sábado, 11 de agosto de 2012

SEMPRE ADIANTE - estudos do dia 18-08-2012





SEMPRE ADIANTE


18/08/2012
“...Pois o homem é feito escravo daquele/daquilo que o venceu”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 132 – Pedro II Ped. 2:19)
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/      Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"



O Espírito encarnado, a fim de alcançar os altos objetivos da vida, precisa reconhecer sua condição de aprendiz, retirando o proveito de cada experiência, sem escravizar-se.
O dinheiro ou a necessidade material, a doença e a saúde do corpo são condições educativas de imenso valor para os que saibam aproveitar a oportunidade de elevação em sua essência legitima.
Infelizmente, porém, de maneira geral, a criatura apenas reconhece tais verdades quando se abeira da transformação pela morte do corpo terrestre.
Raras pessoas passam de uma situação para outra com a dignidade devida. Comumente, se um rico é transferido a lugar de escassez, passa a lamentar-se tanto que acaba vencido, como servo miserável da mendicância; se o pobre é conduzido a elevada posição financeira, quase sempre se transforma em ordenador insensato, escravizando-se à extravagância e à tirania.
É preciso muito cuidado para que as posições passageiras não paralisem os vôos da alma.
Guarde a retidão de consciência e atire-se ao trabalho edificante; então, a seus olhos, toda situação representará oportunidade de atingir o “mais alto” e o “mais além”.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 11/08/2012 – OLHOS

O outono derrubava as flores das árvores e os pássaros encontravam dificuldades para fazer seus ninhos e repousar suas asas cansadas.
Também eu me sentia da mesma forma. Cansado da caminhada, não encontrava um pouso para repousar o corpo cansado.
Caminhava, buscando um pouso.
E a mente buscava a recordação de fatos alegres do passado, como a buscar um ponto de apoio para recuperar energias e continuar a caminhar sem desfalecer.
A infância, com a presença de meus pais no meu dia a dia, se fazia presente.
Os folguedos.
As exigências maternas nas tarefas domésticas.
As exigências paternas na aplicação nos estudos.
A juventude se aproximando.
Os ensinos religiosos que minha mãe me dava se opondo aos ensinos militares que meu pai me propunha.
As lições do Cristo nos pedindo o amor indiscriminado por todas as pessoas se opondo à formação dos exércitos para o combate de morte com os opositores.
Este duelo que se formava em meu mundo exterior parece-me que adentrou à minha própria mente.
Nos meus pensamentos o duelo das ideias de amor e de guerra.
E eu caminhava buscando energias para prosseguir e um pouso para recuperar estas energias.
Foi quando vi um vulto sob uma árvore sem folhas.
Reconheci minha mãe a me chamar.
Aproximei-me.
E ela, tomando-me em seus braços, olhou-me com carinho e disse:
“Vem, meu filho.
Busca o repouso junto à árvore da vida que só o Pai nos pode ofertar.
Busca matar sua sede na fonte de água pura onde, depois de beber, nunca mais sentirá sede.
Busca primeiro as coisas do pai que está nos Céus, e tudo o mais lhe será acrescentado.
Vem, meu filho, vamos juntos à procura de Nosso Senhor Jesus Cristo e ele nos dará o amparo que necessitamos”.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 11/08/2012 – OLHOS

Pai de misericórdia, abençoe a todos os filhos.
Nas parábolas de Jesus ele ensinava a todos a se verem como irmãos, a ver o próximo com respeito e não como uma ameaça.
Era preciso respeitar; era preciso passar a todos que o princípio básico da vida era o amor. Sem amor eles não poderiam se respeitar e conviver.
Seriam sempre conduzidos pelos mais fortes fisicamente, nunca se libertariam do ódio e da vingança. Aprenderam com Jesus que deviam amar e conviver em comunidade. Viver assim, e multiplicar o ensinamento para que a humanidade pudesse estar sempre unida.
Hoje, vemos os povos se confraternizando por vezes, e vivendo em comunidade e ainda lutando para serem respeitados.
Quando o homem aprender definitivamente em compartilhar a vida e dar mais importância ao ser espiritual que ao ser físico, então a humanidade estará naquilo que ensinou e desejou Jesus.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 11/08/2012 – OLHOS

Pétalas do Evangelho – “Olhos cheios de adultério”

Meu filho, costumamos dizer “olhe com atenção, assim você verá melhor”, ou coisa parecida, ressaltando a importância de nossos olhos para captar o mundo exterior...
De outro lado, já foi dito – com singela e profunda sabedoria – que o ser humano “só vê bem é com o coração”...
Em verdade, o que trazemos nos arquivos do coração vai refletir diretamente em nossa visão da vida...
Se enxergamos o que há de negativo, só o mal, a negação do bem o do belo, precisamos verificar, com urgência, o nosso coração. Pois estamos cercados pela beleza oferente e exemplificadora da Mãe Natureza, a todo momento um sinônimo de doação total, sem olhar a quem, sem distinção, discriminação...
Pedro nos alerta para os “olhos cheios de adultério”, ou seja, agindo como que “forçando” para adulterar, desajustar, macular, corromper aquilo que é belo e perfeito na Criação do Pai. Em verdade, estamos afrontando o Criador, o Bem maior, nos tornando críticos de suas obras, entre elas o próprio Homem.
Se quisermos aprender a “colaborar” com Deus, exercitemos o nosso olhar, procurando sempre o Bem e o Belo, o positivo, em tudo e em todos.
Mas, para alcançar isso, precisamos primeiro purificar o nosso coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome