou para o entendimento superior, examine, a tempo, onde deixará você, provisoriamente, o comboio da experiência humana, nas repentinas paradas da morte.

Comboio: conjunto de carros que se dirigem para o mesmo destino/trem.

Orientação do Pai Tomé em 29/06/1996 - A alegria é ver o irmão chegando ao Evangelho

[Vinha de Luz – item 28 – Em peregrinação]

Na Terra, há a alegria de formar o berço para esperar o nascimento do filhinho. Há a alegria de formar o lar com grandes esperanças no futuro. Há a alegria de ver o filhinho no aprendizado das primeiras letras. Estas são as alegrias dos papais e mamães na Terra.
Mas quando o filho cresce no entendimento espiritual, a alegria é ver o irmão chegando ao Evangelho, todos juntos, para o banquete de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Há muitas alegrias, mas a maior é trazer o irmão de volta à casa do Pai, ao aconchego do Evangelho de Jesus.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 

Na minha infância, ouvia encantado as histórias do Deus dos Exércitos, que protegia os soldados do seu povo para que eles ganhassem as guerras.
Na minha imaginação fértil eu via um Deus que atrapalhava as ações dos inimigos, impedindo que suas armas atingissem os soldados que ele protegia.
Até mesmo interferia na ação do Sol para ajudar os seus guerreiros.
Essas imagens povoavam a minha mente e o meu coracao.
Mais tarde, quando comecei a me dedicar com mais intensidade às atividades esportivas, fazendo delas o meu labor profissional, levei comigo estas idéias da infância.
Pedia sempre a proteção deste Deus dos Exércitos nas competições para que eu saísse vitorioso e os adversários se vissem atrapalhados.
E muitas vezes a vitória me sorriu, fazendo desta carreira um sucesso. Em várias atividades esportivas obtive vitórias que me conduziram a ter, mesmo quando não podia mais competir, o convite para ajudar os novos atletas com orientações e com palestras.
Casei-me, constituindo uma família. E, com os filhos, senti necessidade de buscar uma religião para transmitir-lhes um caminho espiritual.
Tive muita dificuldade, pois os ensinos religiosos às vezes contradiziam a noção de Deus que eu trazia comigo para falar de um Deus mais amoroso e que não fazia distinção entre os seus filhos.
Entrando e saindo pelas portas dos templos religiosos, atingi aquela idade em que já se pensa na morte e no que vem depois dela.
Já mesnos exigente nas definições sobre Deus, encontrei no Espiritismo as explicações mais claras sobre a vida após a morte.
Transferi então as minhas noções infantis, de uma forma mais amena, aos cultos religiosos.
Passei a pensar que os adeptos do Espiritismo tinham um privilégio perante Deus, pois as explicações eram mais claras e compreensíveis, enquanto que nas outras religiões, que  passei a ver como se fossem os adversários de outrora, não tinham tanto amparo no esclarecimento e na proteção.
Assim encontrei o meu momento de transpor os portais da vida eterna.
Não desejo recordar detalhes do que se passou então, mas a minha dificuldade de adaptação à vida espiritual me trouxe a compreensão clara de que o Espírita não tem privilégio nenhum na distribuição das bênçãos Divinas.
Perambulei sem compreender muito o que se passava, até ser recolhido a um hospital e começar um tratamento que me trouxe, gradativamente, novos entendimentos sobre Deus e o seu amor a toda a sua criação.
Pela lógica incorruptível destas leis, deverei eu reencarnar para comprovar os meus novos aprendizados e consolidar o amor ao próximo em mim mesmo.
Muitas palavras de apoio tenho encontrado aqui no plano espiritual agora que os preparativos se fazem mais intensos e o momento de tomar um novo corpo se aproxima.
Com um certo bom humor, quero recordar as palavras de minha enfermeira, para me incentivar:
“Você não terá muitas dificuldades de adaptação não. Você é um guerreiro que gosta de disputa.
Só que agora a disputa vai ser com um adversário temível e difícil de vencer.
Só que você não poderá pedir proteção só para você e deixar seu adversário desprotegido, porque a luta será com você mesmo, para vencer seus próprios defeitos e adquirir novas virtudes para o caminhar espiritual.
A proteção de Deus deverá ser para você e para o seu adversário, que é você mesmo”.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 
11/06/2011 – ALTAR ÍNTIMO

Pai de Misericórdia, a tua luz e a tua paz seja com todos.
Não há construção sem obras, boas obras. Para erguer o altar íntimo com bases sólidas, é necessário alguns ingredientes que são vitais para a obra. Utilize grandes porções de alegria, sempre que estiver na tarefa, seja ela qual for.
Se for a tarefa do ganho do pão material, a tua alegria consolidará você como uma pessoa que pode contagiar a todos com o seu amor.
Na tarefa do Lar, a sua alegria poderá mostrar a todos, o quanto você os ama, e do que é capaz de fazer em favor deles todos. Se hoje eles ainda não entendem isto, dia virá que a gravação que está sendo feita do seu amor em seus corações e memória será recuperada, e então, lhes serão gratos.
Se a sua tarefa é no bem em favor do próximo, do irmão menos favorecido pela vida, ou até em favor daquele que sofre em busca de alívio para sua dor, a sua alegria também irá ajudar a amenizar o sofrimento dele, e fazer com que ele enxergue Jesus ao seu lado, o que possivelmente até aquele momento ele não enxergou.
Se a sua tarefa é feita com amor, com amor incondicional em favor de todos, mais ainda, mais sólido será o seu altar íntimo. Seu coração terá a alegria do trabalhador e o amor de mãe, o amor que não se importa com parentesco, grau de amizade, mas que trata a todos com o mesmo respeito e bondade.
Tudo isto, o Cristo ensinou e exemplificou, trazendo até nós a chance de semos melhores em nossa existencia e melhor ainda, a oportunidade de multiplicarmos tudo isto com o nosso exemplo. Seja o nosso coração o nosso altar íntimo, intransponível para o ódio, a raiva, o sentimento de avareza, o egoísmo e que assim ele trará para nós outros, a paz tão almejada.
Nosso altar é para ser construído dia a dia, instante a instante. Não pense poder erijí-lo em segundos ou em minutos, pois que o Pai sabe que cada tijolinho tem que ser assentado com cuidado, amor e bases sólidas de amor ao próximo, paciência e caridade. Não se esqueça do perdão como material principal, pois que quando não perdoamos, o nosso altar fica sujeito ás intempéries da vida e assim se desfaz e corrompe. Sejamos verdadeiros, únicos e sinceros no nosso fazer, sentir e no amor.
Muita paz a todos, e que Jesus possa sempre estar presente no seu altar, a abençoar a você e a todos que o procurarem.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 
11/06/2011 – ALTAR ÍNTIMO

À Cornélio, a Cornélio

No “pomar’’ da vida...

Laranja-pêra, cravo ou da-baía.
Cada qual com um gosto ao paladar.
Usando de gracejo espirituoso,
podemos o homem com elas comparar.
Cada um tem o “talento’’ seu
para ofertar à vida, louvando a Deus.
Se rebelados, desvirtuarmos a Criação,
não sejamos, pois, “laranjas” amargosas,
e azedas também não,
senão em vezes de boa “laranja”,
acabamos virando é “limão”!...


Um comentário:

  1. Oi, pessoal.

    Que lição bonita a de sábado... Obrigado por terem colocado aqui no blog.

    Um abraço,

    Tadeu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome