sábado, 5 de dezembro de 2020

PRECE DO NATAL - estudos do dia 12-12-2020

  

 

 

PRECE DO NATAL

 

12/12/2020

 

 

Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

 

 Senhor Jesus!...

Recordando-Te a vinda, quando Te exaltaste na manjedoura por luz nas trevas, vimos pedir-Te a bênção.

Releva-nos se muitos de nós trazemos saudade e cansaço, assombro e aflição, quando nos envolves em torrentes de alegria.

Sabes, Senhor, que temos escalado culminâncias... Possuímos cultura e riquezas, tesouros e palácios, máquinas que estudam as constelações e engenhos que voam no Espaço! Falamos de Ti – de Ti que volveste dos continentes celestes, em socorro dos que choram na poeira do mundo, — no tope dos altos edifícios em que amontoamos conforto sem coragem de estender os braços aos companheiros que recolhias no chão...

Destacamos a excelência de Teus ensinos, agarrados ao supérfluo, esquecidos de que não guardaste uma pedra em que repousar a cabeça; e, ainda agora, quando Te comemoramos o natalício, louvamos-Te o nome, em torno da mesa farta, trancando inconscientemente as portas do Coração aos que se arrastam na rua!

Nunca tivemos, como agora, tanta abastança e tanta penúria, tanta inteligência e tanta discórdia! Tanto contraste doloroso, Mestre, tão só por olvidarmos que ninguém é feliz sem a felicidade dos outros.

Desprezamos a sinceridade e calmos na ilusão, estamos ricos de ciência e pobres de amor. É por isso que, em Te lembrando a humildade, nós Te rogamos para que nos perdoes e ames ainda... Se  algo podemos suplicar além disso, desculpa o nada que Te ofertamos, em troca do tudo que nos dás e faze-nos mais simples!..

Enquanto o Natal renova,  restaurando-nos a esperança, derrama o bálsamo de Tua bondade sobre as nossas preces e deixa, Senhor, que venhamos a ouvir de novo, entre lágrimas de júbilo que nos vertem da alma a sublime canção com que os céus Te glorificam o berço de palha, ao clarão das estreias:

— Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens!

EMMANUEL


 

Mensagem recebida na reunião do dia

05/12/2020PRECE DIANTE DA MANJEDOURA

 

Mais uma vez aqui estou para contar alguma coisa que foge ao entendimento de vocês.

A primeira vez que fui convidado a vir a este lar, estava eu em dificuldade muito grande, com uma raiva muito grande e destituído de tudo o que era bom, porque eu me reconhecia com a vontade de ser o que eu não era.

Aos poucos, alguém que teve pena de mim, foi me aconselhando e aquela raiva daqueles que me fizeram mal, aos poucos foi transformando meu coração e vendo eles mais tristes do que eu mesmo, porque o mal deixa as pessoas irreconhecíveis, e eu já não olhava para eles com ódio. Olhava com dor na alma.

Aos poucos, alguém me disse: Porque você não muda seu proceder? O bem é sempre o bem em nosso favor. Vamos conhecer outras pessoas que sofrem e sofreram muito mais do que você.

Me levaram para conhecer manicômios, penitenciarias, me levaram nos lugares mais pobres que vocês possam imaginar.

E muitos deles, ainda com toda aquela dor e se reconhecendo devedores, ainda tinham forças para orar, porque achavam eles que só a oração é que iria modifica-los. Não todos, mas alguns.

E com essa energia fui mudando também, até que fui convidado a trabalhar para esquecer de mim mesmo.

De início, fomos ajudar aqueles nossos irmãos que sofriam da fome e do frio, e fomos ajudando e colaborando para que eles fossem onde tivesse alguém com o coração melhor e desse alívio àquela fome, àquele choro. De início foram as crianças. Vocês não podem imaginar o que é um doce na mão de uma criança que não tem nada, quando as mães chegavam em casa após sair daqui (do Centro) e abriam aquelas sacolas e tinha algumas balinhas, era uma festa.

Meus amigos, comecei a aprender a viver, comecei a valorizar as pequenas coisas. Um dia, acompanhando-os daqui para seus lares, uma senhora pediu encarecidamente um cobertor e foi dado.

Quando ela chegou tinha um homem acamado em vias de desencarne, e quando ela lhe deu aquele cobertor, ele quis saber de onde veio. Ela lhe explicou, com suas palavras, que tinha vindo ouvir falar de Jesus e que, no final da festa, porque ela traduziu isso como uma festa, mãos amigas lhe deram aquele cobertor e que agora ela lhe doava para ele não sentir frio.

A história ainda foi longa, mas eu quero só dizer, meus amigos, que alguns dias depois ele desencarnou, e a espiritualidade maior que ali presenciava, o trouxeram até esse lar de oração para que ele se recompusesse, tanto quanto ele fez, quando o cobertor foi colocado naquele corpo. Calor humano, aquele calor bendito que foi lembrado de Jesus quando falava para a multidão.

Isso meus irmãos, estou contando porque são pequenas histórias que eu presenciei.

Outras tantas vezes, tínhamos que ajudar alguém a vir até aqui para desistir do próprio suicídio. E quantas vezes chegamos no lar onde as trevas permaneciam porque ninguém orava, e aos poucos fomos colocando nos corações desses nossos irmãos um pensamento para que aqui viessem e a oração foi penetrando naqueles corações. E hoje, meus irmãos, eles tem esse lar como continuação da própria  família.

E quantas vezes somos chamados a ajudar porque um coração lembrou deste lar para pedir ajuda e nós estamos a postos para ajudar.

Portanto meus amigos, estamos no fim de um ano, com as portas abertas, e acima de tudo com o Coração aberto.

Pudesse eu falar de tudo que presenciei, teríamos que ficar falando horas e mais horas, mas me dizem nossos irmãos que me ajudam, que isso já basta para meditação.

Meus amigos, eu agradeço o benefício da prece que fui envolvido, o benefício do caminho em que encontrei o benefício do bem que agora sinto em meu coração, e que busco dentro dos meus pequenos recursos, porque aqueles meus irmãos que eu tinha como inimigos, agora já vêm chegando aos poucos, e alguns começando a trabalhar.

Portanto meus amigos, quando vocês lembrarem do ano que termina e do ano que começa, confiem na misericórdia de Deus e continuem trabalhando.

Graças a Deus.

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome