sábado, 9 de outubro de 2021

Estudos do dia 16-10-2021 - APÓSTOLOS

 

 

 

APÓSTOLOS

 

16/10/2021

“Porque tenho para mim que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens”

 

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Fonte Viva - Item 57 Paulo ( I Coríntios. 4:9)

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

O apóstolo é o educador por excelência. Nele residem a improvisação de trabalho e o sacrifício de si mesmo para que a mente dos discípulos se transforme e se ilumine, rumo à esfera superior.

O legislador (faz as leis) formula decretos que determinam o equilíbrio e a justiça na zona externa do campo social.

O administrador dispõe dos recursos materiais e humanos, acionando a máquina dos serviços terrestres.

O sacerdote ensina ao povo as maneiras da fé, em manifestações primárias.

O artista embeleza o caminho da inteligência, acordando o coração para as mensagens edificantes que o mundo encerra em seu conteúdo de espiritualidade.

O cientista surpreende as realidades da Sabedoria Divina criadas para a evolução da criatura e revela-lhes a expressão visível ou perceptível ao conhecimento popular.

O pensador interroga, sondando os fenômenos passageiros.

O médico socorre a carne enfermiça (doentia).

O guerreiro disciplina a multidão e estabelece a ordem.

O operário é o ativo menestrel (trabalhador) das formas, aperfeiçoando os vasos destinados à preservação da vida.

Os apóstolos, porém, são os condutores do Espírito.

Em todas as grandes causas da Humanidade, são instituições vivas do exemplo revelador, respirando no mundo das causas e dos efeitos, oferecendo em si mesmos a essência do que ensinam, a verdade que demonstram e a claridade que acendem ao redor dos outros.

Interferem na elaboração dos pensamentos dos sábios e dos ignorantes, dos ricos e dos pobres, dos grandes e dos humildes, renovando-lhes o modo de crer e de ser, a fim de que o mundo se engrandeça e se santifique.

Neles surge a equação dos fatos e das ideias, de que se constituem pioneiros ou defensores, através da doação total de si próprios a benefício de todos.

Por isso, passam na Terra trabalhando e lutando, sofrendo e crescendo sem descanso, com etapas numerosas pelas cruzes da incompreensão e da dor.

Representando, em si, o fermento espiritual que leveda a massa do progresso e do aprimoramento, transitam no mundo, conforme a definição de Paulo de Tarso, como se estivessem colocados pela Providência Divina nos últimos lugares da experiência humana, à maneira de condenados a incessante sofrimento, pois neles estão condensadas (reduzidas) a demonstração positiva do bem para o mundo, a possibilidade de atuação para os Espíritos Superiores e a fonte de benefícios imperecíveis (não morrem) para a Humanidade inteira.

 

  

Mensagem recebida na reunião do dia

09/10/2021 – GUARDEMOS LEALDADE

Livro: Fonte Viva - Item 115 – Paulo ( I Coríntios. 4:2)

 

“Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”.

 

Meus amigos, meus irmãos, que tarde proveitosa, que alegria.

Estive aqui há mais tempo, mas hoje me foi permitido talvez pela minha compreensão de hoje e lembrar tanto tempo que militei na Doutrina Espírita e que muitas vezes estava eu com um cansaço muito grande... outras tantas vezes era a dificuldade de compreensão entre nós encarnados para que fosse avante a tarefa que todos nós estávamos a percorrer.

Tudo isso foi passando pela minha cabeça, uma saudade imensa daqueles dias em que pude ser alguém que ajudou um pouco a amenizar aqueles corações que vinham em busca do alimento, mas não sabiam eles que acima de tudo vinham em busca de uma palavra, um olhar, de uma segurança, e que como encarnado eu fazia aquilo ás vezes com dificuldade, outras, com alegria de servir, mas sem saber a extensão que aquilo me proporcionava e proporcionava a tantos outros, tanto encarnados como desencarnados.

E aqui hoje, eu vi também uma continuação da minha vida. Porque, se aprendi quando encarnado a servir, mas servir lentamente – porque o cansaço do corpo e ás vezes o cansaço da alma, me chegava muito frequentemente – e hoje meus amigos, à medida que a gente vai se propondo a trabalhar e a aprender, a vontade vai ficando maior, e com a vontade maior, o trabalho aparece de uma forma tão sutil, de uma forma que o abraço faz uma diferença muito grande, e vejo hoje, que aqueles abraços que eu tinha vontade de dar e que me faziam muito bem, foi trazido para o lado de cá, e quando abraço alguém desencarnado, a lembrança que eu tenho, a saudade amorosa, se juntam e parece que é a mesma coisa.

Quero falar isto meus irmãos, porque a diferença de estar aqui ou estar deste outro lado, não é tão grande quanto nos foi ensinado, a diferença é mínima. A diferença do amor em que nós dedicamos à vida como encarnado, é o mesmo amor, só que com uma plenitude muito maior. Mas é aquele amor, saindo no coração para encontrar Jesus junto de nós. Porque o Senhor nos disse: ‘Brilhe a vossa luz’! E nestas palavras, ele queria dizer que o bem que praticamos, é a luz do nosso caminho. O amor que possa envolver outras criaturas, é o mesmo amor que Jesus nos envolve. Portanto meus irmãos, a diferença está em nós mesmos, em como vamos nos ajudar, ajudando o semelhante.

Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome