sábado, 23 de março de 2019

LEVANTEMO-NOS - estudos do dia 30-03-2019




LEVANTEMO-NOS

30/03/2019
“Levantem-se, vamo-nos daqui”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 84 JOÃO, 14:31
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




Antes de retirar-se para as orações finais no Horto, Jesus fala aos discípulos longamente, esclarecendo o sentido profundo de sua exemplificação.
Relacionando seus pensamentos sublimes, fez o formoso convite colocado no Evangelho de João: “Levantem-se, vamo-nos daqui”.
O apelo é altamente significativo.
Ao toque de erguer-se, o homem do mundo costuma procurar o movimento das vitórias fáceis, atirando-se à luta sedento de supremacia (estar acima) ou trocando de domicilio, na expectativa de melhora passageira.
Com Jesus, entretanto, ocorreu o contrário.
Levantou-se para ser dilacerado (muito “judiado”), logo após, pelo gesto de Judas.
Distanciou-se do local em que estava a fim de alcançar, pouco depois, a flagelação (sofrimento físico) e a morte.
Naturalmente partiu para o glorioso destino de reencontro com o Pai, mas precisamos destacar as escalas da viagem...
Ergueu-se e saiu, em busca da glória suprema. As estações de marcha são altamente educativas: — Getsêmani, o Cárcere, o Pretório, a Via Dolorosa, o Calvário, a Cruz são pontos de observação muito interessantes, principalmente na atualidade que apresenta inúmeros cristãos aguardando a possibilidade de viagem sobre as almofadas de luxo do menor esforço.

Getsêmani: jardim onde Jesus orou na noite anterior à sua crucificação.
Pretório: tenda, residência do governador romano (Pilatos).
Via Dolorosa: “via sacra”, caminho doloroso (sagrado).




Recadinho para os Pais: CUIDADOS COM O CORPO  E O ESPÍRITO


Os cuidados com nosso corpo físico e o espírito foram o tema de nossa conversa com as crianças no mês de Março. Os cuidados básicos para manutenção do corpo saudável foram apresentados às crianças, e após isso partimos para o princípio de que todos somos formados de um corpo físico e de um espírito que o anima. Quando reencarnamos, Deus nos concede um corpo que abrigará nosso espírito nesta existência. Sem ele não conseguiríamos dar continuidade às nossas tarefas buscando o aprendizado e a evolução de que necessitamos. Sendo assim, seremos responsáveis por escolhas e decisões e por tudo aquilo que delas resultar, beneficiando ou não o instrumento-corpo que detemos nessa encarnação. Cuidar de forma adequada  do corpo significa dar condições ao espirito de progredir. Estar atento a todo conteúdo que colocamos “para dentro” de nós é condição importante para salvaguardar a saúde do corpo físico e do espírito. Cada um é responsável por sua vida; não nos deixemos levar pelo impulso de ser a voz da razão ou  da justiça. Todos colheremos exatamente o que tivermos semeado. Portanto, cuidemos mais de nossa evolução e entendimento, praticando a tolerância e o amor ao próximo. Quando nos descuidamos e até negligenciamos esses cuidados, estamos frustrando os planos que fizemos quando ainda não estávamos na carne. Nosso progresso está ligado ao progresso do outro. Se hostilizamos alguém por qualquer atitude ou escolha que não seria a nossa, nos tornamos responsáveis pelos sentimentos que nela viermos a despertar.
 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” Paulo (1 Co 6:12)





Mensagem recebida na reunião do dia
23/03/2019 – PAZ DO MUNDO E PAZ DO CRISTO

A paz é resultado da predisposição do ser ao Bem, é conquista individual de cada um.
A paz é resultado do perfeito entendimento e aplicação do Evangelho.
A paz é resultado do alinhamento de nosso coração com Deus.
A paz é resultado das escolhas que fazemos, do caminho que decidimos tomar, de modo que os desvios não nos trazem paz, mas perturbação.
A paz é resultado de uma vida reta e de uma consciência tranquila, daquele que não praticou o mal e que fez todo o Bem que podia.
A paz verdadeira é conquistada pouco a pouco, dia a dia, minuto a minuto. Está no final da jornada como no seu início, bastando que, para isso, a desejemos em todas as circunstâncias.
Mantenhamos a serenidade diante de qualquer dificuldade, porque Jesus nos provou que o Amor e o Bem triunfam sempre.
Mantenhamos a chama da paz acesa em nosso coração, de modo que ela seja vista e sentida por todos os que convivem conosco.
Que sejamos porto seguro e consolação àqueles que chegam até nós. E assim alcançaremos a paz almejada.
Étienne


Mensagem recebida na reunião do dia
23/03/2019 – PAZ DO MUNDO E PAZ DO CRISTO

Escolinha de Jesus

Vós meus irmãos, aqui presentes, buscam a paz interior, vós que estais aflitos, Jesus alivia, vós que sóis perseguidos buscam Jesus, vós que estais perturbados desejais a paz.
A paz afirma o espirito no bem, a paz que liga as verdades eternas, a paz que buscais e a consciência tranquila, dever cumprido e aprimorado no caminhar.
Diante das criancinhas a escolinha com Jesus explica as parábolas do Mestre ensinando a prática das boas virtudes, pois estas resgatarão esse amor sublime que tanto buscamos aprender.
Em uma das reuniões, João muito esperto queria entender este trecho: “Eu vos dou a minha paz, não dou a do mundo, pois esta não posso dar.”
João disse: Ana como assim? Se o mundo não tiver em paz eu nunca vou sentir a paz que eu busco.
Ana já um pouco vivida disse: João meu amigo, Jesus justamente vem nos mostrar isso, que a paz que você busca fora de si, nunca a terá. Em meios de provas e aflições que encontrará a verdadeira paz. Você terá muito trabalho para se consertar!
João: Me consertar?
Ana: Sim meu amigo! Você fica nervoso quando alguém lhe ofende? Você se revolta quando começa a chover e fica todo molhado? Quando está trabalhando tem vontade de ficar ocioso? Então meu amigo esses sentimentos devem ser renovados. Deve-se amar o próximo diante das divergências, deve-se respeitar as oportunidades, deve-se perdoar, deve fazer tudo que Jesus nos ensinou, que está baseado no amor. Na boa palavra.
João: Ah Dona Ana, realmente se eu me exaltar toda vez que algum imprevisto acontecer, não vou ter paz.
Ana: Exatamente João! Ame, ame muito e achará essa paz que Jesus falou e essa paz que criará em você, você também poderá ofertá-la a teu irmão.       Renam.


Mensagem recebida na reunião do dia
23/03/2019 – PAZ DO MUNDO E PAZ DO CRISTO

Pétalas do Evangelho: Paz em nosso lar

Como podemos colaborar para que a paz de Jesus se faça dentro do lar que o Senhor nos deu para, juntos, alcançarmos esta dádiva (presente) que Ele nos prometeu?
Colaborar, meu amigo, este é o convite que a Vida estende a cada um de nós, onde estejamos.
Silencie quando perceber que sua mãe, a avó ou qualquer outra pessoa responsável para aprontar a refeição em seu lar não a fez como você queria. Só Deus sabe os problemas que cada um carrega e pode eles interferir na ação do dia a dia.
Elogie e não critique... Incentive os que fazem alguma coisa por você. Todos precisamos de incentivo dentro do Bem, para nele prosseguirmos...
Perdoe, mesmo que você não entenda inteiramente porque razão cada um age como age. Quem de nós não é devedor para com os outros?
Agradeça a tudo e a todos, a começar por Deus, pois o agradecimento atrai bênçãos para nós, tanto do próximo como dos Céus.
Não é preciso desencarnar (morrer) para encontrarmos regiões infernais; onde, entre nós, faltar o amor, ali o “inferno” se fará...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome