sábado, 27 de maio de 2017

O CEGO DE JERICÓ - estudos do dia 03-06-2017




O CEGO DE JERICÓ

03/06/2017
“Dizendo: Que você quer que Eu lhe faça?  E ele respondeu: - Senhor, que eu veja”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida  – Item 44 Lucas 18:41)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



O cego de Jericó é das grandes figuras dos ensinamentos evangélicos.
A narrativa de Lucas no afirma que o infeliz andava pelo caminho, mendigando... Sentindo a aproximação do Mestre, ele se pôs a gritar, implorando misericórdia.
Os populares se irritam, em razão de tão insistentes rogativas. Tentam impedi-lo, recomendando que se calassem as suas solicitações. Jesus, porém, ouve as suas súplicas, aproxima-se dele e pergunta com amor:
Que você quer que Eu lhe faça?
À frente do grande doador dos bens divinos, recebendo liberdade tão ampla, o pedinte sincero responde apenas isto:
Senhor, que eu veja!
A intenção desse cego honesto e humilde deveria ser a nossa em todas as circunstâncias da vida.
Mergulhados na carne ou fora dela, somos, às vezes, esse mendigo de Jericó, esmolando às margens da estrada comum. A vida nos chama, o trabalho apela para nós, a luz do conhecimento nos abençoa, mas permanecemos indecisos, sem coragem de marchar para a realização elevada que nos compete atingir. E, quando surge a oportunidade de nosso encontro espiritual com o Cristo, além de sentirmos que o mundo se volta contra nós, induzindo-nos à indiferença, é muito raro sabermos pedir sensatamente.
Por isso mesmo, é muito valiosa a recordação do pobrezinho mencionado no versículo de Lucas, pois não é preciso que compareçamos diante do Mestre como volumosa bagagem de rogativas. Basta que peçamos a Ele o dom de ver, com exata compreensão das particularidades do caminho evolutivo. Que o Senhor, portanto, nos faça enxergar todos os fenômenos e situações, pessoas e coisas, com amor e justiça, e possuiremos o necessário à nossa alegria imortal.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 27/05/2017 – NUNCA DESFALECER

Corações amados do meu coração.
Me foi pedido que lhes trouxesse hoje algumas palavras em torno da lição que nos foi trazida para nossos estudos e que nos fala da oração sem desfalecimento, da oração perseverante.
Lembramos sempre que a oração é o que nos une ao Criador de Todas as criaturas, a oração é o momento precioso de nossas existências em que nos apercebemos da presença de Deus ao nosso lado.
Mas antes de falar sobre a oração, desejo falar algumas palavras sobre a tarefa a que os amigos se propuseram nesta tarde, que é a distribuição do alimento no Sábado Fraterno.
Os corações amigos, encarnados e desencarnados, já sabem que a distribuição do último sábado de cada mês se inicia no primeiro sábado do mês, ou até antes disso.
Nos primeiros sábados vemos os amigos na tarefa de distribuição das fichas, na tarefa de distribuir algum mantimento, algum vestuário junto com um sorriso e com uma palavra amiga que renova a esperança.
E a espiritualidade acompanha cada uma das conversações, cada um dos incentivos à perseverança, unindo nossas mãos às mãos dos encarnados e unindo nossos sorrisos e nossa alegria aos sorrisos e alegrias dos amigos encarnados.
E na semana última do mês as tarefas se intensificam.
É o momento da compra do mantimento.
É o momento da preparação maior do ambiente para receber todos os convidados de Jesus para a festa fraterna.
É o momento em que a alegria e a emoção se intensificam para receber a todos, encarnados e desencarnados.
E hoje, na distribuição a emoção é ainda maior.
Muitas pequeninas atividades que cada um procura fazer com o amor que tem no coração.
E ainda, às vezes, os amigos encarnados ampliam a alegria com uma doação adicional, que às vezes é um cobertor, às vezes é um panetone, às vezes é um livro. Essa é a materialização da alegria maior que vai no coração dos amigos.
Por que falei das tarefas de distribuição de mantimentos?
Porque poderíamos resumir todas estas pequenas tarefas executadas ao longo do mês, todos os pensamentos que se uniram para tornar este momento possível e todas as ações dos filhos que se unem, podemos dizer que tudo isso junto podemos denominar de “Oração Coletiva”.
E, se olharmos ao longo dos anos em que esta oração coletiva se faz, podemos dizer que é a “Oração Coletiva Perseverante”.
Com isto, queridos amigos do meu coração, quero convidá-los a perseverar nesta perseverança que os amigos já têm demonstrado até aqui, mês após mês.
Espero ter conseguido lhes transmitir um exemplo vivo do que significa a oração perseverante, a oração sem desfalecimento.
E confiamos, todos nós que fazemos parte desta Casa de Orações, que iremos prosseguir nesta oração ao longo do tempo futuro que Deus nos trará.
Emma.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 27/05/2017 – NUNCA DESFALECER

Acima de tudo, seja feita a sua vontade Pai.
Em nossa luta diária encontramos dificuldades e obstáculos que devemos transpor a cada vez e eles nunca são tarefa fácil, pois para aprendermos, sempre há um desafio para o nosso coração.
Não entendemos muitas vezes o que isto pode trazer para nosso espírito, mas na verdade, a dureza das provas em que somos colocados e experimentados, só nos fortalece o espírito. Achamos que não era necessário, mas sempre que o desafio vem, é porque ainda não superamos a dificuldade em questão. Em algum momento a dificuldade será lidar com alguém mais difícil, de outra vez será simplesmente nos submetermos a algo mais simples ou até mesmo abdicarmos de algo em favor de um irmão.
A verdade é que sempre será um desafio, e para enfrenta-lo, somente com Fé é que poderemos. Sem a Fé a nos acompanhar na jornada, tudo será dificuldade e incerteza, ao passo que com Fé e ao lado do Mestre Jesus, já sabemos que a dificuldade virá e irá passar, e para tal temos que ter humildade suficiente para estar a disposição de Deus para aprender e trabalhar. A dificuldade e o aprendizado é nosso, e importante será o desapego neste momento, sabendo que através da oração chegaremos a Jesus, e chegando a Jesus nos fortalecemos para a tarefa, mesmo na dificuldade.
Que a gente possa trazer sempre a mesma confiança de um bebê em sua mãezinha enquanto se alimenta do leite materno, o divino alimento; a mesma confiança que um filho deve a um Pai amoroso que nunca o abandona.
Nos fortaleçamos em torno de nossas tarefas com o Pai e tudo o mais será acrescentado.
Muita paz a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome