sábado, 1 de dezembro de 2012

CARIDADE ESSENCIAL - estudos do dia 08-12-2012





CARIDADE ESSENCIAL


08/12/2012
“E a caridade é esta: que andemos conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o início vocês ouviram, que andem nele”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier    (Livro: Vinha de Luz – Item 110João I Jo. 6)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos do Senhor.
Quem dá o pão ao faminto e água ao sedento, remédio ao enfermo e luz ao ignorante, está colaborando na construção do Reino Divino, em qualquer lugar da existência ou da fé religiosa a que foi chamado.
A voz da compaixão e fraternidade que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo.
Assistência, medicação e ensinamento são modos santos de caridade generosa que realiza os programas do bem. São vestimentas diferentes de uma virtude única. Conjugam-se e completam-se num todo nobre e digno.
Ninguém pode dar assistência/ajuda a outro, com boa realização, se não procurou a elevação de si mesmo; ninguém medicará, com proveito, se não adquiriu o espírito de boa-vontade para com os que necessitam, e ninguém ensinará, com segurança, se não possui a seu favor os atos de amor ao próximo, no que se refira à compreensão e ao auxílio fraternais.
Em razão disso, os menores gestos de caridade, nascidos da sincera disposição de servir com Jesus, são atividades sagradas e indiscutíveis. Em todos os lugares, serão sempre sublimes luzes da fraternidade, espalhando alegria, esperança, gratidão, conforto e atitudes benditas.
Antes, porém, da caridade que se mostra exteriormente nos variados lugares da vida, pratiquemos a caridade essencial, sem o que não poderemos realizar a elevação e a redenção/salvação de nós mesmos. Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, conforme os ensinamentos do Divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente nEle para que Ele viva em nós. Sem ela, poderemos realizar grandes serviços externos, alcançar auxílio valioso, em nosso benefício, espalhar notáveis obras de pedra, mas, dentro de nós mesmos, nos instantes de maior testemunho na fé, estaremos vazios e desolados, na condição de mendigos de luz.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 01/12/2012 – NOSSOS IRMÃOS

Filhinhos do meu coração.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo se faça em seus corações, hoje e por todo o sempre.
Minhas palavras, queridos filhinhos, tem apenas o objetivo de ajudar os filhinhos na meditação e no entendimento da lição que nos foi trazida para o aprendizado nesta tarde.
Com a permissão dos filhinhos vou lhes falar um pouco sobre o amor.
Os homens já se acostumaram a associar a palavra amor à imagem do jovem casal que decide unir a sua existência e formar um novo lar.
Os homens também já se acostumaram a associar a palavra amor quando alguém, em oração, obtém uma cura milagrosa. Nestas ocasiões conseguimos ver o amor Divino em nosso favor.
Mas há outras imagens que ocorrem no dia a dia da vida dos homens que eles ainda não se aperceberam de associar com a palavra amor.
Senão, meditemos em algumas situações:
Observemos a tarefa insana dos médicos e dos enfermeiros, atendentes de um pronto socorro, que lutam com todas as suas forças físicas e seus conhecimentos, em favor do retorno da saúde e às vezes da própria vida daqueles que ali aportaram.
Não é isso amor?
Observemos a tarefa preciosa da professorinha das primeiras letras, buscando encontrar formas diferentes para conseguir ensinar o garotinho que tem maior dificuldade de juntar as letrinhas para formar a palavra.
Não é isso também o amor?
Observamos o cansaço físico daqueles homens correndo atrás dos caminhões para depositar ali o lixo que as residências colocaram para fora?
Não é isso também o amor?
Observemos o bater incessante das asas de um passarinho que vai beijando as flores das árvores, espalhando a vida em abundância em sua tarefa de polinização.
Não é isso também o amor?
Filhinhos, poderia eu descrever inúmeras imagens que, aos olhos espirituais, poderiam se associar à palavra amor.
Porque a visão espiritual nos permite observar além das aparências materiais que os olhos humanos também observam.
Podemos ver também o sentimento que motiva as ações e assim podemos ver o sentimento de amor movimentando os pés e as mãos de muitos tarefeiros.
Estendo a vocês, meus filhinhos, um convite nesta tarde de Evangelho.
Vamos juntos exercitar a nossa visão para podermos observar além das aparências e descobrirmos por nós mesmos outras imagens para associarmos com a palavra amor.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 01/12/2012 – NOSSOS IRMÃOS

Paz de Deus a todos os filhos.
Neste mesmo capítulo João nos alerta que o amor que teme não é perfeito.
Este temor nos limita ao amor perfeito. Temos medo de amar e não sermos correspondidos.
Quem ama verdadeiramente não espera um retorno do seu amor.
Quem faz a caridade não espera o reconhecimento. Perde muito em não se motivar em fazer mais. Pois muitos que precisam do nosso amor ainda vivem na ignorância das Leis de Deus.
Quem ama verdadeiramente sabe separar o amor sentimento do amor ação. Não deixem que seu sentimento de antipatia o deixe não amparar o irmão que se faz de inimigo.
Quem ama verdadeiramente sente alegria na alegria de seus semelhantes.
Quem ama Jesus vai aprendendo com Jesus o perdão, a alegria, a oração, o respeito e todas as qualidades que Jesus viveu entre nós.
João é muito feliz neste capítulo, pois nos tira da hipocrisia do amor fingido, conveniente, para o verdadeiro amor em Deus.
Que Jesus abençoe a todos. Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 01/12/2012 – NOSSOS IRMÃOS

Pétalas do Evangelho: Porta aberta ou fechada?

Meu filho, um mensageiro do Céu passa diariamente por nossa casa, ofertando-nos as dádivas da vida, visando ao nosso desenvolvimento espiritual.
São ofertadas gratuitamente, a quem se interessar, sem que haja acepções de pessoas, pois todos somos filhos de Deus, e o Pai estende suas dádivas a todos seus filhos.
Recebemos tais dádivas de acordo com o recipiente que trazemos em nosso coração, recordando que cada gesto que praticamos dentro do Bem, tornará mais aberto o nosso coração para o recebimento das dádivas divinas.
Se não as estamos recebendo, por certo cabe-nos o dever de consultar a nossa vida, se não estamos sendo arrastados pelos exageros do mundo, não tendo tempo algum para as necessidades do nosso espírito, mantendo, dessa forma, fechadas as portas de nossa casa interior para colhermos tal mensageiro...

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 01/12/2012 – NOSSOS IRMÃOS

Quando se fala em amor se fala em flor e não em pedras.
Se você sentir vontade de atirar uma pedra em alguém, mude o seu pensamento e lhe dê uma flor.
Fu

  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 01/12/2012 – NOSSOS IRMÃOS

Pai de Misericórdia abençoe este nosso Lar.
Quantas e quantas vezes os filhos pensaram – “Não posso mais, não tenho mais forças”;
Quantas vezes os filhos ficaram com o coração apertado por algo que aconteceu ou por algum ente querido?;
Quantas vezes os filhos pensaram – “Não vou mais me dedicar!”.
Quantas vezes os filhos pensaram – “Agora chega!”.
Em todas estas vezes o Pai esteve junto, amparando e fortalecendo o espírito dos filhos, lutando com ele, ajudando a encarar o problema com a mente aliviada, longe da raiva e pensando somente em como resolver o problema.
Outras vezes, o Pai vai ter com o filho durante o sono, sempre através de um irmão ou um ente querido que já se foi, para que o filho grave no coração e na alma a lição que precisa naquele momento de dificuldade.
O Pai sabe o que os filhos enfrentam e sabe que a dificuldade existe, mas o que os filhos não podem esquecer é que em querendo resolver o problema, e de coração aberto, nunca estão sozinhos – tem a companhia amorosa do Pai, ajudando e fortalecendo a mente e a vontade de continuar e não esmorecer no caminho, pois que o aprendizado é este – passar pelas dificuldades – mas nunca sozinhos.
Confiem filhos, confiem.
Jesus abençoe a todos.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome