sábado, 6 de fevereiro de 2016

DAR - estudos do dia 13-02-2016




DAR

13/02/2016
“E dê a qualquer um que lhe pedir; e, ao que tomar o que é seu, não torne a pedir isso de volta”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Caminho, Verdade e Vida  – Item 106 Lucas 6:30)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




O ato de dar é dos mais sublimes nas realizações da vida; entretanto, muitos homens são indiferentes e incompreensíveis na execução delas.
Alguns distribuem esmolas sem nenhuma seriedade, outros se esquecem da vigilância, entregando seu trabalho a malfeitores.
Jesus é nosso Mestre nas ocorrências mínimas. E se o ouvirmos recomendando estejamos prontos a dar “a qualquer” que pedir, também o vemos atendendo a todas as criaturas do seu caminho, não de acordo com os caprichos, mas conforme as necessidades.
Concedeu bem-aventuranças aos aflitos e advertências aos vendilhões do templo.
Certo, os mercadores de má-fé, no íntimo, rogavam a Ele a manutenção daquela forma de agir, mas sua resposta foi para convencer realmente. Deu alegrias nas bodas de Caná e repreensões em reuniões dos discípulos. Proporcionou a cada situação e a cada personalidade o que necessitavam e, quando os ingratos lhe tomaram o direito da própria vida, aos olhos da Humanidade, o Cristo não voltou a pedir-lhes que o deixassem na obra começada.
Deu tudo o que se juntava com o Bem. E deu com abundância, destacando-se que, sob o peso da cruz, ofertou sublime compreensão para a ignorância geral, sem reclamação de qualquer tipo, porque sabia que o ato de dar vem de Deus e nada mais sagrado que colaborar com o Pai que está nos céus.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 06/02/2016 – OPINIÕES

Seu Macedo era um comerciante na década de trinta no Rio de janeiro. Não era rico mas poderia ser considerado abastado. Sua família, dentro do necessário, tinha tudo o que precisava.
Seu Macedo construiu fama de bom comerciante desde a juventude. Ele sabia conversar bem, tinha um bom sorriso no rosto e cuidava sempre de sondar a opinião dos clientes para não contrariá-las.
Esta forma de viver, se lhe trouxe a abastança material, lhe trazia problemas quando tinha algo a dizer: não conseguia ter opinião própria sobre os acontecimentos.
Até mesmo no ambiente familiar era assim. Sua esposa é que precisava decidir sobre a educação dos filhos, sobre o médico a ser consultado. E isso a deixava muito desgastada, causando atritos constantes.
O tempo foi passando e a situação se agravando. Cada vez mais o senhor Macedo respondia às questões que lhe eram feitas com a opinião de outras pessoas, com coisas que ele tinha ouvido.
Depois dos filhos casados, dona Mercedes, com mais tempo disponível, conheceu um grupo de senhoras que frequentavam um Centro Espírita.
Sem falar nada ao marido, passou a frequentar, pois o espiritismo, na época, era muito mal visto pelas pessoas e provavelmente ele não aprovaria.
Algum tempo depois, sentindo-se mais fortalecida na fé, abordou o assunto em um jantar com o marido.
A reação esperada se deu. Mas ela, com muito tato, o convidou a ir conhecer a reunião que participava, para só então ele emitir sua opinião. Ela disse:
— Se, depois de você conhecer, você ainda não concordar, eu deixarei de ir.
Seu Macedo, embora contrariado, concordou com as palavras da esposa.
Na reunião seguinte, lá estava ele, sentado entre os ouvintes.
Reunião simples, onde se abria o Evangelho Segundo o Espiritismo ao acaso e as pessoas comentavam sobre a lição aberta.
A simplicidade da reunião chamou a atenção do senhor Macedo.
Pensava ele consigo mesmo: “Nada de mal pode vir daqui. As pessoas falam de coisas simples que não afetam ninguém. Não acredito que isto traga muito proveito para o aprendizado das pessoas. Não acredito que aqui se fale dos grandes problemas da Humanidade, como o clima de guerra que se faz no continente europeu. Somente se falará de coisas simples da Bíblia, que não ajudam muito”.
Foi ele terminar de pensar e um senhor de fala simplória começou a comentar a lição.
Seu Macedo, ouvindo, quase sem prestar muita atenção, se sobressaltou quando ouviu:
— Imaginem vocês que na Europa, principalmente, há um clima de animosidade que leva as pessoas a se guerrearem umas com as outras. Se elas ouvissem o ensinamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros. Fazei aos outros somente o que deseja seja feito a você mesmo.
Se ouvissem e seguissem este ensinamento, nada disso estaria acontecendo”.
O palestrante continuou a falar, enveredando por outros assuntos.
Mas o senhor Macedo, profundamente impressionado pediu à esposa, quando se retiraram, se ele poderia vir mais vezes à reunião para aprender um pouco mais.   Jussara.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 06/02/2016 – OPINIÕES

Paz de Deus a todos os filhos.
A consciência é o maior patrimônio que temos espiritualmente falando. Nela reside a moral universal, lei sublime nos dada por Deus em nossa criação.
Por que temos tanta dificuldade em consultá-la?
         Será pelo orgulho ou pelo egoísmo que nos força a fincar os pés nos interesses terrenos?
         Será pela nossa ignorância?
         Será pelo imediatismo de nossa vontade?
Consulte-a com coragem e terá a resposta.
Temos então que nos livrar do sentimento de culpa em relação aos erros já cometidos e focar no que temos de hoje decidir para nossa vida.
A culpa paralisa, o arrependimento nos movimenta.
Deus não apoia a nossa covardia e sempre apoiará os atos de coragem. Coragem de questionar os nossos atos diante da vida, diante de nossos semelhantes.
Assim, a primeira pessoa que teremos que perdoar será sempre a nós mesmos.
Para isso teremos que aprender a amar, tanto no campo próprio, como a Deus e ao próximo. Sem o perdão íntimo não teremos força de expiar os nossos erros e repará-los, caminho de nossa redenção.
Ao se conhecer e amar estará pronto para lidar com as opiniões alheias e discernir o melhor para você.
Este é o homem livre, aquele que o único aguilhão de sua vida é a sua própria consciência.
Que Jesus os ampare sempre nesta jornada do eu em busca do Pai.
Muita paz a todos.    Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 06/02/2016 – OPINIÕES

Pétalas do Evangelho: Nossa “opinião”

Irmão de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Muitas e diferenciadas são as opiniões do mundo com relação a Jesus de Nazaré, Mestre do Amor e da Caridade, Caminho, Verdade e Vida para toda a Humanidade.
A nós, que nos consideramos cristãos, que nos cabe em meio a tantas opiniões?
Não é fácil confessar o Cristo para os homens; eles já O conduziram até a cruz...
Já fizemos isso uma vez, na história da Humanidade, e voltamos a repetir isso toda vez que, dentro das circunstâncias da vida, somos chamados ao testemunho de nossa fé, e O negamos...
Para confessar o Cristo não bastarão palavras, discussões, tribunas, meios de comunicação. Será nossa forma de viver entre os homens, visando a uma realidade superior, diferente, portanto, do que o mundo conhece, testemunhada pelo nosso agir que nossa opinião será verdadeira entre as opiniões do mundo...
  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 06/02/2016 – OPINIÕES

Consciência! Cara amiga!
Nunca é minha inimiga,
A assinalar com segurança,
Os caminhos de esperança.

Esperança de viver,
Sem a ânsia de ter,
Guardando na caridade,
Os caminhos da eternidade.

Encontrando sempre o Cristo,
Mesmo sendo um cisco,
Mas sempre amado por Ele.

Vivendo assim cada dia,
Com a consciência tranquila,
Nos ensinos doados por Ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome