sábado, 3 de maio de 2014

RENUNCIAR - estudos do dia 10-05-2014




RENUNCIAR

10/05/2014
“E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna ”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 154 Mateus 19:29)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


Neste versículo do Evangelho de Mateus, o Mestre Divino nos mostra o dever de renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna. Há necessidade, fala o Messias, de abandonar pai e mãe, mulher e irmãos do mundo. No entanto, é necessário esclarecer como renunciar.
Jesus explica que a vitória pertencerá aos que assim fizerem por amor ao Seu nome.
À primeira vista, esse pensamento divino parece contrário ao bom senso (juízo).
Como esquecer os sagrados deveres da existência, se o Cristo veio até nós para santificá-los?
Os discípulos precipitados não souberam atingir o sentido do texto, nos tempos mais antigos.
Nossos irmãos de ideal recolheram-se à sombra do claustro (conventos, mosteiros...), esquecendo obrigações a que não se deve adiar.
Fácil, porém, reconhecer como o Cristo renunciou.
Aos companheiros que o abandonaram aparece, glorioso, na ressurreição. Apesar das hesitações dos amigos, divide com eles, no cenáculo, as alegrias eternas. Aos homens ingratos que o crucificaram oferece sublime roteiro de salvação com o Evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas.
Observemos, portanto, o que representa renunciar por amor ao Cristo. É perder as esperanças da Terra, conquistando as do Céu.
Se os pais são incompreensíveis, se a companheira é ingrata, se os irmãos parecem cruéis, é preciso renunciar à alegria de tê-los melhores ou perfeitos, unindo-nos, ainda mais, a eles todos, a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus.
Acaso, você não encontra compreensão no lar? os amigos e irmãos são indiferentes e rudes? Permaneça ao lado deles, mesmo assim, esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que se afinam perfeitamente com você. Somente desse modo você renunciará aos seus, fazendo a eles todo o bem por dedicação ao Mestre, e, somente com tal renúncia, você alcançará a vida eterna.


Cenáculo: sala em que se comia a ceia.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/05/2014 – A RETRIBUIÇÃO

Meu filho.
Quando chegaste aos meus braços parecia para mim que o Céu havia decido para me dar este presente.
Chegaste com as asinhas quebradas, mas para meu coração de mãe era a mais linda das criaturas.
Nos juntamos qual semente e terra para poder frutificar.
Você foi crescendo e para os meus braços estará sempre pequeno, pois que não havia peso em carrega-lo e aconchega-lo no meu coração.
Quantas vezes ficaste doente... a febre te consumia, mas eu pedia a Deus que o conservasse em meus braços.
O tempo passou e também o seu tempo chegou e com o coração dolorido deixei-o voar para o Senhor.
Hoje sei que todo o tempo que estivestes comigo estávamos ressarcindo dívidas do passado e como retribuição ao seu carinho de outrora me propus a ajuda-lo na situação difícil em que te encontravas como espírito.
Hoje sei que nossas vidas se entrelaçam na Paz e no trabalho e que podemos ajudar muitas mãezinhas que como eu se comprometeram a trazer as avezinhas de asas quebradas para devolvê-las sadias e de coração renovado.
Obrigado Senhor porque a tarefa que me foi dada me foi um presente dado por suas mãos misericordiosas.
Obrigado Senhor.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/05/2014 – A RETRIBUIÇÃO

Meus amigos.
Hoje tenho a permissão de nossos mentores para lhes contar pequena história para que vocês possam compreender um pouco mais sobre a retribuição dos céus àqueles que se dedicam à causa do Cristo.
Quero lhes falar das alegrias e da felicidade que banham o coração daqueles que representam o Mestre Divino junto aos que se encontram caídos, sem esperança de conseguir se levantar.
Quero lhe contar a história de duas mamães, D. Rosaura e D. Irene.
Ambas, já desencarnadas, se conheciam da vida terrena, pois eram vizinhas.
Uma morava nas proximidades da casa da outra.
Ocorreu que, após o desencarne das duas, houve um desentendimento entre os seus filhos por questões financeiras.
E o filho de D. Rosaura veio a desencarnar, trazendo em seu coração e na sua mente um ódio e um desejo de vingança em relação ao filho de D. Irene.
E não havia nada que o demovesse de suas ideias.
Passou a habitar na própria casa do perseguido, movendo-lhe angustiante perseguição. Criando situações de desembaraço permanente.
E as mães?
As mães se uniram em oração. Dirigiram aos céus suas preces, buscando ajuda nos santos e anjos que conheciam de seus ensinos religiosos.
Aqui, meus irmãos, faço uma pausa na história para lhes fazer algumas perguntas: vocês conhecem o poder da oração de uma mãe pelo seu filhinho? Seja ele um pequenino encarnado, seja ele um adulto, ou seja ele um espírito já desencarnado?
A prece destas mamães unidas subiu aos céus e retornou com orientações precisas de amparo a ambos.
Este amparo devia ser dado por espíritos que aprenderam a liberdade do pensamento através da escravidão do corpo físico. Por aqueles que conquistaram a liberdade através do sofrimento.
E ambos foram socorridos.
O moço que se tornou um infeliz obsessor foi levado a um grupo espírita sob a orientação de um Negro  Velho.
Ali começou a receber os primeiros rudimentos dos ensinos do perdão, da paciência, do amor ao próximo.
Ali começou a compreender que há causas de sofrimento que se reportam a vidas passadas onde criamos situações embaraçosas para nosso próprio futuro.
Não foi um trabalho de um dia ou de uma só reunião de doutrinação. Foram anos de trabalho envolvendo muitos que se dedicaram em um instante, outros em outro, para colaborar com a tarefa.
Mas os Negros Velhos e as mamães estavam acompanhando, dia após dia, os acontecimentos que iam mudando o quadro da situação.
Hoje, meus amigos, o obsessor de ontem se encontra reencarnado como neto do perseguido.
E o carinho e a amizade que esta encarnação está reconstruindo haverá de apagar de vez quaisquer resquícios de animosidade que ainda tenha restado em seus corações.
E estas mamães?
Ainda hoje estas mamães estão unidas em oração.
Agora na oração de agradecimento a todos aqueles que cooperaram, de uma forma ou de outra, nesta tarefa bendita que lhe trouxe paz em seus corações.
E vocês, meus amigos, também devem se alegrar muito com esta paz que lhes chegou ao coração, pois são de vocês as lembranças que elas trazem na mente quando endereçam aos céus suas preces de agradecimento. Jussara.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/05/2014 – A RETRIBUIÇÃO

Pétalas do Evangelho: Fardo leve, fardo pesado...

Irmãos de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Que retribuição terá aquele que se dedica ao Bem, esforçando-se para dentro dele viver? Jesus nos garantiu: “O meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. A vivência no Bem nos leva a abraçar o fardo de Jesus, por ser ele não acorrentado pelo peso das ilusões, das bagatelas que a opção pelo material nos faz carregar, livres do peso terrível que o “vazio” da vida nos vem por vivermos fora do Bem. Já teremos, assim, a recompensa que o mundo não conhece nem pode dar. Pois vivermos presos à matéria trará a nós um fardo com peso incomparável, pois estará ele sobrecarregado de ilusões, ilusões que duram determinado tempo e, depois, desaparecem.
O “fardo” de Jesus é leve, porque com ele já aprendemos a renunciar, renunciar aquilo de que nosso espírito não tem necessidade e só satisfaz à matéria.

Esta a nossa recompensa maior e que já nos fará felizes...

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 03/05/2014 – A RETRIBUIÇÃO

Paz de Deus a todos os filhos.
Existe retribuição maior que a paz do coração diante do dever cumprido?
Existe paz maior que o sorriso de uma criança quando recebe o alimento que lhe faltava?
Existe retribuição maior do que sofrer em favor do bem daqueles que amamos?
Existe paz maior quando somos perdoados dos erros que já cometemos?
A retribuição maior para todos os cristãos é a alegria de estar na paz que Jesus nos ensinou.
Muitos procuram as retribuições do mundo, mas esta tem um prazo de alegrar, e é sempre muito curto em relação aos bens eternos do amor.
Sigamos a Jesus não na busca de retribuições, mas na certeza que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e só através Dele encontraremos ao nosso Pai.
Vá ao fundo de seu coração e nos diga se não há verdade maior?

Que Jesus abençoes a todos.  Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome