sábado, 16 de outubro de 2021

Estudos do dia 23-10-2021 - NÃO AS PALAVRAS

  

 

 

NÃO AS PALAVRAS

 

23/10/2021

“Mas em breve irei me encontrar com vocês , se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam inchados (vaidade), mas a virtude (Bem)”

 

 

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier (Livro: Vinha de Luz - Item 72 Paulo ( I Coríntios. 4:19)

Grupo Espírita Cristão “Irmãos do Caminho” - Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP

As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     

 

 

Cristo e os seus cooperadores não virão ao encontro dos aprendizes para conhecerem as palavras dos que vivem na falsa concepção do destino, mas sim dos que se identificaram com o espírito imperecível  (não morre) da construção evangélica.

É indubitável (certo) que o Senhor se interessará pelas obras; contudo, toda vez que nos referimos a obras, geralmente os ouvintes somente se lembram das instituições materiais, visíveis no mundo, ricas ou singelas, simples ou suntuosas (luxuosas).

Muita vez, as criaturas menos favorecidas de faculdades orgânicas, qual o cego ou o aleijado, acreditam-se aniquiladas ou inúteis, ante conceituação dessa natureza.

É que, comumente, se esquece o homem das obras de santificação que lhe compete efetuar no próprio espírito.

Raros entendem que é necessário manobrar pesados instrumentos da vontade a fim de conquistar terreno ao egoísmo; usar enxada de esforço pessoal para o estabelecimento definitivo da harmonia no coração. Poucos se recordam de que possuem ideias frágeis e pequeninas acerca do bem e que é necessário manter recursos íntimos de proteção a esses germens  (“sementes”) para que frutifiquem mais tarde.

É lógico que as palavras dos que não vivem inchados de personalismo serão objeto das atenções do Mestre, em todos os tempos, mesmo porque o verbo (a palavra) é também força sagrada que esclarece e edifica. Urge,  porém, fugir aos abusos do palavrório improdutivo que menospreza o tempo na “vaidade das vaidades”. (Eclesiastes 1,2-18).

Não se esqueça, pois,  de que, antes das obras externas de qualquer natureza, sempre fáceis e passageiras, você tem por fazer a construção íntima da sabedoria e do amor, muito difícil de ser realizada, na verdade, mas, por isto mesmo, sublimada e eterna.

 

 

Mensagem recebida na reunião do dia

16/10/2021 – APÓSTOLOS

Livro: Fonte Viva - Item 57 – Paulo ( I Coríntios. 4:9)

 

“Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens”.

 

Meus amigos, poderia falar de tantos e tantos que chegam até aqui com a prova de ser um apostolo, de ser um necessitado, e ao mesmo tempo de ser um irmão que poderia ajudar na conversão de muitos irmãos.

Mas a carne ainda traz muita das suas consequências, quando o espirito ainda não está apto a se comover com determinadas coisas para poder progredir.

Porque comover, é como o sentimento sair fora de nós e ver tanto e tanto sofrimento onde poderíamos ajudar um pouco, mas, ajudar.

Mas, também quero falar dos nossos irmãos que chegam aqui ás vezes, não conhecendo a obra do cristo, não conhecendo a misericórdia infinita para conosco, mas que se fazem presentes pelas atitudes. Vejam vocês meus irmãos, que quando um irmão chega e deseja ardentemente ser professor ali, ele está dando a sua parte de colaboração para que outros que venham em torno dele, se façam presentes na ajuda de tantos e tantos; outro, vem como Gari, e às vezes é olhado com desdém, mas o quê seria de nós, se entre todos os irmãos encarnados, não houvesse aquele irmão que se propõem a nos ajudar diante de uma epidemia? Porque as coisas mal arrumadas se traduzem também em epidemia, e esses nossos irmãos devem ser olhados por nós com muita benevolência. Esses nossos irmãos, embora não tenham aquilo que muitos têm, como o estudo, eles têm o estudo da humildade. Então, cada um nesse tempo, deve, e procurem desde os mais pequenos, que as mãezinhas e os paizinhos lutem para os colocarem em um lugar melhor, em que seja para eles, aquele que fala do amor de Jesus, aquele que conduz para a benevolência com seus irmãos mais próximos... tudo isso é caridade.

Às vezes pensamos que a caridade é um pedaço de pão, e realmente um pedaço de pão é uma caridade também, porque aqueles muitos ilustrados, não tem ás vezes, aquilo que você já adquiriu, que é a bondade, o conhecimento do amor, o conhecimento de Jesus.

E como pequeninos, podem também trabalhar em favor dos doutos, em falar de Jesus, em falar da caridade, em falar de olhar para o próximo como se olha para si mesmo, como gostaria de ser tratado, como gostaria de ser feliz, tanto quanto aquele que busca também a sua própria felicidade.

Portanto, não se cansem de falar, de esclarecer, de abraçar e dar o pouco, mas dar o amor, porquê uma palavra ás vezes dita na hora certa, pode evitar um suicídio, pode ajudar um casal que esteja a ponto de se separar, com uma prece em favor desses nossos irmãos onde o lar está com a escuridão no coração daqueles que lá habitam. Tudo isso meus irmãos, chama-se caridade, e aquele que sabe de Jesus, já tem o potencial de ser um apóstolo, aquele que veio também para falar de Jesus.

E que Jesus nos abençoe.

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome