sábado, 19 de março de 2016

TEMPO DE CONFIANÇA- estudos do dia 26-03-2016




TEMPO DE CONFIANÇA

26/03/2016
“E Jesus disse a eles: Onde está a vossa fé?”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 40 Lucas 8:25)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



A tempestade estabelecera a perturbação no ânimo dos discípulos mais fortes. Desorientados, em meio à fúria dela, socorrem-se de Jesus, em altos gritos.
O Mestre os atende, mas pergunta depois:
— Onde está a vossa fé?
O quadro sugere reflexões de longo alcance. A interrogação de Jesus indica claramente a necessidade de se manter a confiança, quando tudo parece obscuro e perdido. Em tais circunstâncias, surge a ocasião da fé, no tempo que lhe é próprio.
Se há oportunidade para trabalho e descanso, plantio e colheita, igualmente deverá se revelar a confiança na hora adequada.
Ninguém exercitará otimismo, quando todas as situações se juntam para o bem-estar. É difícil demonstrar-se amizade nos momentos felizes.
Aguardem os discípulos, naturalmente, oportunidades de luta maior, em que necessitarão aplicar de forma maior e mais intensa (fortemente) os ensinos do Senhor. Sem isso, seria impossível avaliar valores.
Na atualidade dolorosa, inúmeros companheiros invocam a cooperação direta do Cristo. E o socorro vem sempre, porque é infinita a misericórdia celestial, mas, vencida a dificuldade, esperem a indagação:
— Onde está a vossa fé?
E outros obstáculos aparecerão, até que o discípulo aprenda a dominar-se, a educar-se e a vencer, serenamente, com as lições recebidas.



Recadinho para os Pais:  NOSSO CORPO, PRESENTE DE DEUS

No mês de Março conversamos com as crianças sobre os cuidados e a importância do nosso corpo para nosso desenvolvimento físico e espiritual. Mostramos nosso corpo como presente de Deus, instrumento que Ele nos concede para abrigar o espírito. Todas as crianças demonstraram conhecer formas de cuidados, como a higiene, cortar os cabelos e as unhas, usar roupas limpas, escovar os dentes, praticar esportes e brincadeiras sadias, alimentar-se bem. E nós complementamos esses cuidados lembrando que precisamos nos manter afastados de bebidas alcoólicas, fumo, drogas...Esses vícios, assim como outros, mas esses em particular, são tão nocivos que não danificam apenas o corpo; eles chegam até o nosso espírito, trazendo danos muito profundos, que só serão revertidos à custa de muito sofrimento. Tratemos o corpo da mesma forma que tratamos um presente valioso: quando o recebemos, nos alegramos, agradecemos a quem nos presenteou, e passamos a cuidar com carinho, tomando todos os cuidados para que não se danifique, quebre ou desgaste. Usamos o presente da maneira correta e para o fim para o qual ele foi criado. Fazendo assim, o manteremos sempre funcionando e em ótimas condições. Assim é o nosso corpo...a saúde e a durabilidade dele, dependerão de como o tratarmos.

"O meu corpo é um jardim; a minha vontade, o meu jardineiro." William Skakespeare




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Deus, Cristo e Caridade! Que a bandeira erguida por Ismael esteja também em cada coração brasileiro.
O momento atual requer muito cuidado e fé em nosso governador espiritual, Jesus. Pode parecer que tudo está solto, mas cada movimento está sob o olhar de Jesus.
Contudo aos filhos cabe a vigilância e a oração, para que o melhor seja feito em favor de todos.
Jesus, Ismael e toda espiritualidade superior trabalham para que as influências de espíritos menos felizes não sobrepujam a mente fraterna e de paz do povo brasileiro.
 Contudo para que possamos superar este momento devemos todos direcionar o espelho de nossas mentes para o alto, para que a luz de Deus ilumine o abismo de nossa ignorância.
Orem, mas com a firmeza da fé ensinada nesta lição e tudo mais nos será acrescentado, em ordem do amor superar a ignorância.
Uma corrente fluídica se faz em volta dos governantes terrenos, para que o livre arbítrio de cada um se faça sem a interferência das trevas.
Orem para manter esta energia do bem em favor de todos.
Muita paz,
Pena Branca.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Pai de misericórdia, abençoe este nosso lar.
Sempre que estamos de mau com a vida, com nosso espirito apagado, é porque nosso coração se esvaziou da alegria de viver, ou se encheu das sombras.
Sempre que estamos de alma compungida, é porque nossa mente se turvou. E tudo porque em algum momento nos deixamos contaminar por algo que não acrescenta, que nos faz mal, mas não percebemos de imediato.
Não percebemos o exato momento em que isto acontece, mas é quando deixamos de falar ou pensar sério, em algum instante que requer seriedade e firmeza de pensamento, e então deixamos isto para um segundo plano. Então caímos!
Neste momento, é feita a ligação com aquilo que pode nos fazer sentir bem por algum tempo, mas, a sequencia pode ser desastrosa para nossa alma e coração. E tudo acontece sutilmente, sem que percebamos a consequência destruidora que pode ter para nossa alma e os que nos rodeiam.
A paz, só será alcançada com a firmeza de pensamento e de sentimento. Jesus nos disse: "Orai e vigiai"; mas por quanto tempo conseguimos nos manter vigilantes e em oração? Aprendemos que isto é um exercício para nosso espírito - estar vigilantes - um exercício que nos levará a estar próximos do alto, mais próximos do bem, do amor e da caridade. Aproxime o seu coração do bem, das coisas boas feitas em favor do próximo e seu coração irá se alegrar, se aliviar, e se aproximar do mais alto.
Verá seu coração se alegrar, se encher de vida, e sua confiança no criador brotar dento de ti como nunca antes, e isto construirá e fortalecerá a fé dentro de você.
A cada dia uma construção, e que esta construção seja feita com muita leveza, muita alegria por estar na tarefa na companhia do Cristo, se aproximando da confiança constante que te dará forças para enfrentar cada dia com a fé necessária, aquela que lhe dá a certeza de que se hoje é um dia conturbado, o amanhã será melhor pois que com Cristo estamos sempre aprendendo e construindo, aprendendo e amando, aprendendo e caminhando, e aumentando nossa fé!
Que a paz seja com todos.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Filhos.
Ainda que os acontecimentos nos revelem o mal...
Ainda que as criaturas estejam iludidas com o mundo...
Ainda que as criaturas se submetam às coisas que muitas vezes não levam a lugar nenhum...
Lembremos que não viemos apenas para usufruir das coisas da Terra, sem ter que dar a nossa cota de colaboração.
Viemos sim, acima de tudo, para ajudar e sermos ajudados, ajudar e colaborar naquilo que a vida oferece.
Não importa que o serviço seja chamado de insignificante, pois que, para Deus, tudo significa alguma coisa quando o coração fala mais alto.
Não devemos desejar aquilo que não está ao nosso alcance ainda. Mas, se colaborarmos com aquilo que nos vem às mãos, tudo se transformará em coisas maiores.
Nada representa nada. Mas alguma coisa representa progresso.
Trabalhemos em nós mesmos buscando sempre o melhor que temos para que possamos doar.
Ninguém veio tão pobre na encarnação, pois que um minuto de proveito significa horas de tranquilidade.
Filhos, ainda que o peso da incompreensão esteja em seus ombros, lute com as armas da fé, com confiança, pois que Jesus nos prometeu que tudo o mais será acrescentado.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Recadinho com Jesus: Estacionar ou Caminhar

Somos criaturas humanas destinadas,
Por nosso esforço, ao sublime angelical.
Para isso, preciso é que limpemos
E de nosso ser tiremos, a raiz de qualquer mal.

Tudo nos convida ao trabalho de
Nosso aperfeiçoamento e iluminação.
Para isso, preciso é que o mal tiremos
E também limpemos de todo o coração.

O bom trabalhador, no mundo, a vinha do Senhor,
Não fica nunca de braços cruzados.
Por isso, nos alerta a Espiritualidade Amiga:
Não se caminha, Zefio, quem fica no “toco” sentado...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Meus amigos de aprendizado cristão.
Resumir mais de dois mil anos de existência terrena em umas poucas palavras é uma tarefa hercúlea.
Este é o tempo que eu consigo recordar de minhas existências passadas. Como a tarefa me foi pedida pelos bons espíritos que guiam as tarefas desta Casa de Oração, vamos a ela.
Desde os tempos do Império Romano até boa parte da Idade Média fui um soldado. Soldado dos reis, soldado dos senhores de terras.
Soldado que obedecia ordens sem contestar e sem sequer meditar no que estava sendo ordenado. Afinal eu era um soldado e meus senhores mereciam toda a minha obediência, porque eram eles que me pagavam o salário que sustentava a minha existência.
Não foi uma nem duas existências nestas condições, foi mais de um milênio de vida espiritual.
Isso começou a mudar quando aquela que se fez companheira de vida em uma de minhas vidas começou a me indagar:
“É certo isso? Você devia pensar no que está fazendo!”.
Pouco dei atenção às palavras cheias de choramingas que ela me dizia. Mas, após desencarnar naquela existência, estas palavras se faziam eco em meu espírito.
Com estas dúvidas e pensamentos que, muito aos poucos, se faziam em meu íntimo, ganhei a oportunidade de uma nova existência, mais pacífica que as anteriores.
Sempre em terras italianas, vim a conviver, por um período, com o Santo de Assis.
Carregar pedras para que ele construísse as igrejas simples era uma tarefa fácil para mim, pois aí eu estava obedecendo ordens.
O que me era difícil era quando, geralmente ao anoitecer, Francisco se aproximava de mim, me dava um abraço e me falava aos ouvidos, como que não desejando que ninguém mais ouvisse:
“Você, meu amigo, precisa aprender a ser um soldado da paz. Onde houver ódio você precisa aprender a semear a paz”.
Minha mente fervilhava para tentar compreender.
Soldado da paz?
O que é isso?
Soldado sem armas?
Soldado que não tem inimigos?
Que soldado é esse?
Semear a paz? Como?
Eu não compreendia, por mais que me esforçasse para isso.
Mas, não sei explicar porque milagre isto se dava, aqueles momentos permaneceram em meu espírito até o término daquela existência.
Permaneceu em minhas memórias espirituais quando desencarnado e ainda delas eu me recordo, mesmo após várias reencarnações.
Outros tempos chegaram para mim.
E quando chegaram os ensinamentos da Doutrina Espírita lá estava eu buscando avidamente estes novos aprendizados para compreender o que se passava comigo.
Algumas coisas ficaram claras ao meu entendimento.
Compreendi o encadeamento das existências passadas e futuras.
Compreendi a necessidade do esforço próprio a meu próprio benefício.
Compreendi que muitos ensinamentos estão ao nosso alcance, basta estendermos nossas mãos para apanha-los.

Ainda hoje sei que muito e muito tenho que caminhar.
Com a ajuda de minha companheira agora de várias existências, busco compreender o que o Santo de Assis me falou pessoalmente:
 “Você precisa aprender a ser um soldado da paz. Onde houver ódio, aprender a semear a paz”.
Hoje, nesta Casa de Oração estamos juntos na tarefa de aprendizado das Leis Divinas que a Doutrina Espírita nos traz.
Mas estes aprendizados precisam ser conduzidos ao mais íntimo de nossos corações, para que ali elas se façam em luz que iluminem as nossas imperfeições. E, podendo ver nossas imperfeições, podemos buscar corrigi-las à medida de nossos esforços.
Dívidas a pagar do passado? Tenho inúmeras. Mas, como Nosso Senhor Jesus Cristo e Francisco de Assis a me orientar, tenho a certeza que conseguirei saldá-las.
De um Soldado da Paz que está ao lado de vocês para podermos, juntos, nos libertarmos de nossos passados tenebrosos.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 19/03/2016 – FIRMEZA DE FÉ

Fé, amor e caridade,
É para todas as idades,
Caminhos por Deus traçados,
Onde todos são amados.

Podemos pegar atalhos,
Ficando em frangalhos,
Esquecidos do bem e da caridade,
Sem fé, amor e felicidade.

Vivemos sempre as escolhas,
Como alunos nas escolas,
Buscando novos aprendizados.

Onde os professores são muitos,
Como a dor, desilusão e sofrimentos,

Corrigindo os erros praticados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome