sábado, 21 de setembro de 2019

MADALENA - estudos do dia 28-09-2019




MADALENA

28/09/2019
“Disse-lhe Jesus: Maria! — Ela, voltando-se, disse-lhe: Mestre!”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 92 (João 20:16)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



Dos fatos com maior significado do Evangelho, a primeira visita de Jesus, na ressurreição, é daqueles que nos convidam à meditação proveitosa e com bastante atenção.
Por que razões profundas deixaria o Divino Mestre tantas figuras mais próximas de sua vida para surgir aos olhos de Maria Madalena, em primeiro lugar?
Somos naturalmente levados a perguntar por que não teria aparecido, antes, ao coração caridoso e amoroso que a Ele servira de Mãe ou aos discípulos amados...
Entretanto, o gesto de Jesus é profundamente simbólico em sua essência divina.
Dentre os personagens da Boa Nova, ninguém fez tanta violência a si mesmo, para seguir o Salvador, como a inesquecível obsidiada de Magdala. Nem mesmo Paulo de Tarso faria tanto, porque a consciência dele era apaixonada pela Lei, não pelos vícios, porém, conhecera o fundo amargo dos hábitos difíceis de serem tirados, amolecem-se ao contato de entidades (espíritos) perversos, permanecia “morta” nas sensações que trazem a paralisia da alma; entretanto, bastou o encontro com o Cristo para abandonar tudo e seguir os passos d’Ele, fiel até ao fim, nos atos de negação de si própria e na firme resolução de tomar a cruz que a ela competia no calvário salvador de sua existência angustiosa.
É compreensível que muitos estudantes procurem a razão pela qual o Mestre não apareceu, primeiramente, a Pedro ou a João, à sua Mãe ou aos amigos. Porém, é igualmente razoável reconhecermos que, com o seu gesto inesquecível, Jesus mostrou de novo a lição de que a sua doutrina será, para todos os aprendizes e seguidores, o código de ouro das vidas transformadas para a glória do Bem. E ninguém, como Maria de Magdala, transformara a sua, à luz do Evangelho redentor (salvador).




Recadinho para os Pais:  Parábolas que Jesus contou  -  A ovelha desgarrada

Em Setembro, a parábola que escolhemos para contar às crianças foi essa: a da ovelha desgarrada. Para quem não conhece, trata-se da história de um pastor que cuidava de cem ovelhas, sempre com capricho e amor, e num certo dia, ao recolhê-las deu pela falta de uma, que havia se distraído, e acabou perdida. Quis conhecer outros lados da floresta, sentia-se curiosa e atraída para as maravilhas desconhecidas. Assim, acabou anoitecendo e a pobrezinha foi parar num espinheiro, onde ficou presa e ferida. Mas o pastor, cuidadoso que era de suas amiguinhas, não descansou enquanto não a encontrou, resgatou e a trouxe de volta em segurança, para tratar-lhe os ferimentos. Como sempre, Jesus se valia de exemplos bem simples para nos ensinar preciosas lições. Basta que nos coloquemos no lugar das ovelhas, e ele, Jesus, como nosso Divino Pastor.
Quantas vezes somos “atraídos” pelas coisas menos importantes, e vamos nos distanciando do amor do Pastor, para somente depois, quando nos encontramos feridos, magoados, enroscados nos espinheiros que nós mesmos criamos, chamar pelo seu socorro? A nossa ovelhinha, teve fé e perseverou na certeza de que o pastor a encontraria. Confiou naquele amor e cuidado que ele sempre demonstrou por ela.
Confiemos também nesse amor grandioso que Jesus tem por nós; ele jamais nos deixará sozinhos e em perigo. Mas, de nossa parte, procuremos o caminho do Bem, sem desvios e sem distrações que nos coloquem em situações infelizes. Estejamos certos de que ele sempre estará conosco, principalmente se nós estivermos com ele!
“Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós” – Tiago 4.8



Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

O último a ser chamado para a conversação foi o Elias. E durante todo esse tempo permanecia a recomendação de não conversarmos uns com os outros sobre este tema.
Mas, um domingo fomos chamados os seis para uma conversação. Com um sorriso, nosso instrutor nos falou:
ꟷ Hoje vocês irão conhecer um pouco mais como funciona a Lei de Afinidades. Vocês todos nos falaram mais ou menos as mesmas coisas. Desejam reencarnar em Lion e têm os mesmos objetivos que querem atingir. Nestes casos, a Lei Divina nos propicia planejarmos a reencarnação do grupo em locais próximos, para que se conheçam pela vizinhança, ou em um núcleo familiar único ou ainda que se planeje algo que os homens ainda chamam de acaso, para que se conheçam durante a vida terrena.
ꟷ Quer dizer que estaremos pertos uns dos outros? E como nos reconheceremos?
ꟷ A Lei de Afinidade cuidará deste ponto. Quando se reencontrarem, mesmo que não reconheçam o corpo físico, uma amizade natural os unirá, sem mesmo que vocês saibam como isso aconteceu.
ꟷ E o que teremos que fazer? Qual a missão que devemos cumprir?
ꟷ Ainda quando se fala em missão, a humanidade imagina grandes obras, obras que imortalizem o nome de quem as fez. Mas a missão para Deus tem outro significado. Basta que vocês cumpram as pequenas tarefas que Ele irá lhes trazer ao longo da vida. Ser honesto, respeitar o pensamento alheio e ser fiel a si mesmo são tarefas divinas que estão sendo pedidas a vocês.
ꟷ Quer dizer que ser honesto já é uma missão de Deus?
ꟷ Sim, meus amigos. A tarefa da honestidade perante a vida é muito ampla.
Se você é um trabalhador, seja honesto perante o seu trabalho.
Se você é um chefe de família, seja honesto perante seus familiares.
Se você é pai, mãe, filho ou filha, seja honesto neste ponto em que Deus o colocou.
Percebeu? Honestidade não é só uma questão financeira. É uma questão de viver a vida com o pensamento voltado para Deus.
ꟷ e como colaboraremos com a tarefa futura de divulgação das Leis Divinas que aprendemos este tempo todo?
ꟷ Sendo fiéis a si mesmos vocês terão oportunidades de serem conduzidos pelos seus anjos de guarda e pelos espíritos que nos conduzem de Mais Alto, para pequenas tarefas que, unidas umas às outras formam um grande todo em favor da humanidade. Para compreenderem isso, vejam a pequenina tarefa das abelhas fazendo seu mel, ou dos pássaros a cantar suas canções, ou da água umedecendo o solo.
Vão vendo quantos pequenos componentes formam o que chamamos de natureza e que está, sob o comando Divino, favorecendo o homem desde todo o sempre até todo o sempre.
E não devemos impor estes ensinos aos outros, para que seja mais rápida a divulgação
ꟷ Não, meus amigos. Vocês irão se alegrar com as pessoas que não aprenderam ainda o que vocês já aprenderam.
Só o tempo é que irá ajudar na divulgação destas verdades.
Se formos impor, criaremos uma força de reação em contrário e a aceitação será, na realidade, mais demorada.
Se apenas expormos, sem impor, estaremos agindo com a natureza, que coloca seus benefícios ao nosso dispor, mas não nos obriga a recebê-los. Como o homem que, ao acordar em seu quarto, se desejar receber a luz do sol precisa abrir a janela. No caso estamos falando da janela do coração que precisa ser aberto para recebermos as bênçãos Divinas.
Lucas de Genebra

Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

“Paz seja convosco”.
Foram as primeiras palavras que Jesus pronunciou quando junto aos discípulos chorosos se fez presente desejando a Paz.
A alegria foi tão grande que todos ficaram atônitos, pois Jesus resplandecia e estava ali falando a eles da ressurreição.
Filhos, também convosco se dá o mesmo. Em cada oportunidade que dermos, Jesus nos auxiliará dizendo: “A Paz seja convosco”, anunciando assim a nova vida para cada um, onde renunciar à vida antiga e abraçar esta Paz que Jesus convida depende apenas de nós, nas nossas atitudes e nos nossos exemplos.
Pequenos no início, que vão se avolumando à medida que nos propomos a desejar como as palavras do Mestre: “A Paz seja convosco”

Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

Hoje conheci minha família.
Conheci aquela que vai ser minha mãezinha.
Conheci aquele que vai ser meu papai.
Isso alegrou o meu coração e desfez a insegurança que eu tinha para renascer.
Agora tenho mais confiança.
E o que me ajudou muito a confiar mais foi descobrir que o lar onde vou renascer recebe os reflexos da luzinha que se faz nesta casa de orações.
Peço a vocês que perseverem, pois é por vocês que estou me animando mais a tomar um novo corpo para um novo período de vida.
Obrigado por nos ajudar, mesmo sem saber a quem estão ajudando.

Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

Pétalas do Evangelho: Nossa Retribuição

Que podemos retribuir – como forma de gratidão – a Deus, nosso Pai – que nos deu esse “presente”, a vida?
Nós precisamos procurar aqui ou ali como fazer isso... Por quê? Porque cada um de nós tem como que uma “campainha”, uma forma de advertência que nos indica o que podemos fazer ou o que devemos evitar.
Essa forma de advertência se chama “consciência” e, segundo suas indicações, vamos encontrar forças para cumprirmos nossos “deveres”, nossas “responsabilidades” dentro da vida.
Cumprindo nossos deveres e nossas responsabilidades, trazemos “luz” para o nosso espírito e, com luz em nosso espírito, adentramos o caminho da verdadeira felicidade.
Se soterramos essa “campainha” alertadora com os lixos, os entulhos da parte inferior da vida, não ouviremos suas advertências e passamos a viver para o “nosso mundinho particular”, criado pelo nosso “eu”, nosso egoísmo, desviando do caminho que nos levaria ao Pai.
Assim, se nos sentirmos infelizes, verifiquemos o que estamos fazendo com essa “campainha”, essa forma de advertência cujo som já não somos capazes de ouvir...

Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

Sigamos o exemplo da convertida.
Não deixemos para amanhã o serviço que nos cabe.
Não deixemos para amanhã a luta contra nossas imperfeições.
Não deixemos para amanhã o Bem que podemos fazer em favor dos outros.
Não deixemos para amanhã a renúncia dos velhos hábitos que nos escravizam ao passado.
Não deixemos para amanhã o abandono de nossas ilusões.
Não deixemos para amanhã o esforço em nos transformarmos, em nos transfigurarmos.
Não deixemos para amanhã a escolha do caminho do Cristo.
Hoje é o dia. Agora é o momento.
            Como Magdalena, mesmo ainda na escuridão, procuremos o Cristo e não ficaremos sem resposta. Seremos agraciados com sua presença e receberemos a oportunidade de seguir seus passos.
Acordemos cedo e sigamos o Mestre.
Ele sempre estará conosco.
Étienne

Mensagem recebida na reunião do dia
21/09/2019 – DE MADRUGADA

Senhor, que possamos reconhecer em Ti o divino jardineiro a cultivar o Amor no terreno árido de nossos corações.
Senhor, que possamos reconhecer Tua grandeza a nos conduzir os destinos.
Senhor, que possamos ser a Tua igreja.
Senhor, que possamos ser o corpo do Cristo, cada um de nós operando segundo a Tua vontade.
Enfim, Senhor, que possamos estar em Ti como o Senhor está em nós.
Étienne (prece recebida durante o passe).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome