sábado, 24 de agosto de 2019

TESTEMUNHO - estudos do dia 31-08-2019




TESTEMUNHO

31/08/2019
“Respondeu Jesus a Pilatos: Você diz isso por si mesmo ou outros lhe disseram de mim?”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Caminho, Verdade e Vida – Item 85 Jesus – (João 18:34)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     


A pergunta do Cristo a Pilatos tem significação mais ampla. Nós a compreendemos aplicando às nossas experiências religiosas.
Quando encaramos no Mestre a personalidade do Salvador, por que falamos isto? Estaremos agindo como discos (CDs), na repetição pura e simples de palavras ouvidas?
É necessário conhecer o motivo pelo qual demos títulos amorosos e respeitosos ao Senhor. Não basta repetir encantadoras lições dos outros, mas viver profundamente a experiência íntima na fidelidade ao programa divino.
Quando alguém se refere falando o nome de um homem, esse homem pode indagar quanto às origens da referência.
Jesus não é símbolo de lenda; é um Mestre Vivo.
As preocupações superficiais do mundo chegam, educam o espírito e passam, mas a experiência religiosa permanece.
Nesse capítulo, portanto, não tem lógica recorrermos, volta e meia, àquilo que pertence aos outros.
É útil a todo aprendiz dar testemunho de si mesmo, iluminar o coração com os ensinos do Cristo, observar a influência excelsa  (sublime) dEle nos dias tranquilos e nos dias tormentosos.
Reconheçamos, pois, atitude louvável no esforço do homem que se inspira no exemplo dos discípulos fiéis, porém, não nos esqueçamos de que trará resultado contrário ao que se espera repousarmos em edificações (trabalhos) que não nos pertence, esquecendo o serviço que nos é próprio.


Recadinho para os Pais: TALENTOS MORAIS

Quando falamos em talento, logo pensamos nas pessoas que possuem uma bela voz, interpretam papéis em novelas e filmes, são bons em cálculos ou na escrita, atletas de renome ou naqueles que desempenhem com excelência uma atividade, qualquer que seja ela. Mas em nossas reuniões com as crianças, nos referimos  a outro tipo de talento: o moral. Também tem talento aquele que evita as contendas sendo pacificador; aquele que não propaga a calúnia controlando a própria língua; aquele que tem olhos de bondade para com os outros utilizando-se da compaixão; o que tem boa vontade sendo generoso, que coopera sem discutir mérito; aquele que ouve sem questionamentos sendo imparcial; o que ampara sem ressalvas pondo em prática a caridade... Enfim, aquele que ama sem impor condições. Na prática desses talentos repousa a paz do dia a dia. Seja qual for o ambiente em que o Pai maior nos colocou, esforcemo-nos por nos aproximarmos das qualidades cristãs, uma vez que todos podemos produzir para o bem ou para o mal. Confiantes na Providência Divina, trabalhemos pelo progresso, para que, assim como identificamos as árvores pelos seus frutos, também sejamos nós reconhecidos por nossas ações no bem e no amor.
“Compenetrai-vos, pois, de que o homem não se conserva vicioso, senão porque quer permanecer vicioso; de que aquele que queira corrigir-se sempre o pode. De outro modo não existiria para o home
m a lei do progresso.”  Evangelho segundo o Espiritismo.





Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

Dentro do nosso pequeno grupo, dentre os seis, Thomas era o que menos falava, com certeza.
Muito observador, principalmente dos fenômenos da natureza, ele tinha mais facilidade para compreender as lições, quando elas se apresentavam difíceis para nós.
Ele sempre conseguia associar o que ouvíamos com alguma coisa conhecida e, quando falava era para nos ajudar no aprendizado.
Muitas fezes ouvíamos sua frase típica: “Nada há que se estranhar sobre isso”.
Quando ele iniciava sua fala desse jeito, lá vinha uma boa comparação com algo conhecido, que nos ajudava muito.
Foi assim quando nos falaram das muitas moradas na casa do Pai, pois isso gerou muitas discussões sobre como eram os corpos dos habitantes destas moradas diferentes. Lá veio ele com sua fala.
“Nada há de se estranhar sobre esse tema, não são diferentes os corpos dos peixes que vivem na água? E não são diferentes os corpos dos pássaros que voam nos céus?”.
Também foi assim quando nos falaram da renovação da vida, do renascimento que ocorre depois da morte. Ele nos explicou:
“Nada há que se estranhar nesse fato. Não é assim quando colhemos um fruto da árvore e colocamos a semente do fruto de volta à terra? Não vai nascer uma nova árvore?”.
Com isso nós nos acostumamos a ouvi-lo sempre que uma dúvida maior surgia no nosso pequeno agrupamento.
A lucidez com que ele esclarecia os temas nos diziam da sua capacidade de entendimento maior que a nossa.
Foi assim também quando recebemos, nas nossas palestras domingueiras, aquele senhor que nos falou sobre as mudanças que viriam para toda a humanidade, quando se instalasse no planeta um ambiente de paz e harmonia, que é o reino celeste que um dia chegaria à Terra.
Lá veio ele com sua explicação simples:
“Nada há que se estranhar nesse fato. Sempre que nos propomos a construir um navio ou uma casa, começamos do alicerce ou das primeiras tarefas para que, depois de trabalharmos bastante, termos o navio ou a casa construída. Nós aqui estamos no início das tarefas de construção deste futuro melhor, mas um dia estaremos trabalhando na conclusão da obra, e nesta hora, o planeta respirará no clima de paz que Jesus prometeu quando disse: “A minha paz eu vos dou, a minha paz eu vos deixo. Não vos dou a az do mundo porque o mundo não a pode dar. Mas vos dou a paz de Deus”.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

Filhos.
Ontem a guerra se fez e foi muito grande os desastres que causou em nossos corações.
Hoje viemos de novo a este palco para nos avaliarmos a nós mesmos o que desejamos de nossas vidas.
E agora muitos já conseguem estar um pouco em paz, pois buscam em seus corações o aprendizado do Evangelho que dissolve todas as nódoas que adquirimos quando o entendimento era apenas pela espada.
Hoje muitos já não se lembram da espada na troca pelo bem ao semelhante.
Quantos corações por amor hoje voltam ao palco da vida para auxiliar aos corações que desejam o bem e se refazem ajudando o semelhante.
Estas almas abnegadas já se encontram em tarefas benditas de refazimento.
Os núcleos estão se formando novamente, mas hoje para o bem, para o amor.
A Terra já está se renovando porque Jesus nos afirmou “Nada se perderá”.
Portanto, filhos, estamos hoje melhores que ontem para estarmos amanhã melhores que hoje.
O trabalho nos faz forte e o amor é e será sempre lenitivo para os nossos corações.
Jesus nos abençoe.

Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

Tempo vem em que não haverá mais armas.
Tempo vem em que não haverá mais lutas.
Tempo vem em que viveremos em paz.
Nesse tempo, todos nós recuaremos e cairemos de joelhos ao chão para receber a unção daquele que deu a vida por nós.
E nesse dia nos amaremos uns aos outros.
E haverá um só rebanho para um só pastor.
Irmão João
Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

Pétalas do Evangelho: Liberdade em Cristo

Jesus é chamado nosso Salvador, nosso Libertador.
Veio Ele, através de seus ensinos, seus exemplos, livrar-nos das amarras do “pecado”, ou seja, de nossos erros que infelicitam primeiramente a nós e, depois, aos outros.
O mundo nos oferece a falsa liberdade baseada no “eu faço o que eu quero”, o que levará, sempre, a cometer disparates e atitudes sem equilíbrio dentro da vida: desejo de mando, ceder às paixões desenfreadas, exploração do próximo, querer levar vantagem em tudo, não  importando as consequências, e tudo o mais que menospreza o “amai-vos uns aos outros”, de Jesus.
A liberdade com Jesus está fundamentada no “Eu devo fazer todo o possível dentro do Bem”. Isso porque somente o Bem nos levará ao Pai, e nos dará ânimo, fortalecimento dentro da vida, qualquer seja a situação pela qual passamos.
Jesus ensina que nossa obediência às determinações do Pai nos dará a plena liberdade, o bem estar espiritual que o mundo não pode dar.
A cada um de nós cabe sua responsabilidade dentro da vida, e só nossa obediência às “ordens” sublimes do Pai – que sempre querem o nosso Bem – alcançaremos a real liberdade.

Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

"Pedrinho vem buscar a palavra do evangelho.
Pedrinho não entende porque guardar a espada. O Salvador iria ser morto e Pedrinho queria que o Cristo não fosse embora.
Como perdoar alguém que fere uma pessoa boa? Pedrinho queria entender...
Por isso hoje veio a esta casa.
Pedrinho entendeu que levantando a espada ele seria mau também, porque criticava os outros, mas também queria fazer a mesma coisa.
Por isso hoje ele veio a esta casa.
Pedro entendeu que o exemplo de Jesus em fazer o bem só poderia ser o caminho correto. Por isso independente do que seja Pedrinho respeita a Deus e por isso em qualquer situação é com o bem que o Pedrinho quer ajudar".
Mensagem recebida na reunião do dia
24/08/2019 – EMBAINHA TUA ESPADA

"Por um momento temos a oportunidade de conhecer a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Embainha tua espada.
Todo aquele que não guardar a espada tem muito ainda a aprender Jesus.
Em qualquer esfera temos uma espada para apresentar, o homem ingênuo, para sua jornada, equivocadamente utilizou-se da espada verbal, da espada material, e até mesmo da espada mental como forma de falsamente se proteger.
A espada em si fere e neste caso a espada nem deveria existir como forma de proteção, seja de encarnada seja de desencarnado.
Na hora do problema, da fraqueza despertada no coração só um propósito deve se despertar o perdão, que não se lançará espada alguma sobre qualquer alma, que perante Deus ele também é filho, também participa da jornada do progresso revelando fraquezas, ingenuidades e ignorância perante as leis divinas.
Por esta hora, contentemo-nos em conhecer tal lição. Contentemo-nos em disponibilizar outras ferramentas ao próximo, contentemo-nos em dar o exemplo do perdão e do bem, da guerra que se internaliza entre o homem velho com o homem novo, o homem novo que guarda a espada.
Rejubila-se, ama-se, reconforta, auxilia, expande horizontes.
Homens guardem as vossas espadas".








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome