sábado, 19 de abril de 2014

PROPRIEDADE - estudos do dia 26-04-2014




PROPRIEDADE

26/04/2014
“E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste porque possuía muitas propriedades”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 149 Mateus 19:22)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


O instinto de propriedade (posses) tem provocado grandes revoluções, ensanguentando os povos. Nas mais diversas regiões do planeta vivem homens inquietos pela posse material, com ciúmes de suas expressões temporárias e dispostos a morrer em sua defesa.
Isso demonstra que o homem ainda não aprendeu a possuir.
Com esta argumentação, não desejamos levar a criatura a esquecer, como na parábola da “Cigarra e a Formiga” a formiga prudente, adotando por modelo a cigarra descuidadosa. Apenas convidamos, a quem nos lê, a examinar como dura só determinado tempo a posse das coisas passageiras.
Cada conquista terrestre deveria ser aproveitada pela alma, como força de elevação.
O homem ganhará impulso santificante, compreendendo que só possui verdadeiramente aquilo que se encontra dentro dele, no conteúdo espiritual de sua vida. Tudo o que se relaciona com o exterior — como sejam: criaturas, paisagens e bens passageiros — pertencem a Deus, que lhes concederá tais bens de acordo com os seus méritos.
Essa realidade sentida e vivida constitui brilhante luz no caminho, ensinando ao discípulo a sublime lei do uso, para que a propriedade não represente fonte de inquietações e tristeza, como aconteceu ao jovem dos ensinamentos de Jesus.



Recadinho para os Pais: O Joio e o Trigo (2)

Recordando o mês de Março, aprendemos que devemos identificar o joio em nossas vidas (aquilo que não nos faz bem) substituindo-o pelo trigo (aquilo que é bom e útil). Observemos que vivemos cercados de joio e trigo e as escolhas se fazem constantes em cada momento de nossas existências. Se existem lágrimas por quaisquer que sejam as provações que nos afligem, ou se essas lágrimas são o fruto de uma escolha menos feliz, não nos esqueçamos de que são experiências que vêm para modificação de nossos espíritos. São “joios” que Jesus permite que estejam entre nós para fortalecer-nos a vontade. O joio e o trigo sempre estarão presentes, misturando-se às nossas vidas, nos ensinando que cada vez mais é preciso estarmos fortes e atentos, para transformar as provas em bênçãos amorosas, que nos fortalecem a fé. Esforcemo-nos para ser cada dia melhores, pois bondade também se aprende.
Mamães e Papais:  “Abençoemos a oportunidade que Deus está nos concedendo, pois uma alma que nos é confiada pelo Pai como filho, é uma benção e oportunidade de realização, tanto para os papais quanto para os filhinhos.” – Josué.



Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/04/2014 – NÃO PERTURBE

Meus amigos.
Aqui, no Plano Espiritual, também nos reunimos para aprendermos uns com os outros as Leis Divinas.
Assim como os amigos encarnados se reúnem em torno de uma mesa para o aprendizado maior, também nós nos reunimos para debatermos os temas propostos por nossos instrutores.
Hoje quero lhes trazer um pequeno resumo de um tema estudado recentemente, que é o Companheiro de Caminhada.
Muitos encarnados ainda pensam de uma forma enganosa na separação dos seres humanos, ou em função da cor da pele, ou pela classe social ou cultural, ou ainda pelas tendências sexuais que apresentam.
Aqueles que ainda acreditam no racismo, no machismo, no feminismo, ou outros “ismos” que cria separação, precisarão rever os seus conceitos com base nos ensinos ministrados por Nosso Senhor Jesus Cristo há mais de dois mil anos.
Outros muitos, vêem como companheiros de jornada aqueles que caminham ao seu lado fazendo atividades semelhantes ou passando pelas mesmas dificuldades.
Assim, os alunos de uma classe escolar enxergam seus companheiros de caminhada nos amiguinhos que se sentam junto com eles para o aprendizado que a escola oferece.
Assim também aqueles que se encontram adoentados em um hospital enxergam nos que se encontram buscando a recuperação da saúde no mesmo período como companheiros de caminhada.
Mas este conceito precisa ser ampliado, nos disseram nossos Maiores.
Vamos, comecem a pensar como companheiros de caminhada aqueles que se unem, em um determinado período de tempo, para atingir um objetivo maior.
Atentando para este conceito, precisamos rever nosso entendimento.
Dentro da escola, além dos companheiros do banco escolar, são companheiros de caminhada os professores, os serventes da limpeza escolar, e os diretores. Afinal, todos estão unidos pelo objetivo comum que é o de que os alunos obtenham o aprendizado necessário para “passar de ano”.
Atentando para o quadro hospitalar, iremos encontrar como companheiros de caminhada também as enfermeiras, os médicos, os que atendem à limpeza e os dirigentes do hospital.
Pois na verdade todos estão unidos pelo objetivo comum que é a recuperação da saúde.
Reconhecendo que os novos conceitos ampliavam nossos entendimentos sobre o tema, nossos instrutores nos fizeram uma pergunta para nossa meditação individual: Em um agrupamento espírita, quem é o nosso companheiro de caminhada?
Levando comigo como um “dever de casa”, continuei a pensar no assunto para poder transmitir aos amigos encarnados.
Será que é nosso companheiro de caminhada apenas os encarnados que participam conosco das tarefas de estudo” E aqueles que vêm em busca de um mantimento, também não são nossos companheiros de caminhada?
Será que são nossos companheiros apenas os encarnados? E os desencarnados que participam dia após dia de nossas reuniões para também aprenderem?
E os nossos dirigentes espirituais, que desde antes de nossa reencarnação está ao nosso lado nos amparando o aprendizado?
E assim fui tentando me entender com o tema quando um novo aprendizado surgiu ao meu entendimento.
Posso, com isso, afirmar, sem medo de estar errando, que Nosso Senhor Jesus Cristo é nosso companheiro de caminhada, pois foi Ele mesmo que nos disse que onde houvesse duas ou mais pessoas reunidas em Seu nome, Ele ali estaria.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/04/2014 – NÃO PERTURBE

Filhos.
Quando Jesus disse aos seus discípulos: “Ide pregar o Evangelho. Ressuscitai os mortos”, quis dar esta incumbência a todas as criaturas de boa vontade, para que nenhum filho ficasse sem as suas palavras.
Pregar o Evangelho é acordar as criaturas para a sua responsabilidade.
Levantar os caídos é para dar coragem àqueles que perderam a cor da vida.
Ressuscitar os mortos é dar àquelas criaturas que morreram nas suas dificuldades no mal, para que se levantem para o bem.
Apalavra é sempre o gesto de amor do sentimento.
Com a palavra podes levantar os caídos.
Com a palavra podes ressuscitar os mortos.
Com a palavra podes dar direção aos que rolam nas estradas sem direção.
Com a palavra podes fazer o bem que Jesus falou: “Ide pregai o Evangelho”.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/04/2014 – NÃO PERTURBE

Paz de Deus a todos os filhos.
Ninguém vem à Terra para ferir, sempre viemos para o amor.
Os erros cometidos não vieram da vontade de Deus e sim do nosso descuido de Suas Leis.
Orar e vigiar! Nos ensina o Mestre querido, para que não venhamos a perturbar os caminhos da vida. Se ligar a Deus e vigiar o nosso íntimo, os nossos pensamentos, para que as nossas ações sejam sempre amparadas no bem.
Não Perturbes! Com certeza é caminho de vida e de paz para todos nós. Caminhemos dentro dos ensinos de Jesus na certeza de que o amanhã se abrirá de novas oportunidades no bem e na paz com Jesus.
Muita paz a todos, Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/04/2014 – NÃO PERTURBE

“Eu poderia falar na linguagem dos Anjos, mas se não tivesse a caridade, de nada adiantaria”.
Assim nos ensinou o apóstolo do Cristo. E este ensinamento nós precisamos usar no dia a dia de nossas vidas.
Quer maior caridade do que fazer brotar um sorriso no rosto de uma criança?
Quer maior caridade do que fazer renascer a esperança em um coração endurecido?
Meus filhos, transformai os ensinos recebidos em ações de amor que o plano terrestre possa entender.
Fazei as vossas ações em nome da caridade e assim as vozes dos anjos ressoarão em vossas mentes com a alegria de terem sido ouvidas por mais corações.
  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/04/2014 – NÃO PERTURBE

Pai de misericórdia, abençoe este nosso Lar.
Estamos juntos na Terra, não à toa.
Estamos todos unidos pelo Alto, pela força do Pai em favor de nossa existência.
Buscamos a cada dia uma realização; alguns buscam a realização material, outros buscam a realização no sossego da alma e outros ainda, buscam coisas que na verdade nem sabem direito o que e porque buscam.
Sentem-se angustiados em seu dia, e buscam na verdade realizações em vícios que não lhes darão a paz e a tranquilidade da alma.
Todos nós, sem exceção, à Terra viemos para aprender e melhorar nosso espírito e passarmos a viver em harmonia juntamente com aqueles que Deus colocou em nosso caminho ao longo da jornada. Assim, um dia perceberemos que nossa busca terminará e que não precisaremos ir longe para nos apaziguarmos, pois que Deus estará em nosso coração.
Basta ouvirmos nossas intuições e também nosso coração. A cada dia uma nova oportunidade, e se estamos juntos nesta existência, que a gente esteja juntos até o fim para que possamos ser mais fortes e apoiarmos uns aos outros. Assim, juntos, nos fortalecemos e prosseguimos no Caminho do Cristo.
Observe o seu dia, observe o seu pensamento, observe o que carrega no seu coração. Juntemo-nos ao Pai e assim, sem desequilibrarmos a nossa existência, em paz, seremos livres e nos ajudaremos mutuamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome