sábado, 22 de novembro de 2014

CONVENÇÕES - estudos do dia 29-11-2014




CONVENÇÕES

29/11/2014
“E disse a eles: O sábado foi feito por causa dos homens, e não o homem por causa do sábado”



Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier  (Livro: Pão Nosso – Item 30 Marcos 2:27)
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho" -  Rua Francisco Carrilho, 363 – Jardim Florestal – CEP 13.215-670 – Jundiaí – SP
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/     




O sábado, nesta passagem evangélica, simboliza as convenções organizadas para o serviço humano. Há criaturas que por elas sacrificam todas as possibilidades de elevação espiritual. Como certos encarregados dos serviços públicos que vão adiando, sem prazo, determinadas providências de interesse geral, em razão da falta de um selo minúsculo, pessoas existem que, por ninharias, abandonam grandes oportunidades de união com a esfera superior.
Ninguém ignora o lado útil das convenções. Se fossem totalmente imprestáveis, o Pai não permitiria sua existência, em meio aos acontecimentos. São tabelas para a classificação dos esforços de cada um, tábuas que indicam o tempo adequado a esse ou aquele trabalho; no entanto, transformá-las em normas que não mudam ou em obstáculo que não dá para passar, se torna grave prejuízo para a tranquilidade comum.
A maioria das pessoas atende a essas convenções, antes da própria obediência a Deus; entretanto, o Altíssimo colocou todas as organizações da vida para ajudar a evolução e o aprimoramento dos filhos.
O próprio Planeta foi construído por causa do homem.
Se o Criador foi a esse extremo de atenção em favor das criaturas, por que deixarmos de satisfazer os seus planos divinos, prendendo-nos às preocupações inferiores da atividade terrestre?
As convenções definem, catalogam, especificam e enumeram, mas não devem tiranizar a existência. Lembre-se de que foram colocadas no caminho para servirem a você. Respeite-as, na feição justa e construtiva; porém, não as convertas em prisão.

Convenções: acordos, ajustes, costumes...



Recadinho para os Pais: DEUS PAI E JESUS FILHO

Conversamos com as crianças sobre Deus e Jesus por termos observado alguma dúvida entre elas sobre esse tema, e partimos sempre do princípio de que, quanto mais informação elas tiverem, mais preparadas para trilhar os caminhos do Bem estarão. Simplificando bastante, colocamos que Deus é o criador de todos nós, inclusive Jesus, que ele enviou à Terra, com o objetivo de aprimorar em nossos corações, o amor, o perdão, o convívio fraterno, que vínhamos deixando um pouco de lado. Ele é para nós o Mestre, o exemplo a ser seguido, um irmão mais velho, que a todos orienta e protege. Deus, portanto é nosso Pai e Jesus nosso irmão espiritual.
Esse Jesus irmão está de braços abertos, esperando-nos para o abraço do amor, o beijo da paz. Aproximamo-nos e ajoelhamo-nos para beijar-lhe as mãos. Porém ele impede nosso gesto de submissão e aperta-nos contra o próprio peito, como fazem os irmãos amorosos.  Depois, abre novamente os braços e seus olhos nos falam claramente: você é livre para ficar ou ir embora... Nesse momento, nos lembramos de Pedro e respondemos: “Para quem iremos nós Mestre, se tu tens as palavras de Vida Eterna?”.
“Porque Deus enviou seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”  -  João 3:17




Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/11/2014 – O PARALÍTICO

Ao clarão das verdades imorredouras a manjedoura simboliza o nascimento de Jesus.
Aqui algumas luzes materiais simbolizam a alegria.
Acolá o encontro dos familiares em volta de uma mesa é a alegria reiniciando.
Tudo isto lembra Natal, nascimento de Jesus.
Mas o que mais lembra Jesus são os seus feitos, pois que o Evangelho está rico de ensinamentos que a humanidade precisa.
Meu amigo,
Lembremos do Natal do Mestre em nossos corações, começando pelo perdão aos nossos irmãos que, por um momento de insensatez, nos feriram.
Lembremos de Jesus no coração daqueles que ainda desconhecem a misericórdia.
Lembremos de Jesus no coração daqueles que não encontram a Paz por não se sentirem amados pelo Mestre, porque buscam nas coisas materiais a solução dos seus problemas.
Lembremos de Jesus na sua misericórdia quando muitas vezes nos resgatou de caminhos indecisos que trilhamos e que a sua misericórdia nos trouxe de volta.
Lembremos de Jesus e de sua misericórdia nos dando caminhos para que pudéssemos ter amigos que nos ajudam a carregar a nossa cruz de dificuldade.
Lembremos com alegria da família que nos une para que possamos passar pela vida com mais carinho pelos que nos dão as mãos, esquecendo as nossas diferenças.
Lembremos de Jesus que nos deu a própria vida para que encontrássemos o caminho da redenção.
Lembremos de Jesus e, com gratidão, possamos dizer: Obrigado Senhor.
Jesus nos abençoe. 

  
Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/11/2014 – O PARALÍTICO

Coração amigo.
Quando alguém se propõe a ler em alta voz uma passagem do Evangelho que envolve a presença de Jesus, ou quando você estiver a ler uma passagem que conte uma história sobre Jesus, deixe o seu coração se conduzir pela narrativa.
Deixe o seu pensamento imaginar a cena que estiver sendo narrada.
Na lição de hoje, imagine Jesus envolvido pela multidão, a falar com voz suave, mas que todos ouviam, não importa a distância a que se encontravam.
Imagine o esforço daqueles que carregaram o paralítico até acima do telhado, que retiraram as telhas e que o desceram até Jesus.
Imagine em sua mente a surpresa daqueles que estavam perto de Jesus com a cena que acontecia.
Deixe que o seu pensamento e o seu coração adentrem em sintonia com os acontecimentos.
Coração amigo.
Este é um agradável exercício mental para entrarmos em sintonia com os ensinamentos do Cristo de Deus.
Esse esforço de buscar compreender os acontecimentos da vinda de Jesus à Terra é sustentado e amparado por nossos amigos de guarda e pelos espíritos que nos amparam a caminhada espiritual.
E, se no seu coração brotar uma alegria intraduzível em palavras, mas que preenchem o nosso íntimo, tenha a certeza de que conseguiu se acercar do sentimento colocado por Nosso Senhor Jesus Cristo no momento em que Ele deu o ensinamento.
Creia que isso é possível, pois foi o próprio Cristo que nos falou: “Passarão céus e terras, mas as minhas palavras não passarão”.  Jussara.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/11/2014 – O PARALÍTICO

Os dias que antecedem o Natal

O dia vinte e cinco de dezembro se aproxima.
A data, que traz muita alegria ao coração dos homens, traz também a necessidade da preparação.
Pensar no ambiente material onde os familiares irão se reunir para a confraternização.
Pensar no reencontro com pessoas queridas que muitas vezes há tempos não se vê.
Pensar em dar ao aniversariante um presente amoroso. O que doar a Jesus no seu dia de aniversário?
O perdão àquele que nos feriu durante o ano, para que a harmonia de refaça.
O gesto de carinho ao idoso para que um momento de alegria abrande as dificuldades da velhice.
A orientação amorosa à criança para que o futuro permaneça esperançoso.
O aprendizado das Leis de Amor a nós mesmos para que nos fortaleçamos no caminho do bem.
Os dias que antecedem o Natal trazem aos homens a oportunidade bendita de buscarem a aproximação com Jesus, através de seus pensamentos e sentimentos.
E Jesus, o Divino Agricultor, colhe cada um destes esforços e retribui com a alegria e com a paz que o mundo não pode ofertar.
Nestes dias que antecedem o Natal busca a tua aproximação com o Cristo Jesus e permita que Ele permaneça em teu coração pelos dias que se seguem.
Dia virá em que os preparativos do Natal durarão o ano inteiro.
Neste dia estaremos permanentemente irmanados aos anjos que nos trouxeram a alegria de seu cântico: “Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra e Boa Vontade para com os homens”.   Jussara.
  

Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/11/2014 – O PARALÍTICO

Paz de Deus a todos os filhos.
A busca da presença do Cristo nos exige uma mudança em nossos hábitos e sentimentos, sendo estes a multidão que se interfere entre nós e o Cristo.
Não basta só o desejo do Cristo, sendo importante o agir em conformidade com os seus ensinos. E assim, telha a telha a nossa mente vai se abrindo para os seus ensinos, nos curando da paralisia de nosso coração em amar a Deus e ao nosso semelhante.
Muitos pensam que salvação está na grandeza material das obras de caridade, em distribuir ajuda ao maior número de necessitados possível, mas se a paralisia de nosso coração no amor não for curada de que adianta tanto trabalho?
Às vezes deixamos na própria casa o necessitado de nosso amor para realizar estas obras de nosso orgulho.
Não que a ajuda material não seja importante, mas deve sempre estar casada com o amor que já temos em nossos corações.
Hoje a humanidade ainda se faz paralitica do amor, basta olhar para as guerras e misérias que nos cercam. E só abrindo a nossas mentes e corações aos ensinos de Jesus, contanto com a ajuda de seus enviados neste aprendizado, poderemos curar da paralisia de nossas almas.
Que Jesus abençoe a todos.
Josué.


Mensagem recebida pela psicografia na reunião do dia 22/11/2014 – O PARALÍTICO

Pétalas do Evangelho: Paralisia Corporal e Espiritual

Irmãos de Humanidade e em Jesus-Cristo, nosso Guia Maior para todas as ocasiões da vida.
O esforço do paralítico do Evangelho, com auxílio dos amigos, não se deteve ante as dificuldades, e o buscou de forma nunca vista por ninguém antes.
Nossos membros do corpo, à parte os casos em que a causa é de ordem cármica, eles, se não se movimentam, vão, pouco a pouco se atrofiando.
E, com a atrofia, pode vir a paralisia...
Assim também no aspecto espiritual; se não nos movimentarmos, buscarmos, incansavelmente, o que satisfaça o nosso espírito, pode ele ir fenecendo, semelhante à enxada que é estragada pela ferrugem, por não ser movimentada por ninguém, deixando assim de ser útil.

A paralisia espiritual é incomparavelmente pior que a paralisia da parte corporal, pois atinge nossa vida não só em um período de tempo, mas por toda a Eternidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, os amigos do Irmãos do Caminho agradecem.
Comentar como: Nome/URL --> informe seu nome