sexta-feira, 19 de abril de 2019

SAIBAMOS COOPERAR - estudos do dia 20-04-2019




SAIBAMOS COOPERAR

20/04/2019
“Porque sem mim vocês nada podem fazer”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Fonte Viva – Item 146 João, 15:5
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




O divino poder do Cristo, como representante de Deus, permanece de forma ainda não revelada em todas as criaturas. Todos os homens receberam dele sagrados dons, ainda que muitos se mantenham afastados do campo religioso.
Fazemos referência aqui, porém, aos que cultivam (plantam) a fé, que iniciam o esforço trabalhoso e longo da descoberta dos valores sublimes que vibram em si mesmos.
Grande parte suspira por espetaculares demonstrações de Jesus em seus caminhos, e muitos companheiros acreditam que apenas cooperam com o Senhor aqueles que se encontram no ministério (trabalho) da palavra, no altar ou na tribuna de variadas religiões.
É urgente, portanto, reparar esse erro interpretativo.
O Senhor está conosco em todas as posições da vida. Nada poderíamos realizar sem a influência de sua vontade soberana.
O Mestre nos diz com clareza: “Eu sou a videira, vocês são as varas”. Como produzir alguma coisa sem a seiva principal?
Realmente, os aprendizes com mente aguda poderão contrapor o argumento que, nessa forma, também encontraremos aqueles que praticam o mal, com alicerces nas mesmas bases. Respondendo, consideraremos somente que esses infelizes enxertam cactos infernais na Videira Divina, por sua conta própria, pagando elevado preço, frente ao Governo do Universo.
Referimo-nos aos companheiros tímidos e vacilantes, embora bem intencionados, para concluir que, em todas as tarefas humanas, podemos sentir a presença do Senhor, santificando o trabalho que nos foi dado. Por isso, não podemos esquecer a lição evangélica de que seria abençoado qualquer esforço no Bem, ainda que fosse apenas oferecer um copo de água pura em seu nome.
O Mestre não está tão-somente no serviço daqueles que ensinam a Revelação Divina, através da palavra bem preparada,  instrutiva ou consoladora. Ele acompanha os que administram os bens do mundo e os que obedecem às ordenanças do caminho, contribuindo na construção do futuro melhor, nas organizações materiais e espirituais.
Permanece ao lado dos que revolvem (trabalham) o chão do Planeta, cooperando na estruturação da Terra Aperfeiçoada, assim como inspira os missionários da inteligência na evolução dos direitos humanos.
Saibamos cooperar, desse modo, nos locais de serviço a que fomos chamados para o auxílio cristão.
Faça, tão bem quanto esteja em suas possibilidades, a parte da obra confiada às suas mãos.
Por hoje, talvez você se engane, supondo servir às autoridades terrestres, no entanto, chegará o minuto revelador no qual reconhecerá que permanece a serviço do Senhor. Una-se, pois, ao Divino Trabalhador, em espírito e verdade, porque o problema fundamental de nossa paz é justamente o de saber se vivemos nele tanto quanto Ele vive em nós.


Videira: planta de onde vem a uva.
Seiva: líquido que circula dentro do vegetal (videira).




Mensagem recebida na reunião do dia
13/04/2019 – AS VARAS DA VIDEIRA

A sempre bela Rio de Janeiro.
A cidade maravilha que encantava os sonhos dos jovens que queriam construir suas vidas.
A cidade maravilha que encantava os sonhos dos poetas e artistas que nela expressavam seus sentimentos mais puros.
Foi nesta Rio de Janeiro que passei um períodos de minha vida.
Mas o meu convívio maior era com aqueles que vinham ao hospital para o tratamento de alguma doença ou para cuidar de um ferimento.
Desde o retorno da guerra ali permaneci, pois não tinha para onde ir. Não tinha nenhum familiar a me esperar em outro lugar.
E, no cuidar dos doentes conheci muitas pessoas.
Muito companheiros na tarefa hospitalar.
Muito familiares dos pacientes. E também pessoas que viviam próximas ao hospital.
Dentre estas estava o Seu Aurélio.
Farmacêutico do bairro, várias vezes acompanhei os pacientes até sua farmácia em busca do medicamento que ele necessitava.
Várias vezes acompanhei as mamães que buscavam Seu Aurélio para comprar o medicamento para seus filhinhos.
E vi ele atendê-las e entregar o remédio mesmo quando elas lhe falavam que não tinham nenhum dinheiro para pagar.
Outras vezes vi que minhas amigas enfermeiras corriam até ele em busca do remédio que faltava no próprio hospital, e que precisava ser dado na hora certa para o paciente. E sempre lá estava ele para ajudar e resolver o problema.
E sempre e sempre ele nos recebia com um sorriso em seu rosto. Um sorriso que parecia aumentar o seu bigode que embranquecia a cada tempo, mas que permanecia sempre vasto em seu rosto.
A lembrança dele se fazia em minha mente em uma época que eu estava em tratamento, depois de saber que já estava vivendo a vida espiritual.
Naturalmente, meu tratamento já era diferente. Necessitava eu de aprendizados para compreender a nova vida que havia descoberto existir após a morte.
Não precisava de remédios para o meu corpo.
Mas a lembrança do Seu Aurélio se fazia presente e pensava eu: “Se fosse necessário um medicamento para o corpo eu iria na farmácia do Seu Aurélio e ele me daria. Mas, como ter agora o remédio para a alma?”.
E qual não foi a minha surpresa quando aquele sorriso encantador se fez presente ao meu lado.
Tentando me recuperar da surpresa, perguntei como ele estava ali.
E ele me explicou: “Meu amigo Rafael. O pensamento une os corações. O sentimento de saudades não encontra nenhuma barreira para reunir os corações que se gostam. A amizade tem recursos que ainda não compreendemos com a mente, apenas conseguiremos compreendê-los com a ajuda do coração.
Estou aqui para ajudá-lo porque estamos unidos pelo coração”.
E pudemos conversar e conversar. E pude aprender algumas coisas que ainda não compreendia desta nova existência.
E ainda hoje continuo meu aprendizado, ao lado de Dona Alice, mas guardo com muito carinho a surpresa inesperada do reencontro com Seu Aurélio na vida espiritual.
Rafael, o católico.

Mensagem recebida na reunião do dia
13/04/2019 – AS VARAS DA VIDEIRA

Deus é a Vida. Jesus é a Árvore da Vida. Nós somos os seus ramos, que deverão frutificar.
Assim como não há Árvore da Vida sem Vida (não há Jesus sem Deus), não há frutos significativos sem a Árvore da Vida (não há Bem realizado por nossas mãos sem o auxílio e o amparo de Jesus).
O que será dos ramos apartados da árvore que os nutre?
Nada.
Galhos secos ao chão.
Mantenhamo-nos conectados a Deus e a Jesus, para que possamos nos alimentar da seiva sagrada capaz de fazer com que sejamos capazes de ofertar frutos doces e proveitosos.
Étienne

   
Mensagem recebida na reunião do dia
13/04/2019 – AS VARAS DA VIDEIRA

Pétalas do Evangelho – Uva doce ou azeda?

Bela é a uva desenvolvida, após ter recebido todo o amparo do agricultor.. Doce, suave, traz benéfica sensação de bem, se amadurecida no tempo devido.
Se desprendesse alguma parte da videira, de onde veio e de quem recebe o fortalecimento necessário ao seu desenvolvimento, acabaria por perder o sabor natural, tornando-se azeda e, assim, deixada de lado.
Algo mais ou menos assim ocorre conosco, nós – as uvas sustentadas pela seiva da videira divina, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Junto a Ele, nosso desenvolvimento maior, encontrando a ordem natural de nosso progresso, como fruto que acompanha sua parte e se torna útil e mesmo abençoada.
Se nos afastamos de Jesus, nossa videira divina, perdemos o gosto natural da vida, tudo se torna acre (azedo) e somos refugados... Como fruta desprendida do apoio da videira, rolamos pelo chão da vida e só Deus sabe o quanto precisamos nos desdobrar para nos erguermos dele...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome