sábado, 12 de novembro de 2016

COISAS MÍNIMAS - estudos do dia 19-11-2016




COISAS MÍNIMAS

19/11/2016
“Pois se vocês nem ainda podem fazer as coisas mínimas, por que estão ansiosos pelas outras?”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 31 Lucas 12:26)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     



Pouca gente conhece a importância de fazer bem as coisas mínimas.
Há homens que, por falsa superioridade, zombam das tarefas humildes, como se não fossem necessárias ao êxito dos trabalhos de maior importância. Um sábio não pode se esquecer de que, um dia, necessitou aprender com as letras simples do alfabeto.
Além disso, nenhuma obra é perfeita se os pormenores (pequeninas partes) não foram devidamente consideradas e compreendidas.
De modo geral, o homem está sempre fascinado pelas situações de grande evidência, pelos destinos dramáticos e empolgantes.
Destacar-se, entretanto, exige muitos cuidados. Os espinhos também se destacam, assim como as pedras na estrada comum.
Convém, desse modo, atender às coisas mínimas do caminho que Deus nos reservou, para que a nossa ação se torne com real proveito à vida.
A sinfonia (obra musical) estará perturbada se faltou uma nota musical, o poema é obscuro (difícil de entender) quando dele se tira um verso.
Estejamos zelosos pelas coisas pequeninas. Fazem parte – e não podem ser separadas − dos grandes feitos. Compreendendo a importância disso, o Mestre nos interroga no Evangelho de Lucas: “Pois se vocês nem ainda podem fazer as coisas mínimas, por que estão ansiosos pelas outras?”.




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Amigos.
Quanta alegria de estar participando do banquete espiritual a que fomos agraciados.
Lembrei-me das minhas andanças quando estava encarnado.
A Doutrina Espírita para mim foi minha própria vida. Mediunidade foi a bênção que Jesus me enviou e assim passei por volta de 50 anos nessas andanças espirituais.
É com carinho que me refiro às andanças, pois que todas as vezes que saia de casa para trabalhar, ir ao Centro era como se fosse a uma festa.
Festa espiritual que meu coração se regozijava sempre.
Quando do alimento que doávamos via eu que a Espiritualidade colocava o alimento dos fluídos e era como se a sacola ficasse iluminada.
Nas minhas andanças agora como espírito desencarnado posso perceber de quantas curas são feitas por estes alimentos, quanta fome espiritual também sendo saciada.
Por isso meus amigos trabalhemos em favor do semelhante esclarecendo o espírito. Por pouco que possamos fazer é sempre um benefício para nós mesmos, pois que os minutos que os minutos que dedicamos ao semelhante serão horas benditas que são contadas em nosso favor ao longo das nossas andanças.
Amigos, e para minha surpresa após o desencarne fui recebido por muitos daqueles que foram beneficiados pela Doutrina Espírita.
Por isso amigos, as horas que conosco ficam são sempre harmonia em nosso favor. Pois que quando a tempestade, muitas vezes nos alcançam teremos sempre o abrigo da oração que nos fará conscientes de que a tempestade vem mas a bonança vem logo em seguida.
Obrigado amigos das mesmas andanças.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Paz de Deus a todos os filhos.
Nunca devemos esquecer que todos encarnados na Terra estão matriculados numa escola bendita, repleta de lições que nos levarão ao amor e ao conhecimento pleno, na perfeição que todos podemos atingir.
Olhando neste ponto de vista todo recurso colocado em nossas vidas é lição a ser aprendida e o teste é sempre o da caridade.
A fortuna nos é dada só para nosso conforto? Para nos diferenciar da maioria da população? Ou será para que sejamos instrumentos do progresso da humanidade?
Ao recebermos a riqueza de grande conhecimento em determinada ciência da Terra, será só para o nosso orgulho? Será porque somos filhos prediletos de Deus? Ou será para que tenhamos a caridade de ensinar aos que menos sabem?
De que adianta ser um grande médico se a ninguém curar? De que vale ser um grande cientista se nenhum invento beneficiar a humanidade?
Podem observar que tudo que nos é dado é sempre em favor de todos, somos apenas instrumentos de Deus em favor de nossos irmãos.
Prestem atenção em seus talentos e não os enterrem, para que amanhã não tenham que passar pelo constrangimento de tê-lo que devolver no sofrimento da culpa que sua consciência o cobrará.
Nada que existe é para inutilidade, tudo é luz, quem faz a sombra é o filho que se fecha no egoísmo.
Muita paz a todos e muita confiança em Deus que Lhe abrirá sempre caminhos de redenção e de paz.
Que Deus abençoe a todos,
Josué.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Bendiga ao Senhor teu Deus, a vida que recebeste;
Bendiga ao Senhor, o dia e a noite, a felicidade e a tristeza que ás vezes sentes;
Bendiga a Deus pela vida de lutas e sacrifícios que tens, e em cuja luta seu espírito é moldado;
Bendiga ao Senhor pela oportunidade que tens hoje, pela capacidade que já tens de enxergar a vida e os seus percalços de forma mais serena;
Bendiga ao Senhor, a bênção da vida em seu lar, o amor que recebes todos os dias e a dedicação que outros tem contigo quando passa por problemas de saúde;
Bendiga a vida e a bênção do trabalho material, onde arrecadas os recursos para o santo sustento do lar que construíste;
Bendiga aos seus pais que cuidaram de ti na infância e que bem ou mal lhe ensinaram a ser a pessoa que é hoje;
Bendiga enfim, ao aprendizado que está tendo nesta encarnação e que possas aproveitar este aprendizado em favor do seu espírito;
Que seu espírito possa se alegrar com tudo isto, pois esta é a maior riqueza que podes angariar na existência. Todas estas passagens de lutas, conquistas, realizações e quedas com aprendizado para o seu espírito, representam a grande fortuna que podes amealhar, pois através de todas estas lutas é que chegam próximas de ti, os espíritos que estão em nome do Pai. a ensinar e a doar o amor que já possuem. O contato com estes é que faz amenizar o sofrimento para o aprendizado na Terra. O amor, só é capaz de se manifestar através destas pequenas coisas, e na verdade, estas é que representam a grande conquista para nós: - A compreensão do Amor que Jesus exemplificou e ensinou!

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Pétalas do Evangelho – O tesouro verdadeiro

Irmão de humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
Sucedem-se as civilizações, alteram-se os costumes, o pensamento de sempre guardar bens materiais, porém,  permanece ao longo do tempo.
Para o homem que, assim agindo, o seu amanhã estará seguro. Conflitante ideia com o ensinamento do Cristo que afirmou “não ficará pedra sobre pedra”, também em referência às posses materiais que teimamos em possuir.
Jesus nos recomendou “guardar tesouros no Céu”, tesouro esse que as traças não roem e os ladrões não roubam...
Até ao mais pobrezinho dos pobrezinhos está aberta tal possibilidade, pois o acumular esse tesouro refere-se ao Bem que venhamos a praticar. Qualquer bem, por menos  possa parecer, será moeda valiosa para o nosso espírito.
Poupança essa, portanto, possível a qualquer homem de boa vontade, mesmo que aos olhos do mundo seja insignificante, será rico para Deus, conforme os ensinos do Cristo Salvador...


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Temos sempre flores,
A acalmar nossas dores,
Que nasceram dos erros,
Na busca de novos acertos.

Evangelho um caminho,
A seguir com carinho,
Onde não há enganos,
Somente grandes ganhos.

Ganhos para nossa alma,
Que sempre nos acalma,
Exemplos para espelhar.

De nosso mestre Jesus,
A nossa grande luz,
Com seus raios a ensinar.

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Não corras tanto assim,
Pelas miragens da vida,
Que nunca lhe dizem sim,
Em seus devaneios sem lida.

Com Jesus sempre aprendendo,
Caminho verdade e vida,
Para não sairmos perdendo,
Quando de nossa ida.

Vivendo provas e expiações,
Vamos aprendendo lições,
Purificando o espírito eterno.

Caminhando com Jesus ao lado,
Iluminando trevas do passado,
Do coração trevoso ao fraterno.
  

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 12/11/2016 – ASSIM SERÁ

Os maiores tesouros de minha última existência chegaram até mim num só dia, de forma inesperada.
O conhecimento da gravidez não planejada e não desejada naquele instante de minha vida.
O abandono daquele que eu imaginava ser o meu companheiro para toda a existência.
− Por mim, disse-me ele quando lhe contei, eu interromperia esta gravidez, pois a medicina tem recursos para isso. Mas não tenho coragem para tanto. E também não me vejo em condições de ser pai por agora.
A solidão veio junto com a vergonha de retornar à casa paterna, de onde eu tinha saído de forma turbulenta meses antes, pois eles não concordavam com o rumo que eu dei à minha vida.
Sem saber o que fazer, lembrei-me do pequeno Centro Espírita que fui algumas vezes sem nunca ter me tornado uma frequentadora assídua.
Entrei, sentei-me sem conversar com ninguém e desejei ali ter alguma ajuda para decidir o que fazer. Foi quando Dona Nina me reconheceu e se aproximou:
− Olá pequena Fada – era assim que meus familiares me chamavam – o que está acontecendo com este coração que o rosto está tão sombrio?
Não consegui responder. Apenas as lágrimas correram com mais intensidade do que já estavam escorrendo pelo meu rosto.
Dona Nina então, amorosamente, colocou em minhas mãos um exemplar surrado do Evangelho Segundo o Espiritismo.
Com certeza era o que ela lia todos os dias. E me deixou ali para ouvir o palestrante da noite.
Eu olhei para o livro tentando compreender o que ele poderia me dizer, pois sabia da orientação de abri-lo ao acaso quando precisássemos de orientação.
Abri.
E a frase saltou à minha vista: “Eu venho, como outrora aos transviados filhos de Israel...”.
O que significava aquilo? Jesus retornava àqueles que se desviavam do caminho?
Em meio ao meu pensamento a palestra se iniciou.
Tentei prestar atenção ao que o home falava. Mas meu pensamento estava no livro.
Fechei-o. apertei bem as páginas e abri de novo.
E lá estava novamente a mesma frase: “Eu venho, como outrora aos transviados filhos de Israel...”.
Esperei o final da palestra, busquei Dona Nina e lhe perguntei o significado daquela frase. E ela explicou:
− Muitos acreditam que Jesus viveu há dois mil anos, foi embora e um dia irá retornar. Quando na verdade Ele nunca nos deixou. Nós é que transviamos e abandonamos a Sua companhia. Mas Ele está sempre ao nosso lado”.
Ela deu-me o livro de presente e eu, abraçando-o junto ao meu coração, decidi ir ao lar de meus pais e conversar com eles.
Recebida com carinho por minha mãe na porta, sentamo-nos para um café onde pedi desculpas pelo meu comportamento ao sair de casa. Mas estava sem coragem de dizer o verdadeiro motivo da visita, pois via meu pai carrancudo e não conseguia entender o que ele estava pensando.
Depois de um tempo criei coragem e falei que eles iam ser avôs, sem contar ainda que estava sozinha.
Minha mãe me abraçou contente e ambas olhamos para meu pai, esperando dele alguma palavra a respeito.
E ouvimos jutas:
− Pequena Fada, eu gostaria de lhe pedir uma coisa mas não sei como falar. Seu quarto continua aí do mesmo jeito de quando você saiu de casa. Se fosse possível, eu lhe pediria para você voltar, assim poderíamos ajudar nos cuidados com o pequenino que vem chegando.
Sem ele o saber, ele me pediu exatamente aquilo que eu ia pedir. Pois não me sentia com forças suficientes para a tarefa da maternidade sem o amparo de alguém.
Abracei-o feliz e só então contei a verdade toda.
E lemos juntos a lição do Evangelho que nos anuncia a vinda do Consolador Prometido e nos alegramos muito ao recordar a frase que me trouxe de volta ao lar:
“Eu venho, como outrora aos transviados filhos de Israel...”. Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome